A terra do Bumba-meu-Boi
A diversidade de São Luís
A capital do Maranhão esbanja charme e alegria, desde o povo caloroso até os incríveis lugares para serem visitados. São Luís é uma das cidades históricas mais belas do Brasil e estima-se que a cidade tem mais de 1 milhão de afortunados habitantes.
São Luís foi fundada por franceses em 1612 e fica no Golfão Maranhense. E hoje recebe um grande número de turistas. O município tem um clima tropical semiúmido e uma vasta vegetação litorânea.
A capital maranhense oferece uma gastronomia que é uma característica memorável para seus visitantes. A variedade de opções de pratos usando como principais ingredientes os frutos do mar, as frutas locais, a tapioca e o aipim, é muito grande. E grande também é o número de fãs das comidas locais.
São Luís tem muitas praias belíssimas, as praias de Calhau, Araçagi, Olho d'Água, Ponta d'Areia e São Marcos. As praias são conhecidas por suas belezas naturais e variedades de características. Sendo assim, agrada as famílias que querem tranquilidade, aos surfistas que procuram mar agitado e aos jovens que procuram agito durante as noites também.
A cidade tem como característica a variedade de arquitetura e um centro histórico de tirar o fôlego. E agrada a todos os públicos, pois do outro lado do Rio Anil, fica a parte moderna, repleta de restaurantes sofisticados e shoppings.
Para os visitantes interessados em conhecer mais da cultura local, o certo a fazer é ir na data de eventos folclóricos, como Bumba-Meu-Boi e se divertir assistindo desfiles e participando das danças.
Que tal ir passar suas férias em São Luís com a Logitravel?
Museus, festas, praias e folclore
A bela cidade tem muito para oferecer e inúmeros pontos turísticos para serem visitados. Os museus são ótimas opções para quem gosta de conhecer mais um pouco da cultura.
A Casa do Maranhão é um museu folclórico que apresenta vários objetos usados em um evento típico da cidade, o Bumba-meu-boi. O prédio onde fica o museu foi construído há mais de 100 anos.
No centro histórico da cidade está o prédio que representa a incrível arquitetura dos tempos coloniais. O Museu Casa de Nhozinho apresenta várias obras feitas pelo artesão Nhozinho. O museu tem espaço para apresentar um pouco sobre o Bumba-meu-boi e vários outros objetos usados no decorrer dos anos, como pilões, carros de boi ou artesanatos indígenas. A Casa Nhozinho é conhecida por ter a fachada de azulejos.
Para quem gosta de conhecer peças raras de cristais, porcelanas, mobiliário ou vidros, o lugar indicado é o Museu Histórico e Artístico do Maranhão. O museu é outra evidência da presença colonial portuguesa.
O Centro de Cultura Popular Domingo Vieira ou Casa da Festa é um ótimo lugar que reúne muitas roupas, acessórios e objetos usados em eventos típicos e culturais de cidade. Dentre eles estão o Tambor-de-Crioula, Festa do Divino e até mesmo Carnaval e Ano Novo.
Para quem quer saber como era o centro histórico e comparar com a atualidade, o lugar certo para ir é o Centro Histórico Solar dos Vasconcelos. O local possui fotos e maquetes do centro, além de miniaturas de barcos antigos.
Outro prédio com a fachada coberta de azulejos é o Museu de Arte Sacra. Lá você poderá ver imagens sacras dos estilos barroco, maneirista, neoclássico e rococó. Vale a pena conferir!
Falando em azulejos, que tal conhecer uma exposição deles? Se interessou? Vá ao Museu de Artes Visuais. Lá além de ver diferentes tipos de azulejos, de diferentes origens, você poderá conhecer mais sobre arte sacra, e é claro, algumas exposições de artistas nacionais.
Quer conhecer um antigo mercado de escravos? Então vá ao Cafua das Mercês, além de conhecer o pequeno sobrado, você poderá ver de perto vários objetos usados em rituais que vieram direto da África.
O Convento das Mercês é o local que abriga o Memorial José Sarney e o Museu da Memória Republicana.
