Morro de São Paulo
Um Paraíso na Costa do Dendê
- Guias de Viagens
- América do Sul
- Brasil
- Morro de São Paulo
Histórias e Encantos
A 60 kilometros ao sul de Salvador, em 1535 ao norte da Ilha de Tinharé nasce a Vila Morro de São Paulo.
Situada no município de Cairu no Estado da Bahia, teve uma importância geográfica muito grande durante o período Colonial. Essa importância justifica a riqueza de monumentos históricos, atualmente protegidos pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Forma uma área de preservação natural, com areias limpas, águas cálidas, mata Atlântica, canais de mangues e numerosas praias praticamente desérticas.
Em suma, é um lugar paradisíaco para isolar-se de tudo e de todos e desfrutar de umas merecidas férias, longe do estresse das grandes cidades.
O arquipélago de Tinharé é também um dos únicos municípios/arquipélago do Brasil, com sede na ilha de mesmo nome.
As ilhas estão separadas entre si e do continente por grandes mangues, o que dificulta o acesso a tal ponto que ainda hoje existem muitos lugares desabitados e raramente visitados, já que a navegação depende das marés e os acessos por terra são quase impossíveis.
A região mais acessível do arquipélago é a Costa Leste, onde estão as praias.
Ali a água é mais profunda e quase na sua totalidade, as praias estão protegidas por recifes, podendo chegar à praia apenas em alguns pontos específicos.
O canal ao norte da Ilha de Tinharé também é profundo, além disso, possui bancos de areia e é por ai que se chega à Ponta do Curral e à cidade de Valença, ambas no Continente.
Os demais canais são rasos e traiçoeiros. Apenas quem conhece bem a região navega por eles e ainda assim não com qualquer maré.
O arquipélago tem cerca de 451Km2, sendo Tinharé a maior ilha, com 54% desta área. Boipeba e cairu têm uma área semelhante, ao redor de 20% do arquipélago cada uma. As outras 23 ilhas somam menos de 7% da área total. As mayores elevações estão situadas ao norte da ilha de Tinharé, onde há um farol, e ao noroeste, a localidade de Galeão.
O resto da ilha é praticamente plano e tem poucos metros acima do nível do mar.
As ilhas de Boipeba e Cairu possuem mais ondulações e não ultrapassam os 80m acima do nível do mar.
Quase não há trilhas, apenas caminhos que são percorridos a pé, à cavalo e quando as condições assim permitem, a trator. O transporte de mercadorias se realiza praticamente em barcos de madeira, os conhecidos "saveiros".
A população se concentra praticamente toda ao longo do mar e dos canais navegáveis. A ilha de Tinharé se compõe de: Morro de São Paulo, Gamboa, Galeão, Zimbo, Garapuá e Canavieira.
O arquipélago tem um total de 11.410 habitantes, sendo as ilhas de tamanhos diferentes, a população está dividida mais ou menos em igual número das 3 ilhas habitadas.
Basicamente a população depende de atividades que estão relacionadas ao mar, principalmente da pesca e recentemente do turismo.
A população é uma mistura étnica de negros e europeus, principalmente portugueses, além de holandeses e índios.
De gente muito tranqüila e amistosa, muito humilde e bastante disposta a bem receber seus visitantes, grande parte das ilhas eram originalmente cobertas de Mata Atlântica e se pode ver ainda hoje imensos coqueiros e áreas consideráveis de Mata Virgem. Também possui grandes áreas de restinga (um eco-sistema muito importante no nosso país, porque é uma forma natural de proteger a costa Nordeste).
Mas se temos que citar um eco-sistema realmente relevante do arquipélago, estes são os mangues, que são o grande berço da vida marinha e servem de fonte e sustento para a maior parte da população local.
Por estes motivos, desde 1992 as ilhas de Tinharé e Boipeba passaram a formar parte de uma área de preservação ambiental.
Existem 4 formas de chegar a este lugar encantador:
- Avião (mais ou menos 20min.)
Desde o Aeroporto Internacional de Salvador (Deputado Luis Eduardo Magalhães) saem vôos de Cias locais que levam à pistas na 4ª praia, que estão capacitadas para receber aviões mono e bi-motores.
