João Pessoa
Onde o Sol nasce primeiro
- Guias de Viagens
- América do Sul
- Brasil
- João Pessoa
Beleza Histórica e Natural
João Pessoa é a Capital do Estado da Paraíba.
Devido a que está localizada no ponto mais oriental do continente americano, nos brinda os primeiros raios de sol antes que nenhuma outra localidade no Brasil e no continente.
Cheia de charme a cidade ainda se destaca pelo seu clima agradável e pela beleza das suas praias mas também pela sua arquitetura que pode ser considerada um monumento histórico que relata a arte barroca no nosso país muito bem conservada.
Tudo é bonito nesta cidade que conserva a maior reserva do país de Mata Atlântica em área urbana. Esta é conhecida como a Mata do Buraquinho e abriga o Jardim Botânico Benjamin Maranhão nos seus 515 hectares de verde, oferecendo aos visitantes trilhas (com acompanhamento) para respirar o ar puro e interagir com os animais do lugar.
Com 211Km2, João Pessoa se preocupa muito com o meio ambiente, o conceito de que a melhor forma de se conquistar o visitante é oferecendo ao próprio cidadão de João Pessoa uma melhor condição de vida vem sendo amplamente trabalhado pela Prefeitura Municipal. Na visão do prefeito, se o pessoense gostar da cidade e cuidar bem dela, ficará mais fácil para quem chega de fora se apaixonar também.
A limpeza constante das ruas, praças e praias, que se apresentam sempre de maneira adequada, tem sido um dos principais elogios feitos por quem visita a bela cidade. Mas para chegar a esse resultado, foram feitas várias campanhas incentivando os moradores a colocarem o lixo nos depósitos e papeleiras que estão espalhadas pela cidade. Nas praias urbanas, os agentes de limpeza e os ambientalistas distribuem sacolas para que o banhista guarde o lixo produzido, incutindo desse modo, também na cabeça do visitante, que deixe na cidade apenas boas lembranças e lembre que se ela é tão apreciada é pelo esforço continuo e conjunto dos cidadãos.
Foi fundada em 5 de agosto de 1585 e sua padroeira é a Nossa Senhora das Neves.
João Pessoa, tem tudo para agradar ao turista, limpeza, belas praias, cultura, gente amável e educada e inúmeras outras atividades que seguramente farão deste destino a sua viagem de férias preferida!
Venha conhecer a 2ª cidade mais verde do mundo! Não deixe para última hora e reserve seu vôo e hotel com a Logitravel, garantimos que só aqui será o primeiro a apreciar os primeiros raios de sol de todo o continente e maravilhar-se de todo o esplendor que a natureza deste lugar pode lhe oferecer.
Lugares imperdíveis, momentos Inesquecíveis
Chegar à Capital da Paraíba é tarefa fácil, mais ainda é gostar do lugar que ainda hoje guarda características de uma pequena e bucólica cidade, tanto pelas dimensões geográficas, quanto pela simpatia e carisma de seus moradores. São cerca de 703 mil habitantes que se empenham em fazer da Capital um lugar aconchegante para receber o turista.
O aeroporto principal é o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, com acesso pela BR-101, km 11 // Telefone: (83) 3232-1200. Site: e está localizado no município de Bayeux, há uns 8Km somente do centro da cidade de João Pessoa.
Andar de carro em João Pessoa é muito fácil e o turista percorrerá os principais corredores sem problemas. A Capital não costuma ter engarrafamentos e para dar ainda mais fluidez ao tráfego estão sendo construídas alças para ligar as principais avenidas às rodovias federais. Isso sem falar na recuperação e pavimentação de várias ruas e também do programa 'Cidade de Luz', que garante iluminação e muita beleza às maiores e mais movimentadas avenidas de João Pessoa.
O turista também tem a opção de utilizar o sistema de transportes públicos de João Pessoa, com uma das melhores frotas do País. A passagem custa R$ 1,90 e a maioria dos ônibus faz o trajeto bairro/centro. No Terminal de Integração, o usuário poderá embarcar para qualquer outro destino sem pagar nova passagem.
