Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Alto Paraíso Chapada dos Veadeiros

Alto Paraíso Chapada dos Veadeiros
Alto Paraíso Chapada dos Veadeiros

Um paraíso real bem perto de você!

Zona de convergência cósmica ou não, esse pedacinho da Terra é mágico!

Zona de convergência cósmica ou não, esse pedacinho da Terra é mágico!

Para os místicos: um local sagrado, exotericamente posicionado sob o Paralalo 14, tem uma forte ligação com seres sagrados e cidades como Machu Pichu; Para os aventureiros de plantão: uma verdadeira Disneylândia da natureza no coração do cerrado brasileiro; Para o Globo Repórter: uma pauta infinita de ótimas reportagens exibidas nas noites de sexta-feira; Para qualquer ser humano: um lugar de incrível beleza e vistas que proporcionam paz de espírito em qualquer momento do dia! Alto Paraíso fica na área de proteção ambiental conhecida como Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, e abriga uma imensa variedade de formações naturais como rios, cachoeiras, cânions, piscinas naturais, minas de quartzo e paredões rochosos, impossível não se sentir em paz junto a tanta natureza. A flora nativa transforma toda a região num verdadeiro oásis em meio ao cerrado e a fauna encontra um lugar para se proteger da extinção.

Aqui você poderá chegar bem perto de espécies raras, em total harmonia com a natureza. Há quem diga que é comum avistar discos voadores nos arredores de Alto Paraíso, mesmo que você não acredite não custa nada ficar de olho durante a noite.

Para chegar à Chapada dos Veadeiros você não precisa de um disco voador, não!

Precisa apenas reservar sua passagem aérea com antecedência, há vôos diários a partir de todas as capitais brasileiras.

O aeroporto mais próximo é o de Brasília, há 229 km. O percurso até Alto Paraíso pode ser feito com carro alugado, ônibus ou taxi. Há empresas especializadas em oferecer viagem de ônibus com a maior comodidade, aproveite para apreciar a vista com calma.

É muito importante fazer a reserva num hotel antes de sair de casa, para poder aproveitar ao máximo sua viagem sem estresse. Escolha uma pousada aconchegante, boas opções não faltam: a Pousada São Bento (Estrada GO-239) oferece muito conforto e uma decoração cheia de detalhes super interessantes, a comida típica preparada em fogão à lenha é um dos detalhes mais marcantes. Uma opção mais sofisticada é a Casa da Vida Hotel e Spa (Rodovia GO-118), o hotel disponibiliza vários roteiros de passeios e entretenimento dentro da área do próprio hotel, perfeito se você estiver viajando com crianças.

O importante mesmo é encontrar um hotel que seja aconchegante para você e sua família recuperarem as energias para curtir cada momento especial em Alto Paraíso.

Para não perder tempo na viagem programe seu próprio roteiro, com aquilo que mais lhe agrada. Fizemos uma seleção especial de pontos turísticos, gastronomia e eventos na Chapada dos Veadeiros para você conhecer melhor antes de viajar. Aproveite!

A maior concentração de energia positiva do Brasil

A maior concentração de energia positiva do Brasil

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS: Bem no coração do Planalto Central, a uma altitude de 1700 metros a chapada possui uma formação geográfica incomparável. Repleta de cânions, rios, cachoeiras, piscinas naturais, matas de cerrado, fauna complexa e vista de tirar o fôlego. Para garantir a proteção a este tesouro natural, nos anos 60 o Governo Federal criou o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com 65.515 hectares. Há uma grande diversidade de flores, árvores como orquídeas e ipês. O parque também um refúgio de diversas espécies animais ameaçadas de extinção, como o veado campeiro, cervo do Pantanal, onça pintada e tamanduás. Aves como: tucanos, araras e papagaios são um show à parte, os espetáculos de cores e danças são a cara do Brasil.

