Gaúcha e Brasileira, Tchê!
- Guias de Viagens
- América do Sul
- Brasil
- Porto Alegre
Gaúcha e Brasileira, Tchê!
A Capital do Rio Grande do Sul, igual que o resto do seu Estado, alberga uma longa história cheia de tradição e a qual seu povo sente orgulho. Lembrando um pouco da história da colonização do Brasil, esta região do país até então pertencia legalmente aos espanhóis, porém os portugueses se esforçaram para conquistá-la desde o séc.XVII, progressivamente penetrando no seu território.
Porto Alegre foi fundada em meados do séc.XVIII por casais açorianos, chegados à cidade com a única finalidade de povoar o sul. Um grupo de aproximadamente 1.000 casais das Açores chegou às margens do Rio Guaíba, enviados pelo rei de Portugal, após este haver firmado com Espanha o Tratado de Madrid (por volta de 1750). Apenas umas 500 pessoas fixaram-se à beira do Guaíba, espalhando-se as demais pelo litoral entre Osório e Rio Grande e o restante pelo interior do Estado no ano de 1752. A cidade teve diversos nomes sendo o primeiro Porto de Viamão, depois Porto do Dorneles, logo Porto de São Francisco dos Casais (ou Porto dos Casais) e posterior a ter-se criado a Freguesia, chegou a chamar-se N.ªSrª. Madre de Deus de Porto Alegre.
Segundo o historiador Walter Spalding (um dos escritores mais respeitados e homenageados na história gaúcha) Porto dos Casais, passou a denominar-se Porto Alegre por uma inspiração patriótica e religiosa portuguesa, elegido pelo Frei Antônio do desterro que assinou o ato da criação da Freguesia. Outras versões de historiadores mais românticos indicam a origem do nome Porto Alegre pela bela localização da cidade às margens do Guaíba e pelo encanto dos morros e paisagens que a cercam.
Longos anos se passaram e Porto Alegre foi crescendo o bastante até ganhar o título de cidade no ano de 1822. Para então começaram a chegar outros imigrantes europeus tais como, alemães, seguidos de italianos, poloneses, libaneses e espanhóis.
Um dos episódios mais conhecidos que marcam a história internacional do Rio Grande do Sul e onde Porto Alegre passa a ser conhecida no mundo é a famosa Revolução Farroupilha.
A Capitania, soldados da coroa portuguesa, tratava de defender as fronteiras ainda problemáticas pelas continuas invasões e a luta territorial com o império espanhol. A situação econômica dos soldados não ia bem, sentiram-se pressionados pelos altos impostos e pela negligência do governo imperial, a vida então nos campos, nas aforas da cidade era bastante dura.
Por esta razão, começou em 1835 uma revolução na Capital que contou com o apoio e presença de ilustres e bravos soldados como o capitão Giuseppe Garibaldi e Anita, uma valente soldado de origem castelhana.
A Revolução Farroupilha (ou Guerra dos Farrapos durou até 1845). Os cercos à cidade foram uns três até o ano de 1838. Porém a resistência e bravura destes soldados fizeram com que D.Pedro II desse à cidade o título de "Mui Leal e Valorosa".
Esta história talvez seja uma espécie de herança que todo o gaúcho e porto-alegrense guardam com verdadeiro orgulho.
Essa paixão que o gaúcho sente pela sua Terra, poderá sentir em cada lugar que visite nesta linda cidade. Deixe-se contagiar por este sentimento e conheça Porto Alegre!
Uma Overdose de História, Música, Bailes e Cultura
Porto Alegre, cantada em versos por cantores e artistas locais como Kleiton e Kledir na canção Deu Pra Ti ou Horizontes de Elaine Geissler, marca uma forma muito particular de ser, com uma linguagem característica da região e que conquista a qualquer um, com esse jeitinho só seu de cantar poesia e amor à sua cidade ou no caso de Elaine, cantar em tempos difíceis à felicidade que pese ao momento político pelo qual passava, ainda conservava a paixão pelas belezas deste lugar.
Este povo que têm amor pelo seu chão, não vai deixar você ir embora sem levar consigo boas lembranças e a vontade de voltar à cidade.
A Capital transpira história e cultura através dos vários museus, teatros e prédios históricos que também brindam ao visitante a possibilidade de conhecer melhor suas raízes.
Mas, também saberá oferecer diversão para todos os gostos, começando pela sua tradição nos bailes típicos, com shows folclóricos, música animada e ambiente colorido, acompanhado de um perfeito e suculento churrasco assado na brasa.
Atreva-se a dançar numa domingueira com os típicos gaúchos pilchados com bombachas, botas e lenços. A diversão é garantida e se é uma mulher e está desacompanhada, não se preocupe, sempre haverá um cavalheiro disposto a tomar-lhe o baile!
Pela mesma tradição que guarda o povo gaúcho, a cidade comemora em setembro a semana Farroupilha (o dia 20/09 marcou o dia de inicio da Guerra dos Farrapos).
Por isso, se está de passeio pela cidade justo nesta época não deve perder a oportunidade de empapar-se na alegria e na bonita festa que promove a Capital, concentrando os chamados piquetes (barracas) no Parque Harmonia, com tradicionalistas vindos de todas as partes do Estado, alguns fazendo o trajeto desde as fronteiras à cavalo (como antigamente), com roupas típicas de gaúcho. Encontrará no mesmo recinto ferial tendas gigantes com exposições de produtos artesanais típicos da região, gravados em couro, chapéus, botas e artigos de grande qualidade a preços razoáveis.
No dia 20 de setembro finalizam a feira concluindo a semana que a antecede com um desfile e a famosa cavalgada, emocionante e imperdível!
Falando de tradição, para quem gosta de futebol, há de lembrar as duas grandes equipes da Capital e eternas rivais: Grêmio e Internacional de Porto Alegre (mais conhecido como Inter). É típico ver em um domingo, quando há um GreNal carros passando com suas bandeirinhas ou famílias inteiras e amigos vestidos com as camisetas de seu time tomando um bom chimarrão em um passeio pelo Parque da Redenção (também conhecido como Parque Farroupilha).
Outra coisa que não pode deixar de fora, se adora mercados de artesanato ou de antiguidades, no mesmo parque citado anteriormente, todos os domingos podemos encontrar o famoso e carinhosamente batizado pelos porto-alegrenses "Brick da Redenção".
Abaixo relacionamos alguns lugares culturais recomendados para visitar na cidade:
Museu Antropológico do RS - Localizado na rua dos Andradas 1234, 10º andar, sala 1009. O acervo do museu está composto de itens arqueológicos, objetos e materiais ligados a várias etnias e grupos sociais. Além do trabalho na área arqueológica o museu desenvolve pesquisas etnológicas e antropológicas que trata de divulgar através de publicações, cursos, palestras e projeções em vídeo. Também programam mostras temporárias que resultam de projetos de pesquisa sempre em andamento.
Casa de Cultura Mario Quintana - Localizada na rua dos Andradas 736 - Centro, foi um hotel de luxo chamado Hotel Majestic, que foi lar de um dos maiores poetas brasileiros entre 1968 e 1982, o ilustre hóspede do apartamento 217, deu nome ao atual centro cultural. Nosso tão querido e aclamado Mario Quintana, que adotou a cidade de Porto Alegre como sua cidade de coração, ainda havendo nascido na cidade de Alegrete.
Começaram a construí-lo em 1916 e concluíram a construção em 1933. Tombado pelo patrimônio do Estado desde 1990 o prédio atualmente abriga diversos espaços culturais e de entretenimento, entre eles: a Biblioteca Lucília Minssen, parte do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MARGS), acervos de Elis Regina e Mario Quintana, a Discoteca Pública Natho Henn, as Galerias Xico Stockinger e Sotéro Cosme, os teatros Bruno Kiefer e Carlos Carvalho, 3 salas de cinema, cafés, bombonière, livraria e inúmeras salas para usos múltiplos. Um lugar cheio de encanto!
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) - Localiza-se na Praça da Alfândega, no centro da cidade, e é uma das mais importantes instituições culturais do estado, alinhando-se entre os museus mais importantes do Brasil. Conta com uma exposição permanente e sempre está recebendo novas obras importantes, visitantes inclusive a nível internacional. Vale a pena conferir!
Museu de Ciências e Tecnologia da PUC/RS - Localizado na Avenida Ipiranga 6.681, prédio 40 - Partenon, se encontra junto a PUC/RS. Estão abertos ao público de terças a domingos de 9 a 17h. Inaugurado em 1998 é um dos maiores museus interativos de ciências naturais da América Latina e um dos melhores do mundo. Propõe atividades para todas as idades sendo um programa cultural muito interessante e divertido para as crianças junto com os adultos. Mostra áreas de experimento-atrações sobre o Universo, a Terra, o Ambiente e o Homem, entre muitas outras. Só na área de exposição permanente ao público, encontrarás cerca de 700 experimentos interativos que cobre inúmeras áreas de conhecimento. O acervo inclui alguns milhões de peças e apresenta uma das melhores mostras de ciências naturais do país. Não podes deixar de fora da rota de visitas!!!
Memorial do Rio Grande do Sul - Localizado na Praça da Alfandega - Centro, em um dos prédios históricos mais bonitos da cidade e que antes abrigava o antiga agência central dos Correios e Telégrafos. O edifício foi transformado em um centro cultural que oferece aos seus visitantes uma rica informação e divulgação da história do Estado, disponibilizando ao público uma variada coleção de objetos, mapas, gravuras, fotos, livros e depoimentos importantes sobre os fatos mais marcantes ocorridos na história do Rio Grande do Sul. Para facilitar a integração com o visitante foi planejado uma moderna museografia. Em seu interior abriga vários espaços, tais como: a Linha do Tempo, Colunas Personagens, Salas do Tesouro, Salas de múltiplos usos, Salas de Vídeo, o Auditório Oswaldo Goidanich, a Sala Verde dos Correios e o Museu Postal. Além disso, oferece ao público visitas guiadas que facilitam o contato do visitante com o material exposto, cadernos de história do Memorial (distribuídos gratuitamente), seminários e debates que promovem encontros para falar sobre a história afro-brasileira e afro-gaúcha e também destacamos o Vídeo Memória, que exibe filmes diariamente sobre a cultura local. Uma viagem interessante no tempo para entender melhor a cultura deste povo hospitaleiro!
Santander Cultural - Localizado na Praça da Alfândega - Centro, o prédio histórico que data de 1927, foi sede do banco da Província, do banco Nacional do Comércio e do Sul Brasileiro e Meridional. Hoje é administrado pelo Santander, foi restaurado e adaptado para ser um moderno centro de arte e cultura com exposições de arte contemporânea, shows de música popular e eventos diversos que acontecem ali. Mas a própria visita ao museu é um presente aos olhos e bom gosto, pois depois de restaurado podemos apreciar a beleza distribuída pelos seus 5 pavimentos (mais o subsolo). São marcantes suas grandes colunas lisas de capitéis Coríntios e o grande salão central iluminado por uma clarabóia com magníficos vitrais de origem francesa, cercado por outras imponentes colunas balaustradas. No andar térreo e no segundo piso organizou-se o espaço para abrigar exposições, e no subsolo os antigos cofres foram transformados em sala de cinema, café e restaurantes. Já abrigou exposições importantes na cidade, como as dos pintores Miró e Pablo Picasso, a retrospectiva de Vera Chaves Barcellos e ultimamente serve também como um dos espaços expositores da Bienal do MERCOSUL. Um presente para os olhos em um entorno belíssimo e requintado!!!
