A charmosa porta de entrada deste paraíso natural
- Guias de Viagens
- América do Sul
- Brasil
- Chapada Diamantina Lençóis
A capital do diamante é uma verdadeira jóia preciosa no coracão da Bahia.
Quem não se lembra da abertura da novela Pedra Sobre Pedra da Rede Globo? Mostrando as paisagens incomparáveis da Chapada Diamantina?
Este complexo de cânios, cachoeiras, grutas, morros, bromélias, rios e paredões envolve seis cidades: Andaraí, Ibicoara, Igatu, Mucugê, Vale do Capão e Lençóis.Lençóis é a cidade com melhor infra estrutura para receber visitantes, é a porta de entrada da Chapada. A cidade viveu o apogeu do garimpo de pedras preciosas e ainda preserva construções do século XIX, bem como inscrições rupestres pré-históricas.
Além da novela Pedra Sobre Pedra, a região serviu como cenário e inspiração para filmes como: Abril Despedaçado, com Rodrigo Santoro e o recente Besouro. Você certamente também já assistiu algum Globo Repórter especial sobre a Chapada Diamantina, e se encantou vendo sobre a rica fauna e flora do lugar. Aqui a natureza te espera de braços abertos e muito carinho, desejando que você volte sempre!
Para desbravar a Chapada Diamantina você vai seguir um caminho muito menos tortuoso que os garimpeiros seguiam, só precisa ir de avião até Salvador (384 km), há vôos diários a partir de todas as capitais brasileiras, adquira hoje mesmo sua passagem aérea! De Salvador até Lençóis você pode ir de avião pela TRIP Linhas Aéreas, há vôos diários que realizam esre trajeto.
Também é muito importante reservar o hotel que melhor se adapta a sua necessidade antes de sair de casa. Há ótimas opções em Lençóis: o Canto das Águas (Centro) é considerado o melhor hotel de toda a Chapada, famoso pelos fartos lanches para você recuperar as energias gastas nos passeios. O Hotel de Lençóis (Altina Alves) prima pela sustentabilidade e equilíbrio com a natureza, em suas edificações e mobiliário só usam madeira de demolição, o que torna o ambiente muito mais charmoso. Mas, o importante mesmo é se sentir bem para poder descansar e recuperar o fôlego para outro dia de muita aventura na Chapada Diamantina.
Para que você não perca nem um segundo dessa viagem fascinante, fizemos uma seleção muito especial de roteiros, com o melhor das atrações naturais, culturais, históricas, gastronomia e eventos.
Programe-se antes de sair de casa com a nossa guia de viagens e curta a Chapada Diamantina intensamente. Aproveite!
As paisagens naturais mais bonitas do Brasil, dão uma verdadeira aula de história, geografia e biologia
PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA: É conhecido como o principal destino de ecoturismo do Brasil e uma das paisagens naturais mais bonitas do mundo. Bem no coração da Bahia você vai encontrar montanhas, chapadões, rios, corredeiras, cachoeiras, grutas e poços naturais.
Com tanta coisa bonita você vai ter que fazer muitas fotos, aproveite as paisagens de cinema com os mais belos efeitos especiais naturais dos cânios e cachoeiras de tons avermelhados. Há também 254 espécies de plantas exclusivas desse território, que atraem cientistas do mundo todo, são 22 espécies de orquídeas. Para fazer a melhor foto vá até o alto do Morro Pai Inácio.
Para conhecer tudo no Parque você precisará de pelo menos uma semana, são diversas trilhas e cachoeiras pra visitar. Mas é importante sempre contar com a ajuda de um guia especializado, para não se perder e conhecer curiosidades sobre os pontos turísticos. Um passeio pela Chapada Diamantina é sempre uma aula de história, geografia e biologia. Para agendar uma visita entre em contato com o Instituto Chico Mendes (75) 3332-242.
CACHOEIRA DO SOSSEGO: A queda de 15 metros num grande poço forma uma piscina natural deliciosa. Para acessar é preciso caminhar por 3 horas, quase todo o percurso é feito sobre pedras, mas e preciso ter disposição!
POÇO DO DIABO: Apesar do nome assustador, o caminho que leva até a cachoeira é bem tranqüilo, são 15 minutos de trilha. A queda d’água num cânion estreito forma um delicioso poço, um dos melhores de Lençóis. No local há condições para rapel e tirolesa.
CACHOEIRA RIBEIRÃO DO MEIO: A cachoeira forma um tobogã natural muito divertido. Como a superfície é muito lisa, o melhor mesmo é sentar no alto e escorregar até a piscina natural. O acesso é por uma trilha bem tranqüila, 40 minutos de caminhada, com várias barraquinhas pelo percurso que vendem água e outras bebidas.
CACHOEIRA DOS MOSQUITOS: O acesso é por trilha, 2 horas de caminhada leve, mas para chegar é preciso atravessar um rio, com profundidade que cobre o joelho. Mas ao chegar, qualquer esforço será recompensado: as pedras formam poços perfeitos para banho, paredões com mata nativa emolduram toda a cachoeira e você ainda poderá ver pinturas rupestres em três sítios históricos, na Serra das Paridas.
