A capital do Espírito Santo
uma ilha cheia de possibilidades
O turismo de negócios fortaleceu a marca Vitória, e hoje em dia, a capital capixaba é uma parada obrigatória. A simpática enseada de águas calmas, clima agradável e paisagem emoldurada por pedras e mata, é uma referência quando se trata de hospitalidade e qualidade de serviços.
Faz parte do trio de capitais-ilhas do Brasil, juntamente com Florianópolis e São Luis. Vitória guarda em seu peito, na Cidade Alta, edifícios coloniais e igrejas de estilos variados, grande parte do século 17, encantando os visitantes com sua história e exclusividade artística. As praias tão um toque todo especial juntamente com as ilhas, é um presente para todos os seus sentidos. A capital foi escolhida em 1551, e por ser uma ilha servia de proteção contra ataques de franceses e holandeses, o nome foi dado justamente por homenagem a uma batalha vitoriosa.
Para chegar à capital capixaba não tem segredo, de avião você desembarcará no Aeroporto de Vitória, e ainda vai ganhar de presente uma vista incrível da cidade, há vôos diários de todas as capitais brasileiras, reserve agora mesmo sua passagem aérea e comece a montar seu roteiro de viagem! O aeroporto fica pertinho da Praia de Camburi, uma das mais badaladas da cidade, no local há ótimas opções de hospedagem, como o Bristol Century (Av. Dante Michelini) Plaza e o Best Western Píer Vitória (Rua Aleixo Neto). Se preferir um hotel em outra praia pode ficar no Radisson Vitória (Praia do Canto) com espaços amplos e uma área de eventos privilegiada. Na Ilha do Boi uma boa opção de hospedagem é o Senac Ilha do Boi, que de todos os quartos oferece uma vista de 180° para a Praia Curva da Jurema e Ilha dos Frades. Escolha o hotel que melhor se adapta ao seu gosto e faça sua reserva agora mesmo!
Aproveite as dicas do nosso site e monte um roteiro turístico por Vitória que melhor se adapta à sua preferência. Não deixe de conhecer as principais atrações como a Praia do Canto, a Loja das Paneleiras, o Templo Zen e fazer um passeio no Trem das Montanhas Capixabas. Conheça Vitória!
história e natureza
As praias de Vitória são um charme e proporcionam belas paisagens, principalmente a partir das ilhas. A orla marítima emoldura a cidade que é bela por natureza. A Praia das Castanheiras, na Ilha dos Frades é ótima para passar momentos divertidos em família. Entre as pedras se formam piscinas naturais perfeitas para as crianças brincarem com segurança. Os trechos de mar aberto agradam quem gosta de nadar. A praia é muito tranqüila, é praticamente um esconderijo para privilegiados. O acesso é pela Avenida Desembargador Alfredo Cabral até a ilha, depois é preciso descer uma escada e atravessar um pequeno caminho de pedras.
Na Ilha do Boi ficam as duas praias mais famosas de Vitória: Esquerda e Direita, ambas com cerca de 100 metros. Jovens, esportes e clima de romance pintam sempre por estas bandas. A praia é muito movimentada, mas mesmo assim não tem som alto nem vendedores ambulantes. A areia é branquinha e a água clara e tranqüila. A vista da cidade a partir de ambas as praias é deslumbrante. O acesso é pela Avenida Renato Nascimento Daher Carneiro.
Uma das mais badaladas de Vitória, a Praia do Canto fica ao lado do Iate Clube e conta com uma bela praça, a Praça dos Namorados, perfeita para se divertir nas quadras de esporte, playgrounds e uma feira de artesanatos completíssima aos domingos. A orla é ótima para passear, andar de bicicleta e tomar uma deliciosa água de coco na sombra das árvores. Aproveite os quiosques e prove os pratos típicos. Nessa região você também encontrará muitas lojas, galerias, bares e restaurantes.
Na parte continental da cidade fica a Praia do Camburi, com 6 km de extensão. A longa orla é ideal para passear ou andar de bicicleta pelo Calçadão. A faixa de areia é ampla, boa para tomar sol, jogar futebol, vôlei ou construir castelinhos com as crianças. Porém, ao entrar no mar tenha cuidado, alguns trechos possuem depressões que tornam o banho perigoso. O Píer de Iemanjá, no canto direito, é ponto de partida de passeios de escuna e também um bom lugar para pescar tranquilamente.
Todo mundo quando viaja gosta de comprar alguma coisinha para levar na bagagem ou presentear os amigos e familiares que ficaram em casa, conheça os melhores lugares para fazer boas compras em Vitória:
As Paneleiras de Goiabeiras produzem panelas que seguem uma tradição secular. Dizem os capixabas que uma verdadeira moqueca só pode ser feita em uma panela de barro, mas não qualquer barro, é utilizada a argila retirada do Vale do Mulembá. A argila passa por um processo de tratamento e depois é moldada e colocada para secar, depois de dias de secagem é feito o acabamento. Existem modelos baratos que podem ser utilizados também em fornos e microondas. Você pode encontrar panelas de barro em uma loja próxima a Faculdade Univix (Rua José Alves) ou na Sede Oficial (Rua das Paneleiras).
