Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Ilha do Mel

Ilha do Mel
Ilha do Mel

O Paraíso da Tranquilidade

Bem vindo à Ilha do Mel, um pedaço do paraíso no Paraná

Bem vindo à Ilha do Mel, um pedaço do paraíso no Paraná

Precisando fugir um pouco das cidades super povoadas, do trânsito e de todo o stress do dia a dia? Você está precisando de um lugar tranquilo, para ficar em paz com tudo e todos, e repor as energias? Vá até Paranaguá ou Pontal do Sul e embarque no primeiro barco que conseguir com destino a Ilha do Mel!

No litoral do Paraná, através de um passeio de barco, chegamos a Ilha do Mel. Situada na embocadura da Baia de Paranaguá, na Ilha não entram carros e nem animais domésticos, pois leis de preservação restritas vigoram no local, e várias partes da fauna e flora permanecem intactas, porque não é permitida a entrada de visitantes e ação humana prejudicial. Dessa forma, a beleza natural da Ilha continua maravilhosa depois de tantos anos.

Para chegar até a Ilha do Mel, basta seguir pela BR-277 no sentido da Serra do Mar, e parar em Paranaguá ou em Pontal do Sul. Se a sua viagem for de carro, você deverá deixar o carro estacionado no continente. De Paranaguá, a travessia de barco dura em torno de 2 horas, e saindo de Pontal do Sul, dura em torno de 30 minutos.

Várias praias, cada uma com um toque paradisíaco, varias trilhas no meio da natureza, pescadores, nativos, e tudo isso ajuda a compor o cenário de fuga do urbano da Ilha do Mel. A Ilha tem um controle rígido sobre o número de visitantes, o cadastro dos visitantes são obrigatórios e são feitos nos Terminais de Embarque em Pontal do Sul e Paranaguá.

No lugar de ruas, temos pequenas trilhas que desvendam lugares fascinantes. E a noite, é de extrema necessidade portar uma lanterna para deslocamento seguro. É um perfeito paraíso natural. Com quase 30 quilômetros quadrados de mata preservada, a Ilha do Mel foi nomeada uma Estação Ecológica da UNESCO, o que aumentou a sua fama, atraindo turistas curiosos que gostariam de ver de perto os mangues, os morros, os costões, as praias e as trilhas. Dentre as suas atrações, há aquelas que são tombadas pelo Patrimônio Artístico e Histórico do Paraná, como a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, o Farol das Conchas e a Gruta das Encantadas. Esta Gruta, é formada por uma enorme fenda em um rochedo, mas só pode ser visitada no período de maré baixa, por ser no nível do mar. E do Farol das Conchas pode ser admirada a melhor vista panorâmica da Ilha do Mel.

Mas não há como negar, as pessoas vão até a Ilha com um mesmo propósito, conhecer e se banhar nas praias. O conjunto de praias da Ilha do Mel é fascinante. É a parte mais bonita do estado do Paraná inteiro. Há praias para todos os gostos, com o mar calmo, agitado, bom para surf, e até mesmo praias desertas. O mar está todos os dias para peixe e para turistas!

O desenvolvimento da região é cada vez mais acentuado, e não deixa nem o turista mais exigente decepcionado. Há várias pousadas com televisão a cabo, ar-condicionado e também internet wireless. Não pense que você só verá nativos ou pescadores. A infra-estrutura da Ilha está melhor, formando um ótimo conjunto entre rústico, natural e moderno. Apesar de não existirem farmácias na Ilha, há um posto de saúde que atende pequenas emergências, mas não se preocupe, nada poderá estragar sua viagem. Só não se esqueça: leve alguns remédios para prevenir em qualquer ocasião, e mais importante, leve o protetor solar!

Uma praia para cada dia

Uma praia para cada dia

A Ilha do Mel é um dos lugares mais bonitos e preservados do estado do Paraná e sem dúvida um destino indispensável para quem gosta de praias e tranquilidade. Além de belas praias, a Ilha também apresenta outras opções de turismo, que farão com que sua ida a esse belo lugar seja uma experiência rica em atrações, e ainda melhor, em belos cenários.

A Ilha do Mel vem se desenvolvendo cada vez mais com o passar do tempo, e o surgimento de hotéis e restaurantes é uma prova disso.

Para começar, vamos falar sobre a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres. Esse é um antigo local, que atualmente é um importante ponto turístico, e foi construído no século XVIII. O objetivo ao construir a Fortaleza no Morro, era proteger a Baía de Paranaguá de ataques piratas e de fato funcionou por mais de vinte anos. A Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres é caracterizada por ter mais de 10 canhões compondo um belo cenário que nos remete a época militar do século XVIII no estado do Paraná, o único monumento dessa época do estado.