O pedestre também ganhou espaço nas ruas e nas calçadas, isso porque o Ministério Público determinou que fossem devolvidas todas as áreas públicas para eles. Sem camelôs, barracas, fiteiros e outros empecilhos, foi garantido a todos uma excelente caminhada pelas ruas do centro e arredores, que possuem um vasto acervo histórico e arquitetônico formado, principalmente, de construções barrocas. É que a presença das ordens religiosas e o rápido enriquecimento dos barões do açúcar e do algodão deram à cidade, monumentos que, ainda hoje, impressionam pelo vigor e pela beleza das construções.
Além das belezas naturais existentes na capital, a Região Metropolitana também concentra pontos de visitação. A 18 quilômetros, do centro, no município portuário de Cabedelo, fica a Fortaleza de Santa Catarina, monumento histórico de grande valor e um marco da resistência paraibana contra as invasões dos franceses e holandeses nos tempos coloniais. Seus canhões apontados para o mar são sentinelas de um passado glorioso que o presente ajuda a preservar.
A Praia de Tambaba é conhecida nacionalmente como um dos santuários do naturismo nacional. Situada no município do Conde, próximo 18 quilômetors de João Pessoa, Tambaba é um paraíso ecológico de grande beleza, com seus labirintos multicoloridos. O acesso a essa praia é simples, a rodovia estadual PB-008 liga a capital à praia em apenas 30 minutos. Merece a sua visita.
Outro ponto de interesse histórico é a várzea do Rio Paraíba, na cidade de Santa Rita, que fica próximo a João Pessoa. Várias capelas antigas e ruínas de fortes coloniais podem ser encontradas em meio a uma paisagem de verde radiante. Um passeio pela foz do Rio Paraíba dá ao visitante a oportunidade de vislumbrar a cidade por outros tempos bem distantes. Agências de turismo receptivo oferecem essa programação.
A praia fluvial do Jacaré é outro recanto de rara beleza. Situada na foz do Rio Paraíba, na cidade de Cabedelo, é um atracadouro para embarcações esportivas. As pequenas ilhas de Stuart e Restinga completam o cenário exótico que inclui vastos mangues livres de depredação humana e com uma variada fauna. O pôr-do-sol na praia do Jacaré é um espetáculo de extremo romantismo e beleza. O rio banha os bares situados às suas margens. Músicos utilizando saxofone e violino, tocam o Bolero de Ravel fazendo o fundo musical para um momento especial e inesquecível. As cores, amarela e vermelha se entrelaçam no céu azul clareando as águas escuras do rio.
E a preocupação com a limpeza vai da areia ao alto mar. As piscinas naturais de Picãozinho são fantásticas e atraem muita gente na baixa maré, principalmente na alta temporada. No local, o banhista é aconselhado a não jogar lixo nem depredar os corais. A ação garante a beleza e a preservação do patrimônio natural – localizado a uma milha náutica da Praia de Tambaú – para as próximas gerações.
O passeio por praias limpas é garantido do Bessa (última praia em direção ao Norte) à Barra de Gramame, onde se tem uma vista encantadora da união entre o rio e o mar. No meio do caminho está um dos mais belos cartões postais de João Pessoa: o Farol do Cabo Branco.
Siga nossa guia de viagens com idéias de lugares para visitar nesta maravilhosa cidade da Paraíba!
A cidade de João Pessoa é considerada uma das Capitais mais seguras e tranqüilas do Brasil, e desfrutar desse sossego, da brisa e das águas mornas do mar, é um privilégio que todos devem experimentar. Porém João Pessoa abriga também muita história na sua arquitetura.
Selecionamos entre a diversidade de atrações que lhe oferece a cidade, algumas referências para montar seu passeio com mais facilidade. Confira:
João Pessoa Histórica
Balaustrada da Avenida João da Mata - A balaustrada foi construída em 1918. Dela, pode-se avistar grande extensão de terras da várzea paraibana, em especial a área da Ilha do Bispo, antigo aldeamento índio (Os indígenas de Piragibe). Trata-se de um belo conjunto arquitetônico, tendo servido noutros tempos para passeio. Possui bancos antigos e bem trabalhados. Localização: Av. João da Mata, s/n - Jaguaribe.
