Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Florianopolis

Florianopolis
Florianopolis

Ilha da Magia, encantamento em todos os sentidos

Terra e mar, agito e calmaria, aventura e história: Floripa é diversão para todos os gostos.

Terra e mar, agito e calmaria, aventura e história: Floripa é diversão para todos os gostos.

A capital do estado de Santa Catarina, carinhosamente conhecida como Ilha da Magia, sustenta com propriedade os atributos de encantamento que lhe são destinados. Conhecer Florianópolis é uma experiência inesquecível para qualquer visitante. O clima agradável durante todas as estações do ano tem seu auge no verão, quando milhares de pessoas de todos os lugares do mundo vêm para a ilha encantar seus sentidos. Florianópolis é um presente para os olhos com suas belas paisagens, para o olfato com ar fresco brisa do mar, o jeito de falar tão peculiar de seu povo é música para os ouvidos, a gastronomia delicia o paladar e toda essa emoção pode ser sentida na pele.

Possui uma forma alongada e estreita, com comprimento de 54 km e largura de 18 km. Seu litoral é bastante recortado, possui enseadas, ilhas, baías e lagoas. A ilha está situada de forma paralela ao continente, separadas por um canal. A travessia entre a parte continental e a ilha é feita através das Pontes Pedro Ivo Campos e Ponte Colombo Salles. Um dos mais conhecidos símbolos de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz foi tombada como patrimônio histórico e artístico tornando-se assim um belíssimo cartão-postal.

Gentilmente banhada pelo Oceano Atlântico, grande parte de Florianópolis (cerca de 97%) está situada na Ilha de Santa Catarina, totalizando certa de 100 praias. Assim como sua geografia, abrangendo continente e ilha, Florianópolis é variada também em opções de diversão e entretenimento. Em uma única cidade é possível se deliciar com praia ou paisagens rurais, baladas noturnas ou passeios ecológicos, surf ou cavalgada. Ao mesmo tempo em que Floripa oferece muito agito, também oferece tranqüilidade e descanso. Cenário ideal tanto para jovens quanto para famílias, Florianópolis encanta principalmente pelas belas paisagens naturais.

Florianópolis carrega consigo uma valiosa bagagem histórica. Em diversos pontos da ilha é possível encontrar registros arqueológicos do chamado Homem de Sambaqui, que datam até 4800 a.C. Estes sítios arqueológicos mostram diversas inscrições rupestres e oficinas líticas. Também já viveram sobre a ilha índios carijós de origem tupi-guarani, que chamavam Florianópolis de Meiembipe (montanha ao longo do mar). A faixa d'água que separa o continente da ilha era chamado Y-Jurerê Mirin (pequena boca d'água), dando nome a uma das mais conhecidas e cobiçadas praias de Floripa, Jurerê Internacional.

A gastronomia local, temperada com as heranças açorianas, tem nos frutos do mar seu ponto forte. O Ribeirão da Ilha, ao sul da cidade, é um bairro de pescadores, com a preservada arquitetura açoriana e muito charmosa para um passeio com a família, e cenário pronto para uma foto perfeita. O prato principal é a Ostra, com dezenas de restaurantes oferecendo tal especiaria. Ela pode ser servida in natura (ostra viva), gratinada (com queijos) e com diversos pratos.

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz de Florianópolis facilita muito a chegada de turistas de todas as regiões do Brasil e do mundo. Dentre os atrativos turísticos da capital desatacam-se, além das praias, os locais onde se instalaram as primeiras comunidades de imigrantes açorianos, como Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa e o próprio centro histórico da cidade. Em Floripa é possível uma perfeita combinação entre diversão e cultura, tornando a estadia de qualquer turista uma experiência singular. Dizem que é impossível fazer apenas uma única visita a Florianópolis, como diz o verso de um poeta local: "até mesmo a saudade só veio me visitar porque se apegou à cidade".

Mais de 100 praias, infinitas possibilidades de diversão

Mais de 100 praias, infinitas possibilidades de diversão

Diversidade é a palavra que melhor define a paisagem de Floripa. Praias com mar calmo ou agitado, de fácil acesso ou acessível somente através de trilhas, praias com ótima infra-estrutura ou semi-desertas. Floripa oferece cenários inesquecíveis para todos os gostos. Alguns dos mais conhecidos destinos em Florianópolis são:

Jurerê Internacional (NORTE): Destino mais desejado do país, praia com imóveis de alto padrão, beach clubs renomados, e um dos réveillons mais famosos do Brasil. A cobiçada praia é destino obrigatório para pessoas de gosto refinado. Há alguns anos os programas especiais de verão da MTV Brasil são gravados na praia de Jurerê Internacional, valorizando ainda mais o local.

