Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Barreirinhas Lençóis Maranhenses

Barreirinhas Lençóis Maranhenses
Barreirinhas Lençóis Maranhenses

os mais belos cenários naturais brasileiros

Quilômetros de dunas e lagoas de água doce dão forma a este verdadeiro paraíso

Quilômetros de dunas e lagoas de água doce dão forma a este verdadeiro paraíso

Não é difícil lembrar-se dos Lençóis Maranhenses, a novela brasileira mais assistida em todo o mundo, O Clone, escolheu os belos cenários da região para gravar as cenas de maior audiência de toda a trama. A novela Da Cor do Pecado e o filme Casa de Areia também foram gravados no Parque dos Lençóis Maranhenses. Ao todo os lençóis abrangem uma área de 155 mil hectares. As portas de entrada para o parque são as vilas de: Atins, Caburé, Santo Amaro do Maranhão e a principal delas, Barreirinhas. Barreirinhas é a mais bem estruturada para receber visitantes, e também a mais próxima do parque. Faça passeios inesquecíveis pelas dunas de lençóis, conheça as lagoas e aproveite a adrenalina do Rio Preguiças. Como diz a canção de Cesar Nascimento: "Areia, lençóis de areia / Sol e lua, lua e sol / Pra gente sonhar / Areia, lençóis de areia / Morada de Deus / Na beira do mar. / Na beira do mar tem preguiça / Na beira do mar tem sol / Na beira do mar vento atiça / Na beira do mar tem Farol. / Vizinha da duna é a lagoa / Vizinho do mar é lençol / Quem vive por lá, gente boa / Por detrás da cama, o pôr do sol."

Para chegar a Barreirinhas é tão tranqüilo quanto a melodia da canção de Cesar Nascimento, você precisará pegar um avião rumo a São Luis do Maranhão, há vôos diários partindo de todas as capitais brasileiras, reserve agora mesmo sua passagem. De São Luis a Barreirinhas há empresas especializadas em oferecer translado de ônibus com muito conforto, você ainda aproveita para curtir a paisagem. É muito importante escolher seu hotel ou pousada antes de sair de casa, além de muito mais econômico você evitará possíveis frustrações. Em Barreirinhas estão as melhores opções de hospedagem de todo o Parque dos Lençóis, um bom exemplo é o Hotel Porto Preguiças Resort, do ladinho do Rio Preguiças, oferece muito conforto com uma vista privilegiada.

Conheça um pouco mais sobre os Lençóis Maranhenses no nosso site, fizemos uma seleção especial para você com o melhor dos pontos turísticos, gastronomia e eventos. Faça uma pré-seleção com o que mais combina com você e não perca nem mesmo um minuto nesta terra encantada. Aproveite!

Deite e role nesses deliciosos lencóis

Deite e role nesses deliciosos lencóis

PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES: Sem dúvida será uma das experiências mais incríveis de sua vida, uma emoção que você irá lembrar para sempre. São 155 mil hectares que formam um cenário paradisíaco. A areia firme do chão é um convite para as caminhadas, os ventos fortes que varrem a alma. Esses mesmos ventos fortes formam dunas de até 40 metros de altura e abrangem até 50 km adentro do continente e 70 km de praias selvagens. Em meio às dunas escondem-se lagoas de água cristalina em tons de verde e azul turquesa. A formação geológica nesta região é única no mundo, derivada de um raro processo que levou milhares de anos para acontecer. Visitas ilustres nessa região são as aves migratórias, fique atento para fotografá-las. Barreirinhas é a principal porta de acesso do Parque, de onde partem emocionantes passeios de jipe. Procure um guia credenciado para conhecer melhor o Parque.

PRAIA DE LENÇÓIS: Tem um total de 70 km de extensão, praticamente deserta e selvagem. É perfeita para quem busca por aventura e descanso. Para chegar até a praia é preciso encarar 1 hora de barco a partir de Barreirinhas. Conheça também a Praia do Rio Negro, Praia Bonzinho, Praia do Grajiru, Praia Canto do Atins, Praia de Atins, Praia de Mandacaru, Praia de Caburé, Barra do Preguiças, Praia das Moitas, Praia do Morro do Boi, Praia do Espadarte, Praia das Vassouras e a Praia do Alazão.

VÔO DE MONOMOTOR: São 30 minutos de passeio, que jamais sairão de sua memória. Lá do alto você terá uma visão única: as dunas formando verdadeiros lençóis gigantes estendidos ao vento. Durantes os meses de maio e agosto a paisagem fica ainda mais bonita, pois o nível de água das lagoas é maior. O passeio sobrevoa todo o parque até o litoral, retornando pelo Rio Preguiças.

ROTA DAS EMOÇÕES: Imagine um passeio de 360 km a bordo de um 4x4 sobre a areia, com uma paisagem deslumbrante à sua volta... Imaginou? Pois acredite, a realidade é pelo menos dez vezes mais emocionante. O percurso sai de Lençóis Maranhenses, passa pelo Delta do Parnaíba até Jericoacoara.