Basílica de Nossa Senhora das Neves - Igreja dedicada à padroeira da Cidade. A primeira igreja, neste local, foi construída em 1586. Ao todo, houve três demolições sucessivas de templos, sendo a atual igreja idêntica à quarta reconstrução, realizada pelo Vigário Francisco Melo Cavalcanti. Sem grande significação artística, tem no entanto muito valor para os fiéis: de igreja paroquial construída em entre 1671/73 e demolida em 1686 ( Anuário Eclesiástico da Paraíba do Norte, volume I, 1894, ano 1907), passou a igreja episcopal. Foi benta na última década do século XIX. Dela dizia o Cônego Florentino Barbosa: "Vistosa e ampla, a Catedral das Neves nada possui que a recomende como monumento artístico". Suas torres e telhados podem ser vistos, numa bela composição, através da torre do sino da Igreja de São Francisco, que lhe fica próxima. Localização: Praça Dom Ulrico, s/n - Centro.
Biblioteca Pública do Estado - É outro prédio secular, construído entre 1874 e 1875 aproximadamente, com uma destinação específica: abrigar a antiga Escola Normal, que aí ficou até outubro de 1909, passando depois ao Palácio do Governo. Antes de ser biblioteca, serviu também para aulas de alfabetização e para o funcionamento do Tribunal de Justiça. Foi inaugurado em 1886, como Palácio da Instrução. Somente em 1939 é que iniciou suas atividades como biblioteca pública. Localização: Av. Gal. Osório, nº 253 - Centro.
Casa à Praça do Erário - Este prédio - hoje próprio nacional desativado - data do século XVIII. O Paço Municipal foi ali erguido em 1703 e, em 1775, já com o nome de Largo do Erário, recebia o prédio da Casa dos Contos ou da Tesouraria da Fazenda (Delegacia Fiscal), destruído por incêndio em 1918. A construção em pauta foi erguida em 1782. De um só pavimento, foi por muito tempo um açougue, depois cadeia, câmara, audiência, mercado e agência de correios (Correio Geral) a partir de 1869 (Administração do Comendador Silvino Elvídio Carneiro da Cunha, que posteriormente ganhou da Princesa Isabel o título de Barão do Abiaí).
A própria praça em que se localiza o prédio constitui-se em logradouro de valor histórico, como se vê. Localização: Praça Rio Branco, s/n - Centro.
Casa da Pólvora - Casa da Pólvora da ladeira de São Francisco, a primeira rua da cidade. As demais foram completamente destruídas pela ação do tempo, restando-nos esta Casa da Pólvora e dos Armamentos construída por ordem de carta régia de 10 de agosto de 1704. Foi concluída em 1710. De suas dependências pode-se observar a bela paisagem do rio e da várzea paraibana. Atual sede do Museu fotográfico Walfredo Rodrigues, exposição permanente de fotos antigas da cidade. Localização: Ladeira de São Francisco, s/n - Centro.
Conjunto de São Francisco - Trata-se de um dos mais importantes complexos barrocos do País.
O Conjunto Franciscano compreende: Adro da Igreja de São Francisco: É cercado de duas grandes muralhas antigas e azulejadas com seis painéis representando as estações da Paixão de Cristo, num belíssimo conjunto visual. A parte superior das muralhas é trabalhada em pedras, além de outros ornamentos, a parte de cima dessas muralhas apresenta seus famosos leões de pedra. O piso do adro é igualmente monumental, todo em lajes antiquíssimas. Já à entrada do templo, na soleira da porta, há o túmulo de um antigo Capitão-Mor, sobre o qual ainda se podia ler a alguns anos: "Aqui jaz Pedro Monteiro de Macedo, que, por ter governado mal esta Capitania, quer que todos o pisem e a todos pede hum Padre Nosso e Ave Maria, pelo amor de Deus." (1744). Convento ou Claustro da Igreja de São Francisco: O Convento ou Claustro da Igreja de São Francisco (Convento de Santo Antonio) já abrigou o Colégio do Róger e o Museu-Escola e Sacro da Paraíba. Ao convento, pertence a célebre Fonte de Santo Antonio e o Relógio de Sol. Cruzeiro da Igreja de São Francisco: É um monumento imponente e belo, sob o qual costumava quedar-se o grande jornalista e intelectual paraibano Carlos Dias Fernandes: "Como Renan sob a Acrópole", dizia. Trata-se de uma cruz monolítica, o único remanescente dos velhos cruzeiros existentes em priscas eras, em João Pessoa. Seu pedestal é circundado por vários pelicanos, antigo símbolo equivocado da Eucaristia. Fonte de Santo Antonio: Foi construída em 1717, para prover água aos Frades, jorrando da boca de um golfinho de pedra. Apresenta ainda a inscrição em latim cuja tradução é a seguinte: "À posteridade: Estás a indagar porventura com que sacrifício se erigiu o que ora contemplas, ó leitor (amigo)? Foi um amor fraterno que construiu com despesas enormes este monumento. 