a fascinante cidade eternizada por Jorge Amado
Introdução
Para quem está em busca de relaxar sem abrir mão do lazer, Ilhéus pode ser o destino ideal.
Conhecida como a "Capital do Cacau", a cidade oferece aos visitantes: cultura, história, paisagens inesquecíveis, além da simpatia e hospitalidade do povo baiano.
Assim como a maioria das cidades do litoral sul da Bahia, o clima em Ilhéus é tropical úmido, com temperatura média anual de 24.7°C, com média de 21°C no inverno e 25°C no verão.
Fundada em 1534 e elevada a categoria de cidade em 1881, Ilhéus foi mostrada ao mundo através das obras do grande escritor baiano Jorge Amado, que tinha a cidade como cenário e inspiração para seus romances. Muitas de suas obras foram adaptadas para a televisão, e com isso foram ainda mais disseminadas, participando do repertório cultural do brasileiro, com obras como Tieta do Agreste, Gabriela Cravo e Canela e Dona Flor e seus dois maridos, entre outras.
O orgulho e a admiração do povo Ilheense pela obra do conterrâneo refletem-se em uma porção de homenagens, como pontos turísticos, eventos, peças de teatro e monumentos.
Para quem chega a Ilhéus por via aérea, o primeiro contato com a cidade emociona e fascina, pois pode-se apreciar parte do seu extenso litoral e no momento do pouso, observar mais de perto o quebrar das ondas, os banhistas e pedestres que passeiam pela praia.
O Aeroporto Jorge Amado está localizado a apenas 3Km do centro de Ilhéus, à beira da praia, e este primeiro impacto visual é apenas uma pequena amostra das paisagens que esta encantadora cidade tem a oferecer para seus visitantes. (Rua Brig. Eduardo Gomes, tel 73 3234-4000)
Ilhéus também conta com ótima infra-estrutura hoteleira, com variedade em qualidade e preço de hotéis e pousadas. Tanto no centro histórico, quanto nas praias do Sul e Norte, sempre haverá uma pousada ou hotel que combine com seu estilo.
A cidade tem em seu centro histórico construções luxuosas que lembram o momento histórico em que Ilhéus estava no auge da produção cacaueira, são palacetes e casarões dos Barões do Cacau construídos em estilo neoclássico, onde estão localizados centros culturais, teatro, bares, prefeitura e igreja.
Ilhéus já foi o maior produtor de cacau do mundo, mas devido a uma infestação chamada vassoura-de-bruxa, sua produção foi muito reduzida.
O Porto de Ilhéus continua sendo o maior exportador de cacau do Brasil e é o primeiro porto a ser construído em mar aberto no país. Foi inaugurado em 1971, e hoje também é utilizado para o desenvolvimento do setor turístico da cidade, pois recebe Cruzeiros durante o verão.
Ilhéus espera a seus visitantes com seus aromas, cores e aconchego característicos do povo da Bahia de todos os Santos!
Antecipe já suas férias e programe sua viagem com a Logitravel.
Há sempre uma oferta especial de vôo e hotel esperando por você!
Natureza e História criam o cenário ideal
Quem passeia pelo centro histórico de Ilhéus tem a chance de viajar no tempo e mergulhar no que foi o período áureo da cidade observando as antigas construções e visitando o Bataclan, antigo cabaré de luxo frequentado pelos coronéis do cacau e que esteve em atividade até 1940. Atualmente ele funciona como espaço cultural , apresentando semanalmente peças teatrais de época, abriga também oficina de arte para crianças, bar e restaurante, e funciona diariamente, das 11h às 23h.
Essa e muitas outras atrações lhe esperam na Terra do Cacao!
Ilhéus tem o litoral mais extenso dentre as cidades baianas e assim, diversas praias de beleza singular que possibilitam a união do homem com a natureza.
As praias do Sul são mais movimentadas, possuem mais infra-estrutura, são amplas e têm areia clara.
