Um presente da natureza pra ninguém botar defeito!
- Guias de Viagens
- América do Sul
- Brasil
- São Sebastião
Introdução
Cerca de 100km do Litoral Paulista pertencem a São Sebastião. É um pedaço de orla belíssimo, recortado por enseadas, ilhas e rios que deságuam no mar, formando praias para todos os gostos: das mais selvagens às mais estruturadas. Além das praias: piscinas naturais, cachoeiras, rios, trilhas em meio à Mata Atlântica, natureza preservada, animais, espécies vegetais, mergulho em meio à vida marinha ou a naufrágios fazem deste paraíso um lugar encantador. Através de pequenos detalhes da arquitetura, artesanato e cultura das ruas da cidade você irá desvendar um pouco mais da história de São Sebastião. A história da cidade se remonta na história do Brasil, o porto local era um dos principais pontos de chegada dos colonizadores europeus. Não por acaso os portugueses se encantaram com o Brasil, logo quando vieram já encontraram lugares maravilhosos como São Sebastião.
Maravilhe-se você também e venha à São Sebastião. Reserve já seu vôo mais hotel com a Logitravel e desfrute de umas merecidas férias no litoral paulista.
A cidade fica a 180km da capital São Paulo, facilitando a chegada de turistas, pois diariamente saem vôos para a capital paulista de todas as capitais brasileiras.
De qualquer um dos aeroportos de São Paulo até São Sebastião você deverá seguir de carro alugado, ônibus ou taxi. É muito importante fazer sua reserva em um bom hotel antes mesmo de colocar o pé na estrada, pesquise a opção que melhor se adapta a sua necessidade e faça sua reserva hoje mesmo!
Em São Sebastião você pode ficar hospedado em um hotel na praia, como no Juquehy Praia que fica do ladinho do mar, e é perfeito para famílias com crianças, tem piscina para os adultos e também para os pequenos, além de atividades de recreação e cardápio diferenciado. Ou você pode ficar em um hotel mais próximo de uma das ilhas, como o Hotel Ilha de Toque-toque, com vista privilegiada para a praia e a ilha, totalmente em sintonia com a natureza. O importante mesmo é você escolher a melhor opção para recuperar as energias após um dia inteiro de muita aventura nesse paraíso natural.
É preciso muito pique para aproveitar tudo o que São Sebastião tem para você. Programe seu roteiro de viagem antes de sair de casa, anote os locais que mais lhe interessam conhecer. Fizemos uma seleção especial para você conhecer melhor São Sebastião, destacamos o que há de melhor em lazer, gastronomia e eventos, aproveite!
Praias, cachoeiras, passeios emocionantes: Aqui a natureza dá um show!
PRAIA DE CAMBURI: É uma das preferidas dos jovens de São Paulo. O mar forma boas ondas e atrai muita gente bonita. Nos finais de semana a praia bomba, muitos quiosques se instalam na inclinada faixa de areia de Camburi. Em outros pontos da praia o mar é calminho, ideal se você estiver viajando com crianças. Vale à pena subir o Morro das Sete Velas e apreciar a vista, as asas deltas e os paraguaiders. Fica a 42 km do Centro.
PRAIA DAS CALHETAS: É pequenininha, mas com uma beleza singular. A praia tem dois lados, por ser uma península que avança mar adentro. De um lado há uma faixa de areia, do outro, muitas pedras. Bem em frente está a Ilha de Toque-toque. Fica a 18 km do Centro, acesso de barco.
PRAIA DA JURÉIRA: Protegida por morros com Mata Atlântica preservada, possui águas muito claras e areia fofinha. No canto norte há um lago que atrai diversas aves na época de migração. Não quiosques nesta praia, o que a torna praticamente selvagem. Fica a 62 km do Centro.
PRAIA BARRA DO SAHY: Aqui o mar é calmo, a areia branquinha e a orla forma uma espécie de ferradura. Se você estiver viajando com crianças, não deixe de passar boas horas nesta praia aconchegante. No canto sul as rochas formam uma deliciosa piscina natural. No outro canto está a foz do Rio Sahy. A praia fica bem em frente a duas Ilhas, o cenário do centro da praia é o mais bonito. Fica a 47 km do Centro de São Sebastião.
PRAIA DO PAÚBA: Pequeninha, calma e cheia de casas de veraneio. O que faz da praia um pouco movimentada e muito divertida é: uma vila tipicamente caiçara no canto esquerdo, na boca de um rio, a área de camping e um restaurante. É ótima para o banho de mar, mas em dias de vento é um prato cheio para os surfistas. Fica a 24 km do Centro.
PRAIA SANTIAGO: Perfeito para quem quer sossego: areia clarinha, água cristalina e vista privilegiada para três ilhas: Toque-toque, Montão de Trigo e Alcatrazes. Do lado direito, quando há bons ventos o surf impera. Fica a 22 km do Centro.
