A cidade da saúde
- Guias de Viagens
- América do Sul
- Brasil
- Guarapari
terra de contos e lendas
Guarapari é uma cidade costeira com belas praias, paisagens fantásticas e uma ótima infra-estrutura turística. Além disso, possui um costume local que diverte e chama a atenção dos visitantes que por ela passam: o de contar lendas.
Guarapari recebeu esse nome em homenagem ao pássaro Guará, outrora presente em grande quantidade. Essas lindas aves, lembram os flamingos, têm a plumagem de cor avermelhada, foram mencionadas na biografia de Anchieta como ave sagrada: São protetoras dos ardores do Sol. Lembrando uma ocasião em que um grupo dessas aves formou uma nuvem sobre sua canoa missionária.
Escutará histórias interessantes e algumas de dar arrepios como as lendas da Mulher Pata, da Praia dos Padres, da Mãe do Ouro, do apaixonado Nadador de Pedra, da Sereia de Meaípe, da Mãe-Bá e da Escalvada.
Muitos lugares cheios de encanto sem ser encantados também estão lhe esperando em Guarapari!
Para chegar à cidade deverá pegar um avião até Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo, a 64Km de distância da cidade.
Existem vôos diários ao Aeroporto Internacional Eurico de Aguiar Salles desde as principais cidades do Brasil. Desde onde existem empresas de transporte público e várias opções rentáveis para se locomover. Escolha a opção mais confortável para você e sua família.
Não perca tempo e compre sua passagem aérea com a Logitravel!
A cidade transborda atrações e divertimento para toda a família.
Poderá visitar a Praia da Areia Preta, com suas areias monazíticas que deram a cidade o título de cidade da saúde: dizem que suas areias radioativas, possuem virtudes terapêuticas.
Também se encantará com as suas cachoeiras, como a Cachoeira de Cabeça Quebrada; o farol da misteriosa Ilha Escalvada (como a Ilha Rasa); lagoas como a Lagoa Vermelha ou do Milho; dunas de areia branca; manguezais; praças; parques de diversão, aquáticos e ecológicos; zonas de mergulho e ainda, poderá desfrutar das compras nos shoppings da cidade, nas feiras hippies e de artesanato local e ainda saborear a sua gastronomia deliciosa.
A cidade ainda conta uma boa rede de hotéis e com suas mais de 30 praias, povo hospitaleiro e diversão atrai ao ano pelo menos 700 mil visitantes. Por isso, se decide este verão ir-se a Guarapari, aconselhamos reserve antecipadamente o seu hotel e garanta desse modo, apenas surpresas agradáveis nas suas férias.
A Logitravel possui uma variada opção para você e os seus e preparou uma guia com várias dicas super legais para que só se preocupe em fazer as malas e gozar das melhores férias que já programou. Confira!
praias, cachoeiras, ilhas e trilhas
Há tanto o que fazer por Guarapari que será difícil escolher e pensará que o tempo é muito curto para tanta atração! Ajudamos-lhe fazendo uma relação das visitas que acreditamos imperdíveis.
O conjunto de pequenas praias Três Praias é bem popular e conhecido. Rochedos separam essas praias que praticamente não possuem ondas, a água possui uma coloração verde e transparente ideal para mergulho e pesca submarina. Tem uma infra-estrutura muito boa com uma área de lazer grande, com sombras de árvores e coqueiros. Pode entrar a pé ou de carro, existem estacionamentos e não se cobra entrada. A prática de camping e uso de churrasqueiras está proibido por questões ambientais e de segurança.
A Praia das Virtudes é rodeada de paredões de pedra, está justo no centro de Guarapari e possui areia clara e fofinha e águas verdes e cristalinas.
As Praias de Setibão e Setiba são duas praias irmanadas que possuem divertimento para dois públicos diferentes, uma ao lado da outra. Estão há 10 quilômetros a Norte do Município da Saúde. Ambas possuem águas azuis e transparentes. Setibão é a favorita dos surfistas, possui uma faixa de areia inclinada e castanheiras que a enfeitam como um colar. Para chegar a Setiba, deverá passar por uma estrada de terra onde encontrará águas muito calmas, idôneas para o relax e a pesca. Uma pequena ilha de rocha separa essas duas praias.