São Luís tem um palácio! O Palácio dos Leões foi construído em 1612 e inicialmente era conhecido como Fortaleza São Luís, mas após a tomada pelos portugueses, se transformou em um palácio neoclássico. O palácio tem diversos salões que contam com constantes exibições de obras de artes, gravuras e quadros, que datam dos séculos XVIII e XIX.
O Teatro Arthur Azevedo é o segundo mais antigo do Brasil! Com um estilo neoclássico, o teatro é uma obra de arte em sua arquitetura e fachada. Aberto ao público, o teatro conta com visitas guiadas e espetáculos.
Os degraus mais famosos de São Luís ficam no Beco Catarina Mina. O beco conta com uma escadaria de 35 degraus feitos em pedra de lioz do século 18. O nome Catarina Mina é em homenagem a uma bela escrava que prestava favores aos coronéis portugueses.
A Fonte do Ribeirão é mais um atrativo cultural de São Luís. Com um estado de conservação impecável, a fonte tem cinco pontos de água que jorram de bocas de peixes, deuses e carrancas.
Vamos falar agora das igrejas de São Luís. A cidade dispõe de três igrejas que merecem uma visita, cada uma mais bela que a outra, e são elas: a Matriz da Sé, a Igreja do Carmo e a Igreja do Desterro.
Primeiramente, a Matriz da Sé, foi inaugurada em 1699 por jesuítas, mas passou por diversas reformas desde sua fundação. Recebeu ao longo dos tempos detalhes neoclássicos, um teto com pinturas, mas por outro lado, o altar-mor permaneceu o mesmo desde o século 19. Dando sequência, a Igreja do Carmo é um conjunto de beleza e história. Com uma fachada de belos azulejos portugueses, a igreja se mantém preservada até os dias de hoje.
Finalizando, a Igreja do Desterro mantém uma crença. Se acredita que a Igreja do Desterro foi construída no exato mesmo lugar onde foi erguida a primeira capela da região, que foi destruída na invasão holandesa.Agora vamos ao melhor assunto, é hora de falar das praias! São Luís é muito bem servida em questão de praias, e aqui vamos dar umas dicas de quais são as melhores para sua visita. Prepare o protetor solar e pé na estrada!
A praia de Calhau é calma, com dunas e vegetação rasteira. O comprimento da praia acompanha toda a Avenida Litorânea e o movimento costuma ser bem intenso nos finais de semana. Além do mar, é claro, o charme da praia fica por conta dos quiosques padronizados e dos restaurantes sobre palafitas.
Saindo um pouquinho de São Luís, a 19 km do centro, fica a praia de Araçagi, no município de São José de Ribamar. O diferencial deste praia é a beleza artificial, que apesar das belas dunas, sobressai o fato de que várias barraquinhas de comida típica estão espalhadas pela praia, e todas elas são acessíveis de carro, enquanto estes ficam estacionados ao lado das barracas.
Para um visual mais rústico com dunas, morros e falésias, e simultaneamente quiosques e barracas, vá até a praia de Olho d'Água. A praia é bastante movimentada e tem um vento que sopra forte, atraindo praticantes de esportes a vela.
A praia de Ponta d'Areia é a mais visitada da cidade. Localizada bem próxima ao centro, a praia é de fácil acesso e reúne os mais diversos banhistas, porém não é muito indicada para banho. Ao longo da orla encontramos restaurantes e muito reggae.
Fechando com chave de ouro a lista de praias, a melhor praia para os jovens e surfistas. A praia de São Marcos conta com muita diversão, animação e bares, que fazem o agito durante o dia e a noite. A paisagem encanta, com dunas de vegetação natural e ruínas do Forte de São Marcos. São Luís é um ótimo exemplo da beleza das cidades brasileiras. Vá com a Logitravel conferir.
Culinária à moda de São Luís
São Luís tem inúmeras características que irão fazer com que sua viagem seja inesquecível, mas a principal delas é a saborosa comida. O cardápio é repleto de opções e combinações de comidas marítimas. Os restaurantes preparam pratos que representam a culinária local, e o melhor de tudo, à beira mar. Vá aproveitar essas delícias com a Logitravel!
