Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Porto Seguro

Porto Seguro
Porto Seguro

Berço do Brasil e vocação de paraíso

Introdução

Introdução

Berço do nascimento do Brasil, Porto Seguro pode ser considerada a porta de entrada dos portugueses em terras tupiniquins. Foi em um domingo, 22 de abril de 1500, quando a esquadra liderada por Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal, onde hoje se encontra um dos mais deslumbrantes cenários turísticos do país. Ao Sul da Bahia, a cidade se encontra próxima aos vilarejos de Caraíva, Trancoso, Arraial D'ajuda e os municípios de Santa Cruz Cabrália e Ilhéus, em uma região popularmente conhecida como a Costa do Descobrimento.

Mas como chegar a este pequeno pedaço de paraíso? Sem dúvida alguma, muito mais fácil do que deve ter sido para Cabral e seus tripulantes há pouco mais de 500 anos. Portanto, aos turistas que seguem a Porto Seguro de avião, diversas opções de vôos partem das principais capitais do país com destino ao aeroporto local. De carro ou ônibus, as melhores opções de acesso são pela BR-101 (Até Eunápolis) ou a BR-367 (Sentido Santa Cruz Cabrália).

Em 90 quilômetros de paisagens estonteantes, este recanto está cercado por praias de águas cristalinas, areias claras, falésias, piscinas naturais, recifes de corais e vegetação de Mata Atlântica, permitindo a seus visitantes a prática de esportes radicais e ecoturismo. Contudo, não se deixe enganar! Embora tenha conquistado o status de Patrimônio Natural da Humanidade, uma viagem a Porto Seguro não se resume apenas à contemplação de sua exuberante beleza, já que o lugar tem muito mais a oferecer com seus atrativos culturais e arquitetônicos, reunindo prédios históricos e museus, que lhe garantiram também o título de Patrimônio Histórico Natural.

Considerado um dos pólos turísticos que mais cresce no Brasil, Porto Seguro abriga uma variada rede hoteleira, restaurantes das mais diversas tendências gastronômicas, bares com música ao vivo e muita badalação até o dia clarear. E é, justamente, por atrair turistas de todas as tribos (desde jovens eufóricos em busca de diversão a viajantes que procuram um retiro onde possam recarregar suas baterias), que a cidade aprendeu a tirar vantagem de sua principal fonte econômica: o turismo.

Com boa comida, agito e belezas naturais que encantaram a realeza portuguesa, a terra do axé music está entre um dos três lugares mais procurados do nordeste, ao lado de Salvador e Recife. Reserve já a sua passagem aérea e vem passar umas férias inesquecíveis em Porto Seguro!

Berço do Nascimento do Brasil

Berço do Nascimento do Brasil

Seja durante o dia, na animação das barracas de praia, ou de noite, quando acontecem as festas mais badaladas da cidade, desbravar Porto Seguro requer muita energia e disposição para que se possa conhecer um pouco dos atrativos naturais e históricos da região. Para aqueles que desejam fugir dos tradicionais tours em grupo, que nem sempre apresentam o que há de melhor em cada passeio, uma boa dica pode ser alugar um bugue.

Centro Histórico: No topo de uma falésia, sobre a orla de Porto Seguro, está localizado o primeiro núcleo habitacional do Brasil, chamado Centro Histórico. O espaço reúne imponentes prédios centenários que preservam a herança dos tempos de colonização, como o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal em 1503; a Casa de Câmara e a cadeia, onde hoje se encontra o Museu da cidade e a Igreja Nossa Senhora da Pena, padroeira da do município. Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena A Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena está localizada na Cidade Alta, Centro Histórico da cidade, na Praça Pero Campo de Tourinho. Foi construída no século XVIII, sobre os restos de uma antiga igreja do século XVI, uma das igrejas mais antigas do país. Atualmente no seu interior, está a imagem de São Francisco de Assis do século XVI e o púlpito de madeira que está conservado desde sua origem.

Passarela do Álcool: Reduto de bares, restaurantes, lojas de souvenirs, artesanatos e muitas barracas de batidas, a Passarela do Alcool pode ser considerada o ponto de partida da agitada noite de Porto Seguro. É lá onde se pode apreciar um pouco da típica cozinha baiana, comprar presentes para os amigos, ou então provar o delicioso capeta, tradicional bebida da região, preparado com frutas, canela, guaraná em pó e vodka.

