Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Ilhabela

Ilhabela
Ilhabela

a maior e mais bela ilha marítima do Brasil

Introdução

Introdução

Famosa por ser a Capital das Velas e dos Esportes Náuticos, os bons ventos de Ilhabela atraem milhares de pessoas todos os anos. Afinal, quem não gosta de passar dias agradáveis em meio a um paraíso natural, cercado por mata preservada, morros verdinhos, águas cristalinas de rios, cachoeiras e do mar?! Ilhabela é tudo isso e muito mais.

Guarda lindíssimas praias semi-desertas ou bastante movimentadas, depende do gosto do freguês! As aventuras em terra ou em alto mar são de tirar o fôlego, assim como os mergulhos em meio a naufrágios.

A ilha já foi habitada por índios, portugueses, piratas e escravos, e mantém ainda preservadas as memórias e traços de todos esses povos. A natureza reina absoluta em Ilhabela, 85% do território do arquipélago é de Mata Atlântica totalmente preservada.

Para ir até Ilhabela você precisará pegar um avião até São Paulo, que fica a 85 km da cidade. Há vôos diários de todas as capitais do Brasil, adquira agora mesmo sua passagem aérea.

Para chegar à Ilhabela a partir do Aeroporto você deverá seguir com carro alugado, ônibus ou taxi. Para não perder tempo de sua viagem com adversidades, reserve seu hotel com antecedência, aproveite e faça agora mesmo sua reserva. A rede hoteleira da cidade prima pelo bem estar e conforto dos visitantes. Você pode escolher entre um hotel na Vila como a Pousada Recanto da Villa, com espaço gourmet com forno e fogão à lenha, proporcionando muito conforto para seus clientes.

Ou você pode se hospedar em um hotel pertinho do mar, como a Pousada do Alemão, a única do sul da ilha com estacionamento interno, bar e restaurante. Conta ainda com um belo jardim e muitos pássaros, o descanso é garantido. Aproveite intensamente o melhor de Ilhabela e descanse com muito conforto para recuperar as energias.

É preciso muita disposição para aproveitar tudo o que Ilhabela tem a oferecer. Lembre de registrar todos os momentos com muitas fotos e a companhia de quem você gosta. Procure aproveitar bem o tempo nesta ilha encantadora, programe seu roteiro antes de sair de casa aproveitando as dicas do nosso site.

Fizemos uma seleção especial para você com o melhor dos pontos turísticos, praias, gastronomia e eventos de Ilhabela, conheça!

Deixe a Capital das Velas te levar para passeios inesquecíveis

Deixe a Capital das Velas te levar para passeios inesquecíveis

PRAIAS

Ilhabela é considerada a Capital das Velas, são 41 praias que proporcionam atrativos de todos os tipos: mergulho com peixes coloridos em enseadas mais tranqüilas ou surf em mar aberto. Conheça as principais praias de Ilhabela:

PRAIA BONETE: Para chegar nesta praia é preciso muita disposição, mas o esforço compensa. Só há duas maneiras de chegar até a Praia Bonete: de barco, quando o mar está bom; ou através de uma trilha em meio à mata. O percurso da trilha é bastante árduo, são 4 horas de caminhada a partir de Borrifos. Por este motivo a praia é semi-deserta, há apenas duas pousadas e uma vila caiçara. A praia é como um presente especial para os aventureiros mais corajosos, o visual compensa qualquer esforço. A praia tem 800 metros de comprimento, um rio que deságua no mar e boas ondas para o surf. Se você procura descanso, certamente irá encontrar em Bonete.

PRAIA DE CASTELHANOS: É uma praia selvagem e isolada, perfeita para os aventureiros de plantão. A preservação é garantida pelo difícil acesso, é uma praia para poucos. Mas qualquer esforço será recompensado quando você encontrar 1,5 km de uma areia fofinha, com águas claras, boas ondas para surf, estrutura para barracas e camping, rio que deságua no mar e forma uma linda lagoa. O acesso pode ser de jipe ou de barco. Fica a 22 km do Centro.