Ingleses (NORTE): Perfeita para passar dias agradáveis com a família. Praia profundamente marcada pela cultura Açoriana é a segunda mais freqüentada por turistas, principalmente argentinos, perdendo apenas para Canasvieiras. Seus quase 5 KM de extensão são lindamente banhados por águas azuis cristalinas de ondas medias e temperatura agradável de cerca de 22 graus. Outro atrativo dos Ingleses são as dunas que separam a praia do Santinho, onde é indispensável a prática do sandboard (descer as dunas em uma prancha). A praia dos Ingleses recepciona os turistas com várias opções de hospedagem e alimentação, na maioria de seus estabelecimentos é comum encontrar atendentes com domínio de vários idiomas.

Costão do Santinho (NORTE): Destino certo para visitantes que apreciam a tranqüilidade em meio a natureza. Muito freqüentada por surfistas, sua beleza paradisíaca faz da praia um cenário ideal para a prática do esporte. No Santinho é possível encontrar diversos sítios arqueológicos com inscrições rupestres. Uma dessas inscrições, uma figura semelhantes a um homem, deu origem ao nome da praia, pois durante muito tempo a figura foi venerada como um santo pelos pescadores que rezavam e faziam oferendas.

Praia Mole (LESTE): Belíssima praia beirando a Lagoa da Conceição e aberta ao Oceano Atlântico, com ondas fortes e longas, água cristalina é uma das preferidas para a prática do surf. A praia possui uma incrível paisagem natural, fazendo parte de uma área de preservação permanente. Na praia mole é o visitante pode hospedar-se em hotéis, pousadas ou cabanas desfrutando a vista para o mar, lagoa e montanha.

Joaquina (LESTE): Sua excelente infra-estrutura atrai turistas o ano todo. A partir da década de 1970 a "Joaca" tornou-se o principal palco para a prática do surf, sediando diversos campeonatos mundiais do esporte. Seus 3 KM de extensão são cercados por belas dunas de areia fina e clara, perfeitas para a prática do sandboard.

Lagoa da Conceição (LESTE): O ponto turístico natural mais conhecido de Florianópolis está situado ao centro da ilha e conta com diversas dunas, montanhas e a maior lagoa da cidade. A temperatura media da água é uma das mais agradáveis da ilha, cerca de 27 graus. As águas calmas e de pouca profundidade são um grande atrativo para famílias com crianças. A Lagoa da Conceição também oferece um inesquecível passeio de escuna por valores acessíveis.
<
Armação (SUL): A paisagem acolhedora é muito característica dos habitantes da ilha, essencialmente um reduto de pescadores artesanais. É possível observar baleias francas passeando pelo mar da praia da Armação tendo sua preservação totalmente garantida. O local é ponto de partida dos barcos que levam até a Ilha do Campeche, uma das mais visitadas de Floripa. Armação é a praia que melhor reflete a história de Florianópolis.

A gastronomia temperada pela cultura açoriana dá água na boca

A gastronomia temperada pela cultura açoriana dá água na boca

De colonização açoriana, Florianópolis tem nos frutos do mar, seu ponto forte na gastronomia. Os visitantes podem desfrutar de uma seqüência de camarão (camarão ao bafo, camarão alho e óleo, frio e à milanesa) na linda e bela Lagoa da Conceição, acompanhado com arroz, batata frita e pirão de caldo de peixe.

O maior viveiro de frutos do mar do Brasil está em Florianópolis. Os pratos tradicionais da ilha são cada vez mais aprimorados pela miscigenação cultural, fazendo a diversidade gastronômica da Ilha da Magia ser cada vez mais apetitosa. Em Floripa é Possível encontrar até mesmo pratos como feijoada em forma de bolinho para ser servido como aperitivo. A mistura de bagagens culturais faz da gastronomia da ilha uma das mais criativas do Brasil.

O Ribeirão da Ilha, ao sul da cidade, é um bairro de pescadores, com a preservada arquitetura açoriana e muito charmosa para um passeio com a família, e cenário pronto para uma foto perfeita. O prato principal do bairro é a Ostra, com dezenas de restaurantes oferecendo tal especiaria. Ela pode ser servida in natura (ostra viva), gratinada (com queijos) e com diversos pratos. Para um iniciante na Ostra, a pedida é começar com a gratinada, pra depois "enfrentar" a ostra in natura com limão. Para acompanhar, uma cerveja gelada ou uma caipirinha com cachaça da região.