Coroa Vermelha e Mutá: Longe da agitação e do barulho da música baiana, as praias de Coroa Vermelha e Mutá reservam toda a tranquilidade e beleza de um cenário paradisíaco. A dez quilômetros do Centro, Mutá esbanja exuberância com piscinas naturais, próprias para o banho ou um mergulho com diversas espécies marinhas. Enquanto Coroa Vermelha, a 14 quilômetros de Porto Seguro, reúne uma enseada repleta de águas claras e calmas. Além disso, o local onde foi realizada a primeira missa do Brasil, revela-se também um importante centro de compras nas diversas barracas de trabalhos artesanais produzidas pelos índios pataxós.

Taperapuã: É na praia mais procurada de Porto Seguro onde está a agitação da cidade durante o dia. Com muita música, shows e lambaeróbica, os freqüentadores, em sua grande maioria jovens, buscam a diversão nas barracas (Axé Moi, Toa Toa, Barramares), passeios de banana-boat, caiaque ou na prática de diversas modalidades esportivas em suas águas calmas e límpidas.

Reserva Indígena da Jaqueira: Ocas espalhadas pela mata nativa, em aproximadamente 827 hectares de terra, remetem o cenário aos tempos do período colonial. Engajados sob a proposta de desenvolvimento sustentável, os índios apresentam aos visitantes um pouco de sua cultura, com a exibição de danças e rituais. Os turistas podem ainda praticar arco e flecha, adquirir artesanato confeccionado na própria tribo, fazer trilhas e degustar a culinária típica, que inclui pratos como o peixe assado na folha da patioba (espécie de palmeira). Antes da visita, é necessário agendamento com a Associação Pataxó de Ecoturismo .

Museu do Descobrimento - O Museu Histórico da Cidade conhecido como Museu do Descobrimento está alojado dentro do Paço municipal, na Praça Pero Campos de Tourinho. No seu interior podemos encontrar interessantes coleções de móveis do século XVII e XVIII, além de numerosos documentos e objetos relacionados com a navegação e história do município, considerado berço da colonização portuguesa no país.

Ilha do Pirata: Um dos mais importantes centros aquáticos da América Latina, a Ilha do Pirata abriga quatro aquários onde estão reunidas diversas espécies de peixes, recifes de corais e esponjas. O lugar abriga também orquidário, viveiro de bromélias, galeria de arte, além de um centro de educação ambiental. Situada na Ilha do Pacuio, no Rio Buranhém, o espaço é acessível por barcos exclusivos que partem do Terminal das Balsas.

Recife de Fora: Nadar ao lado de raras espécies de corais, peixes, moluscos e tartarugas tornam o Parque Marinho de Recife de Fora uma das mais procuradas opções de mergulho do Brasil. Considerado uma das maiores biodiversidades do planeta, no local é possível encontrar 16 das 18 espécies de corais existentes no mundo. Coloque sua máscara, snorkel e registre lindas fotos com uma câmera subaquática.

Trancoso e Arraial D'ajuda: Acessíveis por balsas, as duas vilas estão localizadas do outro lado do Rio Buranhém. Tomada por coqueirais, rios e um mar de águas mornas e esverdeadas, Trancoso pode ser considerada um dos mais belos pontos turísticos do litoral brasileiro. É no aconchegante quadrado, um campo de futebol cercado por casinhas coloridas que abrigam o comércio local, onde se pode acompanhar rodas de capoeira, o movimento das crianças brincando e dividir um pouco do confortável estilo de vida desse pequeno pedaço de paraíso. Localizada no topo de um morro, a charmosa Arraial D'ajuda oferece praias repleta de belezas naturais, emolduradas por falésias e coqueirais. Se durante o dia, as principais atrações ficam por conta da singularidade de sua riqueza natural, pela noite, o grande destaque da cosmopolita vila está concentrada na Rua do Mucugê, com bares, restaurantes e artesanatos da região.

Recupere as suas energias tomando um Capeta

Recupere as suas energias tomando um Capeta

Famosa por todo o mundo, os ingredientes da comida baiana são conhecidos por seu forte tempero e receitas à base de frutos do mar: vatapá, moquecas, acarajé, feijoada e sarapatel são alguns dos pratos mais populares desta cozinha influenciada pela herança da cultura africana.