CACHOEIRAS

Uma das atividades mais divertidas e revigorantes de Alto Paraíso é um bom banho de cachoeira. São dezenas de cachoeiras de todos os tipos espalhadas pela chapada. Próximas a cânions, trilhas e matas preservadas, são perfeitas para um dia inteiro de muita aventura. Conheça:

CACHOEIRA SALTOS DO RIO PRETO: Faz parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o acesso é um pouco íngreme, mas o cenário é perfeito para os aventureiros de plantão. É uma das mais impressionantes quedas d’água da chapada: um dos saltos tem 120 metros, outro salto forma uma maravilhosa piscina natural, perfeita para banhos. Fica na Vila de São Jorge, 38 km de Alto Paraíso.

ALMÉCEGAS: Formada por duas quedas d’água, uma com 50 metros e outra com 15 metros, ambas forma uma incrível piscina natural. Há um lindo mirante no local, aproveite para fazer muitas fotos. Com agendamento prévio você poderá praticar rapel. O acesso é fácil, fica a 11 km de Alto Paraíso.

CACHOEIRA DO VALE DO RIO MACAQUINHO: para chegar até a cachoeira você precisará percorrer 4 km em meio a cânions, piscinas naturais e mata selvagem. É importante contratar um guia, pois a trilha é sinuosa. Apesar de todo o esforço, as belezas naturais compensam qualquer caminho tortuoso. A cachoeira tem 50 metros e é um dos locais preferidos para praticar canyoning.

CACHOEIRA CATARATA DOS COUROS: Quatro grandes cachoeiras formam este complexo natural. O visual é inesquecível. É muito importante contratar um guia, pois o caminho é um pouco difícil de percorrer. Tem ótimos pontos para nadar, com duchas naturais de água refrescante.

CACHOEIRA DOS ANJOS E ARCANJOS: São duas cachoeiras uma com 10 metros e outra com 7 metros. O acesso é por trilha, sem muito segredo. São ótimas para bons banhos de rio e tomar sol. Fica a 14.5 km de Alto Paraíso.

CACHOEIRA ÁGUA FRIA: São 12 km do Centro até a cachoeira, 400 metros de trilha em meio a mata uma bela recompensa: uma deliciosa queda d’água perfeita para duchas naturais e canyoning.

CACHOEIRA DO POÇO ENCANTADO: A queda d’água tem 25 metros e forma uma maravilhosa piscina natural de águas geladinhas, contornadas por uma simpática prainha com sol em boa parte do dia. Há uma lanchonete no inicio da trilha de 300 metros.

CACHOEIRA DA CARIOCA: O acesso é fácil, porém um tanto longo. A queda d’água tem 2 metros e forma dois poços de cerca de 10 metros de profundidade, ótimos para mergulhos. Fica a 38 km do Centro de Alto Paraíso.

PASSEIOS

VALE DA LUA: As incríveis formações rochosas lembram a superfície da lua. Em meio às rochas o rio encontra um lugar para passar, formando piscinas naturais inusitadas. Há diversos buracos com água mais funda e grutas belíssimas. É um destino indispensável para quem vai até Alto Paraíso.

JARDIM DE MAYTREA: Local perfeito para curtir uma noite de lua cheia. O belíssimo campo cheio de flores e plantas silvestres descortina várias cadeias de montanhas, é um visual incomparável.

MIRANTE DA BALIZA: Do alto dos 1500 metros você irá se encantar com a paisagem, grande parte das montanhas da chapada e visível desse ponto. Vá ao entardecer ou ao amanhecer e faça muitas fotos.

MORRO DA BALEIA: Uma incrível formação rochosa de quartzito com 1500 metros de altura. A vista panorâmica do alto é imperdível. Faça muitas fotos, torne esse momento eterno.

SERTÃO ZEN: São 9 horas de caminhada, 16 km sobre as mais variadas condições. É preciso ter fôlego! Ao longo do percurso você irá se deparar com fontes de água potável, vegetação de cerrado e uma vista panorâmica não encontrada em nenhum outro lugar, é maravilhoso! Não se esqueça de levar água e alimentos energéticos. Se possível vá com um guia, já que o roteiro é um pouco complexo.

