Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Natal

Natal
Natal

a Cidade do Sol!

A localização estratégica faz de Natal a "Esquina da América"

A localização estratégica faz de Natal a "Esquina da América"

Na capital do Rio Grande do Norte faz sol durante 300 dias no ano, esse privilégio acabou pro apelidar a cidade como Cidade do Sol. Para curtir tanto sol você tem mil opções: praias, rios, morros, mirantes, fortes e faróis. Do litoral de Natal, de frente para o mar você estará mais próximo da África que qualquer outra pessoa em outro lugar do Brasil. Esta localização geográfica diferenciada faz de Natal a "Esquina da América". Aqui você irá encontrar a Miami brasileira, uma das melhores praias do Brasil para surfar. Natal foi a primeira cidade brasileira a consumir Coca-cola, a quarta fábrica da bebida no mundo instalou-se na cidade em 1942. Durante a Segunda Guerra Mundial, Natal foi classificada como um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo. Pode-se dizer que o Forró nasceu em Natal, quando os americanos visitavam a cidade diziam que as festas eram "For All" (para todos), de For All para Forró foi um pequeno passo. Natal é o segundo destino turístico mais procurado do Brasil, você não pode ficar de fora, venha logo conhecer essa beleza de lugar!

Aproveite a localização estratégica de Natal e adquira agora mesmo sua passagem aérea. Diariamente partem vôos para o Aeroporto Internacional de Natal de todas as capitais brasileiras. É importante também reservar seu hotel, há boas e baratas opções de hospedagem na cidade. Escolha um hotel ou pousada que se adapte a sua necessidade. Uma boa opção é o Sesc Enseada Praia (Avenida Engenheiro Roberto Freire) que fica na Ponta Negra, pertinho de tudo e com diárias muito em conta. Uma opção mais sofisticada é o Serhs Natal Grand (Via Costeira) que fica na Praia de Barreira d’água, um pouco afastada do movimento do Centro. Pesquise antes de viajar e encontre o melhor hotel para descansar e recuperar as energias em Natal.

Antes de viajar faça um roteiro com junto com sua família, destaque os destinos mais interessantes para vocês e não perca nem um minuto do seu passeio. Fizemos uma seleção especial para você conhecer melhor a cidade. A seguir você irá encontrar uma compilação com o melhor dos passeios e pontos turísticos, gastronomia e restaurantes e eventos de Natal. Aproveite!

Uma imensidão de belas praias!

Uma imensidão de belas praias!

PRAIAS: A diversidade de ambientes, paisagens e atividades faz das praias de Natal os pontos mais concorridos: piscinas naturais, manobras radicais nas dunas que mudam de lugar, vila de pescadores cheia de sossego e muito mais!

Ponta Negra: É a principal praia urbana na cidade e também a mais badalada. Cada trecho apresenta uma paisagem diferente: começa como uma praia deserta, ao norte tem mar calmo e perfeito para famílias com crianças, a parte central tem diversos hotéis e no canto direito é muito movimentada devido à grande quantidade de bares e restaurantes. No verão o calçadão fica repleto de vendedores ambulantes e atrai principalmente turistas estrangeiros! Na Ponta Negra fica o Morro do Careca, com 120 metros de altura, cercado por vegetação fechada. Aproveite para fazer muitas fotos, o cenário é belíssimo.

Praia do Cotovelo: É a preferida das famílias com crianças, o mar é calminho e a boa estrutura da praia garante sossego durante todo o dia. A faixa de areia é estreita, mais uma vantagem se você estiver viajando com crianças, pois poderá cuidá-las de perto. Há boas barracas que servem de pescados à caranguejos. Fica a 25 km do Centro.

Praia de Búzios: A praia pode ser dividida em três: ao norte o mar fechado, os recifes e corais presentes nas piscinas naturais são um convite e tanto para um bom mergulho; na parte central o mar é muito agitado, tornando-se impróprio para banhos, mas há bons restaurantes e barracas; ao sul formam-se ótimas ondas para o surf. Fica a 35 km do Centro.

Barra de Tabatinga: É uma enseada de águas muito calmas, freqüentada principalmente por famílias com crianças. Na Barra de Tabatinga fica o Parque dos Tubarões, mas quem reina absoluto por aqui são os golfinhos. Siga para o mirante da estrada para vê-los mais de perto. Mas o visual compensa mesmo sem golfinhos: dunas, falésias e um mar verdinho formam a paisagem. É a última praia do Litoral Sul de Natal.

Pirangi do Sul: Nesta praia você irá encontrar lindas e deliciosas piscinas naturais. Diariamente partem escunas do da praia até as piscinas naturais, com paradas para mergulho em meio à grande diversidade de espécies de peixes e corais. Aqui também fica o maior cajueiro do mundo, se for à época certa você poderá até mesmo provar um dos frutos. Fica ao Sul.