Linha Turismo Centro Histórico - A cidade de Porto Alegre oferece um serviço de City tour pelos principais pontos turísticos da cidade com a rota do Centro Histórico. Realizado em um ônibus de 2 andares sendo o superior aberto, consta de câmeras de segurança e janelas panorâmicas. A porta central do veículo possui acessibilidade universal e o passeio tem uma duração média de 80min contando ainda com guias de turismo especializados, bilíngües e credenciados pelo Ministério do Turismo. Informações: (51) 3289.6744 / (51) 3289.6745. É uma idéia interessante para quem têm pouco tempo para conhecer a cidade ou para fazer-se uma idéia de onde estão localizados os principais pontos de visita e assim poder planejar melhor aonde dedicar mais tempo nos passeios a pé. Vale a pena conferir!
Gastronomia local com arte: Vai um Churras ai?
Falar de Porto Alegre e não citar o prato principal da gastronomia gaúcha é o mesmo que ir a Roma e não falar do Coliseu!!!
As carnes vermelhas são por excêlecia um alimento de grande qualidade e muito consumido na Capital ao igual que demais regiões do Rio Grande do Sul. O típico churrasco assado na brasa, remite suas origens na época dos tropeiros e comparte a cultura e tradição com os países vizinhos do Uruguai e Argentina. Para quem é amante da carne, quando vem ao sul têm a obrigação consigo mesmo de ir a um bom restaurante que ofereça um rodizio de churrasco, aonde as carnes mais suculentas e saborosas serão servidas à vontade do cliente, sempre acompanhadas de muitas outras delicias encontradas no buffet que o antecede.
Entre as outras comidas típicas do sul, e que podemos encontrar também nos restaurantes de rodízios, estão: o feijão tropeiro, o arroz de carreteiro com charque (ou carne seca), o aipim cozido, a polenta frita (tradição implementada no sul pelos colonos italianos), o Mocotó (espécie de cozido/sopa), a farofa e o Mondongo (Bucho) ou dobradinha. Sendo os últimos não aptos para paladares muito sensíveis pois são comidas muito fortes e que se costumam consumir no inverno.
E depois de todo este banquete falta algo mais? Claro que sim! A Terra gaúcha oferece gulosas e deliciosas sobremesas que agradam a qualquer idade e uma boa comilança que se preze não podia terminar de melhor maneira. Entre as mais típicas e consumidas receitas caseiras, destacamos: a ambrosia (doce de leite caseiro), o sagu (doce feito a base de pérolas de mandioca, cozidos com vinho tinto e espécies aromáticas como a canela e o cravo da índia, coberto com um creme de baunilha), o doce de abóbora e coco, o doce de batata doce, o doce de banana, as cucas doces (um pão fofinho recheado ou não com frutas desidratadas ou cristalizadas, coberto com uma farofa doce, normalmente servido em fatias com nata fresca batida ou manteiga cremosa). Realmente a gastronomia local dá muito de si e é algo que não podes perder a oportunidade de experimentar!
E se depois de tudo isso você decide dar um passeio e mal pode esperar para planejar a seguinte comida (talvez não tanto grandiosa como esta) pense que Porto Alegre também oferece uma quantidade grande de locais de estupenda qualidade com petiscos e aperitivos que certamente lhe deixarão com água na boca! Abaixo indicamos alguns lugares muito recomendados para desfrute do seu paladar:
Churrascarias com Shows Nativistas - Boa proposta para quem quer desfrutar o típico churrasco gaúcho, enquanto assiste aos bailes típicos folclóricos, cheios de beleza e colorido, como: a chula, o show com boleadeiras, e a beleza dos bailes de casais com os grupos de invernada. São duas as principais casas que oferecem este serviço e ambas são um CTG (Centro de Tradições Gaúchas) uma delas é o CTG 35 - RODA DE CARRETA, na Av. Ipiranga, 5300 - Ao lado do Bourbon Shopping - Jardim Botânico tel.: 3336-0817 / 3339-1644, aberto de seg a sáb, das 11h às 14h e das 19h às 23h. Domingo, das 11h às 15h. O outro é o turístico GALPÃO CRIOULO, localizado na Av. Loureiro da Silva s/n - Centro, tel.: 3226.8194, aberto diariamente, das 11h30 às 15h e das 19h30 a 0h.