A Praia dos Padres está escondida atrás de um morro coberto por uma mata e esconde histórias misteriosas e lendas. Se pode chegar através de uma trilha a partir da praia da Bacutia. É pequena, com apenas 50 metros de extensão; suas águas são verdes e as ondas são fortes.
A Praia do Morro é uma das maiores praias de Guarapari. Possui quase 3 quilômetros de extensão e de um lado, oferece ondas fortes enquanto que do outro lado, suas águas são serenas. Areia gostosa ao tato, de cor clara, fininha e solta. Durante o verão a vida noturna é movimentada e o visitante encontrará bares com música ao vivo, restaurantes e quiosques.
A Praia dos Namorados, Castanheiras e Praia do Meio formam um conjunto de praias é um dos principais cartões postais de Guarapari. Possui faixas de tom marrom e amarelo de areias monazíticas. Rochas gigantes e arrecifes formam piscinas naturais incríveis para dar um mergulho e durante a maré baixa as crianças podem ver os peixes que ficam nessas piscinas. Águas transparentes e tranqüilas na Pedra da Paquera são o cenário perfeito para os casais apaixonados e na Praia do Meio está o Clube Siribeira. Possui um calçadão cheio de sombras proporcionadas por castanheiras que convidam a deliciosas caminhas.
A Praia da Fonte deveria ser conhecida como praia das tartarugas porque pelas tardes é possível avista-las bem de perto. Possui uma grande biodiversidade marítima e com suas águas calmas é muito recomendável para as famílias que vão com crianças pequenas. No entanto o acesso é um pouco difícil, pois existem muitas construções particulares que foram erguidas ao redor da praia. Para facilitar aos banhistas se construiu uma estrutura de cimento conhecida como trampolim e desde onde os veranistas podem saltar à água.
As praias de Guaibura, Bacutia e Mucumã formam a Enseada Azul que possui areias brancas e finas. A costa rochosa do lado direito propicia passeios com vistas a um mar calmo, de espelhos de água esverdeados. No lado oposto existe um mirante no alto de um morro desde onde tirar muitas fotos com uma paisagem de fundo fantástica. Aqui a água é tão clara que se pode mergulhar a uns 8 metros de profundidade com total visibilidade e encontrar-se com o cargueiro alemão naufragado em 1942.
Uma aldeia de pescadores que atualmente se transformou em um dos lugares mais frequentados do Estado do Espírito Santo é a Praia do Meaípe. Está a 6 quilômetros do centro de Guarapari e já foi considerada uma das dez praias mais bonitas do Brasil pela Revista Quatro Rodas. Possui quiosques e barraquinhas na beira da praia onde degustar vários petiscos e pela noite muito agito. Dizem que seus restaurantes locais preparam os melhores frutos do mar da região. Artesanatos característicos confeccionado na sua maioria pelas mulheres dos pescadores, são expostos na Casa das Rendeiras na orla marítima de Meaípe.
Suas areias possuem coloração dourada e escura e é a principal praia de areias monazíticas de Guarapari, A Praia da Areia Preta. É comum ver as pessoas mais idosas enterrando-se nas areias em busca das suas propriedades medicinais enquanto os jovens que freqüentam o lugar desfilam por seus 200 metros de extensão e aproveitam o mar calmo para refrescar-se e afugentar o calor. Existe uma pequena praia chamada Prainha das Pelotas que se encontra aos pés de uma falésia a qual se pode chegar cruzando uma trilha à direita, sobre as pedras.
A Praia do Sol é praticamente deserta pela dificuldade de acessá-la. Fica a 19 quilômetros a Norte do centro de Guarapari e faz parte do Parque Paulo César Vinha. Conta com 5 quilômetros de extensão de areias claras e possui ondulação forte.
