Curitiba
Um ponto de parada obrigatório e maravilhoso
Um ponto de parada obrigatório e maravilhoso
Curitiba começou a se formar, ser conhecida e crescer por ser um ponto de parada de viajantes que transitam entre o sul e o sudeste. Por este motivo também, seus hotéis e restaurantes possuem estrutura invejável e impecável. Cada ano que passa Curitiba se torna um destino mais descolado, moderno e badalado. Com a aceleração do crescimento urbano, a capital do Paraná foi muito bem planejada, tornando-se uma cidade belíssima e muito organizada, que contempla os recursos naturais. É uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil, e isso se reflete na alegria de seu povo sempre disposto a tratar bem os visitantes.
<
Apesar de ser tradicionalmente um ponto de parada de viajantes, há muito que se ver e conhecer na cidade. Seus belos parques garantem pelo menos uma semana inteira de diversão e paisagens deslumbrantes para belas fotografias. Assim como seus monumentos arquitetônicos, como o Museu de Arame, Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer, símbolos da arquitetura contemporânea que unem modernidade e preservação ambiental.
O grande diferencial de Curitiba é o destaque que dá para as manifestações culturais. A Edição Especial Guia 2008 da Revista Veja o Melhor do Brasil elegeu a cidade como o melhor destino cultural e melhor custo-benefício para turismo na Região Sul. E em 2003, recebeu o título de Capital da Cultura das Américas pela entidade CAC-ACC.
O moderníssimo Aeroporto Afonso Pena, cerca de 18 KM do Centro, facilita a chegada dos visitantes. A partir daí, o visitante se surpreenderá com a excelência do serviço de transporte da cidade. