Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Bombinhas

Bombinhas
Bombinhas

As águas claras do sul do Brasil

Conheça a única península do sul do Brasil!

Conheça a única península do sul do Brasil!

Areia, águas claras e uma bela vista para maravilhar-se. Agora vamos dar uma passada em Bombinhas, no litoral de Santa Catarina. Bombinhas, sem dúvidas, é o município com as mais belas praias do estado, e faz parte da única península do sul do Brasil. O município de Bombinhas fica a aproximadamente 60 km ao norte de Florianópolis e é o menor do estado. Com certeza o tamanho não quer dizer nada, pois as atrações são muitas e as praias escondem uma grandeza inestimável a ser descoberta. Estima-se que mais de 12 000 habitantes vivam nesse maravilhoso lugar, os quais são conhecidos pela sua terna hospitalidade.

Bombinhas tem inúmeras praias, uma mais bela que a outra, as quais encantam aos visitantes, como Mariscal, Praia da Sepultura, Praia do Retiro dos Padres e Praia de Quatro Ilhas, entre outras. O município também é conhecido como um dos melhores locais do país para praticar o mergulho ecológico, com sua água cristalina patrimônio da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

O clima de Bombinhas é temperado quente e sofre influência dos ventos nordeste e sul. A temperatura média ao longo do ano fica em torno dos 20°C, com picos de 24°C e 12°C.

Bombinhas é um dos principais destinos em Santa Catarina, tanto para brasileiros como para turistas de diversos países que buscam um pedaço de paraíso. É conhecida também como a capital do turismo ecológico, devido ao extenso trecho de águas em estado de preservação permanente e ao contato com a natureza em abundância da região. As opções para o turismo ecológico variam entre caminhadas na praia, trekking, rapel, surf, escaladas e muito mais.

Bombinhas foi colonizada por imigrantes portugueses açorianos, no século dezoito, e até hoje seus habitantes descendentes mantém vivas algumas tradições açorianas como a dança do pau de fita, o artesanato, o folclore e tapeçaria. A cidade cresce rapidamente, e seu desenvolvimento urbano tem sido notado nos últimos anos. Apesar do ligeiro desenvolvimento urbano, o município ainda mantém sua característica nativa e aconchegante, preservando o ar de paraíso bucólico e também a qualidade de vida da população.

O município, além de conquistar seus turistas através dos olhos, conquista com o paladar. A comida bombinense é variada e de bom gosto! A maior parte da gastronomia vem da pesca, e seus pratos com frutos do mar são simples, mas saborosos e ricos em aromas e gostos. Encontramos nos restaurantes, principalmente ostras, mariscos e derivados da pesca, todas as especialidades da região.

A cidade usa e abusa de seu maior pertence, o litoral rico em fauna e flora. Suas praias fascinam, e seus restaurantes conquistam, e tudo isso em uma cidade pequena e acolhedora. Vá até o litoral catarinense com a Logitravel, e descubra as grandes riquezas da pequena, porém imensa, Bombinhas.

A infinita beleza natural

A infinita beleza natural

A imensidão natural de Bombinhas tem um valor inestimável para a população. Suas paisagens são muito belas, ótimas para viajar com a família. Não é de se espantar que cada vez mais famílias passem suas férias alojadas no município conhecendo as praias paradisíacas de Bombinhas. A seguir disponibilizaremos uma breve lista de lugares que você deve conhecer na cidade, assim sua viagem com a Logitravel fica mais tranquila, segura e organizada.

A cinco quilômetros da cidade de Bombinhas, na porção norte do litoral do estado, encontramos a Ilha de Porto Belo. A ilha é coberta pela Mata Atlântica, e tem uma beleza nas suas areias e águas. A areia é branca e suave, formando um conjunto harmonioso com suas águas cristalinas e calmas. Para desfrutar do passeio em Porto Belo, há a trilha ecológica da Pedra da Cruz, na qual a trilha traça um caminho até a Pedra da Cruz, onde os antigos moradores nativos da região desenharam escrituras rupestres, e no seu topo há um mirante que possibilita uma vista impressionante e panorâmica da região.

Nas águas da Ilha é praticado o mergulho livre, com dificuldades variadas, permitindo assim que amadores, experientes e até crianças realizem um mergulho, sob orientações, e conheçam a fauna e flora aquática local. Existem seis opções de trilhas subaquáticas e recifes artificiais, criando um cenário deslumbrante para o seu trajeto aquático.

Também em Porto Belo, existe o Ecomuseu Univali, que conta com um incrível esqueleto de baleia que mede treze metros de comprimento, e outros representantes da mega fauna do sul do país. O museu é dinâmico e segue os conceitos mais modernos baseados na museografia. Os visitantes da Ilha de Porto Belo também podem desfrutar da gastronomia local, que utiliza frutos do mar como principal prato. A Ilha é também um dos principais destinos dos barcos de passeio de Bombinhas.