Outros aviões de grande porte pousam no Aeroporto de Valença (VAL) muito próximo à ilha e que opera 24h. - Catamarã (2h)
2 empresas principais fazem o trajeto partindo desde o terminal de São Joaquim. - Ferry-boat
Com saídas desde o Mercado Modelo. O trajeto é mais demorado e custoso, mas costuma sair a contas para quem quer economizar um pouco.
Informe-se no mesmo Mercado Modelo. - Carro
Desde Salvador dirija pela BR 324 até o entroncamento com a BR 101 sentido sul à Cruz das Almas. Ali sair à esquerda na BR 101 seguindo pela BA 028 sentido Nazaré. Seguir até Valença.
Desde Valença partem muitas lanchas e embarcações que levam em poucos minutos à ilha.
Nas suas próximas férias, escolha uma viagem ao Morro de São Paulo e conheça esse paraíso ecológico, trazendo na mala junto com roupas confortáveis, muita vontade de viver momentos inesquecíveis!
Do Agito ao Sossego
O Morro de São Paulo, tem muita cultura, água de coco e música. A noite é bastante agitada mas perfeitamente compatível com o sono de quem busca descansar e estar longe do ruído.
No interior da ilha encontrará o cenário perfeito para a aventura e a vida mais próxima à natureza.
Todos convivem em harmonia nesta peculiar ilha aonde reina a segurança.
Caminhando pelas estreitas ruas do povoado se escutam muitas línguas diferentes, do inglês ao baiano, do carioca ao alemão.
A roda de capoeira, os frutos do mar frescos, a culinária com o sabor que só a Bahia pode oferecer... tudo é uma explosão de prazeres no exuberante Morro de São Paulo.
Aqui encontrará extensas praias desérticas, matas repletas de pássaros, macaquinhos, mangues cheios de encanto, uma flora inigualável em beleza pela sua diversidade, piscinas naturais, recifes de corais que enchem os olhos e morros com vistas de tirar o fôlego de qualquer um.
Tudo é lindo nesta ilha que se preocupa com seu futuro canalizando e tratando os deságües que garantem praias limpas durante todo o ano.
Existem atrações para todos os gostos desde programas pela natureza até visitas históricas, mas sem sombra de dúvida seu maior atrativo é o meio que gira em torno às suas praias.
As praias são numeradas a partir da Vila de Morro de São Paulo.
A primeira é recomendada para a prática de surf, a segunda é a conhecida praia da festa, a terceira e a quarta é aonde estão as piscinas naturais. Logo estas são seguidas pela Praia do Encanto, que seguramente lhe encantará com a paz e tranqüilidade que oferece nos seus vários km de orla praticamente desertos.
Abaixo indicamos alguns dos seus pontos de interesse:
- Vila - Na realidade Morro de São Paulo é o nome da localidade ao extremo norte da Ilha de Tinharé, mas sua fama acabou por dar nome à Ilha inteira. A Vila é onde se concentram o comércio e monumentos históricos.
- Forte - A construção iniciada em 1630 é uma das mais grandiosas do Brasil. Na época Colonial chegou a ter 51 peças de artilharia, enquanto o povoado abrigava uma guarnição de 183 homens. Hoje é considerado um dos melhores pontos para apreciar o pôr-do-sol.
- Portal- Para os que chegam pelo mar, é o primeiro monumento que avistam da ilha. Ë tão somente um portão de entrada, uma mensagem de bem-vindo para o visitante, era assim no século XVII e assim segue sendo até os dias de hoje.
- Farol - A construção mais avistada do Morro de São Paulo. Um abraço amigo, tanto para quem está no mar, como para os que permanecem em terra firme, admirando a noite calma repleta de estrelas. É possível chegar ao farol por um caminho, que começa em frente da igreja. Há dois mirantes perto dela, um para o norte, aonde se avista o atracadouro, a Ponta do Curral e um pouquinho de Gamboa e o outro está orientado para o sul, onde está o principal cartão postal do Morro, as 3 primeiras praias. É também desde este lugar aonde começa a maior tirolesa do Brasil. Não perca a oportunidade de ir ali para tirar muitas fotos e admirar a exuberante paisagem que o lugar lhe proporciona. A caminhada valerá a pena!