Para fazer compras variadas vá até o Shopping Vitória, o maior do Espírito Santo, com mais de 400 lojas, o maior cinema do estado com oito salas e uma grande praça de alimentação. Entre as lojas estão grandes grifes nacionais e internacionais como: Zara, Le Lis Blanc e Calvin Klein. O shopping é tão bem estruturado que conta até com uma revista própria, a SV Revista, que trata de moda, comportamento, dicas de presente e matérias variadas. Conheça mais sobre a revista: http://www.svrevista.com.br. Fica na Avenida Américo Buaiz, bairro Enseada do Suá.
Para adquirir produtos típicos capixabas vá até o Mercado da Vila Rubin, que funciona como um mercado municipal e tem ervas, doces, temperos, artesanato, objetos de decoração, artigos religiosos e de pesca, roupas, peixes e carnes. Será fácil encontrar um artigo para levar como recordação da cidade. No mercado mesmo você encontra um restaurante e cerca de 420 lojas que ocupam várias ruas, formando um complexo de compras muito amplo.A diversidade geográfica de Vitória possibilita uma infinidade de passeios diferentes, por terra, por mar ou pelo ar; conheça cada pedacinho dessa cidade encantada:
Comece a conhecer Vitória pelas suas construções históricas, a Cidade Alta, como é chamado o Centro, conserva ainda muitas construções da época em que a cidade foi fundada, em 1551. O passeio pode começar pela Praça João Clímaco e siga para o Palácio Anchieta, construído em 1573. O prédio já abrigou a Igreja de São Tiago e por fim se tornou Sede do Governo Estadual. Lembre de levar sua câmera, das escadas do Palácio é possível fazer boas fotos do Porto de Vitória. Do ladinho do Palácio fica a Igreja de São Gonçalo, construída em 1715, pertence ao estilo barroco e foi feita com óleo de baleia e pedras. Em seguida visite a Catedral Metropolitana, construída em 1920 em estilo neogótico e vitrais com passagens bíblicas. Pertinho da catedral fica a Capela de Sta. Luzia, construção mais antiga de Vitória, construída no século XVII. Conheça também o Convento S. Francisco (1591), Igreja N. S. do Carmo (Século XVII), Teatro Carlos Gomes (1927) com arquitetura inspirada no Teatro Scala de Milão e finalmente a Igreja do Rosário (1763), construída por escravos, conta com um museu. Ao fazer um passeio pela Cidade Alta você estará levando contigo um pedaço importante da história de Vitória.
Uma exclusividade de Vitória é o Passeio de Trem das Montanhas Capixabas. Esta é uma atração realmente emocionante, leve sua câmera fotográfica. A linha de trem que tem 46 km foi reativada em 2010 exclusivamente para o turismo. O trem é moderno e tem apenas um vagão com 56 lugares. O passeio você por pontes, túneis, cachoeiras e trechos de Mata Atlântica. O trem faz várias paradas, como nas estações de Domingos Martins e Marechal Deodoro. Funciona apenas nos sábados e domingos, com saídas às 8 horas e retorno às 17. O custo do passeio é de R$ 122. Outros trajetos mais elaborados unem o passei férreo e paradas nas cidades do roteiro, como Vila Velha, parada na Cascata do Galo e almoço em uma pousada rural. Há também a possibilidade de fazer um tour de 6 dias, conhecendo atrações de Vila Velha, Vitória, cavalgadas, compras e muito mais.
Outro passeio muito interessante é ao Mosteiro Zen Morro da Vargem. O passeio é guiado pelos monges, que conduzem o visitante para conhecer a Casa do Retiro, local onde moram e ainda cinco templos do complexo. Uma curiosidade é que para caminhar na parte interna é obrigatório ficar sem calçado. No local também é possível fazer umas comprinhas, como chinelos e sabonetes de mel. Ainda há a possibilidade de se fazer um retiro espiritual de quatro dias no mosteiro, convivendo com os monges. O acesso é pelo km 217 da BR 101. Fica no Bairro Linhares.
Vitória também conta com um "caminho sagrado". O caminho dos Passos de Anchieta é uma peregrinação de quatro dias, média de 25 km por dia, refazendo o trajeto do Padre Anchieta no litoral do estado, quando catequizou os índios desta região. A peregrinação acontece sempre no feriado de Corpus Christi e recebe participantes de todo o Brasil. Para conhecer as praias e ilhas de Vitória faça um Passeio de Escuna. A saída é no Píer de Iemanjá, Praia de Camburi, o trajeto passa pela Baía de Vitória, pelo Porto de Tubarão e segue para a região da Praia da Costa em Vila Velha. Neste ponto é feita uma parada para mergulhar nas águas calmas e cristalinas cercadas por pedras. Uma aventura inesquecível é a Pesca Oceânica. Os amantes de pescaria não podem deixar de conhecer. O trecho do litoral que vai de Vitória a Guarapari é um dos melhores do mundo para a pesca esportiva do marlim-branco e marlim-azul nos meses entre setembro e fevereiro. Nesta época são organizados até mesmo campeonatos na região. O existem pacotes para seis pessoas, com marinheiro, guia e equipamento incluídos.Você também pode conhecer a cidade pelos ares, na Praia do Canto existe uma rampa de partida para vôos livres de asa delta. Se lhe faltar coragem para voar, você apenas assistir os atletas, o que não deixa de ser um lindo e colorido espetáculo.
