a pérola do nordeste onde tudo acontece
Introdução
A capital do Sergipe além de belas praias tem ótimas opções de passeio, diferente de tudo o que há no Brasil. E não pense que toda essa variedade sairá caro, os preços são bem modestos, tanto nos passeios quanto alimentação e hospedagem. A cidade tem uma ótima infra estrutura para receber visitantes, as ruas são limpas e arborizadas e o povo hospitaleiro. O cartão-postal de Aracajú, a Orla de Atalaia, tem atrativos para todas as idades e gostos. É nesse local que fica a rua mais badalada da cidade, a Passarela do Caranguejo, onde as melhores festas e os melhores restaurantes estão concentrados. Quando se fala em aventura, Aracajú está muito a frente de outras cidades nordestinas, aqui você poderá fazer um passeio inesquecível de escuna pelo Rio São Francisco e ainda passear entre os Cânios do Xingó. Os eventos são outro atrativo para quem gosta de muita festa, o Pré-Caju e o Forró Caju atraem milhares de visitantes todos os anos. Você pode aproveitar shows de artistas conhecidos no Brasil todo e ainda desfrutar de um inigualável paisagem. Paisagem esta que ficou famosa na tela da Rede Globo como cenário da novela Tieta, em 1989. Quem não lembra da abertura da novela gravada nas dunas avermelhadas de Mangue Seco? Para chegar a Aracajú é muito simples, há vôos diários a partir de todas as capitais brasileiras para o aeroporto Internacional de Aracajú - Santa Maria.
Adquira agora mesmo sua passagem aérea para curtir a cidade numa boa. Faça sua reserva em um hotel ou pousada também com antecedência. Os melhores hotéis estão em Atalaia, que fica pertinho de tudo, como o Aquários Praia Hotel e o San Manuel Praia Hotel, que além de uma localização e vista privilegiadas tem uma excelente infra estrutura para você descansar e recuperar o fôlego para mais um dia cheio de aventuras.
Reserve sua passagem aérea, seu hotel e programe-se para curtir o melhor de Aracajú. Não vai faltar aventura em todos os dias da sua viagem.
Fizemos uma seleção especial com o melhor de pontos turísticos, gastronomia e eventos para você aproveitar ao máximo sua estadia nessa cidade incrível. Aproveite!
Conheça cada pedacinho de um dos destinos mais interessantes do Brasil
PRAIA DE ATALAIA: É a praia central da cidade. Tem orla urbanizada, muitos quiosques, restaurantes e área de lazer com quadras, calçadão, pista de skate, pista de motocross e ciclovia. Se você der sorte pode até cruzar com alguns patos na orla. O mar é raso, e a faixa de areia é extensa e firme, perfeita para caminhadas e curtir com a família. Nos restaurantes os pratos vão dos tradicionais frutos do mar até pratos típicos de outras regiões. Durante a noite a praia continua agitada no trecho conhecido como "Passarela do Caranguejo", com os melhores bares e baladas.
PRAIA DE ATALAIA NOVA: Fica na Ilha Santa Luzia, para acessar é preciso atravessar uma ponte. Fica no Centro, mas conserva um aspecto bem selvagem. Tem alguns pontos desertos, com coqueiros e lagoas.
PRAIA ARUANA: Cercada por coqueiros, a faixa de areia é larga e firme, ideal para praticar esportes, correr, caminhar ou pegar sol, o mar é calmo e quentinho. Há poucas dunas e muitas barracas, bares e lanchonetes. Comparando com a Praia de Atalaia é bem mais tranqüila. Fica a 11 km do Centro.
PRAIA DO SACO: É uma linda enseada de mar esverdeado repleta de coqueirais. É uma das mais bem preservadas da região. É aqui que o Rio Real encontra o mar, tornando o visual ainda mais fascinante. Passeios de bug e um incrível pôr-do-sol são fortes atrativos. As areias são firmes, ideais para prática de esportes. Há várias pousadas, ambientadas com decoração rústica e ao mesmo tempo requintada. Fica a 76 km do Centro, mas vale à pena.
PRAIA DO MOSQUEIRO: O principal atrativo para visitar esta praia é conhecer a Foz do Rio Vaza-barris, da onde partem passeios de catamarã que levam até algumas ilhas. Fica a 24 km do Centro.
PRAIA DO REFÚGIO: É protegida por muitos coqueiros e mantém uma paisagem belíssima. A areia é firme, ótima para caminhadas e esportes. É muito bem estruturada, há várias barracas e serviços de praia. É muito movimentada no verão, há duchas e banheiros limpinhos por toda a orla, ótima para visitar com crianças. Prove a cocada mole nas barracas de praia. Fica a 18 km do Centro.
PRAIA DO ROBALO: É onde o agito acontece em Aracaju. Tem quiosques padronizados, casas de veraneio, e muita gente durante o dia e a noite. De calmo por aqui só as águas do mar. Fica a 12 km do Centro.