Cafés Coloniais - Se o que busca é uma viagem no tempo gastronômica, não deve deixar de experimentar um bom café colonial. O Café colonial surgiu da idéia dos imigrantes colonos que viviam principalmente na região Serrana Gaúcha. Eram normalmente trabalhadores do campo que tinham suas casas longe das plantações aonde iam trabalhar e por este motivo faziam cafés da manhã copiosos e fartos com toda a classe de alimentos que se possa imaginar entre doces e salgados. Com o tempo o café colonial se transformou em sinônimo de fartura e hospitalidade do povo gaúcho e difícil é não encontrar um bom lugar que ofereça este tipo de serviço. O buffet é composto de sucos de frutas variados, refrescos, vinhos, café, leite, chocolate quente (principalmente apetecível no inverno), chá e infusões, frutas, doces, salgados, pães, bolos, tortas, fiambres, queijos e toda a classe de misturas como manteiga, natas frescas, queijos quark e requeijão, etc. Na Capital porto-alegrense destacamos 3 lugares, sendo 2 em bairros nobres como o LAMB'S EVENTOS na Rua Coronel Bordini, 905 - Auxiliadora, tel.: (51) 3330-2877 / (51) 3332-7007 que abre de seg a sáb, das 8h às 20h. Dom e feriados, das 10h às 20h e o PANEVINO RESTAURANTE E CAFÉ COLONIAL, que se encontra na Av. Cristóvão Colombo, 1931 - Floresta, tel.: (51) 3222-7713 / (51) 3061-5333, aberto para Almoço: de seg a sáb, das 11h30 às 14h30 e para o Café: de ter a dom, a partir das 16h.
Datas Especiais: a partir das 11h30. O 3º pensamos que é uma idéia fantástica já que é bem diferente, porém autêntico. Se trata de uma casa que está dentro de uma chácara (um sitio como os que há no campo), situado em um bairro residencial às aforas da cidade, muito tranqüilo e arborizado aonde predomina a tranqüilidade e o contato com a natureza. SÍTIO ENCANTADO Estrada Octávio Frasca, 1770 casa 05 - Belém Velho, tel.: 3245.2209/ 8424.1853 HORÁRIO: aos domingos das 16:00 às 19:30 ligar antes para reservar.
BRUNCH - Acordou tarde mas com aquela fome? Porto Alegre te oferece uns quantos lugares com a filosofia do Brunch (aquela mistura entre café da manhã e almoço). Aplausos para a cozinha internacional, frutos do mar e sobremesas. Indicamos um local bem cêntrico que pode ser interessante: PALADAR GRILL RESTAURANTE, localizado na Rua General Lima e Silva nº296 - Centro, tel.: (51) 3212-7545, diariamente, das 11h às 15h.
Só um cafezinho, chopp ou belisco - Pode até querer fazer uma refeição leve, mas não vai resistir de fazê-la em grande estilo, admirando belas vistas ao Guaíba ou escutando boa música ou ainda as duas coisas ao mesmo tempo. Destacamos 4 lugares que não deves deixar de visitar na rota gastronômica.
