Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Itacaré

Itacaré
Itacaré

um pedaço do céu escondidinho no coração da Bahia

Introdução

Introdução

A simples vila de pescadores protegida pela Mata Atlântica deixou de ser um segredo para poucos na década de 90, quando uma estrada asfaltada tornou o acesso à Ilhéus mais fácil.

A beleza inigualável de Itacaré já havia sido descoberta pelos hippies e surfistas na década de 70, mas hoje a cidade é um dos principais expoentes de conforto e badalação: restaurantes requintados em casarões restaurados e muito charmosos, pousadas modernas, simpáticas lojinhas. Tudo isso veio apenas para completar a paisagem natural, impecável. São várias praias, algumas ainda selvagens, coqueirais, recifes, cachoeiras, rios, trilhas e opções super divertidas de passeios, por terra ou mar. A cidade é tão bonita que já foi cenário para a novela Renascer da Rede Globo, quem não se lembra das plantações de cacau?

Para chegar a Itacaré você precisa ir de avião até Ilhéus, 65 km da cidade. Há vôos diários de todas as capitais brasileiras, adquira agora mesmo sua passagem aérea!

Do aeroporto até a cidade você precisará alugar um carro, pegar ônibus ou taxi.

Chegando em Itacaré já tenha seu hotel reservado, são ótimas opções, a cidade há anos vem se especializando para oferecer muito conforto à seus visitantes. Aproveite que está em um lugar tão preservado e fique em contato com a natureza, o Hotel Txai (Praia de Itacarezinho), muito bem conceituado no Guia Quatro Rodas, conta com spa com vista panorâmica para a praia, piscinas e acesso à praia. A Aldeia do Mar Chalés (Praia da Concha) também oferece um contato muito próximo com a natureza, as acomodações ficam em uma parte muito arborizada.

Não deixe de curtir o pôr-do-sol na Foz do Rio de Contas, aproveite e faça muitas fotos, o visual é incrível. Programe-se antes de sair de casa para não perder nem um segundo desse paraíso.

Fizemos uma seleção especial com o melhor das belezas naturais, passeios, gastronomia e eventos de Itacaré, aproveite!

Belas praias, rios, cachoeiras e passeios cheios de aventura!

Belas praias, rios, cachoeiras e passeios cheios de aventura!

PRAIAS

PRAIA DA CONCHA: Nesta praia está a maioria das pousadas, vale à pena se hospedar aqui pela proximidade com o centro. É a mais movimentada durante o verão, com diversas barracas e restaurantes. A água do mar é um pouco turva por conta da proximidade com a foz do Rio de Contas, mas há pouca correnteza. Você pode alugar um caiaque e curtir um belíssimo pôr-do-sol no canto esquerdo.

PRAIA DO REZENDE: Nesta praia há aulas de capoeira, costões ótimos para curtir as arrebentações do mar, muitos coqueiros cercando toda a orla, o pôr-do-sol por trás dos morros (à frente da orla) e um mar tranqüilo, perfeito para banhos e para pegar uma cor. Fica a 1 km do Centro.

PRAIA DA TIRIRICA: As ondas são fortes, tornando a praia perfeita para o surf. É pequena e protegida por paredões, que se transformam em arquibancadas naturais para os apreciadores do surf e para curtir a bela paisagem. Há também uma pista de skate. É a preferida dos jovens. Fica a 1,3 km do Centro.

PRAIA DA COSTA: O mar é muito agitado, impróprio para banho, mas o visual e as belezas naturais valem à pena a visita. Não há estrutura de barracas, é praticamente selvagem. A areia é branquinha e há muitos coqueiros, que completam o visual. Fica a 1,5 km do Centro.

PRAIA DO RIBEIRA: É uma das mais movimentadas de Itacaré, preferidas das famílias, tem boa estrutura de barracas, música ao vivo, trilhas, arvorismo e tirolesa. A natureza presenteia a praia com um lindo riozinho e Mata Atlântica preservada. Fica a 1,7 km do Centro.

PRAIA DO SIRIACO: É a praia deserta mais próxima do Centro, protegida pela vegetação nativa, é freqüentada apenas por aqueles que querem pleno sossego e isolamento. O acesso é por uma trilha de 15 minutos em meio à mata fechada. Fica a 2 km do Centro.

PRAINHA: É uma das praias preferidas dos surfistas em Itacaré. O mar é muito movimentado e produz uma onda depois da outra. A areia é branca e plana, ótima para caminhar, jogar vôlei, futebol, frescobol e tomar sol. Há muitos coqueiros que garantem sombra o dia todo e apenas uma única barraca de praia. O acesso é por uma trilha de 40 minutos, é preciso auxílio de um guia. São 4 km do Centro.