- Igreja Nossa Srª da Luz - O edifício atual foi construído em 1845, mas suas imagens datam de séculos anteriores. Antes, estava localizada próxima ao atual Farol. Depois de ter escapado de diversas tentativas de saques, provavelmente é a última igreja bahiana em manter a tradição de enterrar pessoas ilustres no seu interior.
- Fonte- Existe desde o século XVII para abastecer de água a população. Sua atual forma foi dada pelas mãos de um arquiteto francês que cordenou a obra no ano de 1746. Foi o mais avançado sistema de tratamento de água do Brasil Colônia, com galerias de captação de lençóis de água e descarga de decantação e regulagem do fluxo.
Marque já sua viagem ao Morro de São Paulo e conheça essas e muitas outras jóias que a ilha guarda para mostrar aos seus visitantes!
O Sabor que só a Bahia tem: Encontrará Aqui!
Deseja algo típico? Morro de São Paulo não poderia oferecer algo mais típico que o melhor da culinária bahiana oferecida em restaurantes de famílias nativas. Isso sim, para não assustar aos que não estão acostumados com os sabores fortes, estas oferecem uma versão moderada da típica cozinha bahiana, sem carregar demais na pimenta e no dendê, ao menos que você faça questão.
As famosas moquecas de peixe, polvo, camarão, siri ou mesmo o delicioso bobó de camarão, lagostas (que respeitam as épocas de reprodução) e outra iguarias deliciosas podem ser saboreadas até mesmo em restaurantes com sistema de Buffet a quilo.
Se um é corajoso também pode arriscar-se junto à população local freqüentando as barracas de praia e provando uma fatada, um sarapatel, um caldo de sururu ou um caldo de mocotó.
Mas também existem opções fáceis e rápidas. Quase todas as pizzarias locais trabalham com forno à lenha e oferecem muita qualidade nas pizzas que vendem.
Na praça principal há duas com mesas dispostas estratégicamente para que possamos observar todo o agito noturno da praça e a beleza da sua feira de artesanato.
Ainda na linha italiana, seu prato principal são as massas? Ai também há! Talvez pelo fato mesmo de tantos italianos terem adotado esta ilha para viver ou simplesmente porque nós brasileiros adoramos um bom prato de macarronada onde quer que estivermos.
Toques orientais também chegaram aqui na ilha. A comida japonesa faz parte e é perfeitamente compatível com o cenário tropical que nos cerca em Morro de São Paulo. Já imaginou saborear um sushi ou sashimi sob um céu estrelado e com a brisa suave de uma noite de verão? É com certeza uma ótima pedida.
Não deixe para a última hora e reserve seu vôo na Logitravel. Inesquecível o prazer que dará ao seu paladar e que seguramente ficará na sua lembrança o resto da vida ao visitar Morro de São Paulo.
Além do clássico menu de comidas rápidas que encontraremos ou nos charmosos cafés acompanhando uma deliciosa torta ou inclusive saboreando os deliciosos doces nas barracas da rua principal, Morro de São Paulo lhe oferece algo de requinte em sorveterias artesanais com deliciosos sorvetes que afastam o calor e alimentam e até mesmo em uma boulangerie com pães especiais de dar água na boca a qualquer que se permita o prazer da gula. Mas também não pense que tudo é sempre previsível, a cada temporada de verão a ilha ganha alguma novidade culinária. Experiência deliciosa garantida!
Abaixo indicamos uma lista de alguns restaurantes e lugares aonde poderá fazer suas refeições:
- Vila ou Segunda Praia - encontrará diversas barraquinhas que vendem o típico acarajé.
- Na Praça Aureliano Lima, na Vila - estão os restaurantes: O Casarão - aqui não deixe de provar o "camarão no abacaxi", delicioso e refrescante com direito a uma vista maravilhosa do movimento de turistas e moradores da Vila, Mar dos Corais, Casa da Praça, Café com Arte - Pratos, lanches e bolos, El Sítio e Tia Dadai que é a escolha certa para economizar e comer bem. O menu é composto de comida caseira gostosa, PF e comidas típicas bahianas.
- Rua Caminho do Farol - Restaurante Anis que pertence a uma pousada, a Pousada Natureza, servem vários pratos e saladas para quem busca algo mais leve.