1717. F.M. T.F. Entoai, ó fontes, cânticos ao Senhor. Santo Antonio, rogai por nós". Este chafariz antigo situa-se na Rua Gouveia Nóbrega, a poente do convento, apresentando ainda uma espécie de altar e um pequeno nicho que se acredita ter abrigado possivelmente uma imagem de Santo Antonio. Igreja de São Francisco: Obviamente erguida pelos Frades Franciscanos, ela já abrigou a sede do governo, um quartel, hospital, foi hospedaria de imigrantes, seminário diocesano, colégio etc. Sua construção é inteiramente fiel ao barroco rococó, constituindo-se no nosso mais importante monumento histórico-artístico e religioso. Possui uma torre, é bastante recuada e, acima, numa espécie de globo, um galo indica a direção dos ventos. É local que merece ser visitado, pelo grande número de obras de arte que encerra. A igreja possui grande riqueza artística, em cada um de seus elementos constitutivos (Altares, sepulturas, nave, teto etc.). Relógio de Sol: Ainda em terreno do Convento, situa-se o também famoso relógio de sol, em calcário, obra dos Capuchos Franceses, ao que se pensa. Localização: Praça de São Francisco, s/n - Centro. Convento Igreja de Nossa Senhora do Carmo Em barroco romano. A Igreja possui uma única torre, com as características do estilo quinhentista. Data do século XVI (Aproximadamente 1592). Muitos detalhes históricos sobre este conjunto se perderam, já que, com a invasão holandesa, houve perseguição aos Carmelitas, que enterraram seus documentos. A fachada do convento-igreja é toda em pedra, assim como as talhas e os relevos dos altares. Localização: Praça Dom Adauto, s/n - Centro.
João Pessoa Cultural
Espaço Cultural José Lins do Rêgo - Inaugurado em 1982, abriga em suas dependências: Centro de Convenções, Praça do Povo, Cinema, Teatros, Bibliotecas, Planetário, Arquivo, Museus, etc. Localização: Rua Abdias Gomes de Almeida, nº 800 - Tambauzinho.
Sala de Cultura da Setur - Parque Solon de Lucena, 216, centro. Telefone: (83) 3218-9873.
Núcleo de Arte Contemporânea-NAC - Rua das Trincheiras, 275 – Centro. Telefone: (83) 3221-9630
Museu da Cultura Popular - Campus Universitário da UFPB. Telefone: (83) 3216-7070.
Centro Cultural de São Francisco - Praça São Francisco, s/n – Centro. Telefone: (83) 3218-4505.
Cripta do Presidente Epitácio Pessoa - Praça Pres. João Pessoa, s/n - Tribunal de Justiça – Centro. Telefone: (83) 3241-3450.
Ainda assim pode conferir todas as dicas de pontos turísticos, históricos e de interesse no site: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/setur/atrativostur/mais/#assem_leg Site oficial de Turismo de João Pessoa.
João Pessoa Divertida e Atual
No verão ou em qualquer estação, João Pessoa é uma festa que você não pode perder.
A diversão concentra-se nas praias de Tambaú, Cabo Branco e Bessa. Visite os bares típicos - aonde o visitante pode apreciar uma boa música ao vivo e desfrutar da culinária local, especialmente os frutos do mar - ou as boates sofisticadas, com seus ritmos da moda ou ainda, a calçada à beira-mar é um excelente local para dar uma caminhada e beber uma doce água de coco em um passeio relax aonde deixar para trás todo o estresse do dia a dia. Confira alguns destes lugares:
Zodiaco Bar - Uma das mais animadas e freqüentadas casas noturnas de João Pessoa. De quinta a sábado apresenta shows de bandas que são sucesso em João Pessoa e no Nordeste, além do som da Dj Juliana Aguiar. Ambiente clean e descolado. Rua Izidro Gomes, 63 – Tambaú. Telefone: (83) 3247.4711. Site: http://www.zodiacobar.com.br/
Forrock – Casa de Shows - Com capacidade para 13.900 pessoas em uma área de 10.000 metros, é considerada uma das maiores casas de shows da Cidade. Confira a programação no site: http://www.forrock.com.br/ . A casa está na BR 230 – Km 15. Telefone: (83) 3246-5858.