PRAIA DE PIRAMBU: Embora as águas não sejam as mais claras, esta praia é muito conhecida por abrigar o Projeto Tamar, onde há desova de tartarugas. A natureza é quase intacta, você pode fazer um passeio de 4x4 pelas dunas e provar delícias nas diversas barracas da orla. Fica a 34 km do Centro.
PRAIA CAUEIRA: É uma das mais movimentadas de Aracaju, principalmente durante os finais de semana. O mar é agitado, mas a paisagem compensa, há um calçadão e barracas bem estruturadas. Fica a 41 km do Centro.
PALÁCIO OLÍMPIO CAMPOS: O passeio é feito com a companhia de guias, o prédio foi sede do Governo de Sergipe até a década de 80 e hoje está completamente restaurado. Você irá passar pelo belo hall de entrada, subir as escadarias, conhecer o quarto do governador, a sala de jantar, o gabinete com móveis originais, telefone e rádio antigo. Fica na Praça Fausto Cardoso.
PASSEIO DE BARCO AO CÂNION XINGÓ: Para fazer o passeio você precisa ir até a cidade de Canindé, a 200 km de Aracaju, mas a distancia vale à pena: as embarcações percorrem a área represada do Rio São Francisco em meio aos imponentes cânions do Xingó. Há paradas para mergulho. No roteiro está incluído almoço. Você poderá ir com toda a família, inclusive crianças. Sem dúvida será um passeio inesquecível, aproveite para fazer muitas fotos.
PASSEIO DE ESCUNA PARA MAGUE SECO: A embarcação sai de Estância, 75 km de Aracaju, e vai até a simpática vila que foi locação para a novela Tieta da Rede Globo em 1989. A escuna passa pelo Rio Piauí e pelo Rio Real até o Mangue Seco, nesse ponto você poderá fazer um passeio de bug pelas dunas, cenários inesquecíveis da novela.
OCEANÁRIO DE ARACAJU: É um programa imperdível, seja você um amante de vida marinha ou não. Tem cerca de 60 espécies de animais em 18 aquários de água doce e salgada. O local tem formato de uma tartaruga e é mantido pelo Projeto Tamar. Se você estiver viajando com a família deve conhecer e passar boas horas no oceanário. Um dica importante, procure visitar próximo às 16 horas, que é quando acontece a alimentação dos animais, é muito interessante conferir. Fica na Avenida Santos Dumont.
CASA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Aqui você irá encontrar e poder interagir com mais de 80 experimentos que mostram conceitos da física. Há também um planetário com quatro sessões diárias. Fica na Avenida Oviedo Teixeira.
MERCADO MUNICIPAL: Aqui tem tudo o que você imaginar! Não deixe de conhecer e levar um pouquinho de Aracaju para casa: comidinhas, bebidas, doces, frutas, legumes, roupas, calçados, azeites, farinhas, manteiga de garrafa, castanhas, cerâmica e artesanato. Os preços são populares e o atendimento familiar. Fica na Rua José do Prado Franco.
SHOPPING JARDINS: É um dos cinco maiores shoppings do Nordeste. Possui mais de 160 lojas, um cinema com nove salas e o Sweet Play Aracaju. Recebe cerca de 200 mil visitantes toda semana. Fica na Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral.
SHOPPING RIOMAR: Conta com mais de 130 lojas de marcas conceituadas para diferentes públicos. Tem Cinema e Game Station. Fica na Avenida Luiz Lua Gonzaga. É preciso ter muita disposição para conhecer tudo o que Aracaju tem para você. E para recuperar as energias com muito sabor conheça o melhor da gastronomia local.
Coma muito caranguejo e prove os sabores inusitados de Aracajú
Se você gosta de comer bem, Aracajú é o lugar certo para você. Aqui há excelentes restaurantes, sabores incomparáveis e preços modestos. Grande parte dos restaurantes está na Passarela do Caranguejo, de encontro da população e turistas. A grande estrela da gastronomia da cidade é o Caranguejo, você vai cansar de quebrar cascas, pois não vai ter vontade de parar de comer esse petisco delicioso. A Carne-de-sol está presente em vários pratos da culinária típica: Carne-de-sol com Mandioca, o Arrumadinho com Feijão Verde e a Feijoada Sergipana. Não deixe de provar a Macaxeira de Forno Recheada, é de dar água na boca. Muito conhecido por aqui também é o Surubim na Brasa e o Pirão-de-leite, espécie de molho branco.
Para encontrar essas exclusividades da cozinha regional visite o Restaurante Miguel (Avenida Antonio Alves), o Restaurante Cariri (Passarela do Caranguejo) que além dos pratos típicos tem uma casa de forró nos fundos com música ao vivo todas as noites, o Restaurante Carne-de-Sol do Ramiro (Avenida Beira Mar) que além da carne-de-sol serve também pratos feitos com Carne de Bode e o Restaurante João do Alho (Avenida Beira Mar) que serve o famoso Pirão-de-leite em pratos fartos.