TREKKING: A geografia da Chapada dos Veadeiros torna o lugar uma verdadeira Disneylândia da natureza. A Travessia Leste é um dos roteiros mais conhecidos da chapada, são 94 km de trilha, vai de Alto Paraíso à Macaquinho, passando por inúmeras cachoeiras. Ao todo são cinco dias de percurso, com acampamentos ao ar livre, ou poso na casa de moradores.

CASCADING E TIROLESA: Se você curte emoção ao extremo deve conhecer ambas as modalidades. Acontece sempre na Cachoeira de Almécegas, com 50 metros de queda d’água e uma maravilhosa piscina natural.

VIDA NOTURNA: Quem gosta de uma festa bem animada deve ir até São Bento para curtir muito forró nos diversos bares da cidade. As festas costumam ir até o raiar do sol. Em alto paraíso os bares ficam mais movimentados apenas nos finais de semana, quando aumenta o número de visitantes.

COMPRAS: Uma das coisas mais importantes em sua viagem à Alto Paraíso é fazer umas comprinhas para levar para casa ou dar de presente aos amigos. Os artigos exotéricos são a cara da cidade, feitos a partir de pedras, metais e sementes, todos carregam uma energia muito especial para onde você os levar. São velas, incensos, bijuterias, cristais, chás, licores, sabonetes, cremes, óleos e objetos de decoração super exclusivos. O endereço certo para encontrar esses e muitos outros artigos é a Avenida Ari Valadão Filho.

CENTROS EXOTÉRICOS: A Chapada dos Veadeiros fica na mesma linha energética de Machu Pichu, sob o Paralelo 14, o que garante à cidade de Alto Paraíso a fama de ter energias exotéricas especiais. As grandes jazidas de cristais da região também agregam energia cósmica para Alto Paraíso. Cerca de 80 terapeutas trabalham na cidade, oferecendo tratamentos espirituais aos visitantes. Mas independente de crenças, uma massagem relaxante num lugar maravilhoso como Alto Paraíso não faz mal a ninguém, aproveite! Praticamente todos os hotéis oferecem esse tipo de serviço aos hóspedes.

JARDIM ZEN: Localizado no alto do Morro do Capão, o antigo aeroporto da cidade ao lado da Rodovia GO-118, é conhecido como um ponto que "concentra as energias e emoções do planeta". Muitas pessoas visitam a noite para tentar avistar OVNIS. Mas de qualquer forma, com ou sem OVNIS, a vista ao anoitecer é indescritível.

Sabores exóticos em pratos nutritivos para manter o pique!

Sabores exóticos em pratos nutritivos para manter o pique!

Não adianta vir para a Chapada dos Veadeiros de dieta, sua alimentação por aqui precisa ser muito nutritiva para fornecer a energia necessária para você desbravar a região.

A culinária de Alto Paraíso segue a tradição dos escravos e garimpeiros. O prato mais tradicional por essas bandas é a Matula, uma espécie de feijoada feita com carne de porco, carne-de-sol, lingüiça, pé e pele de porco, lombinho, açafrão-da-terra e feijão branco, temperado com pimenta-verde, cebola e alho. O acompanhamento tradicional da Matula é o Tutu, feito com farinha de mandioca e caldo de galinha. O prato é servido embrulhado numa folha de bananeira, imperdível. Você irá encontrar a Matula no Rancho do Valdomiro (Estrada para São Jorge, km 18). Outro prato que você deve provar na sua viagem é a Galinha ao Molho Pardo, feito de maneira muito peculiar, com o sangue da própria ave, mas não se intimide o resultado é uma verdadeira delícia. O acompanhamento tradicional da galinha é o Arroz com Pequi e o Ensopado de Carne-seca com Banana-verde. A banana-verde também pode ser preparada com abóbora e feijão verde, o prato tem um sabor incomparável.

As frutas do cerrado são um capítulo a parte na gastronomia de Alto Paraíso. Quem visita a região precisa provar o delicioso Pequi. O pequi é um fruto típico do cerrado e de estrutura muito complexa, tem várias camadas e a única parte comestível é a semente amarela, que não deve ser mordida, pois dentro dela há espinhos. Os moradores atribuíram poderes ao fruto, dizem que é um afrodisíaco e uma fonte de energia para grávidas. Além de ser saboreado in natura, o pequi é base de várias receitas juntamente com arroz, carnes e até mesmo na cachaça. A Chapada dos Veadeiros é o berço de várias outras frutas cítricas: Tangerina Ponkan, Guabiroba e Mangaba é uma boa opção de fonte de nutrientes e fibras.