PASSEIO DE JIPE ATÉ A LAGOA AZUL E BONITA: Cada lagoa precisa de pelo menos um dia inteiro de passeio e muita disposição para a caminhada. Ambas ficam na mesma direção, para chegar à Bonita é preciso subir um monte de 40 metros, há cordas para auxiliar a subida. A Lagoa Azul, como diz o nome, possui águas azuladas e rara beleza. É uma das mais concorridas da região e o acesso é bem mais fácil que as demais. Vale à pena esperar para assistir o pôr-do-sol, é um espetáculo da natureza difícil de encontrar em outros lugares. Entre abril e junho várias lagoas se formam no entorno de Bonita e Azul, tornando o visual ainda mais deslumbrante.

PASSEIO DE BARCO PELO RIO PREGUIÇAS: A duração do passeio é de um dia inteiro. No roteiro da viagem: mangues, buritizais, igarapés, plantações de açaí e carnaúba. Há paradas nas dunas e lagoas dos Pequenos Lençóis, no Farol de Mandacaru e Caburé para almoço. Há uma parada em Vassouras para visitar lojas de artesanato e alimentar macaquinhos. O final do passeio é um incrível pôr-do-sol do barco. O passeio custa R$ 60, mais informações: (98) 3349-0625.

RIO CARDOSA: É um passeio muito simples, porém extremamente emocionante. Tudo o que você irá precisar para curtir toda esta adrenalina é uma bóia gigante de pneu de caminhão. A descida do rio dura cerca de 1 hora, há pouca correnteza e as águas cor de esmeralda são um convite irresistível para um bom mergulho.

RIO PREGUIÇAS: É o principal rio que passa por Barreirinhas, é uma dos afluentes do Rio Parnaíba. Conhecido por suas águas calmas, ótimas para uma boa pescaria. As margens muitas praias fluviais, você poderá passar horas muito agradáveis curtindo no Rio Preguiças.

RIO NEGRO: O famoso rio corta toda a extensão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. É um dos afluentes do Rio Parnaíba, nasce na Lagoa de Boa Esperança e desemboca no Atlântico. O encontro do rio com o mar é um espetáculo imperdível.

FAROL PREGUIÇAS: São 160 degraus que levam até o alto do farol que tem 35 metros de altura. Mas cada degrau vale à pena, lá do alto você terá uma visão de 360° que alcança os povoados de Mandacaru, Caburé e Atins, o encontro do Rio Preguiças com o mar e os belos Lençóis Maranhenses.

TREKKING: É uma atividade perfeita para os aventureiros de plantão, aliás, é preciso muita disposição para percorrer as trilhas em meio às dunas sob sol a pino, mas a recompensa vem a cada lagoa encontrada, um banho refrescante dá ânimo para prosseguir, sem contar a paisagem deslumbrante que você irá descobrir a cada nova duna. Uma dica muito importante é seguir apenas os roteiros indicados pelos guias, pois é muito fácil se perder numa paisagem que muda constantemente. Mais informações: (98) 3349-625.

COMPRAS: Não vá pra casa sem comprar ao menos uma peça de artesanato produzida na cidade, feitas com palha de buriti. São chapéus, bolsas, tapetes e forros de mesa. Você irá encontrar estas e outras peças no Centro de Barreirinhas e outras barracas espalhadas pela cidade.

POVOADO DE BAIXA GRANDE: Fica localizado numa das mais belas praias próximas ao Parque Nacional. Possui uma imensidão de árvores tropicais repletas de frutas deliciosas.

POVOADO DE QUEIMADA DOS BRITOS: O povoado está em uma das principais praias situadas no interior do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Toda a extensão do parque é repleta de árvores tropicais e frutos. Embora fique um pouco distante de Barreirinhas, vale à pena a visita para conversar com o povo e conhecer um pouco mais da história da região.

MANDACARU: É uma das mais belas vilas de pescadores da região. Fica próxima ao Farol das Preguiças. Conheça e converse com o povo para ouvir boas histórias.

PONTA DE BURITI: A ponta de Buriti é um dos melhores locais para ter uma vista privilegiada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Aproveite e faça muitas fotos.