A cachoeira de São Félix é a mais frequentada de todas, com 6 quedas de água a 28 quilômetros da sede de Guarapari, seguindo pela BR101, entrada a Jabaquara.
A Cachoeira da Cabeça Quebrada é espetacular e caprichosa criação da natureza com mais de 20 metros de queda de água, é sem dúvida, a atração principal do lugar que oferece um barzinho, área para camping e demais infra-estrutura para os visitantes. O contato com a natureza é constante e apreciará paisagens muito legais de caminho à cachoeira. Se chega através da rodovia que leva ao Rio de Janeiro, a 19 quilômetros da BR, entrada pelo bairro Jaqueira.
A Cachoeira de Buenos Aires é um lugar exuberante, o passeio até chegar à cachoeira é muito agradável e a organização local está preparando e habilitando mais estruturas para oferecer conforto e bem-estar ao visitante. Acesso pelo lugar conhecido como Buenos Aires a 9 quilômetros do trevo de Guarapari que leva ao Rio de Janeiro.
Arquipélago das 3 ilhas é o paraíso de mergulhadores, pois possui uma vida submarina muito rica. Está no Parque Estadual de Setiba e também pode ser admirado em passeios de escuna, que param para que os turistas possam mergulhar.
Na Ilha Escalvada é onde está o farol com sistema automático, abastecido integralmente por energia solar. Existe uma história que gira em torno à ilha e que os moradores de Guarapari contam que é encantada. Dizem que muda de forma à plena luz do dia, transformando-se as vezes em barco, em castelo, em baleia e outras formas. Não está permitida sua visitação, apenas para mergulho e o acesso se dá apenas em barco com autorização da AVIDEPA.
Na Ilha Rada encontramos os restos do cargueiro inglês Bellucia. São 90 anos de história submersos. Nas suas estruturas encontramos corais, cabos de amarração e cardumes de peixes.
Em Guarapari encontrará muitas outras atividades para realizar em família ou só. Como por exemplo, visitar uma fábrica de panelas de barro, visitar suas lagoas: Lagoa de Caraís, Lagoa de Mãe-Bá e a Lagoa Vermelha ou do Milho.
Uma visão diferente da economia e a vida local pode ser adquirida visitando o seu manguezal.Divirta-se com toda a família em um parque de atrações que funciona durante toda a temporada alta na Praia do Morro, à beira-mar.
Os parques aquáticos também são uma ótima pedida para os que viajam com pequenos. Na verdade esses parques oferecem uma grande variedade de entretenimento tanto para crianças como para adolescentes e adultos. Aproveite e refresque-se!
Trilhas ecológicas para conhecer paisagens incríveis com a fauna e flora da região são bem legais de se fazer, visite o Parque Estadual Paulo César Vinha e o Parque Morro da Pescaria. Aqui encontrará praias de areias vermelhas e conchas e lagoas de águas avermelhadas, dunas e alagados.
Faça um passeio marítimo à bordo de uma escuna, existem roteiros especiais para mostrar os encantos através do mar.
A pesca oceânica é o sonho de todos os pescadores esportivos e o lugar é idôneo para mais que histórias!
Guarapari, possui muitos pontos de mergulho para os amantes dessa prática, atreva-se!Passeie com os seus nas diversas praças e pracinhas da cidade, faça compras de artesanato nas feirinhas hippie e nos centros das rendeiras.Tire fotos com o Tigrão, o tigre mais querido de Guarapari. Desfrute de uma volta pela cidade no trenzinho e pela noite aproveite ao máximo as festas oferecidas nos quiosques e restaurantes das praias aonde a diversão é garantida!
comida com influencia internacional
A culinária geral do Espírito Santo é influenciada pela cultura indígena e dos imigrantes procedentes de países europeus como da Alemanha e Itália e ainda de imigrantes chegados do Oriente, como os árabes.
Comece bem o dia com um pedaço de bolo de fubá ou milho, untado com uma deliciosa compota de laranja.
Aprecie os doces e salgados típicos da região em uma das suas várias padarias e confeitarias, estamos certos de que conquistarão o seu paladar.