PRAIA SÃO JOSÉ: No canto direito há o encontro do rio com o mar, fica em uma área de preservação ambiental, mas tem uma ótima estrutura de hotéis, restaurantes e barracas. A areia é branquinha e fina, há coqueiros e piscinas naturais. O acesso é por uma trilha de 15 minutos. Fica a 5 km do Centro.

PRAIA DE JERIBUAÇU: É a mais bela praia de Itacaré. O acesso é por uma trilha de 40 minutos, o que torna a praia uma das mais desertas, um presente para os aventureiros. Protegida por coqueiros tem areia branquinha e ótimas ondas para o surf. O Rio Jeribuaçu corre no lado direito, formando piscinas cristalinas quando encontra o mar. Há uma boa estrutura de barracas com comidas e bebidas. Para chegar até a praia é preciso auxílio de guia especializado. Fica a 11 km do Centro.

ENGENHOCA: É uma praia selvagem, cercada por coqueirais e Mata Atlântica, que tem acesso apenas por trilha de 30 minutos, com guia. O cenário é um presente para os aventureiros que encaram a caminhada, o Rio Borundanga deságua no mar, proporcionando banhos de água doce e salgada. Há barracas rústicas que servem pratos típicos como Tapioca. É uma das praias mais visitadas pelos surfistas. Fica a 19 km do Centro.

HAVAIZINHO: O mar é bastante agitado, o que torna o mergulho difícil, mas aqui os surfistas encontram ótimas ondas e um visual deslumbrante. Um mirante repleto de coqueiros é o lugar perfeito para curtir a paisagem e relaxar. O único acesso é por trilha em meio à mata sem sinalização, portanto, contrate um guia. Fica a 19 km do Centro.

PRAIA DE ITACARÉZINHO: É uma das mais bonitas da cidade, o acesso é bem fácil e a estrutura é boa. São 5 km de praia repleta de coqueiros, morros e recifes. É local de desova de tartarugas-marinhas. No canto direito há uma linda cachoeira, atraindo os amantes da natureza. Fica a 20 km do Centro.

ATRAÇÕES

CACHOEIRA DO TIJUÍPE: Formada por um paredão de 15 metros de largura e 4 de altura em formato de escada natural, e represada por pedras que formam uma deliciosa piscina natural. Para chegar é preciso fazer uma caminhada de 5 minutos depois da Rodovia Ilhéus Itacaré.

INTERATIVIDADE ITACARÉ: É um roteiro de várias atividades ao ar livre: cabo aéreo de 260 metros, parede de escalada, pêndulo, trilhas e passeios de bote. Ainda você pode se divertir com jogos: futebol de sabão, estilingue humano, paintball e luta de cotonetes. Fica em uma fazendo às margens do Rio de Contas. Rodovia Ilhéus-Itacaré, km 62.

PASSEIO DE BARCO PARA OBERVAÇÃO DE BALEIAS: É um programa para os meses de julho e agosto, quando as baleias-jubartes vêm até a praia para acasalar. Saída às 9 horas e retorno às 14 horas.

PASSEIO DE CANOA ATÉ A CACHOEIRA DO ENGENHO: O passeio desce o Rio de Contas por cerca de 1 hora, até chegar a linda cachoeira com três quedas d'água e piscina natural. Há parada em um restaurante no caminho de volta. Ao todo, o passeio dura 6 horas, terminando com um lindíssimo pôr-do-sol.

CURTIR O PÔR-DO-SOL: A Ponta do Xaréu, na Praia da Concha, é um dos lugares mais privilegiados para assisti ao espetáculo do sol se pondo no horizonte do mar. Barcos de pescadores tornam a cena ainda mais bonita. É tradição todos os dias após o pôr-do-sol ter rodas de capoeira no local.

RAFTING NO RIO DE CONTAS: São duas horas de passeio, 3 km de corredeira num bote inflável para 6 pessoas. É uma atividade muito emocionante, é preciso de fôlego e coragem! O início do trajeto é em Taboquinhas, a 28 km de Itacaré.

ARVORISMO E TIROLESA: O Conduru Ecoturismo (Praia da Ribeira) oferece um roteiro super divertido de 20 atividades com árvores: pontes, falsa baiana, escadas e sete tirolesas. No total o roteiro tem 2h30 de duração.

Os melhores cenários e os melhores pratos com o melhor tempero baiano!

Os melhores cenários e os melhores pratos com o melhor tempero baiano!

Itacaré prova a todos que a legítima culinária baiana não é exclusividade apenas de Salvador, aqui você pode provar o melhor dos pratos típicos, em ambientes descolados, pertinho da praia. A maioria dos restaurantes funciona em casarões antigos restaurados, dando um ar rústico aos ambientes.