PRAIA DO POÇO: Pequeninha e rústica, mas guarda uma inigualável beleza. Pedras e um rio que forma uma cachoeira que deságua no mar formando uma piscina natural, ou um poço, com águas muito calmas, ideais para mergulho ou pesca de lulas.

PRAIA SACO DO EUSTÁQUIO: Também faz parte do conjunto de praias selvagens e semi-desertas de Ilhabela, e por este motivo mantém seus encantos naturais. Apenas 3 famílias caiçaras vivem nesta praia, uma delas mantém um restaurante que serve um dos pratos típicos da cidade, a famosa mariscada. O mar com águas transparentes é um convite para o mergulho. O acesso é somente por trilha de 5 horas a partir de Castelhanos, e com guia.

PRAIA DO CURRAL: Uma das mais movimentadas de Ilhabela, preferida dos jovens. Há diversos bares, restaurantes e boates. Aqui fica o Bar Hippie Chic, um dos mais conhecidos do litoral paulista, por trazer Djs de renome internacional. Fica a 14 km do Centro.

PRAIA DA FOME: Mar esverdeado de águas muito calmas, ideal para o mergulho. O nome curioso carrega uma história muito triste, nesta praia chegavam os escravos vindos da áfrica, que por passarem um longo período de viagem sem comer, precisavam engordar para serem vendidos. Na praia ainda há ruínas de uma senzala. O acesso é somente por barco.

PRAIA JABAQUARA: Considerada uma das mais bonita de Ilhabela. Logo na chegada, ainda na estrada você já irá se encantar com a beleza da praia. São 500 metros de areia fofinha e mar propício para passeios de escuna. Rodeada de árvores e com vários riachos a praia parece um oásis. As águas claras são ótimas para mergulhar. Fica a 14 km do Centro.

PRAIA DA ARMAÇÃO: É muito frequentada por iatistas, surfistas e praticantes do kitesurf. Fica ao lado do Farol da Ponta das Canas. A preservação ambiental é o ponto alto desta bela praia cercada por coqueiros e riachos.

PRAIA DE PEREQUÊ: Embora seja imprópria para banho, há uma ótima infra-estrutura de barracas, hotéis e serviços. Aproveite para fazer passeios de caiaque e bicicleta. Do canto esquerdo partem diariamente passeios de barco. Os quiosques sempre promovem memoráveis festas. Fica a 4 km do Centro.

PEDRA MIÚDA: Fica em frente a Ilha das Cabras e é uma das melhores de Ilhabela para praticar mergulho, além dos peixes há cavalos marinhos e estrelas do mar. Há bons bares e restaurantes.

PRAIA DO VIANA: Perfeita se você estiver viajando com crianças. O mar é calminho, há pedras e areia clara. Muitas árvores emolduram a orla, garantindo uma sombra deliciosa. Há um excelente restaurante no canto esquerdo. Fica a 2,5 km do Centro.

PRAIA DE SIRIÚBA: É muito tranquila e quase deserta, há apenas um simpático quiosque. No dias de vento a praia é tomada por praticantes de kitesurf. O cenário é inesquecível, rodeada por muitos coqueiros e privilegiada com um dos mais belos pores-do-sol de Ilhabela.

CACHOEIRAS

São mais de 360 cachoeiras, a grande maioria de difícil acesso. Mas se você tem espírito de aventura, vale à pena conhecer as principais:

CACHOEIRA DA LAGE: O rio sobre as pedras forma um escorregador, que leva às cristalinas piscinas naturais. O acesso para esta cachoeira é a mesma que leva à Praia do Bonete, são 50 minutos de caminhada leve.

ÁGUA BRANCA: É a maior cachoeira de Ilhabela, com 65 metros, a queda d’água forma cinco poços de água clarinha ótima para banhos. O acesso é pelo Parque Estadual e até chegar ao local é preciso caminhar por quase 1 hora em meio à mata, mas qualquer esforço será recompensado com as belezas naturais.

CACHOEIRA DA TOCA: É a cachoeira mais famosa de Ilhabela, ótima para banhos e muita aventura. A queda é de 3 metros e as pedras formam tobogãs muito divertidos, praticamente uma massagem natural. Acesso pela estrada para Castelhanos.