As praias do norte são menos desenvolvidas em termos de turismo, com apenas algumas cabanas, e assim são semi-desertas e escondidas entre a rochosa costa da Mata Atlântica, como a Prainha, praia paradisíaca localizada na entrada da vila de Serra grande, 36km ao norte de Ilhéus.
Não perca estes lugares paradisíacos em plena costa baiana.
Nosso Brasil têm lugares assim de fantásticos esperando por você nas próximas férias e Logitravel lhe ajuda a encontrar as melhores ofertas para poder desfrutá-lo como um rei!
A Estrada Parque Ilhéus é a primeira estrada ecológica do país, e ao longo dos seus 70 quilômetros, entre as curvas e árvores, mostra praias semi-selvagens, manguezais, cachoeiras, mirantes, passarelas suspensas e sem interferir muito na vida dos animais que a cercam, pois possui túneis que passam por baixo da sua rota e que servem de travessia para esses animais silvestres.
A rodovia pode ser percorrida por bicicletas, e para isso tem dois trechos de ciclovia.
É um exemplo de como seres humanos e animais não precisam disputar espaço, quando existe harmonia entre as partes, a beleza parece saltar ainda mais aos olhos.
Lá também existem diversos restaurantes que oferecem maravilhas típicas da culinária baiana.
Tudo isso e uma lagoa que se deixa conhecer pelo nome de Encantada, formada por 14 quilômetros de espelho d’água rodeado por Mata Atlântica, Cachoeiras, Ilhas flutuantes e toda esta atmosfera mágica que a natureza oferece aos seus visitantes mais apaixonados pelo entorno ecológico.
Venha a Ilhéus, o cenário perfeito das suas próximas férias!
E o que tem no tabuleiro da baiana?
Dorival Caymmi já cantava os encantos da Bahia, inclusive de sua culinária, e não diferente das outras cidades, Ilhéus oferece uma grande variedade de delícias, com destaque para peixes, lagostas, camarões, carangueijos, mariscos, pitús (espécie de lagosta de água doce), frutas nativas e o chocolate tradicional, feito com o cacau plantado na região.
Comidas típicas como bobó de camarão e acarajé, são encontradas com facilidade em diversos bares e restaurantes da cidade, e com algumas tradicionais baianas em seus carrinhos pelo centro.
Muitos restaurantes oferecem show de música ao vivo com artistas da região, o que torna a refeição mais interessante.
Para saborear delícias do mar, o Restaurante Armação é bastante indicado, pois além de usar produtos frescos, pode-se perceber a influência dos temperos baianos, sugerimos o peixe assado na folha de bananeira (Rodovia Ilhéus-Canavieiras, km4,5, tel. 73 3632-1817).
Restaurantes com comida típica não são difíceis de se encontrar, mas sugerimos o Cabana Gabriela (Rua Rui Penalva 109, tel 73 3632-1836), Boca du Mar (Av. Lomanto Jr 15, Pontal, tel. 73 3231-2822) e Gravatá (Rodovia Ilhéus-Canavieiras, km13- Olivença, tel 73 3269-1212).
Um fato curioso da região é que lá encontramos bastante influência da cultura árabe, principalmente em relação à gastronomia, já que diversas famílias de origem árabe optaram por viver neste paraíso natural. Pode-se inclusive perceber esta influência na obra de Jorge Amado, onde aparece Nacib, um árabe dono no Bar Vesúvio, no livro "Gabriela, Cravo e Canela".
O Bar Vesúvio, que ficou conhecido por ter sido a casa de Gabriela e Nacib, existe e é uma parada obrigatória para quem vai ao centro histórico, pois além da atmosfera literária, o bar tem um quibe muito famoso, que dizem ter sabor de Gabriela, basta provar para descobrir.
