A Cidade Imperial
- Guias de Viagens
- América do Sul
- Brasil
- Petropolis
Respirando Ares Imperiais na Serra Carioca
A 68Km de distância da Capital do Rio de Janeiro, podemos respirar ar puro de montanha e apreciar um dos mais belos cenários serranos do Brasil. Estamos falando de Petrópolis!
Petrópolis está localizada no alto da Serra da Estrela e pertence ao conjunto de montanhas da Serra dos Órgãos, 845 metros acima do nível do mar.
Seu clima ameno, abundante vegetação e história são alguns dos principais motivos que impulsam os visitantes a vir à este lugar.Chamada de Cidade Imperial por ter sua fundação com base nas iniciativas de Dom Pedro II, que estando a caminho de Minas Gerais pelo Caminho Novo da Estrada Real, ficou encantado com a região ao hospedar-se na fazenda do Padre Correia.
Em 1843 o primeiro imperador então, assinou um decreto pelo qual determinava o assentamento de uma povoação e a construção do Palácio de Verão (pronto em 1847). Desde este momento, durante pelo menos 40 verões, a cidade se transformava na Capital do Império com a mudança de toda a corte.
Fora da temporada de verão Petrópolis também era residência permanente de representantes diplomáticos estangeiros e tamanha foi sua importância que entre 1849 e 1903 foi a Capital do Estado do Rio de Janeiro em substituição à Niterói por conta da Revolta da Armada. Todas essas histórias só fazem de Petrópolis um lugar ainda mais emocionante de visitar, despertando a curiosidade sobre a história do nosso próprio país.
Ao ser tão requisitada por Europeus e pela corte, a cidade recebeu uma forte influência cultural e arquitetônica procedentes do Velho Continente. Estas características são visíveis e encantam ao visitante, que se depara com a organização e ordem características dos colonos alemães que deixaram seu legado na cidade, seguidos de açorianos e italianos.
A riqueza inicial que podemos apreciar está no magnífico conjunto arquitetônico que possui no qual sua principal construção é o Palácio Imperial, atualmente conhecido como Museu Imperial. O Palácio é seguido de outras maravilhosas criações como casarões e palacetes do séc.XIX, a Catedral de São Pedro de Alcântara, a Encantada (casa de verão de Santos Dumont), o Palácio de Cristal e muitos outros!
Tamanha influência também se pode apreciar na sua gastronomia local que nos dá as boas vindas logo na entrada da cidade através das suas delicatessens alemãs, cheias de produtos típicos e claro, um bom chope.
Petrópolis com os anos se voltou a aperfeiçoar o atendimento ao visitante, especializando-se na excelência ao turismo prestando ótimos serviços em termos de hotéis, gastronomia e eventos.
Para chegar à Petrópolis, deverá tomar um vôo até o Rio de Janeiro e desde ai, seguir em carro ou em ônibus de linha especial. De carro deverá tomar o acesso pela BR-040 e caso opte pela comodidade de um ônibus as empresas Única, Útil e Salutaris oferecem saídas desde a Capital até Petrópolis.
A seguir indicaremos nas próximas seções algumas dicas de como circular pela cidade, que pontos são de maior interesse, a gastronomia que poderá encontrar com alguns dos restaurantes recomendados e outros...
Garanta já suas férias e não perca nenhum detalhe de Petrópolis. A Logitravel possui os melhores preços e lugares de qualidade na Serra Carioca, esperando por você!
Rotas Imperiais Históricas e Natureza Imperdíveis
São muitas as atrações que oferece a Serra e sabemos que acabaremos por deixar alguma de fora, mas abaixo poderá conferir umas dicas especiais que preparamos para você. Aponte, faça seu roteiro e desfrute de Petrópolis!
Para circular e conhecer cada detalhe dessa fabulosa cidade recomendamos que ande a pé quando esteja pelo Centro Histórico ou faça um City Tour de charrete, charmoso meio de locomover-se que lhe fará sentir-se no séc.XIX. Ainda na rota da cidade, para quem não pode caminhar muito ou vai com crianças e prefere algo mais cômodo, existe a opção do táxi-turismo. Existem roteiros e tarifas pré-fixadas que poderá contratar pelo telefone: 0800 24 15 16. Porém quando queira ir aos arredores e localidades mais distantes sugerimos alugue um carro para ter mais liberdade de horários e apreciar melhor cada detalhe.