No entanto, Porto Seguro reserva muito mais que estabelecimentos especializados em sua comida típica. Com uma rica variedade de gostos e sabores, a cidade reúne restaurantes das mais diversas tendências internacionais, como pizzarias, sushis, creperias, lanchonetes até os tradicionais restaurantes a quilo. Confira algumas das principais opções encontradas:

Esquina do Mundo Localizado na esquina da rua augusto Borges com a Passarela do Álcool no centro de Porto Seguro, o novo endereço gastronômico da cidade é referencia para os amantes de uma boa mesa. Em local privilegiado e com um espaço amplo e agradável com uma atmosfera romântica e muito bem decorado.
Endereço: Avenida Portugal, n. 292 Passarela do Alcool - Centro (73) 3288- 2139

Planeta Sushi: Não só de acarajé ou vatapá é feito o universo gastronômico de Porto Seguro, por isso, para quem não dispensa um sushi ou sashimi até mesmo na praia, uma boa opção é o restaurante Planeta Sushi. Famoso por sua variedade de peixes e frutos do mar, o local prepara os melhores pratos da culinária japonesa. Além disso, a cozinha é cercada de vidro e permite que os clientes acompanhem o preparo do seu pedido até que ele seja servido à mesa.
Endereço: Av. dos Navegantes, 69 - Lj. 11 / (73) 3288-2812

Portinha: Um restaurante feito para agradar a todos os paladares. A casa oferece um cardápio recheado de sabores que variam diariamente entre comida mineira, árabe, japonesa, italiana e, é claro, o melhor da culinária baiana.
Endereço: Rua Saldanho Marinho, 33 / (73) 3288 2743

Area Ristorante: Localizado na Passarela do Álcool, o Area é especializado em saborosas massas que respeitam o típico sabor italiano. O restaurante serve com todo requinte uma fina seleção de frutos do mar, com lagostas, lulas e camarões, sempre acompanhados de um bom vinho.
Endereço: Passarela do Álcool, 246 / (73)3288-5758

Thats Shak: Na barraca de praia, os exóticos pratos de peixe merecem destaque, assim como a trilha sonora que reúne reggae, blues e rock.
Endereço: Praia de Mundaí / (73)3679-1990

Barraca do Gaúcho: Especializada em rodízio de carnes, a barraca é um dos restaurantes mais conhecidos de Porto Seguro, localizada na Praia de Taperapuã.
Endereço: Avenida Beira Mar, km 69 / (73) 3679-2043

Recanto do Sossego: Local paradisíaco, com uma estrutura profissional reconhecida e ambiente familiar, o Recanto do Sossêgo é um convite aos pecados da gula e da preguiça. Especializado em peixes, massas e petiscos, é uma opção perfeita para um dia saboroso e relaxante.
Endereço: Av. Beira Mar, 10130 (Praia do Mutá)/ (73) 3677-1266

Festas, o ano todo

Festas, o ano todo

Com um sol que brilha praticamente o ano todo, Porto Seguro tem um movimento turístico intenso seja no outono, inverno, primavera ou no verão. A temperatura média anual fica próxima dos 25°, entre 20 e 30º graus. Contudo, é durante os meses de julho e agosto que a probabilidade de chuvas costuma aumentar.

Carnaporto: Em uma das maiores festas de carnaval do país, Porto Seguro reúne milhares de foliões embalados ao som de muita música baiana na Passarela do Álcool, com desfile de blocos e trios elétricos. Contudo, é justamente na Quarta-Feira de Cinzas, quando o carnaval se encerra em quase todas as cidades do Brasil, que se dá início à folia do Carnaporto, prolongando a festa por mais três dias, em um carnaval prolongado que já se tornou tradição.

Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento: Em julho, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte se tornam o maior expoente de sabores da cozinha nacional e internacional no Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento. A festa, realizada de 16 a 30 de julho, promove jantares especiais com chefs convidados nos mais de 30 restaurantes participantes, oficinas na Passarela do Alcool e outras atrações, como shows, apresentações teatrais em 15 dias de festa.

Festa do Descobrimento: De 22 a 26 de abril, o evento relembra o descobrimento do Brasil, em 1500, em Porto Seguro, palco inicial da colonização portuguesa no Brasil, ao mesmo tempo em que revive a celebração da primeira missa no Brasil. Nos dias de comemoração, é realizada uma missa campal, próxima à praia considerada marco do descobrimento. Após a celebração, segue o traslado da imagem de Nossa Senhora do Brasil até o local da cerimônia.