Já algum tempo, a culinária oriental, especialmente japonesa, tem ganhado bastante espaço na cidade, que hoje abriga inúmeros restaurantes especializados. Bem como restaurantes especializados em gastronomia árabe, chinesa, tailandesa, italiana, vegetariana, peruana, orgânica e contemporânea. Desta forma, Florianópolis é tão diversa em paisagens naturais quanto em opções culinárias, encantando o paladar da mesma forma que encanta os olhos.

Dia e noite de muito agito ou calmaria, só depende do gosto do visitante

Dia e noite de muito agito ou calmaria, só depende do gosto do visitante

Assim como na culinária e na geografia, as opções de entretenimento da Ilha da Magia são as mais diversificadas. Festas tradicionais da cultura açoriana convivem em perfeita harmonia com as agitadas baladas noturnas de Floripa. A FENAOSTRAFENAOSTRA pode ser muito interessante para os visitantes pela possibilidade de ter contato com chefs locais que ensinam elaboradas receitas feitas com o molusco. Alem de proporcionar uma divertida competição entre degustadores de ostras.

Festas tradicionais como Carnaval movimenta a cidade durante praticamente uma semana inteira, atraindo turistas de todo o Brasil e do mundo. Cada noite uma festa diferente, ostentando desfiles de escolas de samba e blocos de carnaval. A folia tem início com o tradicional Enterro da Tristeza, na noite de quinta-feira que antecede o carnaval.

O Réveillon da Ilha da Magia é sem dúvida uma experiência inesquecível. Balsas localizadas estratégicamente na baía e na Ponte Hercílio Luz realizam a queima de fogos na virada do ano, enchendo os olhos e emocionando todos os presentes. As praias de Florianópolis são perfeitas para os tradicionais rituais de passagem de ano, como pular sete ondas ou oferecer flores à Iemanjá dentro de um barquinho que é solto nas águas do mar. A tradição é comum entre os pescadores, e os turistas mais religiosos.

A cidade mais querida do Brasil reúne com harmonia a agitação de uma grande cidade e a calmaria de uma vida pacata, tornando-se atrativa para todas as tribos.

A vida noturna de Floripa acontece principalmente na encantadora Lagoa da Conceição. Seus diversos bares, restaurantes, lojas e boates formam um leque ilimitado de opções para diversão. Em Floripa, o estilo musical mai consumido é sem dúvida o pagode/samba, tendo também a música eletrônica correndo por fora. Na grande maioria das casas noturnas da Ilha oferecem na sua programação, grupos de pagodes locais, e estão sempre trazendo shows nacionais do gênero. A música eletrônica se desenvolve, um pouco devido a região ser praiana e de belezas naturais, e pela cidade abrigar muitos turistas que consomem tal estilo musical.

No verão cenário não muda muito, talvez tendo a música eletrônica ganhando mais espaço, justamente para atender grande parte dos turistas que aportam na Ilha.

É evidente que pode-se encontrar outros gêneros musicais na cidade, como o forró, rock, rap/hip-hop e até concertos de música clássica. Mas invariavelmente, são o pagode/samba e a música eletrônica que ocupam o maior espaço da programação das principais casas noturnas e bares. Durante os dias de semana, os bares que oferecem o famoso "happy hour" formam filas em suas portas.

Alem das festas tradicionais e da agitada vida noturna, a cidade oferece diversas opções culturais para os visitantes. Conta com duas casas de espetáculos importantes, o Teatro Ademir Rosa e o Teatro Álvares de Carvalho. Além de outros teatros menores, mas que sempre oferecem programações culturais de alto nível aos turistas. Os museus são mais um atrativo cultural indispensável para quem visita a ilha. O Museu Victor Meirelles e o MASC (Museu de Arte de Santa Catarina) contam muito da história do estado. Bem como o Museu de Armas Major Lara Ribas, onde é possível conhecer a história de SC através de artigos bélicos.

Com tanta diversidade, belezas naturais e misturas culturais não é de surpreender que a Ilha da Magia encante cada visitante de forma que deseje sempre voltar a Florianópolis, ou muitas vezes ainda, instigar o desejo de morar na ilha. Quem não sonha viver em uma ilha, gentilmente banhada pelo Oceano Atlântico, dourada pelo sol ameno, presenteada com um povo acolhedor de fala mansa e sorriso sincero onde cada dia pode ser uma aventura diferente? Mas não é preciso morar em Florianópolis para desfrutar de todo este encantamento, uma visita bem aproveitada já é suficiente para jamais esquecer desta ilha maravilhosa e ficar com gostinho de quero mais.