PRAIA DE JUQUEÍ: O mar e as montanhas cobertas por Mata Atlântica emolduram a praia de areias clarinhas e mar cristalino. A faixa de areia é ampla, um convite para correr ou caminhar no final da tarde. Aqui há excelentes opções de hospedagem. É muito procurada por famílias que buscam tranqüilidade. Há ainda um pequeno centrinho, com restaurantes e minishoppings. Fica a 53 km do Centro.
PRAIA DE MARESIAS: Muito movimentada durante o dia com diversas atividades esportivas e gente bonita curtindo o sol e a noite com muitas baladas e bares, é a preferida dos jovens. Mas apesar de toda essa agitação, durante o dia, no canto esquerdo, muitas famílias também aproveitam a bela paisagem. Fica a 27 km do Centro.
PRAIA DA BALEIA: Conta com uma faixa de areia plana e extensa, ideal para caminhadas e corridas. O mar forma ondas médias, boas para iniciantes no surf. Os apreciadores de esporte também se encontram por aqui diariamente. O nome foi dado por causa da ilha a sua frente, em formato de baleia. Fica a 44 km do Centro.
PRAIA DO TOQUE-TOQUE PEQUENO: Uma simpática praia cheia de redes espalhadas na sombra das árvores, já foi vila de pescadores e hoje é perfeita para famílias com crianças. Fica a 21 km do Centro.
PRAIA DO TOQUE-TOQUE GRANDE: Curiosamente é menor que a Praia do Toque-toque pequeno, conta com belos costões e a Ilha de Toque-toque, ótima para mergulho e pesca.
PRAIA DA BARRA DO UNA: Aqui o Rio Uma encontra o mar, pertinho das mais belas ilhas de São Sebastião. É um dos melhores centros náuticos da cidade. Fica a 59 km do Centro.
CACHOEIRAS DO RIBEIRÃO DE ITÚ: Fica na Estrada do Cascalho e abriga atrações imperdíveis: uma deliciosa piscina natural e uma ducha formada pela vertente que vem de trás das pedras. Para ter acesso a todas as quedas do complexo é preciso contratar um guia. O percurso total das cachoeiras tem 8 km.
CACHOEIRA DE CAMBURI: Cercadas por Mata Atlântica estão três quedas belíssimas do Rio Camburi, que formam incríveis piscinas naturais. É obrigatório ir acompanhado por guia credenciado.
PASSEIO DE LANCHA: O roteiro tem cerca de 30 minutos, e pode ter algumas boas surpresas como a companhia de golfinhos. O passeio parte da Praia do Una todos os dias e ao chegar à Ilha Montão de Trigo faz uma parada para mergulho. O passeio pode ir também até a Ilha das Couves e As Ilhas, onda há nova parada para mergulho. Este percurso mais longo dura cerca de 3 horas.
PASSEIO DE CAIAQUE PELOS RIOS UMA E CUBATÃO: São dois roteiros: o primeiro leva o caiaque pelo Rio Cubatão até encontrar o Una. O outro roteiro parte do Rio Uma até o Rio Cristina. As duas opções são ótimas para ficar em contato com a natureza e conhecer melhor a Mata Atlântica, espécies de pássaros e bromélias.
MERGULHO: O melhor local para praticar o mergulho em São Sebastião é na Ilha Montão de Trigo. Incluídos no mergulho estão as ilustres presenças de sardinhas, peixes-frade, sororocas, anêmonas, aranhas-do-mar e muitos corais. Você pode mergulhar livremente ou com guia.
SURF: Se você não sabe surfar não tem problema, em São Sebastião há várias escolas que ensinam da teoria à pratica. Há duas escolas especializadas: Green Way (Juqueí) e Billabong (Praia da Baleia).
MUSEU DOS NAUFRÁGIOS E BIOLOGIA MARINHA: Abriga muitos objetos resgatados de navios que naufragaram próximos a costa de São Sebastiã, como o Príncipe das Astúrias que naufragou em 1914. No local há também muitos aquários com peixes, moluscos e crustáceos.
Prove a deliciosa combinação das culturas indígena, portuguesa e africana!
Como tradicional cidade que carrega a herança caiçara, São Sebastião é especialista em produzir exclusivos pratos à base de peixe e frutos do mar. A cidade foi marcada pela colonização portuguesa e pela vinda dos escravos africanos, essa mistura toda temperou a culinária local. Uma das maiores contribuições africanas surgiram com o cultivo da cana na região, a cachaça é ingrediente de vários pratos da gastronomia de São Sebastião. Surgiram então pratos como: A Lula Recheada com Camarão, A Lagosta Flambada na Cachaça, o Peixe ai Molho de Frutas, as Caldeiradas e as Paellas. O Azul-marinho e um prato que é a cara da cultura caiçara e famoso em São Sebastião: peixe salgado/seco, cheiro-verde, salsinha, coentro, banana quase madura, que dá uma cor azulada ao prato. O mesmo prato, mas sem a banana é tradicional em São Sebastião, conhecido como Escardado de Peixe Sapreso. O Peixe Seco Refogado também é essencial para conhecer os sabores de São Sebastião, a receita leva peixe seco com abóbora, banana ou batata doce.