O Museu e Aquário Marinho do CEMAR – Centro de Estudos do Mar localizado na Rua Leopardo, número 800. Este é um museu molhado, conta com mais de 3000 espécies marinhas de invertebrados, que variam entre corais, caranguejos, estrelas, ouriços, esponjas e lagostas. Há também fósseis, sambaquis, e uma interessante sala de aquários, na qual podemos ver espécies marinhas vivas nadando e convivendo.

Logo no início da Praia de Bombinhas nos deparamos com a Vila do Engenho. O museu recria um ambiente açoriano, no qual tudo funciona exatamente como era antigamente, nos engenhos da época da colonização. No local, é possível ver réplicas originais feitas pelos primeiros colonizadores açorianos, de engenhos de farinha e cana de açúcar, com tração animal e funcionando diariamente produzindo diversos produtos. São produzidos melado, caldo de cana, rapadura e a farinha, conhecida localmente como a melhor farinha de mandioca do Brasil.

Situada a oeste da Praia de Bombas, encontramos paisagens belas, muito atrativas e importantes na região. Durante a temporada de verão, o Parque Municipal da Galheta, chega a receber cinco mil pessoas por dia. Sendo um local de lazer e encontro da população.

Uma das principais atrações de Bombinhas, a Reserva do Arvoredo, fundada em 1990, é um importante centro de estudo científico da fauna e flora marinha da região. Na região delimitada pela reserva, não são permitidas atividades ou intervenções humanas que possam modificar ou afetar negativamente a sua constituição. É proibida a caça, pesca e também a introdução de espécies silvestres ou domésticas. Localizada a sete quilômetros de Bombinhas, a Reserva é composta pelas ilhas de Arvoredo, Galé, Deserta e Calhau de São Pedro, e ficam nas ilhas de Arvoredo e Galé, os melhores pontos para mergulho da região. Como atrativos aquáticos da região, podemos citar a biodiversidade marítima causada pela convergência de duas correntes marítimas, uma proveniente do Brasil e outra das Malvinas; e os naufrágios que albergam suas águas, ancorados no fundo do mar.

O Morro do Macaco é sem dúvida um dos principais pontos turísticos de Bombinhas. A estrada até o Morro do Macaco nos permite também chegar à Praia da Tainha. Localizado na Praia do Canto Grande, a Trilha Panorâmica é a mais procurada pelos turistas e também pelos próprios moradores. A trilha só pode ser percorrida a pé, e seu cume alcança quase 153 metros de altitude, e no topo do morro a tão esperada recompensa. Chegando ao cume, somos gratificados com uma maravilhosa vista do arquipélago do Arvoredo e das enseadas de Mariscal e Zimbros. No verão podem ser vistos paragliders, que após decolarem do alto do morro, surfam pelo céu azul de Bombinhas.

Conhecida popularmente como Ilha do Amendoim está localizada mais próxima do continente e também faz parte do Parque Municipal Morro do Macaco. Nomeada de Ilha do Macuco por indígenas locais, que referiam-se a uma ave de grande porte, a Ilha oferece águas calmas e claras, sendo um destino bastante procurado por pescadores e mergulhadores.

Seguindo pela estrada que leva ao Morro do Macaco, no acesso a praia da Tainha, surge no final do caminho uma trilha, que leva até a melhor vista panorâmica da cidade. O Mirante ECO 360 proporciona um visual maravilhoso de toda a península e revela cada detalhe que passou despercebido aos olhos na altura do mar. O acesso à trilha do Mirante é feito por carro pelas praias do Canto Grande e Conceição, e do Mirante ECO 360 podem ser vistos os melhores nascer e pôr do sol de todo o litoral, e nos meses da Primavera, os visitantes ficam admirados com a presença de bromélias floridas de diversos tipos.

Próximo a Praia de Zimbros, na região do Sertãozinho, funciona o Instituto BoiMamão, que fica em um engenho reconstruído e aberto a visitação. No lugar podemos encontrar a celebração da cultura local, com comidas típicas, objetos antigos, fotos e apresentações folclóricas. O Engenho do Sertão é um espaço mais dedicado a encontros culturais e estudos acadêmicos, representando um importante marco histórico e cultural para Bombinhas.

O mar está sempre para peixe

O mar está sempre para peixe

Frutos do mar, essa é a principal especialidade de Bombinhas. De acordo com a história do município, a cultura açoriana influencia e muito, também na gastronomia. O município de Bombinhas é caracterizado por uma comida deliciosa com temperos a base de ervas, em sua maioria, frutos da pesca artesanal praticada na cidade. A caldeirada seja de garoupa, peixe a escabeche, camarão, tainha ou anchova, também é um prato típico da cidade.

Bombinhas tem uma ótima gastronomia que é sustentada e garantida pela pesca local, que se encarrega de frutos do mar sempre fresquinhos. Além disso, é também caracterizada por ter inúmeros restaurantes direcionados aos visitantes.

A cidade agrada a todos os gostos e objetivos, para quem quer sair e jantar algo mais leve, existem opções de restaurantes com música ao vivo, para que os turistas possam petiscar e desfrutar da música com a comida. Ou então para quem preferir, também existem restaurantes especializados na venda de comidas estrangeiras ou até mesmo um gostoso e leve pastel.