GRUTA TORRINHA: É preciso muita disposição para conhecer as belezas raras da Grupa Torrinha. É uma das grutas mais completas do Brasil, são três salões com verdadeiros tesouros naturais para serem descobertos. Para chegar ao primeiro salão não é preciso muito esforço, mas para acessar o segundo você terá que se espremer pelos túneis e andar agachado em vários trechos, chegando lá você ficará encantado com as flores de aragonita, as bolhas de calcita e as helictites. No terceiro salão você irá encontrar as incríveis "agulhas de cristais" depositadas no solo e ainda 60 metros de estalactites. As visitas são todas guiadas e é obrigatório o uso de capacete. Acesso pela Estrada para Iraquara, 66 km do Centro.
GRUTA DA PRATINHA: A emoção já começa na chegada, você pode acessar a gruta pela trilha ou por uma descida de tirolesa. Chegando à gruta você irá encontrar um rio de águas cristalinas que forma uma espécie de praia. Na parte de dentro aproveite para flutuar nas águas e ver os peixes, é muito divertido, mas o melhor ainda está por vir: na saída da gruta os raios de sol atraem os peixinhos que ficam disputando um lugar ao sol. No mesmo local fica a Gruta Azul, que entre os meses de abril e setembro ganha tons azulados devido à luminosidade dos raios solares. Acesso pela Estrada para Iraquara, km 70.
GRUTA LAPA DOCE: Muito mais ampla e arejada que outras grutas da cidade, os salões são arejados e tem teto muito alto. A gruta é repleta de estalagmites e estalactites que formam figuras curiosas, como uma coruja. Há ainda uma maquete do Morro do Pai Inácio, paisagem famosa da chapada. O acesso é por uma escada e na saída você encontrará uma lanchonete para saciar a fome. Fica na Estrada para Iraquara, 66 km do Centro.
GRUTA DO LAPÃO: A entrada enorme de 50 metros é um dos locais preferidos de praticantes de rapel e cave jumping. Para chegar até o local é preciso disposição, são 5 km de caminhada, cerca de 1h30, mas a paisagem compensa qualquer esforço.
CAPELA DE SANTA LUZIA: Por fora até parece uma simples igreja, mas ao entrar você irá entender o motivo de tanto prestígio: os grafites sacros do artista Stephan Doitschinoff, conhecido como "Calma". As cores vivas e os traços fortes são a marca registrada do artista.
PASSEIO SERRANO: É o roteiro de passeio mais próximo do Centro da cidade. São 15 minutos de caminhada até chegar às banheiras esculpidas nas pedras pelo movimento do Rio Lençóis. Logo depois você irá chegar ao Salão de Areias Coloridas, de onde artesãos locais retiram pedras para esculpir suas obras. Ainda no roteiro você irá conhecer a Cachoeirinha, com uma queda d’água de 8 metros, a Cachoeira Primavera, com 7 metros de queda e hidromassagem natural, o passeio termina em um mirante, com uma vista deslumbrante da região. No total são 3 horas de caminhada.
MORRO DO PAI INÁCIO: Quem vai para Chapada Diamantina tem por obrigação conhecer este local. Do alto você pode ver grande parte do cenário da Chapada, as formações rochosas, o Morro do Camelo e outros cartões-postais. Para aproveitar as melhores vistas, procure ir ao entardecer, o pôr-do-sol é um momento mágico do alto do morro. Faça muitas fotos! Acesso pela BR 242, km 28.
CACHOEIRA DOS MOSQUITOS E SERRA DAS PARIDAS: No roteiro está incluído: banho de cachoeira, almoço com pratos típicos, trilhas, mata nativa, paredões, poço refrescante em meio às pedras, massagem natural na queda do rio e uma verdadeira aula de história, que fará você voltar na pré-história através dos desenhos rupestres.
TREKKING PAI INÁCIO – LENÇÓIS: Passa pela região de Barro Branco, antiga área de garimpo, e segue pelo Vale do Rio Mandassaia. O percurso todo é feito em terreno plano e fácil, pode ser feito até mesmo com crianças.
TREKKING PAI INÁCIO – VALE DO CAPÃO: No total são 18 km de percurso, entre montanhas e vales. O visual compensa e renova as energias. O roteiro inclui uma noite de camping, no dia seguinte o passeio segue pela trilha até Vale do Capão.
Aqui a regra é comer bem e bem de vagar, aproveitando cada gosto diferente e cada paisagem
Os sabores típicos da região são uma herança dos garimpeiros, que precisavam de uma alimentação muito calórica e cheia de vitaminas para suportar o trabalho pesado, aproveitando os recursos naturais: carnes, legumes e frutas foram usados pelos tropeiros e sertanejos para criar pratos que até hoje encantam a todos.