Vogue JP - Discoteca/bar, que apresenta estilos variados nos seus dois ambientes. Espaço descontraído e bem decorado com Dj’s, dançarinas, drags, gogo boys e diversos artistas que conferem ao que freqüenta o local diversão sem fim. Av. Visconde de Pelodas, 24 – Centro. Telefone: (83) 3221-3711. Site: http://www.voguejp.com.br/ .
Incógnito Bar - Sempre com shows e festas o Incógnito Bar é uma das mais freqüentadas boates de João Pessoa. Lá você pode experimentar ótimos drinks, encontrar muita gente bacana e dançar a noite inteira. Três andares repartem um estilo para cada gosto. No primeiro um mini palco, onde se apresentam bandas de rock, forró universitário, etc. No segundo uma boate com música eletrônica e no terceiro há um barzinho super agradável. Rua Coração de Jesus, 144 – Tambaú. Telefone: (83) 3247-6594
Deliciosas Opções Gastronômicas Locais e Requinte Internacional
João Pessoa dispõe de uma vasta opção em restaurantes com a mais deliciosa culinária local e internacional. Não deixe de provar o caranguejo que é bastante comum nos restaurantes de João Pessoa, é uma delícia se é feito ensopado com leite de coco, e também se pode comer com camarões, lagostas e polvo. Outro prato estrela da região é a exótica "Galinha à cabidela", feita no próprio sangue do animal com vinagre. Ahhh! E você vai encontrar na feirinha de Tambaú as enormes tapiocas de sabor irresistível e também o peculiar cachorro quente sem salsicha, que você vai encontrar pelas barraquinhas espalhadas pela cidade.
Você vai se deliciar com a gatronomia de João Pessoa, uma diversidade incrível, desde frutos do mar como camarões, lulas, polvos e os saborosos pratos do sertão como a carne de sol e de bode, de-sol e de bode, macaxeira, tudo isso você pode encontrar nos restaurantes de João Pessoa. Na capital paraibana, a pizza tem uma concorrente muito forte: a tapioca, que você pode provar tanto salgado como dulce. Não deixe de experimentar o quitute em uma das mais badaladas tapiocarias de Tambaú, Tempero da Goma. O bairro junto com Manaíra e Cabo Branco, concentra os principais restaurantes da cidade. Deixe um espaço no seu estômago para a sobremesa, pois além da tradicional rapadura, em João Pessoa você vai encontrar os doces de caju, cajá, abacaxi, mamão com coco...de dar água na boca!
Mini roteiro gastronômico para quando o estômago pedir:
Café-da-Manhã
Padaria Flor das Neves - Intimista e charmoso, com ares de café francês convida ao tradicional pãozinho francês, doces, salgados, broas e cafés. Rua Joaquim Nabuco, 16 – Roger. Telefone: (83) 3221-2315.
Pão & Massas - Uma dessas padarias aonde se passa e se atrai pela vitrine e o cheirinho gostoso que exala na entrada. Indicado por clientes que dizem que os salgados oferecidos são uma perfeição e dão destaque ao pão de canela. Av. Pedro II, 1269 – Centro. Telefone: (83) 3222-3968.
Almoço
Mangai - Cozinha regional. Av. Edson Ramalho, 696 - Manaíra. Telefone: (83) 3226 -1615. www.mangai.com.br
Terraço Brasil - Oferece um cardápio que conta com peixada com pirão, camarão ao molho de coco, carne de sol com purê de macaxeira entre inúmeras outras opções oferecidas, sem falar nos caldos, petiscos e maravilhosos doces caseiros. Av. Cabo Branco, 1870 - Cabo Branco. Telefone: (83) 3247-5030. http://www.terracobrasil.com.br/v2010/
Botequim Villa São Paulo / Petiscaria - Petiscaria. Av. Gov. Argemiro de Figueiredo, 1029 – Bessa. Telefone: (83) 3246-2826.