Justo em frente, está o restaurante da Pousada Passárgada, um point no final da tarde, aonde os turistas se reúnem para ver o pôr-do-sol enquanto saboream um delicioso pãozinho de queijo servido com sucos ou outras bebidas refrescantes. - Na Rua Caminho da Praia encontraremos diversas opções para fazer uma refeição. Citamos o restaurante Bianco e Nero, especializado em massas e pizzas, logo mais adiante temos a nossa disposição as pizzarias Forno à Lenha de Mercedes e a Carpaccio, ambas com serviço de rodízio e também à La carte. Ainda italianos, indicamos o Italiotto.
Comida caseira, a pedida é o restaurante Alecrim, Baleia e Sabor da Terra, o último com comida a quilo na hora do almoço. Para quem aprecia a comida japonesa está o Asian.
E ao final da rua há ainda 2 restaurantes: o Ponto de Encontro e o La Tabla. - Segunda e Terceira Praia - Aqui encontrará ótimas opções para todos os gostos, desde excelentes restaurantes, alguns inclusive com música ao vivo até as barracas na beira da praia que oferecem famosos e aclamados petiscos típicos. À noite, os restaurantes oferecem cardápios variados com pratos que incluem frutos do mar como moquecas, peixes, lagosta e camarão, filés grelhados, carnes, pizzas e tantas maravilhas da culinária bahiana.
Alguns nomes a citar são: o Pedra sobre Pedra, o Jamaica, o Sambas, o Club Balanço, o Manjericão, o Six Funny e o Ponta da Ilha.
Na Terceira Praia existem alguns restaurantes que só abrem à noite, estes são: o Chez Max, especializado na cozinha italiana. Prove suas pizzas e sairá apaixonado!
Opções leves para quando bate aquela fominha e não apeteça comer um prato de comida forte são os crepes, as tapiocas e outros lanches, na Rua Caminho da Praia (Vila) está a Creperie Oh La La com crepes de diversos sabores doces e salgados. As tapiocas são facilmente encontradas nas barraquinhas que encontrará por toda a Vila.
Para a fome grande, recomendamos os pastéis das barracas da Segunda Praia, que servem porções generosas com sabores variados, em destaque a Barraca Nativo com o tão apreciado sabor de Frango com Catupiry.
Sandubas são sugeridos no Surfer (na Segunda Praia) e o Sobrenatural (na Rua da Prainha na Primeira Praia). Ambos abertos as 24h do dia.
Com calor? Deguste um açaí na tigela e salada de frutas com sorvete nos quiosques da Segunda Praia e sacie seu paladar.
A moderação ou liberdade na comilança ficará por sua escolha, mas estamos seguros que com tantas opções, apenas precisará de apetite para desfrutar da infinidade de delícias que o Morro de São Paulo lhe oferecer.
Clima e Feriados
Temporadas
O período mais movimentado do Morro de São Paulo é do Natal à Ressaca de Carnaval, portanto, também o período mais caro. Já em julho e agosto, há uma temporada "européia", mas não tão movimentada como em janeiro. Feriadões também tendem a ter um movimento maior. De setembro a dezembro, o clima é muito agradável e há poucas pessoas na ilha. Pode-se definir seu clima como quente/úmido. A temperatura não foge muito da faixa 20 - 30° C.
Feriados
02/07 - Independência da Bahia
08/09 - Festa da Padroeira da Cidade - Nª Sr.ª da Luz
12/10 - Nª Sr.ª Aparecida
02/11 - Finados
15/11 - Proclamação da República
A localidade oferece sempre diversos eventos dependendo da temporada que vá de viagem ao Morro de São Paulo.
Mas sem sombra de dúvida o maior de todos eles é a comemoração do dia da Padroeira da Cidade, Nª Sr.ª da Luz. A festa programada para homenagear a Santa é uma tradição no arquipélago que se remonta ao século XVII. A programação compreende a parte religiosa (lavagem da igreja, novena, procissão e missa solene) e a festa local com shows culturais. Esta festa tem o objetivo de resgatar a identidade cultural local. Vários devotos de outros municípios vizinhos e de outras partes do Brasil, vão às comemorações da Santa que segundo a lenda guiava com uma luz aos viajantes perdidos no mar.
A fé não tem fronteiras e se acredita em milagres não perderá a oportunidade de vir à Bahia de todos os Santos fazer os seus pedidos.
Reserve já seu vôo com a Logitravel e descubra este mundo de atrações em Morro de São Paulo.