A Ilha do Mel também tem a bela e rústica Vila Encantada, composta e dividida por dois lados, o lado de dentro (Mar de dentro) e o lado de fora (Mar de fora). A dica é: visite os dois! Do lado de dentro está uma vila muito bonita de pescadores, um atrativo turístico muito frequentado pelos turistas. Uma ótima localização da Ilha, com boas pousadas e restaurantes além de posto de saúde e da polícia florestal.

Já no lado do Mar de fora há belíssimas praias que ao serem avistadas, o farão pensar que valeu muito a pena ir até lá. Para chegar lá, é necessário ser feita uma trilha de 5 minutos que o levarão para a Praia de Nhá Pina (conhecida por estar na ponta com uma cruz), à Praia Saquinho e, por fim e não menos bonita, a maior delas, Praia de Fora. Além dessas três é possível encontrar água potável na bica da Praia Bica do Noinho.

Ainda nas Encantadas, está a Gruta das Encantadas. A lenda das sereias conta que antigamente eram cantadas belas músicas, e as suaves canções encantavam a todos que as ouviam. Não é à toa que o nome é Gruta das Encantadas.

O outro atrativo histórico da Ilha do Mel, é o Farol da Conchas. O Farol fica no Morro das Conchas. Após o pedido de Dom Pedro II, foi construído em 1872, para melhor localização dos navegadores. O Farol das Conchas fica a mais ou menos 6 quilômetros de Encantadas.

Para quem pretende conhecer todos os lugares que a Ilha do Mel oferece, com certeza você passará pela Nova Brasília. É lá, em Nova Brasília que você encontrará uma ótima estrutura de pousadas e até mesmo vida noturna.

Não espere muito e feche seu pacote para ir conhecer a Ilha paranaense com a Logitravel!

Agora, é claro que não poderíamos deixar de falar das belas praias da Ilha do Mel.

Vamos começar pela Praia da Fortaleza. Esse é o lugar que indicamos para quem quer muito sossego e tranquilidade. A Praia de Fortaleza fica a mais ou menos 9 quilômetros de Encantadas, na Estação Ecológica. As águas de lá são muito tranquilas, assim como o local. Aproveite para conhecer a Praia da Fortaleza quando você for visitar a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres.

A próxima praia é a Praia de Fora, com uma incrível paisagem composta por muito verde. A praia é cercada por costões rochosos e ao contrário da Praia da Fortaleza, suas águas são mais agitadas e boas para surf ou para quem gosta de um mar agitado. Seu tamanho é de aproximadamente 400 metros. Vale muito a pena conferir!

Como já citamos, a região de Nova Brasília é a mais centralizada da Ilha, e por isso é o local com mais atrações. A Praia do Farol das Conchas fica muito perto de Nova Brasília, aproximadamente 10 minutos e é o melhor local para quem prefere ficar no centro de tudo.

A próxima parada é a Praia do Miguel, outro ambiente que transmite um contato ainda mais próximo da natureza e muita tranquilidade.

A Praia Grande fica próxima a Praia do Miguel e agrada ao mesmo público que busca um lugar agradável e calmo. Viaje com a Logitravel para passar dias muito tranquilos e agradáveis na Ilha do Mel.

Arroz Lambe – Lambe

Arroz Lambe – Lambe

Já ouviu falar no Barreado? Pois é, essa é uma das principais especialidades do Paraná. Mas não se engane porque não é a única! A Ilha do Mel, além de ter muitas atrações naturais que compõem um lindo ambiente turístico, tem também uma ótima e variada gastronomia para completar a agradável estadia de todos.

Vamos começar falando do típico Barreado. O Barreado é uma deliciosa carne cozida com farinha de mandioca, e é claro, em panela de barro. O Barreado é mais comum nas regiões de Morretes e Paranaguá, mas é com certeza uma das principais comidas típicas do estado.

Porém se falamos em Ilha do Mel, é impossível não falar do Arroz lambe - lambe. O Arroz lambe – lambe é um prato típico da Ilha composto por arroz e marisco. Estima-se que 400 quilos de mariscos são produzidos em poucos dias e cerca de 10 toneladas cada ano. É daí que vem o costume e a tradição de preparar vários pratos usando o marisco. Muitos devem estar se perguntando o motivo do nome "Arroz lambe – lambe", e a explicação é simples, o marisco é feito com a concha, e é necessário lamber a concha para comer tudo e deliciar o saboroso Arroz da Ilha.

A tainha assada é outro prato que merece a atenção dos turistas. É tão apreciada que tem até mesmo uma festa típica para que todos possam prová-la (leia mais informações em Festas).

Outro prato que os turistas devem provar é a farofa de mexilhões e é claro, a moqueca.