Visite:
· A Catedral de São Pedro de Alcântara e o Mausoléu Imperial – Construída em 1884 em estilo neogótico francês, abriga os restos mortais de D.Pedro II, Dona Teresa Cristina e Princesa Isabel.
· O Palácio de Cristal – Passou de ser lugar de exposição de produtos agrícolas e hortícolas a ser cenário utilizado para a entrega de cartas de alforria aos escravos em 1888. Atualmente se realizam no recinto shows musicais e peças teatrais.
· O Palácio Quitandinha – Construído em 1944 em estilo normando na parte exterior e interior ao melhor estilo de Hollywood, deveria haver sido o maior cassino da América do Sul. Atualmente é utilizado como centro de convenções da cidade. Aberto de Terças à Sábados das 9h às 17h e aos domingos das 9h às 16h30min.
· O Museu Casa de Santos Dumont – Conheça o que foi o refúgio de verão do pai da aviação, a casa/museu é conhecida como "A Encantada". Aberto a visitação de Terças a Domingos das 9h30min às 17h30min com visitas guiadas.
· O Museu Imperial de Petrópolis – Palácio de Verão construído por D.Pedro II em estilo neoclássico. Entre as peças expostas, encontram-se a coroa e manto imperial, além de jóias e móveis da época. Aberto para visitas de Terça a Domingo das 11h às 18h. Além disso todas as Quintas e Sextas às 20h e nos Sábados às 20h e 21h15min, se transforma no palco do maior espetáculo permanente de som e luz do Brasil. O show conta os fatos mais marcantes do séc.XIX e da família imperial através de cores, luzes, sombras e tecnologias com efeitos especiais de deixar de boca-aberta a qualquer um. Não Perca!
Veja ainda:
· A Casa de Rui Barbosa
· A Casa da Ipiranga (Casa dos Sete Erros)
· A Casa de Joaquim Nabuco
· A casa da Princesa Isabel
· A Casa do Barão Visconde de Mauá
· O castelo do Barão de Itaipava
Leve as Crianças
Ao Parque Crèmerie aonde poderão se divertir a valer nos pedalinhos do lago, nas piscinas e quadras de esportes enquanto um dos papais foge a fazer umas comprinhas na fábrica de queijos Jules Buisson que funciona dentro do parque. Aberto diariamente das 8h às 18h.
Tire fotos
No Relógio das Flores na Rua Barão do Amazonas bem no centro de Petrópolis em frente à Universidade Católica, construído em 1972 em homenagem aos 150 anos da Independência do Brasil.
Faça
· A Rota da Gastronomia e do Artesanato em Itaipava.
· O Tour da Experiência
· Os Circuitos turísticos Rurais Pedras do Taquaril, pelas suas trilhas, cachoeiras, queijos e pousadas maravilhosas e o Circuito Araras-Videiras conhecido como Rota 22, perfeito para os que gostam dos esportes radicais como o rapel e as escaladas e que também oferece algo mais traquilo para os que amam as cavalgadas, o relax que proporciona o golfe e ainda os que gostam de sentir fortes emoções através do motocross. Tudo isso no entorno fantástico do Parque Nacional da Serra dos órgãos que ainda nos oferece o prazer de uma boa caminhada.
· O Roteiro Natureza Imperial alternativa para os amantes da natureza em estado puro com cavalgadas ecológicas através de trilhas, passeios pelos bosques e visitas a cachoeiras com duração média de 2h sempre com saídas às 9h. Não é necessário ser cavaleiro experimentado pois os passeios são realizados a um bom ritmo e sempre com guias especializados.
· Compras no centro de Petrópolis no circuito conhecido da Rua Teresa e do Bingen.
Escute Música e desfrute ambiente de Noite
· No Armazém 646, com música ao vivo diariamente na Rua Visconde de Itaboraí, 646 no bairro Valparaíso.
· No Savana Danceteria, que funciona de Quarta à Sábado a partir das 18h, no Shopping Bauhaus, na Rua Dr. Nelson de Sá Earp, 880 no bairro Centro.