Depois de uma manhã de passeios o melhor é almoçar um bom prato típico da região e sem sombra de dúvida, o destaque mais famoso da sua culinária e conhecida a nível nacional é a Moqueca Capixaba.
Esta divide espaço com pratos famosos na região que são também uma delícia, tais como: o camarão no bafo, a torta capixaba, a moqueca de sururu, o bobó de camarão, o bobó de lagosta, o dentão assado com farofa de camarão, muma de siri e caranguejada.
Dizem sobre o preparo da moqueca que ela deve demorar o tempo exato para que o comensal fique entre o cúmulo da fome e o começo da impaciência.
Os capixabas entendem a sua preparação como se fosse um ritual, uma arte onde se deitam camadas de peixe fresco sobre uma cama de tempero picado (ao contrário do prato típico também servido na Bahia, a moqueca de aqui não leva nem leite de coco, nem azeite de dendê).
Aqui vale a regra de que menos é mais e o segredo fica por conta da mão do cheff e nos aromas que chegam do mar.
Tome seu tempo, peça um suco natural e desfrute das vistas ao mar. De repente, aparece o garçom com esta maravilha e então poderá deliciar-se com o melhor da culinária de Guarapari.
Somos informados que os melhores restaurantes que servem a especialidade capixaba se encontram no balneário de Guarapari. Ali chegam diariamente peixes frescos entre: robalos, badejos, namorados e vermelhos.
Para finalizar os capixabas costumam falar de forma muito poética do prato: "deitada sobre uma panela de barro que a emoldura e pintada com urucum para aguçar visualmente o apetite, se encontra a deliciosa Moqueca Capixaba" que claro, para ser de verdade tem de ser capixaba senão seria só peixada.
Outro destaque fica por conta da Torta Capixaba que leva vários frutos do mar como siri desfiado, camarão, ostras e carne de sururu, toque especial para o bacalhau e palmito. É um prato que se costuma consumir tradicionalmente na Semana Santa em todas as casas da região.
Depois de tudo isso, reserve espaço para uma sobremesa típica de aqui como o Pudim de Banana da Terra, o Pudim de Mandioca ou o Pudim de Tapioca. Com tantas coisas que fazer em Guarapari, não precisará se preocupar com as calorias a mais. Reponha energias com muito sabor e sem culpa!
festas à beira mar
Guarapari possui um clima de caráter seco e quente com uma temperatura anual agradável, a média fica entre 24º e 30ºC e o maior período de chuva é de Outubro à Janeiro. Os turistas agradecem, tendo em vista que desse modo podem desfrutar muito mais das suas belas praias e paisagens.
Em qualquer época do ano existem festas e eventos que não pode deixar de participar em Guarapari. Abaixo relacionamos os principais:
Durante todo o verão ocorrem shows com bandas nacionais e cantores famosos da música brasileira no Festival de Verão de Guapari. Embalo e diversão garantida para que está essa época na cidade.
O carnaval aqui tem nome e tudo, se chama Guará Verão Folia e ocorre anualmente, enchendo a cidade de fantasia e música. Shows gratuitos são oferecidos para o desfrute de todos.
Anualmente organizam o Planeta Guarapari, que é um dos maiores festivais de Micareta do Brasil. Normalmente se realiza em abril, mas as datas podem variar, por isso esteja atento à agenda local.
A Festa da Penha é a festa da padroeira do Espírito Santo e se comemora em abril. Vários fiéis chegados de todas as partes do Brasil comemoram a data fervorosamente que é considerada a mais importante do Estado capixaba e uma das 3 maiores do Brasil.
No dia 8 de Dezembro se comemora o dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. Uma festa religiosa comemorada com muita fé desde 1679.
Vários lugares se produzem e montam o cenário perfeito para atravessar em grande o primeiro dia do ano. Existem festas já conhecidas como o Reveillon no Siribeira, o Reveillon da Lua Azul, Reveillon no Multiplace Mais e na Pedreira Adventures Park. Escolha a sua e venha passar o Ano Novo em grande por aqui.
Guarapari lhe espera!