Afinal, quem não gosta de petiscar com uma boa música ao vivo? Se você também gosta, não perca mais tempo e vá descansar nas férias nas praias em Bombinhas! A Logitravel te espera para fechar seu pacote.

Aqui vão algumas dicas de lugares que você pode ir visitar e provar um pouco dessa deliciosa gastronomia.

Para quem quer provar uma das melhores coisas da cidade de Bombinhas, indicamos o Restaurante Paraíso, que fica na Rua Palombeta, no Centro de Bombinhas. Se não estiver com vontade de comer algum fruto do mar, não há problemas o restaurante também serve carnes e aves.

Que tal então provar uma comida na frente do seu lugar de origem? Estamos falando do restaurante Mestre das Águas, Fogos, Sabores e Músicas. Que fica na beira do mar na praia de Bombinhas. Esse é o típico lugar que você encontrará lá. Restaurante de frutos do mar, com música ao vivo e um ótimo ambiente. Melhor ainda por ser na beira mar.

Recanto do Sol é outro restaurante que fica no centro de Bombinhas e outra ótima indicação para quem quer continuar nos frutos do mar.

Para quem quiser provar a carne feita pelos catarinenses, o que não falta é opção. A começar pelo Restaurante Assados Casa Nova, que fica na Avenida Vereador Manoel José dos Santos, nº 865. O restaurante trabalha com espeto corrido.

A Churrascaria Zago`s é outra opção. Fica em Bombas, na Avenida Leopoldo Zarling, nº 378.

O Restaurante Arte Brasileira, também é especialista em um bom churrasco. Está localizado na Avenida Vereador Manoel José dos Santos, nº 850. O restaurante, além de carnes, trabalha com outros tipos de comida e até mesmo pizzas.

Falando em pizza, a pizzaria Come Bem representa muito bem as pizzarias da cidade. Fica na Avenida Geral, no início da praia de Bombinhas.

Para um bom café da manhã indicamos a Panificadora Pão da Vovó, que também trabalha com delivery.

E para um agradável fim de noite, o Café da Vila, que fica na Avenida M. J. dos Santos, nº 800, centro de Bombinhas, é o lugar de movimento da cidade. Música ao vivo, petiscos, drinks, chopp e muita animação.

Faça já sua reserva com a Logitravel e vá conhecer as belas praias brasileiras com uma deliciosa gastronomia!

Maratonas, competições, semana da gastronomia e muito mais!

Maratonas, competições, semana da gastronomia e muito mais!

Bombinhas conta com várias atrações durante todo o ano. A cidade fica cheia no verão, que é a melhor época para quem gosta de muita agitação e movimento. Nessa época todos os lugares abrem as portas para receber todos os turistas que vão visitar Santa Catarina.

Em janeiro, para os fãs de esportes há uma grande prova que acontece na Praia da Sepultura. É a competição de natação, de 1500 metros, que sai da Praia da Sepultura e chega a Praia de Bombinhas. A prova é para adultos, mas também tem a modalidade infantil. É a conhecida Travessia da Sepultura, que já chegou a 12ª edição.

Em fevereiro a cidade é palco de três grandes eventos. O primeiro, ainda falando de natação, é a Travessia Noturna de Bombinhas. Um trajeto de 1500 metros, na praia de Bombinhas para crianças.

O segundo, é a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, na qual, uma procissão é feita para homenagear a Padroeira dos Pescadores, na praia de Bombas.

E o terceiro, mas não menos importante... Desfiles de Carnaval! É claro que não poderíamos esquecer o Carnaval. Os desfiles acontecem em diferentes praias de Bombinhas, é o Carnaval de Rua, no qual o asfalto é substituído pela areia.

Março é o mês do Aniversário do Município e Corrida de Embarcações a Remo. Nesta data é celebrado o aniversário de Bombinhas.

A Maratona Aquática de Bombinhas acontece no mês de abril, desta vez o percurso é de 2800 metros, começa na Praia da Sepultura e termina na Praia de Bombas.

Já ouviu falar na observação da pesca da Tainha? É uma grande atração para turistas observarem a pesca artesanal das tainhas em canoas típicas.

Julho é o mês da gastronomia. O evento principal é a Rota Gastronômica, que conta com a participação de algumas praias e de muitos restaurantes. Os restaurantes participantes preparam deliciosos pratos a um bom preço. Ainda nesse mês acontece também outro grande evento gastronômico: a Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda.

Em agosto a cidade é tomada por esportes e maratonas, no Bombinhas Adventure Marathon.

Lá em setembro acontecem as Festas do Pescador e a Festa do Marisco, regadas a muitos frutos do mar.

Em dezembro, a cidade celebra um evento da Igreja Católica, a Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Tá vendo só? O ano inteiro cheio de atrações para os visitantes. Viaje com a Logitravel a Bombinhas! Sem falar que é um ótimo lugar para passar o Natal e o Ano Novo.