Lá o visitante também pode sentar-se ao lado de Jorge Amado (estátua), tirar umas fotos e até tomar um cafezinho admirando a Catedral de São Sebastião. O bar abre as 10h e segue funcionando até o último cliente que entra depois da meia-noite. (Praça Dom Eduardo 190, tel 73 3634-2164)
Para conhecer melhor a "Capital Turística da Costa do Cacau", muitos visitantes se interessam pelo passeio pelas Fazendas do Cacau, onde tem a chance de conhecer as etapas do plantio desta fruta, a extração da amêndoa e além de aprender a fabricar chocolates artesanais e degustá-lo.
A principal fazenda que oferece esta atividade é a Primavera (Estrada de Ilhéus Itabuna, Km20, tel. 73 3231-3996), que existe desde 1816 e abriga um museu com mobiliário e documentos da época do Império.
A Fazenda Renascer (BA-262, Ilhéus em direção a Uruçuca, após 25 km, virar à direita e percorrer mais 4,5 km em estrada de terra) também oferece esta atividade, mas também costuma receber visitas por ter abrigado as gravações da novela Renascer, da TV Globo.
Seguindo a linha do cacau, existe a oito quilômetros do centro de Ilhéus uma construção aconchegante em estilo holandês que abriga a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste. Lá existe uma loja, onde o visitante pode saborear chocolates, comprar presentes, também aprender sobre o processo de fabricação do chocolate.
E para fechar o passeio com chave de ouro, lá existe também uma minifazenda e um painel para tirar fotos como os personagens Gabriela e Nacib.
Depois de muita pimenta e chocolates, sob o sol quente baiano, além da água de côco, nada melhor para refrescar do que um sorvete caseiro produzido a partir de frutas regionais de época, como côco, maracujá, cajá, jaca, açaí, umbu, jenipapo e cacau.
Algumas das Sorveterias mais famosas são a Danúbio Azul(Av. Cinquentenário 333, tel 73 3211-3923) e Ponto Chic (Praça Dom Esduardo 2, centro histórico, tel 73 3231-1081).
Vale a pena provar também delícias como doces de jenipapo, cacau, leite e jaca; com certeza será um sabor novo e inesquecível para os paladares desacostumados.
Todo o encanto de Ilhéus e seus sabores vão lhe apaixonar!
Reserve já sua passagem e hotel e antecipe-se à temporada alta e festas.
A Logitravel lhe ajuda a programar e escolher as melhores ofertas para este destino!
Diversão e Cultura: as festas populares
Dentre as festas mais famosas de Ilhéus, estão: A puxada do mastro, de São Sebastião, carnaval antecipado, de São Jorge e de Nossa Senhora de Vitória.
A Festa da Puxada do Mastro tem início dia 6 de janeiro, quando moradores escolhem e arrastam um troco de árvore grosso e longo, para coloca-lo aos pés do altar de São Sebastião, que fica na Igreja de Nossa Senhora de Escada, no topo de uma colina.
Festa de São Sebastião, conhecida também como a festa dos estivadores, acontece de 11 a 20 de janeiro. A festa começa com uma missa solene, seguida de procissão e bacalhoada.
O Carnaval da cidade tem data que varia conforme o ano, e mistura carnaval de rua, com blocos, marchinhas e também shows organizados pela prefeitura.
A Festa de São Jorge homenageia o padroeiro da cidade e acontece no dia 23 de abril. A sequência da cerimônia é novenário, procissão e missa solene.
A Festa de Nossa Senhora de Vitória homenageia no dia 15 de agosto a outra padroeira da cidade, e esta festa acontece a mais de 400 anos, com a sequência de novenário, procissão e festa popular.
A cidade de Ilhéus tem infra-estrutura associada a belezas naturais e cultura e isso a faz um dos destinos que atende a qualquer público, sejam crianças, jovens, esportistas, idosos... enfim, é o lugar certo para quem não quer errar na escolha das suas próximas férias.
Venha desfrutar de muito sol, praias belíssimas, cultura, comida saborosa e aconchego baiano em Ilhéus.
Logitravel lhe deseja uma Boa viagem!