Um lugar cheio de Energia Positiva!
- Guias de Viagens
- América do Sul
- Brasil
- Chapada dos Guimarães
Não Precisará ser Místico para Acreditar que é Mágica!
Um lugar mágico, cercado de cânions desenhados pelas mãos da natureza caprichosa, que cobriu com um tapete verde seus desfiladeiros refrescando a alma dos que ali se encontram e têm a sorte de poder visitá-lo.
O visitante que à essas terras visite encontrará ainda pelo seu caminho a sensação de imensidão provocada pelas quedas d’água fantásticas que possuem suas cascatas e ficará enfeitiçado pela lagoa azul em uma das suas grutas.
A Chapada dos Guimarães se encontra no centro geodésico da América do Sul cortada por uma linha imaginária do paralelo 15º sul (o mesmo que passa pelo lago Titicaca). Acredita-se por isso que estes lugares se beneficiam energeticamente de uma força "sobrenatural" e isso vem atraindo de forma contínua a muitas pessoas místicas e exotéricas.
Mas independente das crenças que tenha, estamos seguros que este lugar vai conquistá-lo integralmente.
Receba a boa vibração dos raios de sol desde o topo dos seus mirantes naturais enquanto aprecia as vistas inesquecíveis das planícies do Centro Oeste brasileiro e até do Pantanal!
Para chegar à Chapada dos Guimarães não pegue carona com um OVNI, garanta sua passagem aérea com a Logitravel!
Existem vôos diários de quase todas as Capitais brasileiras até Cuiabá. Desde Cuiabá poderá ir em carro ou em ônibus (existem várias linhas comuns que saem da capital). Serão apenas 69Km que o farão esperar para começar as férias mais fantásticas que já imaginou em meio à natureza viva de Mato Grosso.
Não sabemos se encontrará algum extraterrestre, mas apostamos que ao menos conhecerá uma história importante do nosso planeta, aqui mesmo em território brasileiro.
Os fósseis de conchas do mar encontrados no alto das escarpas de arenito provam que a Chapada dos Guimarães foi há 500 milhões de anos o fundo do nosso Oceano. Sabemos também pelos vestígios encontrados ali que esta terra foi coberta de florestas tropicais e foi um dos lugares onde os dinossauros escolheram para viver.
É certo, muito tempo passou até se transformar na paisagem atual e hoje em dia apenas podemos aprender do que foi. Mas podemos afirmar que se naquela época era um lugar agradável de estar, atualmente não é diferente, a Chapada oferece uma infra-estrutura e conforto em perfeita harmonia com seu entorno para os turistas e amantes da natureza que visitem o lugar.
Escolha entre as várias opções de hotel que colocamos à sua disposição e reserve com antecipação o seu lugar para descansar. Com tanta emoção e belezas por ver se agradece ao final do dia encontrar uma boa cama para recuperar suas energias.
E se falamos em energias, falamos também de comida! Confira na guia que preparamos especialmente para você com dicas especiais para não perder nenhum momento especial deste lugar fantástico.
A Chapada dos Guimarães lhe espera!
A Chapada NÃO oferece vôos em OVNI, mas tem muita emoção garantida!
O Portão do Inferno – é o começo da serra com seus paredões de arenito e formações rochosas. Se trata de uma vista natural com um fosso profundo.
O Complexo da Mata Fria – oferece muitas atrações como, por exemplo, a estrada antiga de 1910 onde está a Porta do Céu. Da história sabemos que os antigos habitantes do lugar paravam aqui para alimentar seus animais e fazer orações. Antes de ir-se vá também à Casa do Mel, onde poderá adquirir mel e derivados da região.
Conheça um pouco mais da história e costumes locais no Garimpo do Salvador – Há 40Km da Chapada, no distrito de Água Fria se encontra este garimpo. Dentro dele encontraremos um dos seus principais atrativos: a antiga pousada para os tropeiros, chamada de "Curral de Pedra", formações megalíticas esculpidas pela ação do vento e da água.
Explore o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães – Uma reserva criada em 1989 com 330Km² e que abriga dezenas de cachoeiras, mirantes, pinturas rupestres, formações rochosas e trilhas. No parque poderá apreciar a vegetação típica do cerrado mato-grossense, a cachoeira Véu de Noiva famosa pelos seus 86 metros de queda, o Circuito das Cachoeiras formado por sete cascatas e o Morro de São Jerônimo com 836 metros de altitude, possuindo o mirante natural mais alto da região e desde onde não pode perder a oportunidade de tirar muitas fotos para levar na memória, de forma muito simpática é também conhecido como "Ufoporto", fazendo menção à uma pista de pouso de discos voadores. O parque fica há 13Km da cidade e oferece estacionamento, restaurante, quiosques, lojinhas de artesanato e centro de atendimento ao visitante.
Visite o Caminho das Pedras – Formações rochosas de outros tempos esculpidas por artistas de outro planeta? Não, não... mas a verdade possuem formas tão particulares que até fazem a gente pensar em algo assim.
Explorará o sitio arqueológico através de uma trilha de 8Km e no seu caminho poderá ver a Pedra do Jacaré, o Altar de Pedra, a Mesa de Sacrifícios, a Casa de Pedra (uma gruta de 40m², cavada pelas águas do córrego Independência), o Totem, a Pedra Furada e o Cogumelo de Pedra. De longe ainda avistará o Morro de São Jerônimo comentado anteriormente.
Deixe-se enfeitiçar pela Caverna Aroe Jarí e a Gruta da Lagoa Azul – Sem dúvida é um dos passeios mais bonitos da Chapada dos Guimarães. A Caverna Aroe Jarí é uma gigantesca gruta de arenito que possui muitas pinturas rupestres nos seus 1.550 metros de extensão. Para chegar à ela terá de recorrer uma trilha de 1h20min de caminhada. Para finalizar não pode perder a visita à Gruta da Lagoa Azul que está só meia-hora à frente. Suas águas cristalinas encantam à todos e lamentavelmente, mas por uma questão de preservação ambiental está proibido mergulhar na piscina, assim mesmo ficará gravado na sua retina a beleza indescritível do lugar. É obrigatório para sua visitação o acompanhamento de um guia.
Em meio ao passeio, parece que avistamos as ruínas de uma cidade medieval. Na verdade se trata da Cidade de Pedra formações rochosas esculpidas pelo vento e pela chuva que deram formas tão interessantes à estas, que nos lembram as ruínas de uma verdadeira cidade – Aqui outro mirante natural abre as cortinas diante de nossos olhos mostrando a maravilha dos seus vales verdes e escarpas de rochas avermelhadas com até 350 metros de altura. Verá a comum presença das belas araras-vermelhas que planam em meio aos cânions. O acesso é difícil, mas as vistas compensam ao final. Se chega através de uma precária estrada de areia de 19Km de extensão e logo segue-se uns 300 metros em trilha a pé.
O Mirante do Centro Geodésico – Ponto entre os Oceanos Atlântico e Pacífico, em 1979 a NASA pode localizar, através de fotos realizadas por radar, o Centro Geodésico em Chapada dos Guimarães. Desde ali podemos avistar uma paisagem que nos revela um mar de montanhas em meio às planícies do cerrado. Nos dias claros podemos avistar a planície pantaneira e a cidade de Cuiabá. O acesso se dá por estrada de terra.
Esportes e Ecoturismo na Chapada dos Guimarães – Porque muitas pessoas que vão buscar paz nesse lugar também vão com muita energia para gastar com um cenário de tirar o fôlego ao seu redor, existem excursões programadas e grupos de esportes radicais aos quais também você, se assim desejar e estiver preparado, poderá desfrutar aqui.
Faça um Trekking, acompanhado de um guia, nas trilhas de 12Km que levam ao topo do Morro de São Gerônimo dentro do Parque Nacional. Ao longo do percurso (5 horas de caminhada e meia hora de escalada) poderá se distrair vendo as formações rochosas curiosas da região.
Mountain-bike está feita para os amantes da magrela. A Chapada oferece boas trilhas para pedalar dentro e fora do Parque. A maioria leva à refrescantes cachoeiras ou a mirantes escavados nas pedras alaranjadas que cercam a região.
Rapel, só para os experimentados! Mas a verdade é que é emocionante de imaginar a descida através das cachoeiras de águas cristalinas como a Cachoeira da Lage (20 metros) e a Cachoeira da Geladeira (30 metros). Ambas terminam com deliciosos poços para banhar-se depois da atividade.
Divirta-se como nunca com a Flutuação! Praticada nos rios Aricazinho, Coxipó e Mutuca com águas transparentes. Deixe-se levar pela correnteza e comprovará como bom aventureiro que ao descer os ribeirões no caminho terá a companhia de lambaris e piraputangas.
Comer Bem e Com Vistas, a Chapada Leva esse Conceito ao Pé da Letra!
Tome forças pela manhã, um bom desjejum fará com que agüente firme a longa jornada de passeios pelo cerrado até a hora do almoço. O Casagrande Café sabe oferecer tudo o que precisa para começar bem o dia, na Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1856 ap.04 no bairro Araes em Cuiabá.
Sabores e aromas típicos da região fazem sucesso entre os visitantes e os restaurantes locais se esmeram pra deixar o gostinho de quero mais à todos que provam sua culinária local.