· No Yayune Bistrô, que oferece música ao vivo todas as Quintas-Feiras na Rua do Imperador, 75 loja 09 no bairro Shop Vila Karharina.
Garantido: Petrópolis é pura emoção em casa roteiro!
A cidade lhe espera de braços abertos nas suas próximas férias e a Logitravel lhe ajuda a fazer realidade tudo isso!
Comida Internacional que Agrada a todos os Gostos
Chegando à cidade, quando vindo do Rio de Janeiro, é parada sedutora e obrigatória para matar a fome da Serra e entrar no clima, a Casa do Alemão ou a Pavelka aonde poderá provar os deliciosos croquetes de carne e sanduiches de pão com lingüiça.
No cardápio dos tradicionais restaurantes espalhados pelas ruas centrais de Petrópolis, encontramos delícias típicas da Serra como os deliciosos fondues, racletes, carnes de caça e muitos, muitos doces para degustar como sobremesa.
Já afastado do Centro Histórico encontraremos um dos mais conceituados restaurantes de comida italiana Locanda della Mimosa.
Petrópolis é uma delícia e abaixo apenas nomeamos alguns dos restaurantes mais recomendados. Confira!
Alameda 914 – Especializada em escargot como ingrediente principal de várias receitas às vezes acompanhadas de cogumelos e às vezes da tradicional polenta. O local é pequeno e se recomenda reservar com antecipação através do telefone (24) 2225 16 37. Fica na Estrada Bernardo Coutinho, 1560.
Locanda della Mimosa – Um cardápio baseado na cozinha italiana, alterado semanalmente sempre com produtos frescos (da estação). Outros pratos tradicionais são oferecidos o ano inteiro. Receitas criativas pela mão do Chef Dânio Braga que também oferece uma aconchegante adega diversificada. Reservas pelo telefone (24) 2233 54 05. Na Alameda das Mimosas, 30 (Acesso pela BR-040, Km 71,5).
Capitólio – Uma casa muito bonita que abriga dois restaurantes, um de comida variada e outro japonês. Telefone (24) 2245 88 72. Na Rua Dom Pedro I, 270.
Casa do Alemão – A já comentada anteriormente, se trata de uma lanchonete mais que um restaurante, porém serve algumas estrelas no seu cardápio que dão o que falar aos turistas que ali provam seus quitutes. O melhor segundo nos comentam, é seu croquete de carne, seguido do croquete de frango e de bacalhau, além disso oferece sanduiches de frios e o tradicional pão com lingüiça. Fica na Av. Ayrton Senna, 927.
Falconi – Uma casa com mais de cem anos de história considerado um Patrimônio de Petrópolis, oferece um cardápio variado que inclui pizzas e fondues. No inverno o melhor é aconchegar-se no amplo salão rústico que dispõe de uma lareira para esquentar nos dias mais frios. Uma delícia. Na Rua do Imperador, 757.
Majórica – Os carnívoros sabem que é obrigatório um lugar aonde sirvam a melhor picanha aonde seja o destino das suas férias e Petrópolis não deixa ninguém com vontade. A qualidade da carne aliada aos bons serviços garante a satisfação de todos os clientes. Na Rua do Imperador, 754.
Pavelka – Aqui encontramos a alegria dos amantes das delicatessen. Uma casa, repleta de doces, biscoitos, compotas e frios da Serra. Na Av. Ayrton Senna, 990.
Petit Palais – Elegância e sentindo-se um verdadeiro Imperador? Este é um charmoso bistrô que funciona nos jardins do Museu Imperial e oferece um chá colonial completíssimo. Rua da Imperatriz, 220.
Restaurante do Solar – Aconchegante restaurante localizado dentro de uma fazenda linda com um cenário de tirar o fôlego composto de Vales e Montanhas. No inverno, os pratos mais pedidos são as fondues e os racletes mas o restaurante possui uma cozinha variada para todo e qualquer gosto. No Km 45 da BR-040 (direção Juiz de Fora, entre Petrópolis e Arenal).
Doces Húngaros – A doceria em questão é o paraíso dos gourmands que sabem apreciar as delícias da tradicional lojinha. Em meio as suas variadas opções, destacam-se a torta de maçã e as mil-folhas. Na Rua Marechal Deodoro, 94.