O restaurante mais badalado de Alto Paraíso é o Jambalaya (Rua 7, Quadra 6), a iluminação do local cria um clima todo especial a noite, perfeito para um jantar romântico. Se você gosta de uma legítima comida italiana precisa conhecer o Massas da Mamma (Rua São José Operário). Para os adeptos de comidas mais naturais e leves, vale à pena conhecer o Jatô (Rua Coleto Paulino), serve saladas, grelhados e receitas à base de carne de soja e tofu.

Mantenha-se bem alimentado em sua viagem à Alto Paraíso, a maioria das atividades que você irá curtir na região é desgastante, renove suas energias com muita saúde, aproveite os ingredientes nativos e se delicie.

A atmosfera mística de Alto Paraíso proporciona grandes festas durante o ano todo!

A atmosfera mística de Alto Paraíso proporciona grandes festas durante o ano todo!

FOLIA DE SÃO SEBASTIÃO: Acontece sempre no dia 20 de janeiro. A festa religiosa movimenta toda a região, é uma das manifestações populares mais fortes por aqui. Há apresentação de artistas locais e folclóricas pelas ruas, principalmente nas fazendas.

CARNAFORRÓ: Acontece todos os anos durante o carnaval no distrito de São Jorge, pertinho de Alto Paraíso. A prefeitura da cidade organiza sempre uma festa muito saudável e descontraída, com diversas bandas de forró animando os dias de folia. No Centro de Alto Paraíso também há uma programação especial para o carnaval, em 2009 a inovação foi um campeonato de skate durante o carnaval.

FESTA JUNINA: Apresentação das tradicionais quadrilhas, comidas típicas, brincadeiras, barracas, muito forró e bandas de rastapé. Conhecer as belezas naturais e ainda se aprofundar um pouco na cultura e no folclore da Chapada dos Veadeiros é sem dúvida uma experiência marcante.

FESTIVAL DE CULTURA TRADICIONAL: No mês de julho, todo o ano acontece um encontro de culturas regionais de Chapada dos Veadeiros. Manifestações folclóricas como a Catira, o Congo, a Curraleira, o Lundu, o Maracatu, a Moda de Viola e o Minuano animam as noites e os dias de festival. O evento abre com a Mostra Petrobrás de Cinema de Culturas, que exibe diversos curtas-metragens. Além das apresentações há oficinas, cursos, palestras, seminários, workshops, feiras e rodas de prosa.

MOONSTOCK: É o mais importante festival de música e cultura alternativa de Alto Paraíso que se celebra pelo mês de julho. Uma referência direta do Woodstock de 1969, o Moonstock celebra a diversidade, a paz e o amor. Acontece em um cenário perfeito, a Chapada dos Veadeiros, local que se acredita ter uma energia sobrenatural. Todos os anos diversas bandas de rock clássico embalam os visitantes até o sol nascer.

RALLY DOS SERTÕES: Todos os anos o maior evento de aventura sobre rodas passa por Alto Paraíso, normalmente no mês de agosto, mas sem dia definido. É um importante evento, que volta os olhares do Brasil e do mundo para a região.

FESTIVAL GASTRONÔMICO, MÍSTICO E CULTURAL: Acontece no mês de novembro e conta com muitas palestras, encontros, seminários, oficinas, cursos, degustação de pratos regionais, feira de artesanato, casa de doces, show de cultura local e nacionais e uma grande celebração a vida em meio a natureza.

Em todas as épocas do ano Alto Paraíso é um destino perfeito. Apenas pela sua estrutura geográfica perfeita, a Chapada dos Veadeiros vale a visita, mas em todos os meses do ano há eventos especiais para incrementar ainda mais sua viagem. Escolha a época perfeita para você e sua família, e venha curtir esse pedacinho do céu na Terra. Adquira agora mesmo sua passagem aérea!