Prove as delícias que vem da terra e das águas: heranças de índios, europeus e africanos

Prove as delícias que vem da terra e das águas: heranças de índios, europeus e africanos

As águas do mar, rios e manguezais presentearam a gastronomia local com deliciosos ingredientes. A maior parte dos pratos típicos é feita a partir de frutos do mar, peixes e frutas tropicais. Os pratos são todos muito simples, porém possuem um sabor inconfundível. A herança gastronômica dos Lençóis Maranhenses vem dos índios, portugueses e africanos, mas principalmente dos africanos, que deram um novo sabor a tudo o que encontraram nesta terra. O prato preferido de Lençóis é o Arroz Cuxá, feito com ervas, farinha e camarão seco, sempre acompanhado de Peixe Frito. Outra tradição da culinária local é Caldeirada, feita de frutos do mar cozidos com leite de coco e diversos temperos. O Camarão Grelhado tem um espaço de destaque no cardápio local, servido com um delicioso Molho de Frutas Vermelhas e Purê de Açafrão. Prove outros pratos à base de frutos do mar: a Peixada, a Torta e Caldeirada de Camarão. A deliciosa Caranguejada é uma herança indígena, que veio dos manguezais nativos. Prove também a Carne de Sol com Mandioca, a Galinha Caipira e o Pato Guisado, preparados em autêntico estilo sertanejo.  Na Praia de Caburé prove o Robalo Grelhado ao Molho de Camarões do Restaurante Península do Caburé. Em Atins, no Restaurante da Luzia (Canto de Atins) conheça o Churrasco de Camarão, temperado como Urucum. Em Santo Amaro prove o Cabrito ao Leite de Coco no Restaurante Água Doce (Rua Oswaldo Cruz).

Em Barreirinhas aproveite para tirar uma cesta após as refeições deitado numa rede preguiçosa que os restaurantes oferecem. Um bom exemplo de todo essa comodidade é o Restaurante Bambaê (Estrada de São Domingos), que possui diversas espreguiçadeiras, na beira do Rio Preguiças, e ainda música ao vivo nas sextas-feiras à noite. O Restaurante Porto Preguiças Resort trabalha com pratos típicos e deliciosas Pizzas à noite. Não deixe de provar a bebida típica de Lençóis, a Tiquira, espécie de cachaça feita de mandioca, herança indígena.

As frutas tropicais da região produzem ótimos doces e tira-gostos. É destaque: o Doce de Coco, o Doce de Buriti, o Suco de Bacuri e o Suco de Cupuaçu. Para fazer um lanchinho durante o dia, passe na Barraca da Maria do Buritizal, prove as deliciosas Castanhas de Caju, quentinhas recém saídas do forno. Se refresque com uma Água de Coco geladinha. A barraca fica no pé da duna que leva à Lagoa Bonita.

Venha se alegrar com o colorido das festas populares de Lençóis!

Venha se alegrar com o colorido das festas populares de Lençóis!

BUMBA-MEU-BOI: É sem dúvida a manifestação popular mais importante do Maranhão, e a marca registrada dos Lençóis. Suas raízes são indígenas, negras e européias, mas é difícil definir os motivos ou traços que originaram a brincadeira. A história da encenação é sobre Pai Francisco e Catirina, ela grávida tem um desejo de comer a língua do Boi Mimoso, o preferido do patrão. O pai mata o novilho para preparar o prato à filha, quando o crime é descoberto, pai Francisco é preso, mas feiticeiros revivem o boi e liberam o pai. Os atores usam máscaras coloridas e divertidas. A festa acontece nas ruas das cidades, no Centro de Barreirinhas muitas pessoas se reúnem para prestigiar. Acontece próximo ao Dia de Reis, 06 de janeiro.

TAMBOR DE CRIOULA: A manifestação tem suas origens na África. Tambores feitos de troncos de árvores produzem o som, mulheres vestidas de branco e com saias rodadas cantam e dançam. As dançarinas marcam a troca da posição da que fica no centro com um toque de umbigos, fazendo com que todas em algum momento ocupem a posição central da roda. Acontecem em todas as épocas do ano, principalmente nos meses de São João, junho e julho.

DANÇA DO COCO: É uma dança de roda popular, cantada ao som de instrumentos como ganzás, pandeiros, cuícas, viola e violão. Tem sua origem nos povos indígenas e africanos. As apresentações não têm data certa, acontecem com freqüência pelas ruas de Barrreinhas.

SÃO JOÃO: A festa acontece nos meses de junho e junho, todos os anos há uma programação especial para a época. A tradição das festas de São João é muito forte no norte e nordeste do país. Entre as principais manifestações folclóricas da época está o Bumba-meu-boi.

CARNAVAL: É uma grande festa em todo o Maranhão, e Barreirinhas obviamente não fica de fora. A marca registrada do Carnaval são os personagens folclóricos: Fofões, Urso e Cruz-Diabo, entre outros. A folia acontece nas ruas, é indicada para todas as idades.

FESTA DO DIVINO: A Festa do Divino é uma das mais importantes comemorações religiosas do Maranhão. O espetáculo cênico é acompanhado de uma linda procissão e o desfile do cortejo pelas ruas da cidade. Acontece sempre no mês de maio.

Conheça os Lençóis Maranhenses durante em qualquer época do ano, se possível visite mais de uma vez por ano. Esse pedaço encantado do mundo tem muitas surpresas a oferecer. Venha se encantar e conheça um pouco mais da cultura e folclore do Maranhão. Adquira agora mesmo sua passagem aérea e traga toda a família para Barreirinhas!