Então! Já entrou o apetite? Desfrute e deguste uma Petrópolis deliciosa!
Clima e Eventos
Com um clima considerado Tropical de Altitude a temperatura costuma ser amena e anualmente varia entre os 14º e os 23º. Isso sim, pela noite, inclusive no verão a temperatura cai bastante. Por isso não suba a Serra sem um bom casaquinho. No verão uma malha ou moletom é suficiente, mas no inverno realmente se recomenda um suéter de lã ou um bom agasalho. Na mala, ainda no verão, coloque uns quantos pares de meia.
Já se decide ir à Petrópolis entre os meses de Janeiro e Março, recomendamos leve mais de um par de sapatos e um bom guarda-chuvas ou gabardina. A água abunda nessas temporadas e desejará estar preparado para não deixar que as chuvas estraguem o seu passeio.
Petrópolis é cenário de eventos o ano inteiro, sendo alguns fixos e outros móveis. Abaixo citamos alguns e recomendamos visite a web da Prefeitura Municipal de Petrópolis http://www.petropolis.rj.gov.br/ que contém uma agenda cultural anual sempre atualizada para sua maior comodidade. Veja!
Fevereiro – Carnaval - Ponto alto aos desfiles das escolas de samba e blocos carnavalescos.
Maio – Semana Nacional dos Museus. De 16 a 22 de Maio.
Julho – Bauernfest. De 22 de Junho a 03 de Julho.
Festival de Inverno. De 01 a 17 de Julho.
Agosto/Setembro – Rua Teresa Fashion. De 31 de Agosto a 03 de Setembro.
Serra Serrata. De 02 a 07 de Setembro.
Serra Wine Week. De 15 a 25 de Setembro.
Outubro/Novembro – Petrópolis Gourmet. De 27 de Outubro a 27 de Novembro.
Festival de Cinema. De 05 a 12 de Novembro.
Novembro/Dezembro – Natal de Luz. De 25 de Novembro a 23 de Dezembro.
Eventos Permanentes na Cidade Imperial de Petrópolis
Baile da Feliz Idade - Música ao vivo para atender o público da melhor idade. Dance muito, toda segunda 4ª feira do mês das 16h às 20h. Entrada franca. Petropolitano F.C. – Av. Roberto Silveira, 82 – Centro. Tel.: (24) 2242-4949.
Dança Folclórica Alemã - Apresentação de grupos de dança folclórica alemã de Petrópolis. Sábado, das 15h às 16h. Domingo, 12h às 13h. Praça Dom Pedro – Centro Histórico. Tel: (24) 2233-1235 - 0800 024 1516.
Feiras de Artesanato -
· Praça Expedicionários: Centro Histórico – quinta-feira a domingo, das 10h as 18h.
· Hortomercado Municipal: Est. União e Indústria, 9.500 – Itaipava – sábado, das 8h às 17h30. Domingo e feriado das 8h as 13h.
· Parque Municipal de Petrópolis: Est. União e Indústria, 10.000 – Itaipava – sábado, das 9h as 17h.
· Pórtico do Quitandinha: Artesanato Petrópolis – segunda-feira a domingo das 9h as 17h.
· Feira de Antiguidades: Praça Visconde de Mauá – Centro Histórico – domingo das 10h as 16h.
Roda de Choro da Mosela-Grupo Taruíra - Em varias praças da cidade.
Serenata Imperial - Grupo de seresteiros apresenta MPB e estimula a integração com o público. Última quinta-feira do mês às 20h, no Palácio de Cristal. Entrada franca.
Som e Cristal - Um dos monumentos mais famosos de Petrópolis – o Palácio de Cristal – serve de palco para apresentações musicais de artistas locais e de renome nacional. No repertório, MPB, chorinho, música clássica e contemporânea. Apresentações de até 1h30 de duração. Rua Alfredo Pachá s/nº – Centro Histórico. Tel.: (24) 2247-3721. Apresentações todos os sábados, às 18h.
Petrópolis lhe espera o ano inteiro com todo o encanto imperial e as melhores atrações para seus visitantes.
Não perca tempo e reserve já sua passagem aérea e Hotel na Logitravel!