A peixada, caldeirada, camarões, caranguejos e peixes são os protagonistas no menu. Agora vamos citar os principais pratos típicos de São Luís para que você possa provar e se deliciar com a culinária da capital do Maranhão.
Vamos começar citando o Cuscuz de Milho, que encanta a muita gente, assim como o Cuscuz de Coco.
O Bolo de Macaxeira é um dos principais pratos de São Luís. O bolo é feito de aipim e é sucesso em todo o país. A "macaxeira" (aipim ou mandioca) é um ingrediente muito usado, outro prato famoso é a Macaxeira Cozida.
Já ouviu falar em beiju? Pois é, apesar do nome confuso, beiju é a típica tapioca. A tapioca tem origem indígena e até hoje conquista a muitos. O recheio varia e depende da sua vontade, pode ser doce ou salgado.
A carne de sol com pirão de leite é sucesso no Maranhão, o prato é saboroso e típico na cozinha regional.
A manteiga de garrafa é encontrada em São Luís, ela é líquida e produzida artesanalmente.
O Arroz de Cuxá, arroz de marisco, arroz de jaçanã, arroz de toucinho, estão sempre na mesa. O Arroz de Cuxá tem os típicos ingredientes: a mandioca e frutos do mar.
Açúcar queimado, coco ralado, trigo, cravo e manteiga. Essa combinação também pode virar um dos doces mais saborosos de São Luís, o doce de espécie, que é uma ótima opção para sobremesa.
E após tantas opções de comidas deliciosas, uma boa dica é o que beber. A resposta é Cupuaçu e Bacuri. Essas são bebidas preparadas com frutas locais misturadas com leite, ou se preferir, sem.
São Luís tem muitos restaurantes e bares que capricham na gastronomia. O cardápio é extenso e você poderá comer de tudo!
O batismo do Bumba-Meu-Boi
As datas festivas de São Luís são muito animadas, e tem como marca registrada a imensidão de cores e trajes típicos! As festas são livres para os mais jovens e para os mais experientes, eliminando todas as barreiras da idade. E durante todas essas alegrias, a dança e a música estão sempre presentes, embalando todo o animado público.
A agenda principal dos eventos de São Luís tem um grande marco nos meses de junho e julho. É durante este período que acontecem as principais festas da cidade, e as comemorações não param. A cidade inteira e os moradores entram em clima de festa, e por toda a extensão de junho e julho, São Luís é tomada pelo clima Bumba-Meu-Boi. Várias apresentações acontecem, misturando tudo que há de melhor na cultura são-luisense. Vemos por todo lado a tradição folclórica, o teatro, a música e a dança, o que acaba encantando todos os turistas e nativos. A capital fica lotada de grupos folclóricos que chegam do interior do estado para brincar e festejar nos arraiais que tomam conta das ruas históricas do centro e de Praia Grande.
Os espetáculos são tomados por diversos ritmos que ditam o andamento das festas. Se você ouvir som de instrumentos de percussão, saiba que o ritmo que está te guiando é o matraca. Mas se o seu ouvido for agraciado com instrumentos de sopro, é a orquestra que está ditando o ritmo, tornando a festa ainda mais bonita.
As comemorações tem início no dia 13 de junho, com festas que celebram um animado batismo do boi. Na virada do dia 23 para o 24, é comemorada a noite de São João, que é um marco na folia, representando um dos dias mais agitados de todo o mês, com um grande público. E no final do mês de junho, no dia 30, é o marco do encerramento das festas, comemorando o dia de São Marçal.
E em julho, as comemorações mudam um pouco de estilo, mas a animação continua sempre presente. Durante todo este mês, você pode ir ao Convento das Mercês, onde acontecem apresentações dos melhores grupos de São Luís. E uma dica: se você não puder estar presente na cidade nestas datas, não se desanime! Vale a pena conferir, em abril e maio, os ensaios das comemorações do Bumba-Meu-Boi, fazendo que sua diversão se torne uma atividade com uma perspectiva diferente!