muitas receitas e imaginação
Os pratos típicos de Vitória são uma atração à parte, os sabores e temperos que você não irá encontrar em nenhum outro lugar. Prove a Torta Capixaba, feita de peixe fresco, bacalhau, caranguejo, camarão seco, siri, lagosta, marisco, cebola, tomate, azeitonas e palmito. O prato pode ser encontrado em vários restaurantes da cidade. A Moqueca Capixaba também é um motivo de orgulho para Vitória, os moradores não gostam que seu prato seja comparado com a moqueca baiana, pois defendem que o peixe da sua receita não desaparece em meio aos outros ingredientes, como acontece com a moqueca baiana. A receita conta com: badejo em postas, tomate, cebola, coentro, alho, azeite de oliva, limão, sal e tintura de urucum. Na hora do lanche prove o Pão com Leitão, prato de origem alemã feito com fatias de carne de porco e maionese de repolho no pão quente, prensado na chapa. Este prato também tem uma variação com lingüiça e catupiri. Como aperitivo prove o Socol, um embutido feito com lombo de porco que passa por um processo de maturação com ervas especiais, é servido em fatias fininhas.
Outro sabor marcante da gastronomia capixaba fica por conta dos Cafés Gourmets, em toda a cidade você encontrará diversas cafeterias, a variedade mais apreciada é o Café Arábica produzidos nas montanhas capixabas.
Como a cidade é muito bem preparada para receber visitantes de todas as partes do Brasil, sua culinária especializou-se em diferentes culturas, atendendo assim todos os gostos: O Restaurante Gramado (Mata da Praia) é especializado em rodízio de carnes; O Restaurante O Mercador (Praia do Canto), Restaurante Vero (Praia do Canto) e Restaurante Spaghetti & CIA (Praia do Suá) servem pratos da cozinha italiana; o Restaurante Sakê (Praia do Canto) é especializado em cozinha oriental; O Restaurante Lareira (Praia do Canto) em cozinha portuguesa; O Restaurante Pirão (Praia do Canto) e Siri na Lata (Ilha de Caieiras) servem os tradicionais pratos típicos. Para fazer um lanchinho fora de hora visite o Café Tabaco (Praia do Canto) e Puro Suco (Praia do Canto) com mais de 26 sabores de sucos, saladas e sanduíches leves.
Os melhores restaurantes ficam pertinho da praia, agregando aos seus sabores exclusivos uma paisagem e um clima super tranqüilo, tornando cada refeição especial. Não saia de Vitória sem provar os pratos típicos, você não encontrará nada parecido em nenhum outro lugar.
diversão garantida
Sem dúvida a melhor época do ano para conhecer Vitória é de dezembro à março, o auge do verão. Os principais eventos acontecem nessa época, juntando diversão e belas praias. Aproveite o verão em Vitória, mas não deixe de visitar a cidade em outros meses do ano também, sempre tem alguma atração imperdível te esperando.
O ano já começa no maior alto astral em Vitória, a Festa de Réveillon é uma das mais conhecidas do Brasil e atrai milhares de turistas que lotam a orla da cidade. Em 2011 Vitória ganhou um novo espetáculo da virada, a queima de fogos em 3D, possibilitando que as pessoas pudessem ver os fogos de qualquer ângulo. O ponto alto da festa acontece na Praia de Camburi e têm além da queima de fogos muitas atrações musicais.
No mês de fevereiro, dia 02, Dia de Iemanjá, o Píer de Iemanjá ganha um colorido todo especial. São os barquinhos cheios de flores que homenagearão a Deusa dos Mares em uma procissão marítima emocionante.
O Carnaval de Vitória é um dos mais famosos do Brasil. O ponto alto está nos desfiles de escolas de samba, sempre um belo espetáculo de sons, cores e magia. O local onde acontece a folia é chamado de Sambão do Povo, a rua é tomada por turistas e moradores. Vale a pena conhecer a cidade nessa época do ano, pela possibilidade de fazer muitos novos amigos ou até mesmo encontrar um novo amor.
Tradicionalmente no mês de outubro acontece o Campeonato Mundial de Pesca Oceânica em Vitória, o renomado evento atrai centenas de competidores de todas as partes do mundo em busca do merlim-branco e merlim-azul. Quem gosta de pesca não pode perder essa oportunidade, tanto de competir quanto assistir.
Programe-se, monte seu roteiro e aproveite ao máximo essa cidade cativante. Adquira agora mesmo sua passagem aérea e vem pra Vitória curtir tudo o que há de bom!