Praia de Genipabu: As dunas são o principal atrativo. Os bugues passeando pelas dunas farão você se sentir em uma autêntica montanha russa. Você poderá escolher entre o passeio "com ou sem emoção", ou seja, com mais ou menos velocidade nas dunas "móveis" e "fixas". Há ocasionalmente lagoas de água doce que se formam entre as dunas. Do alto dos montes de areia você poderá ter uma vista privilegiada da Lagoa de Genipabu e ainda fazer um inusitado passeio de dromedário.

Praia do Forte: Conta com muitas piscinas naturais que se formam em épocas de maré baixa em meio aos recifes. Nessa praia fica o Forte dos Reis Magos, banhado pelo Rio Potengi. Fica a 5 km do Centro.

Praia dos Artistas: É uma das mais populares de Natal, fica pertinho do centro, há 3 km. O mar tem trechos mais calmos e também outro com ondas fortes, boas para o surf. Durante a noite a praia é bem iluminada, é comum ver surfistas até altas horas da madrugada.

Praia da Redinha: É urbanizada e repleta de bons quiosques. Fica ao lado da Ponte de Todos, que passa pelo Rio Potengi. É o ponto de partida de vários passeios pelo Litoral Norte. Há também uma antiga vila de pescadores que mantém até hoje a tradição de vender produtos no Mercado Público, lá é possível encontrar uma iguaria típica da cidade: a Ginga com Tapioca. Fica a 11 km do Centro.

Praia Miami: É a melhor praia para surfar ou assistir os surfistas no mar. As ondas chegam a 1,5 metros. A vista é toda colorida por pranchas no início da manhã ou no final da tarde. É uma das mais freqüentadas pelos jovens.

CONSTRUÇÕES E PASSEIOS

Palácio Potengi: Construído em 1873, foi sede do Governo de 1902 a 1996. Abriga a pinacoteca do Estado. Todo o mobiliário, do século 19, também é exposto. Fica na Praça 7 de Setembro.

Fonte dos Reis Magos: A construção feita em formato de estrela foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional. Construído em 1598 sobre recifes, cascalho de ostras, óleo de baleia, areia e pedras tem paredes de até 14 metros. Fica num local estratégico: no ponto de encontro do Rio Potengi e o Oceano Atlântico. O monumento também conserva canhões que marcaram as batalhas dos portugueses contra os invasores holandeses em 1633.

Farol da Mãe Luisa (Farol Natal): São majestosos 37 metros de altura, você poderá alcançar o topo através de uma escada de 151 degraus. Lá do alto terá uma das mais espetaculares paisagens de Natal, seus olhos alcançarão várias praias ao mesmo tempo. À noite o farol emite luz a cada 12 segundos por uma extensão de 44 km.

Centro de Turismo: Neste mesmo prédio funcionava a Casa de Detenção de Natal, hoje funciona como feira de artesanato e galeria de arte antiga e contemporânea. Nas noites de quinta-feira acontece o "Forró com Turista", um show de música regional imperdível.

Barreira do Inferno: O nome assusta, mas o local vale a visita. É uma Base da Aeronáutica que em 1965 funcionou como a primeira base de lançamento de foguetes espaciais da América do Sul. O nome peculiar foi dado pelos pescadores, devido ao reflexo avermelhado das falésias no mar ao entardecer.

Parque das Dunas: É uma área que equivale a mais de mil campos de futebol. Nesta imensa área você irá encontrar: trilhas, mirantes, morros, mata atlântica, vista para o mar, praias de mar tranqüilo e passeios de bugue. Fica no final da Av. Alexandrino de Alencar, 5 km do Centro de Natal.

Cajueiro de Pirangi: É o maior cajueiro do mundo, o tamanho realmente é impressionante, a copa tem tamanho de um campo de futebol. Toda essa imensidão gera todos os anos cerca de 70 mil frutos. De novembro a janeiro você poderá colher os frutos direto do pé. No local há uma simpática feira de artesanato. Fica na Avenida Deputado Márcio Marinho.

Passeio de Van até Maracajaú: São 57 km até chegar às piscinas naturais de Maxanguape, entre as mais bonitas do Brasil. O passeio pelo mar é feito numa lancha, passa por recifes e corais, você pode ainda fazer um mergulho em meio à vida marinha.

COMPRAS

Rendas de Labirinto: É uma tradição em Natal conhecer o trabalho das labirinteiras. O meticuloso trabalho das artistas é bonito de se ver. Não deixe de levar ao menos uma peça para casa. São toalhas, centros de mesa, passadeiras, capas de almofada e guardanapos. Você irá encontrar as preciosas rendas no Distrito de Campo de Santana, 45 km do Centro de Natal.

De pratos simples como a Carne de Sol a pratos excêntricos como a Buchada de Bode!

De pratos simples como a Carne de Sol a pratos excêntricos como a Buchada de Bode!