A Ilha do Mel está se desenvolvendo cada vez mais e os restaurantes também estão crescendo e preparando ótimas comidas para atrair ainda mais os turistas. A comida caseira é o grande atrativo de muitos restaurantes e os pratos com frutos do mar fresquinhos só compõe ainda mais as férias que você tanto precisa!

Muito forró, diversão e comidas típicas!

Muito forró, diversão e comidas típicas!

Em meio a todo o cenário natural, as praias e tudo mais, é claro que as pessoas ficam mais à vontade para comemorar. E na Ilha do Mel, temos opções para todos os gostos. Festas que celebram a cultura local, o surfe, e sempre com a alegria e paz dos nativos da região. As celebrações acontecem no decorrer do ano todo, e independente das condições climáticas, sempre encontramos pessoas felizes e tranquilas. Só não se esqueça de levar o bom humor e a disposição, e curta um dia agitado no meio da tranquilidade natural da Ilha.

Dando início a nosso calendário de eventos, temos em Janeiro uma atração que seduz surfistas amadores e profissionais a procura de um desafio diferente, em uma paisagem sem igual. Neste mês, a Ilha é invadida por surfistas, que se reúnem para participar do Circuito de Surf da Ilha do Mel, concurso que disponibiliza competições em várias categorias e é organizado pela Associação de Surf de Paranaguá. Para competir ou contemplar, basta se dirigir até o Farol das Conchas e se informar.

Em Fevereiro, é momento de celebrar a cultura local. A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes acontece no Farol das Conchas e é muito aguardada pelos moradores. Na festa temos vários pontos de destaque, como a missa campal; a procissão de barcos; as apresentações culturais, que variam desde mostras locais e nativas à celebrações nacionais; e o principal, a gastronomia, que é abundante e atrai todos pelo paladar.

Em Abril, novamente, a Ilha se torna um lugar competitivo, onde reinam a cordialidade e a vontade de vencer. No Morro do Sabão, nas Encantadas, acontece o Campeonato de Paragliding e o Festival Sul Brasileiro de Parapente. O evento atrai admiradores e apaixonados do esporte, e o espetáculo de técnica, cores e movimentos impressiona a todos. São esperados um número aproximado de 70 pilotos paranaenses e de outros estados para competir. A organização do evento fica por conta da Federação Paranaense de Voo Livre, e se você ficar com inveja dos pilotos que podem ver a Ilha do Mel de cima, com uma vista única, aprenda o Paragliding ou Parapente e seja você o próximo a contemplar a Ilha de outro patamar.

Além das competições aéreas, também acontece neste mesmo mês, o Fest Pesque. O Fest Pesque é um campeonato de pesca, onde o vencedor é aquele que pesca mais peixes e os de melhor qualidade, os competidores assim, são julgados de acordo com a qualidade e quantidade. Prepare sua vara de pescar e vá até a Praia das Encantadas.

Já no mês de Junho, temos a Mariscada e a Festa de São Pedro. A Mariscada é um ótimo evento gastronômico, na qual a Associação de Moradores de Prainha e Encantadas, se reúnem para preparar e saborear deliciosos pratos de frutos do mar. A Mariscada acontece no Mar de Dentro, nas Encantadas, e os pratos são preparados pelo próprios moradores da comunidade. Se você quiser, pode até interagir com eles, e se gostar do prato, não hesite, elogie o criador!

A Festa de São Pedro, é uma celebração religiosa realizada pela Associação dos Comerciantes da Ilha do Mel. O local de acontecimento é Nova Brasília, e lá encontramos uma programação religiosa com festejos populares, torneios, bingos, gincana, e é claro, muito forró para animar!

Em Julho, temos a segunda festa religiosa, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres. Acontecendo na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, na Fortaleza, o evento conta com missas, novenas, bingos, torneios e novamente, o forró.

Seguindo por Julho, é hora de comer tainha! Temos duas celebrações para este prato, a Festainha e a Festa da Tainha. Não se confunda, a Festainha acontece no Mar de Dentro, em Encantadas. E a Festa da Tainha é no Terminal de Embarque em Nova Brasília. As duas são festas que celebram a gastronomia local e dão destaque a deliciosa tainha. E é claro, como você já deve saber até este ponto, não falta forró para animar a festa.

Agosto é o mês da comida, também! O Festival da Comida Típica acontece no Mar de Dentro em Encantadas, e lá você vai encontrar uma variedade de comidas e aperitivos enorme. Podemos citar: peixe defumado, moqueca, risoto de siri, camarão na moranga, caldeirão, e muito mais. Não deixe de conferir, vá de estômago vazio e experimente tudo que der vontade. E é claro...forró!