CACHOEIRA DO GATO: É uma das mais difíceis de chegar, são 40 minutos de trilha, mas vale muito à pena: são 50 metros de queda que formam piscinas naturais de água cristalina. Acesso pela estrada para Castelhanos.

CACHOEIRA DOS TRÊS TOMBOS: É a cachoeira de mais fácil acesso em Ilhabela, fica na Praia da Feiticeira. São grandes e belas quedas d’água que formam cristalinas piscinas naturais. Acesso pela Praia da Feiticeira.

PASSEIOS E AVENTURA

Os esportes náuticos em Ilhabela são privilegiados pelas águas protegidas da ilha. O mar transparente é ótimo para mergulhos e os naufrágios garantem um show incrível de baixo d’água. A mata nativa, 85% do arquipélago, esconde trilhas e cachoeiras emocionantes.

VELA: Ilhabela é a Capital Nacional da Vela, os ventos por aqui sopram a favor dos aventureiros. Em diversos pontos da ilha há bons ventos todos os dias. Há escolas que oferecem cursos para que não tenha experiência, aproveite sua viagem e curta esse esporte super divertido.

RALI: São 22 quilômetros de estrada de terra até a Baía de Castelhanos, pura diversão para os jipeiros. Na Baía de Castelhanos há vários desafios emocionantes: imensas pedras, inclinações, barrancos, rios e muita lama.

MERGULHO: O melhor lugar para mergulhara é na Reserva Marinha da Ilha das Cabras. Há diversas espécies de peixes, estrelas do mar e cavalos marinhos, protegidos pela proibição da pesca. Em Ilhabela há cerca de 10 naufrágios para que você possa descobrir as belezas escondidas no fundo do mar.

PARQUE ECO POINT: Perfeito se você for viajar com a família. Oferece arvorismo, tirolesa, parede de escalada e trilhas que levam até a Cachoeira do Zabumba.

PASSEIO DE JIPE ATÉ CASTELHANOS: A saída de todos os jipes acontece por volta das 10 horas da manhã na Praia de Perequê. São duas horas de estrada de terra até chegar à praia. Mais 40 minutos de caminhada e você poderá aproveitar para conhecer a Cachoeira do Gato. O passeio custa R$ 80.

TERRA E MAR: É o passeio mais procurado em Ilhabela. Funciona da seguinte maneira: um grupo sai de Perequê, de jipe, e faz 22 km até Castelhanos. Outro grupo vai de barco pela Costa Norte passando por várias praias, até chegar à Castelhanos, onde os dois grupos trocam seus meios de transporte e fazem o caminho de volta até Perequê. Custa R$ 120. Informações: 3896-4019.

VILA: É o Centro da cidade, abriga grande parte da história de Ilhabela. Construções históricas, igrejas, e museus. Você irá encontrar também muitas lojas de suvenirs, cafés e bares, livrarias e boates. Ideal para passar noites agradáveis.

PASSEIO DE ESCUNA: Sai todos os dias do Píer de Perequê às 11 horas, faz paradas na Praia da Fome e Jabaquara, onde há almoço. Aproveite o passeio para ver as casas de celebridades, pergunte aos guias, eles conhecem todas.

PASSEIO DE BICICLETA: É um dos melhores passeios de Ilhabela. A ciclovia que liga Perequê à Vila tem 4 km, ou da Vila até Jabaquara 14 km. É uma ótima forma de conhecer toda a orla da cidade, de forma tranqüila e saudável.

Com tantas opções de lazer você irá viver dias intensos de muita aventura e emoção. Não se esqueça de registrar tudo com muitas fotografias e vídeos, para nunca mais tirar da memória essa cidade incrível.

A culinária caiçara em sua forma mais sofisticada

A culinária caiçara em sua forma mais sofisticada

A gastronomia de Ilhabela tem seu ponto forte nas inspirações da cultura caiçara: peixes e frutos-do-mar estão presentes em praticamente todas as receitas dos pratos típicos da cidade.