Somente na Chapada Diamantina você irá encontrar: Carne de Sol e Cortes de Bode; Pirão de Parida (galinha caipira preparada com pirão feito do próprio caldo), Arroz com Pequi, Godó de Banana (ensopado feito com banana verde), Cortado de Palma (espécie de cacto nativo), Cortado de Mamão Verde, Cortado de Abóbora, Carré de Cordeiro em Crosta de Lingüiça Picante com Molho de Figo, Carne de Sol Desfiada, com Banana-da-terra e Castanha-do-Pará, Rabada de Bode, Batata da Serra, Beiju e uma deliciosa gama de outros pratos no melhor estilo tropeiro, preparados em fogão de pedra como antigamente.
Os melhores locais para encontrar essas especialidades são: O Bode, Dona Nena, Raposo, Azul e Cozinha Aberta Slow Food, grande entusiasta da cultura de degustar as refeições com calma, indo contra a tendência de lanches rápidos e gordurosos. Os adeptos de Slow Food encontram em Lençóis o lugar ideal para degustar calmamente todos os pratos simples e muito saborosos, curtindo sempre paisagens incomparáveis e sentindo uma incrível paz interior. O nome do restaurante já diz tudo, você irá comer ouvindo o barulho agradável de panelas vindos da cozinha, já que a cozinha é realmente aberta.
Outro bom restaurante em Lençóis, mas com estilo diferenciado é o "Os Artistas da Massa" (Rua da Baderna), que é especialista em cozinha italiana e possui um ambiente super agradável com música ao vivo que contempla o jazz. Para comer uma boa Pizza vá até o Oxente Menina (Avenida Senhor dos Passos), que serve uma divina Pizza na Pedra, com massa crocante e fininha. Conheça também o Natora’s (Praça Horácio de Matos), que faz uma pizza muito peculiar: Pizza Armênia, preparada em forno beduíno de cerâmica e temperada com muito alho, é uma especiaria que você não encontrará em outro lugar.
A religiosidade trazida por escravos e garimpeiros marca o calendário de eventos de Lençóis!
RÉVEILLON: O que realmente marca a passagem do ano em Lençóis são a paz e tranqüilidade que muitos buscam nessa época, por intenção real de "fugir" da agitação e por querer tomar a data como para meditar.
Mas sempre há festas com queima de fogos, apresentações culturais e musicais, capoeira, maculelê e ritual da barca pelos filhos de santo do terreiro da capivara. Você irá dançar e se divertir até o amanhecer do novo ano, se essa for a sua intenção.
FOLIA DE REIS: No dia 06 de janeiro é comemorado o Dia de Reis, mas em Lençóis essa festa ganha um importante diferencial: o Bumba-Meu-Boi. A tradição se repete desde os anos 30, com uma grande comemoração de rua, com pessoas carregando fantasias coloridas de bois. A tradição se originou dos escravos e envolve música e dança representando simbolicamente a morte e partilha do boi.
FESTA DO SENHOR DOS PASSOS: São vários dias de festa entre os meses de janeiro e fevereiro. A comemoração é em homenagem ao santo protetor dos garimpeiros. Há alvorada de fogos, Lira Popular, Novena, Missa, Procissão, Festa Dançante, Ternos de Reis, Marujada e Apresentação de Grupos Indígenas, além de uma bela Passeata dos Garimpeiros.
LAMENTAÇÃO DAS ALMAS: Não há data exata definida, mas acontece sempre no mês de março, durante a quaresma. Homens e mulheres saem pelas ruas vestindo lençóis brancos em direção ao cemitério, onde entoam cantos fúnebres. A tradição tem o intuito de "espantar" as almas perdidas da cidade e levá-las de volta ao cemitério. É uma das mais antigas tradições religiosas de Lençóis.
FESTA JUNINA: É uma tradição a Festa Junina durar um mês inteiro em Lençóis. A Prefeitura Municipal organiza um evento muito completo, com apresentações folclóricas, concursos de quadrilhas, pau de sebo, corrida de jegue, fogueira de ramos e comidas típicas. A festa é animada todas as noites por grupos de sanfoneiros.
FESTIVAL DE LENÇÓIS: Acontece sempre em setembro e celebra a diversidade cultural, gastronômica e artística da cidade. Já fez homenagem à Bossa Nova em 2008 e aos 40 anos da Tropicália. Artistas de renome nacional já estiveram animando a festa: Lenine, Gal Costa, Adão Negro, Geraldo Azevedo e Jau.
FESTIVAL DE INVERNO DE LENÇÓIS: Acontece sempre no mês de outubro e contagia a população e visitantes com shows nacionais e regionais: Jota Velloso, Vânia Abreu, Carlos Cola, Wander Lee, Dança de Matias, Moura Jorge, Zion, Elpídio, Família Grãos de Luz e Grió, Grupo Folclórico Andaraí, Tranchan e Cidade Liberal. Além das atrações musicais há palestras e seminários sobre questões ambientais e sociais.
Já deu pra perceber que Lençóis é um destino maravilhoso para qualquer época do ano, o clima ameno, o povo hospitaleiro, manifestações culturais/populares divertidas e paisagens encantadoras são motivos mais que suficientes para você passar dias inesquecíveis na Chapada Diamantina, conheça agora mesmo, adquira sua passagem aérea para um dos destinos mais deslumbrantes do mundo!