Uma das receitas mais famosas que encontramos é a mojica, uma espécie de ensopado de peixe feito com mandioca.
Prove ainda o pacu frito e outras delícias que sempre são acompanhadas de um pirão, farofa de banana, arroz e salada. E, ah! Não pode deixar de experimentar o saboroso pintado, um peixe típico da região que é servido muito fresco à milanesa ou grelhado.
Alguns restaurantes conhecidos são: o Morro dos Ventos, que funciona em um condomínio fechado em meio a um parque com destaque à sua moqueca com peixes da região brindando aos seus clientes uma vista de tirar o fôlego com suas cachoeiras e rochedos. Na Estrada do Mirante, Km 1 (Acesso pela MT251, direção Campo Verde). Também recomendamos o Restaurante Estilo para os amantes do bacalhau. O menu da casa oferece somente pratos elaborados com o peixe em questão e é tão buscado que convém reservar antes um lugar. Na Av. do Penhasco, S/Nº - bairro Bom Clima. Telefone para reservas: (65) 3301-3430. Outra ótima pedida por aqui é o Restaurante Bistrô da Mata, que com sua casa ao estilo rústico e aconchegante oferece uma vista panorâmica inigualável e pratos preparados com esmero no fogão à lenha. Um sabor especial e que marca presença e um atendimento excelente faz desse restaurante um lugar ideal. Nos domingos só abre ao meio-dia e oferece um serviço de bufê. Este também convém reservar com antecipação. Fica na Chácara Morro dos Ventos, o acesso é pela MT251 (direção Campo Verde) no Km 2. O telefone de reservas é: (65) 3301-3483.
Quando acaba o dia estamos cheios de fome e nada melhor do que um lanche delicioso para recuperar suas energias. Um lugar bem cêntrico na Chapada dos Guimarães e que oferece um menu sortido é o Anis Cake Sorveteria e Doces. Oferece aos seus clientes doces, bolos e tortas deliciosos, cafés, chás e salgados, bem como sorvetes por quilo e picolés naturais super refrescantes! Está na Praça Central, confira!
Os principais eventos
A Chapada dos Guimarães é um lugar que oferece ao turista um entorno agradável e sossegado em meio à natureza. No entanto os principais eventos que oferece aos seus visitantes não deixam à ninguém decepcionado.
A continuação, relacionamos os imperdíveis:
Festival de Inverno da Chapada dos Guimarães – Se realiza há 26 anos. Durante o festival, a cidade recebe visitantes de todas as partes do Brasil e inclusive do Exterior. São muitos dias de música, shows com bandas famosas, apresentações de dança e exposições de artesanato, fotografias, artes plásticas, feiras de livros, entre muitas outras atrações. Além disso, a idéia é solidária e no último evento, a renda líquida dos ingressos aos shows, foi repassada às Secretarias locais com intuito de construir um abrigo para menores do município.
Carnaval – Anualmente o carnaval da Chapada atrai muitos turistas. Por este motivo a organização do evento trata de planejar todos os detalhes para que os foliões possam desfrutar ao máximo e com segurança esta festa que dura em média 4 dias. Praças de alimentação são montadas e cada bloco possui sua tendinha com um cardápio diversificado ao gosto de cada freguês. O policiamento local garante a segurança de forma estratégica nessa época e se reforçam os serviços de ambulância. Muita música, dança e fantasias lhe esperam por aqui!
Festa de Sant’Ana – A festa de Sant’Ana (Santana), se celebra cada dia 26 de Julho em homenagem à santa Padroeira de Chapada dos Guimarães. É o evento religioso mais importante do município e dura quase uma semana começando com uma missa e procissão que passa pelas casas dos moradores. Pela manhã é servido o tradicional "chá-co-bolo", seguido do almoço com leilão. Depois uma grande festa popular é realizada no salão paroquial com bailes que seguem até a noite. Sua igreja, estilo colonial bandeirante, é considerada um dos maiores monumentos históricos de Mato Grosso.
Reveillon – A cidade lota mesmo, não é exagero. Cada um com seu motivo. Alguns místicos pensam em entrar o ano novo com a energia recebida que o lugar emana, o calor da época do ano convida aos banhos de rio e cachoeira, liberar-se de todos os problemas e pensamentos negativos que o ano possa ter acumulado no seu Ser, etc. Outros vão para buscar a paz e o relax necessários depois de tanto estresse das grandes cidades. Outros vão pela festa, que não falta para os que a buscam... E o seu motivo, qual será?
Já pensou ver a queima de fogos com um cartão postal assim de fundo?
Não pense mais e reserve já sua passagem aérea e hotel com a Logitravel!
Garanta o seu lugar no final de ano da Chapada dos Guimarães.