Os indígenas que habitavam a região litorânea deixaram como herança os seus ingredientes, temperos e forma de preparar alimentos. Um bom exemplo dessa herança caiçara é a famosa Caldeirada, que leva em sua receita: Filé de Badejo, Tentáculos de Polvo, Mariscos, Lula, Camarões, Pimentão, Azeite de Dendê e Leite de Coco, tudo isso preparado dentro de um caldeirão de ferro ou barro.

O Peixe com Banana também conserva os traços da culinária herdada dos indígenas, o sabor exótico deve ser provado por todos que visitam Ilhabela.

As Moquecas também são tradicionais por aqui, não deixe de provar.

O Risoto de Frutos-do-mar é uma excelente opção, farta e muito nutritiva. Além de provar deliciosos pratos típicos em Ilhabela, você irá desfrutar de suas refeições com as mais belas vistas para o mar ou para a mata preservada.

No Restaurante Nova Iorqui (Porto Frades) você poderá curtir o mais belo pôr-do-sol de Ilhabela enquanto janta. O Restaurante Tróia (Praia do Curral) serve os principais pratos típicos em um ambiente muito confortável.

Os sabores caiçaras se fundem com diversas outras culturas em Ilhabela, conheça os restaurantes que se especializaram em culinária de outras regiões e países: o Marakhutai (Praia de Sta. Teresa) serve comida Tailandesa; o Famiglia Manzoli (Perequê) serve pratos da culinária Italiana; o Restaurante Deck (Itaguassu) é especializado em culinária Baiana e Alemã; o Água Doce Cachaçaria (Itaguassu) serve comida típica Mineira; o Restaurante Portu-Brasil (Saco da Capela) é especializado em gastronomia Portuguesa.

Sempre que as pessoas viajam, gostam de conhecer novos sabores e em Ilhabela você pode encontrar os sabores de vários cantos do mundo.

Para matar a fome durante o dia com pequenos lanchinhos você precisa conhecer o Borrachudo (Vila), que serve sanduíches inusitados, como o Hambúrguer de Siri. O Free Port (Vila) é um lugar super charmoso para fazer um lanche a qualquer hora do dia, prove as deliciosas Tortas.

O Rocha (Vila) tem os melhores e mais diferentes sabores de sorvete, como o Macaco Louco (banana, castanhas, chocolate e nozes).

Aproveite o melhor da gastronomia de Ilhabela a qualquer hora do dia!

A cultura caiçara e a natureza inspiraram bons eventos em Ilhabela

A cultura caiçara e a natureza inspiraram bons eventos em Ilhabela

SEMANA INTERNACIONAL DA VELA: É o principal evento da cidade, acontece todos os anos no mês de julho. Reúne sempre cerca de 1500 velejadores. Além das regatas acontecem palestras, workshops, exposições fotográficas, exibição de filmes e documentários, shows e muitas atrações.

FESTIVAL DO CAMARÃO: É a maior festa da alta gastronomia de Ilhabela. Há concursos, degustação, cardápios especiais, cursos, shows e programações especiais dos restaurantes. Apreciadores de uma boa gastronomia podem aproveitar a época para conhecer Ilhabela.

SEMANA DA CULTURA CAIÇARA: Acontece sempre nas duas primeiras quinzenas do mês de maio. As ruas são tomadas por apresentações folclóricas e homenagens a São Benedito.

PROCISSÃO DE SÃO PEDRO: Dia 29 de junho é dia de devoção e fé para os pescadores de Ilhabela, mas toda a população e visitantes participam da belíssima procissão marítima até a Praia da Armação.

FESTIVAL DE GASTRONOMIA: A primeira edição foi aberta com show de Erasmo Carlos e desde então o evento é um sucesso. Os restaurantes da cidade se movimentam para oferecer o melhor da gastronomia típica e inspirada em diferentes culturas. Há concursos e degustações abertos ao público. Acontece sempre no mês de junho, próximo ao feriado de Corpus Christi.

Em todos os meses do ano Ilhabela é um destino imperdível.

Mas além de todas as belezas naturais e o aconchego de seu povo hospitaleiro, Ilhabela garante muitas atrações em qualquer época do ano.

Planeje sua viagem e adquira agora mesmo suas passagens aéreas para curtir o melhor desta bela cidade.