Em sua viagem por São Sebastião poderá aproveitar os melhores sabores com as melhores paisagens juntas. Nada melhor que degustar bons pratos de frente para o mar, sentindo a brisa, ouvindo o barulho das ondas... O Restaurante Ilha de Toque-toque (Rodovia Dr. Manoel Hyppólito Rego) tem um ambiente rústico e aconchegante, o deck fica de frente para o mar, perfeito para os fins de tarde. Outro restaurante com ambiente super agradável é o Madre Guadalupe (Rua Claudio Izidoro Espírito Santo), especializado em cozinha mexicana, tem sempre shows de MPB, Jazz e pop-rock. Pra ficar em clima de praia e tranqüilidade, vale à pena conhecer o Restaurante Manacá (Rua do Manacá), uma passarela suspensa leva aos quiosques, cercados por árvores tropicais. Prove o Prato do Pescador, com peixe, frutos do mar e legumes grelhados. O Restaurante Pitangueira (Estrada de Camburi) serve deliciosas pratos que são a cara de São Sebastião, como o Linguado ao Molho de Laranja.
Para fazer um lanchinho durante o dia conheça o Tubarão (Rua Uberlândia), serve doces e salgados, açaí, lanches naturais, tortas e bolos. No mesmo estilo você pode conhecer o Vilarejo (Rua Magno Passos Bittencourt), que tem no cardápio deliciosos crepes e pizzas. Entre as opções de crepe estão o de salmão defumado, cream cheese, molho bechamel e cogumelos. Um lugar curioso e divertido para fazer um lanche a All Kone (Rua Sebastião Romão Cesar), aqui tudo é servido em formato de cone: pizzas, temakis e tacos. Para os dias de calor não deixe de ir até a Originale Gelateria (Avenida Mãe Bernarda) que tem sorvetes artesanais feitos com frutas secas, prove a taça com nove bolas, frutas e minibownie com calda de chocolate.
A qualquer hora do dia você terá uma boa opção para matar a fome em São Sebastião. O povo acolhedor sabe como conquistar os visitantes pelo estômago. Não deixe de provar os pratos típicos e curtir o visual dos restaurantes próximos à praia.
Festival Gastronômico, Campeonato de Surf, Dia de São Sebastião e muita alegria
O ano já começa em grande estilo, durante todo o mês de janeiro há atrações musicais e culturais celebrando o verão e o Dia de São Sebastião (20/01). Já passaram pelas areias de São Sebastião: Padre Fábio de Melo, Restart, Elba Ramalho, Vanessa da Mata, Wanessa Camargo e Tony Garrido entre outros artistas brasileiros. Além dos shows há também exposições de arte, concursos e oficinas.
O Carnaval em São Sebastião é uma época de muita diversão: desfile de escolas de samba, desfile de blocos de rua, matinês, concurso infantil de fantasia e o Passeio Marítimo pelo Canal de São Sebastião. Ainda no roteiro de Carnaval está a Folia de Momo e muitos shows nacionais. É uma festa para a família toda.
Todos os anos, em fevereiro acontece o Festival de Surf "Canto mágico". A competição atrai surfistas do país todo em busca das belas e desafiadoras ondas da Praia da Baleia. É um espetáculo tanto para os participantes quanto para o público.
No mês de maio acontece todos os anos o Festival de Dança de São Sebastião. Bailarinos de companhias do Brasil todo se apresentam em diversas modalidades de dança. Além as apresentações há palestras e workshops. É uma boa oportunidade para conhecer a cidade e ainda se encantar com as belíssimas apresentações.
Em novembro é a vez do Festival Gastronômico. Renomados restaurantes da cidade apresentam pratos inovadores e tradicionais feitos a partir de peixes e frutos do mar. Os participantes podem fazer degustação e ainda concorrer a prêmios, como é tradicional no evento. Quem gosta de comer bem e conhecer novos sabores pode aproveitar esta época do ano para visitar São Sebastião.
Fechando o ano com chave de ouro, a Festa de Réveillon é um divertido espetáculo para a população e visitantes. A Rua da Praia fica lotada, você poderá curtir um belíssimo espetáculo de queima de fogos e ainda diversas atrações musicais. Aproveite para conhecer São Sebastião nessa época do ano, é o auge do verão.
Em todas as épocas do ano São Sebastião tem algum evento ou atração para conquistar seus visitantes. Escolha agora mesmo a data que mais lhe agrada e curta o melhor desta cidade inesquecível com muita tranqüilidade. Adquira hoje mesmo sua passagem aérea e venha descobrir São Sebastião.