Restaurante Mandacaru Grill - Especializado em carnes. Av. Nossa Senhora dos Navegantes, S/N – Tambaú. Telefone: (83) 3247-0075. www.mandacarugrill.com.br
Cachaçaria e Restaurante Dona Branca - Especializado em frutos do mar. Av. Gov. Argemiro de Figueiredo, 1223 – Bessa. Telefone: (83) 3214-9595. www.donabranca.com.br
Lanche
Fina Fatia - Av. Nego, 476 – Tambaú. Telefone: (83) 3226.1083. Site: www.finafatia.com
Ultra Leve - Av. Flávio Ribeiro Coutinho, 805 – Manaíra. Telefone: (83) 3246-1255.
Manaçai - Rua Euzeli Fabrício de Souza, 681 – Manaíra. Telefone: (83) 3246-9207. www.manacai.com.br
Provenze Confeitaria - AV Marcionila da Conceição, 1259 - Cabo Branco. Telefone: (83) 32476070.
Jantar
Famíglia Muccini - Cozinha Italiana. Av. N. Senhora dos Navegantes, 140 – Tambaú. Telefone: (83) 3226-8588. www.famigliamuccini.com
Click Sushi - Cozinha japonesa. Rua Flavio Ribeiro Coutinho, 400, Sala 101 – Manaíra. Telefone: (83) 3246-7092.
Adega do Alfredo - Cozinha típica portuguesa. Praça Santo Antônio, 2ª – Tambaú. Telefone: (83) 3226-3354.
Clima, Festas e Eventos
João Pessoa ao ser uma cidade litorânea tem clima quente e úmido, do tipo intertropical.
A temperatura é, predominantemente, elevada sendo a média de 26,6º C a 28º C, tendo oscilações de 22º C a 30º C. O inverno começa em maio e termina em agosto. Sendo ameno e proporcionando temperaturas agradáveis ao turista que deseja viajar nessa época do ano.
João Pessoa possui uma agenda cultural bastante vasta e seguramente lhe faltará tempo para participar de todas as atividades que oferece o lugar. Os principal feriado local é o do dia 5 de agosto, que comemora a emancipação da Cidade de João Pessoa e coincide com o dia da Padroeira da Cidade, Nª Sr.ª das Neves.
Abaixo uma lista dos principais eventos anuais da cidade. Para estar em dia com a programação visite o site da prefeitura de João Pessoa que lhe indicará informação atualizada de datas e lugar dos eventos mais populares da região.
MICAROA - festa de Carnaval fora de época. (Janeiro)
Mostra Estadual de Teatro e Dança - Teatro Santas Roza. (Janeiro)
Folia de Rua - Prévia carnavalesca. (Fevereiro)
Carnaval - Desfile Oficial das Escolas de Samba e das Muriçocas do Miramar. (Fevereiro)
Paixão de Cristo/Auto de Deus - Semana Santa. (Abril)
FENART - Festival Nacional de Arte em João Pessoa. (Abril)
Encenação da Paixão de Cristo - (Abril)
Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia - (Abril)
Festas Juninas - Shows pirotécnicos, fogueiras, balões, bandeirinhas coloridas e várias quadrilhas juninas, forró e muita diversão na tradicional festa de junho no Parque Solon de Lucena. (Junho)
São João na Lagoa - 24 de Junho.
Procissão Marítima de São Pedro - 29 de Junho.
FORRÓGIPE - Festival do Forró. Fazenda do Boi Só. (Junho)
Congresso Nacional de Repentistas - (Junho)
Arraial do Varadouro - (Junho)
Paraíba Handball Cup - (Julho)
Festa da Padroeira e Aniversário da Cidade - 5 de agosto.
Campeonato Brasileiro de Paraquedismo - (Agosto)
Semana Paraibana de Folclore - (Agosto)
Jornada Paraibana de Folclore - (Agosto)
Mostra Paraibana de Artesanato - (Agosto)
MICAROA - Carnaval fora de época na orla marítima. (Setembro)
Feira da Providência . (Setembro)
Exposição Natalina de João Pessoa - (Novembro)
Festa de NªSr.ª da Penha - Romaria na Praia da Penha, 15Km do Centro. (Novembro)
Festa de Iemanjá - 8 de Dezembro.
Auto de Natal - Centro Histórico. (Dezembro)
MICABEIRA - Carnaval fora de época do bairro Mangabeira. (Dezembro)