A cidade recebe turistas do mundo todo, e por este motivo tem restaurantes especializados em diferentes culturas do Brasil e do exterior, você irá encontrar: Comida Chinesa no Deppan Oriental (Farolândia), Cozinha Italiana no La Tavola (Rua 13 de Julho) e Famiglia Sant’Ana (Avenida Santos Dumont), Comida Japonesa no ClickSushi (Rua Salgado Filho), Cozinha Francesa no Château Blanc Restaurant (Rua Cristovão de Barros), Culinária Árabe no Nacib O Árabe (Rua Delmiro Gouveia), Gastronomia Mexicana no Bar e Restaurante El Mexicano (Rua Joventina Alves), Cozinha Gaucha no Recanto Gaucho (Rua Lagarto), Culinária Baiana na Cabana do Baiano (Rodovia José Sarney), Cozinha Mineira no Restaurante Rincão Mineiro (Avenida Murilo Dantas) e Pizzas na Pizzaria A Paulistinha (Avenida Professor Acrísio Cruz).
Para fazer um lanchinho durante o dia não deixe de provar os Crepes da Mariposa (Shopping Rio-mar), são mais de 30 tipos de crepes salgados e 14 doces com sucos de sabores muito diferentes como o de manga, uva e limão. Nos dias de calor prove os Sorvetes do Castelo Branco, são mais de 40 sabores, muitos com frutas regionais como: mangaba, graviola, umbu e tapioca. Vários estabelecimentos da cidade vendem os sorvetes dessa marca. O Salato; Caramelle é especializado em sanduíches e batata suíça, é o ponto de encontro dos jovens, com mesas ao ar livre no coração da Passarela do Caranguejo. Prove todos os sabores diferentes de Aracajú, será uma experiência gastronômica difícil de esquecer, e que vai deixar para sempre um gostinho de quero mais.
Muita festa e diversão na terra do forró
Reveillón: Mais um ponto alto do turismo de Aracajú, afinal, quem não quer começar o ano em uma cidade maravilhosa como esta? Todos os anos a Prefeitura Municipal organiza eventos notáveis, com shows pirotécnicos e apresentação de artistas de renome nacional. A festa acontece na orla da cidade que fica lotada com muita gente desejando boas vibrações para o ano que está chegando.
Pré caju: o ano já começa com todo o gás. Nas primeiras semanas de janeiro acontece o maior evento pré-carnaval do Brasil, o Pré-Caju. São quatro dias de muita folia na Avenida Beira –mar, animados com trios elétricos, bandas de axé, shows nacionais de forró e uma grande micareta. É uma festa imperdível para quem gosta de muita festa e agito. Já estiveram no Pré-Caju: Banda Eva, Parangolé, Banda Cheiro de Amor, Harmonia do Samba, Claudia Leite, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Chiclete com Banana e outros.
Carnaval: Assim como o seu pré-evento, o carnaval de Aracajú não deixa a desejar. É bem parecido com o Pré-caju, mas numa dimensãoo muito maior, afinal, é uma época em que a cidade recebe muitos visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo. Aproveite o feriado prolongado para conhecer a cidade e curtir o melhor da folia.
Festival de Curtas de Aracajú: No mês de março acontece o Festival de Curtas de Aracajú, uma competição entre filmes de até 20 minutos de duração, com inscritos de todos os cantos do Brasil. Os amantes do cinema podem se deliciar nessa época do ano, além de aproveitar o melhor de Aracajú.
Festival de Dança de Aracajú: No mês de maio acontece o Festival de Dança de Aracajú, promovendo a cultura através de apresentações, oficinas, palestras e mostras dos mais variados estilos: jazz, contemporâneo, ballet clássico e dança de rua.
Rock Sertão: O maior festival de música independente de Sergipe acontece no mês de maio. A entrada é gratuita para os três dias do festival. Você poderá ver shows de artistas nacionais e conhecer bandas locais.
Forró Caju: Outro evento de sucesso em Aracajú, famoso no Brasil inteiro. Acontece em junho para celebrar as festas juninas. Visitam a festa uma média de 100 mil pessoas por dai de evento. A entrada é gratuita, nas principais ruas da cidade acontecem shows com as principais bandas do país, comidas típicas como amendoim, milho verde, pamonha e tapioca. É considerado o principal evento de Aracajú, uma ótima oportunidade para você se divertir e conhecer muita gente diferente.
Em todos os meses do ano Aracajú tem algo muito divertido esperando por você, sua família e amigos. Programe-se para curtir o melhor da cidade e levar boas recordações para casa. Compre agora mesmo sua passagem aérea e reserve seu hotel.
Venha conhecer Aracajú e se encante!