O primeiro é o Café Santo de Casa, localizado na Casa de Cultura Mario Quintana, 736, 7º andar - Centro. Almoçar ou tomar um simples café, além do esperado happy hour se transforma em um divertido momento neste temático café/restaurante adornado com imagens de santos e que dá nome às bebidas e pratos do seu cardápio de uma forma criativa. Ali podemos tomar uns cafés de São Jorge (expresso), de São Francisco (capuccino com pedaços de chocolate) e o Santo Antônio (expresso com raspas de limão). Entre os pratos estão: o Santa Madalena (salada de rúcula, lascas de frango defumado, massa tipo penne, tomates secos, molho pesto e castanha de caju) e o Ave Maria (espaguete com molho de tomate, pimentão, abobrinha e azeitonas pretas). À tardinha, shows ao vivo embalam quem estiver ali para brindar com uma água benta (cerveja), um chopp, drinks, vinho ou espumantes. Aos sábados, durante o serviço de feijoada (almoço), ouve-se samba e chorinho ao vivo. Não esqueça de olhar ao seu redor, o terraço do café presenteia aos clientes uma vista maravilhosa do cais do porto e do Guaíba.
O segundo é o Chalé da Praça XV, localizado na mesma praça que leva o nome do local, diante do Mercado Público - Centro. Este belo palacete que foi construído em 1885 foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, mantendo sua função de restaurante. Constitui uma área de encontros e lazer bastante freqüentada no centro da cidade, graças principalmente à sua localização, às árvores a seu redor, à sua culinária saborosa e à música ao vivo. Conta ainda com um cyber café no seu interior.
3ª parada não menos importante está justo diante do Chalé da Praça XV e constitui no histórico Mercado Público de Porto Alegre, que oferece no seu interior uma variedade de lojas para os que buscam iguarias de todos os tipos e frescos produtos do mar ou do rio. Destaque para os restaurantes repartidos entre o andar superior e o térreo aonde servem pratos preparados com peixe fresco adquirido nos stands do próprio mercado público, iscas de peixe ou bolinhos de bacalhau acompanhados de uma refrescante cerveja são muito convidativos. Mas se deseja tomar um bom sorvete artesanal ou uma batida de fruta natural, temos a aclamada banca 40, com mais de 80 anos de existência. É sem dúvida um lugar especial para desfrutar de uma salada de frutas, ou até um docinho. Por quê não?!
Por último, se decide estar pelo final da tarde em um lugar tranqüilo e com vistas à um plácido lago, com os famosos pedalinhos (barcos de tração à pedais com formas de cisnes), em um entorno cercado de verde e com uma boa música ao vivo, te indicamos o Café do Lago, no meio do Parque Farroupilha (Redenção), na Avenida João Pessoa - bairro Farroupilha, tel.: (51) 3212-4968. De seg a sex, das 16h às 22h. Sáb, dom e feriado, das 10h a 0h.
Em Porto Alegre, qualquer um deseja “Se perder por aí”...
Tome em consideração estes dados dependendo da época do ano que decida ir à Capital gaúcha:
No inverno a temperatura média varia entre a mínima de 3ºC e máxima de 18ºC. Portanto leve um bom abrigo na bagagem por estas épocas.
No verão a alta umidade do ar faz com que a sensação térmica seja de temperaturas realmente altas, as mínimas variam entre 24º e 27ºC e as máximas de 36º a 38ºC. Prendas leves para deixar a pele respirar são as adequadas para afugentar o calor e aliviar a sensação de desconforto. Nas estações médias do ano como primavera e outono as temperaturas são mais amenas e se nota o que os porto-alegrenses chamam de ar "fresco".
Datas comemorativas locais:
2 de fevereiro - Nossa Senhora dos Navegantes (Padroeira da Cidade de PoA)
De 24 a 27 de março - Semana de Porto Alegre (1 dia seria pouco para comemorar o aniversário da cidade)
20 de setembro - Revolução Farroupilha Para estar por dentro de todos os eventos especiais da cidade pelas datas festivas acesse o site da prefeitura de PoA e confira a agenda da programação local:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/