O sabor baiano ganha requinte e capricho em Itacaré, prove: o Acarajé, bolinho feito de feijão fradinho ralado recheado com Vatapá (fuja, gengibre, castanha de caju e dendê), camarão e pimenta; o Abadá, bolinho de feijão e camarão seco cozido e enrolado em folha de bananeira; as Moquecas, de peixe, camarão, siri e até mesmo arraia, com coco, azeite de dendê, pimentão, cebola e coentro; o Caruru, leva quiabo e camarão seco, e normalmente é servido com o Vatapá; Bobó de Camarão, com camarões refogados, temperos verdes, purê de aipim, azeite de dendê e gengibre; o Camarão Empanado com arroz à grega, camarão e purê; o Peixe Assado na Folha de Bananeira com molho de camarão; o Camarão no Coco Verde; o Peixe na Chapa com Banana-da-terra e o Filé de Peixe ao Molho de Tomate.

Os principais restaurantes de comida regional são: o Boca de Forno (Rua Lodônio Almeida), o Casarão Amarelo (Avenida Castro Alves), o Dedo de Moça (Rua Plínio Soares), o Estrela do Mar (Praia da Concha) e o Jardim dos Sabores (Loteamento Conchas do Mar) que além de um cardápio imperdível tem um lindo jardim com bromélias, palmeiras, bananeiras e orquídeas que cercam o restaurante com varandas, mesas e redes.

Os restaurantes são muito agradáveis e charmosos. A proximidade com a natureza e as praias torna qualquer refeição um momento romântico. Os restaurantes cada vez mais investem em criar pratos que misturem a culinária baiana e a internacional: a Casa Sapucaia (Rua Lodônio Almeida) tem um prato chamado Nasi Goreng, originário da culinária indonésia, à base de arroz negro e legumes, que foi adaptado ao tempero regional; o Restaurante À Brasileira (Rua Pedro Longo) tem seus pratos baseados em ingredientes orgânicos e integrais, além de carnes, peixes e frutos do mar. Para beber peça um Chá Gelado.

Segundo o Guia Quatro Rodas, para almoçar na Praia da Concha as melhores barracas são: Ariamba, Maré Alta e Ximbica.

Para fazer lanchinhos durante o dia não deixe de conhecer: Bem Bahia (Rua Pedro Longo), com 30 tipos de Tapioca de massa fininha, crocante e muito recheada. As melhores são: de Carne Seca com Banana-da-terra e de Chocolate com Pimenta-dedo-de-moça. Conheça também o Tio Gu Café (Rua Pedro Longo), com diversos sabore de Crepes doces e salgados, com nomes em homenagem às praias: Maçambaba é feito com Filé Mignon e Creme Gorgonzola, o Noronha é feito com Massa de Café e recheio de Chocolate e Canela.

Venha curtir festas em total clima de paz e amor!

Venha curtir festas em total clima de paz e amor!

RÉVEILLON: O Itacaré Eco Resort organiza todos os anos uma grande festa de virada de ano, na programação: tendas de sushi, acarajé, tapioca, grelhados, pastas e pães; queima de fogos, tenda de espumantes, bandas ao vivo, DJs, oferendas para Iemanjá e apresentações culturais. Em Itacarezinho acontece também uma grande festa ao ar livre, com boa estrutura de palco, restaurante e bares, já contou com bandas famosas como Olodum e Jammil. A noite sempre emenda com o Itacaré Summer Festival, com muitos shows durante todo o primeiro dia do ano.

ITACARÉ ECO REGGAE FESTIVAL: Maior evento da música reggae de Itacaré e uma celebração de paz e amor em meio à natureza. Há shows regionais e nacionais. Acontece na Praia do Rezende, no mês de janeiro.

FESTA DE IEMANJÁ: Dia 02 de fevereiro é a data de homenagear a Rainha do Mar, em Itacaré não é diferente, como boa cidade baiana acontece uma grande festa pelas ruas, seguida de Procissão Marítima e barquinhos levando oferendas. Além de ser durante o auge do verão, você poderá se emocionar com esta tradição baiana.

FESTIVAL GASTRONÔMICO DE ITACARÉ: Acontece no mês de abril, cada ano com um tema diferente, por exemplo, em 2009 o tema foi a França. Reúne vários restaurantes da cidade em barracas padronizadas, oferecendo o melhor da culinária regional e internacional. Há ainda exposições, seminários, palestras e sorteio de prêmios.

FESTAS JUNINAS: Tradicionais em toda a Bahia, as Festas Juninas são um colorido muito especial a Itacaré nos meses de junho e julho. As ruas ficam tomadas por manifestações culturais, musicais e comidas típicas: mungunzá, licor de jenipapo, canjica, e muito mais. Há casamento caipira, quadrilha, shows e "arraia" com muito forró. Todos participam das festas, de adultos à crianças, que se vestem a caráter animando ainda mais o clima.

Embora o auge das atrações seja no verão, vale à pena visitar Itacaré em qualquer época do ano, seja pelos eventos ou simplesmente para ficar em paz com a natureza e com sigo mesmo nesta cidade tão aconchegante e cheia de energia positiva. Conheça Itacaré!