A culinária nordestina reina por estas bandas. Cada prato tem um sabor "arretado", difícil de encontrar em qualquer outro lugar do Brasil. Os frutos do mar e os ingredientes vindos da terra são a base de todos os pratos típicos. Uma prova disso é a Caranguejada, feita com caranguejo cozido em leite de coco e temperos nordestinos. E por falar em temperos, outro prato típico é o Peixe Frito em Azeite de Dendê. A Carne de Sol é o ingrediente principal de várias receitas da culinária regional, mas pode ser servida pura, apenas com temperos e farinha de mandioca, é uma delícia. A Carne de Sol Potiguar é servida com Farofa D’água, Arroz de Leite, Feião de Corda, Macaxeira e Manteiga de Garrafa. O Feijão-verde também é um dos ingredientes mais tradicionais, preparado com manteiga, cebola, cheiro verde. A marca registrada da culinária nordestina é a Tapioca, em Natal a tradição não é diferente. Você irá encontrar a versão doce e salgada, com diversos recheios, como: carne de sol, queijo, queijo e presunto, carne com nata, carne com caranguejo, goiabada, doce de leite... Enfim milhares de versões, todas deliciosas. O Camarão na Moranga não é uma exclusividade somente de Natal, em todo o nordeste você irá encontrar o prato, mas não deixe de desfrutar do seu incomparável sabor durante a sua viagem à Natal. O mesmo vale para o Bobó de Camarão e o Bobó de Frango. Entre os pratos típicos está a excêntrica Buchada de Bode, que à primeira vista pode causar certo estranhamento, mas aposte, o sabor é maravilhoso. O prato é feito com pedaços de vísceras do cabrito, sangue coagulado, poucinho fresco picado e uma infinidade de temperos... O resultado é surpreendente! Você não pode sair de Natal sem provar esta iguaria. Para encontrar todos os pratos típicos da cidade você precisa conhecer o Restaurante Mangai (Avenida Amintas Barro), famoso pelas delícias regionais.

A cozinha internacional também faz sucesso por aqui, principalmente a italiana. No Restaurante Mazzano (Avenida Engenheiro Roberto Freire) você poderá desfrutar de um ambiente totalmente voltado à cultura italiana, e dividir com sua família as famosas massas e pizzas. No Le Soleil (Via Costeira) você irá encontrar o melhor da culinária francesa. No Take-ya (Avenida Praia de Ponta Negra) e no Imai Sushi House (Avenida Des. Dionísio Filgueira) você irá encontrar uma grande variedade de pratos da cozinha oriental.

Quando bate aquela fome durante o dia a melhor opção são as barracas na beira da praia. Prove os Caranguejos da Barraca do Caranguejo (Avenida Erivan França), as Tapiocas doces e salgadas da Casa de Taipa (Rua Dr. Manuel A. de Araújo), as delícias de padaria e Bolinho de Macaxeira e Milho da Fábricca Mangai (Avenida Prudente de Morais), o Café com Creme de Avelã do Santa Clara Café Orgânico (Avenida Bernardo Vieira) e os excêntricos sabores de sorvete feitos na Sorveteria Tropical (Avenida Amintas Barros): Sorvete de seriguela, cajá e mangaba. A qualquer hora do dia você irá encontrar em Natal um lugarzinho especial para matar a fome com muito sabor.

Religiosidade, Fé, Forró e muita festa!

Religiosidade, Fé, Forró e muita festa!

Carnatal: O roteiro de eventos segue uma linha bem diferente em Natal, os festejos de carnaval já começam no mês de dezembro. O Carnatal é uma das maiores micaretas do Brasil, são três dias de muita festa, acontece sempre na primeira quinzena de dezembro e atrai sempre cerca de 250 mil pessoas para a cidade. Vários camarotes e arquibancadas são montados pelas ruas para que o povo possa assistir aos belíssimos desfiles dos blocos e bandas de axé.

Auto de Natal: O Centro da cidade fica em polvorosa para a apresentação do espetáculo. Acontece sempre no dia 22 de dezembro e conta com apresentação de vários grupos diferentes de folclore, teatro e música. Até mesmo quadrilhas juninas, tribos indígenas e escolas de samba se apresentam no Auto de Natal, todos para retratar a sua maneira o Nascimento de Jesus.

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes: Comemorada todos os anos na última semana de janeiro. É uma das tradições mantidas através do tempo na Praia da Redinha. Na programação está presente a missa, procissão, concurso de embarcações e shows.

Festa de Santos Reis: Acontece sempre na primeira semana do ano, entre 1 e 6 de janeiro. O local é o Bairro de Santos Reis e na programação: missas, procissões, novenas, apresentações folclóricas, shows e comidas típicas.

Trem Potiguar do Forró: Todos os anos nos meses de junho e julho a Maria fumaça é o palco de uma animada festa no estilo nordestino. Durante três fins de semana trios de sanfoneiros animam os passageiros nesse passeio emocionante e divertido, há shows e degustação de cachaças.

Aproveite principalmente os meses de janeiro, fevereiro, março, julho, agosto, novembro e dezembro para visitar Natal, é a época mais movimentada do ano. Não deixe de aproveitar pelo menos um evento importante da cidade. Natal espera por você, adquira agora mesmo sua passagem aérea e venha conhecer a "Esquina da America".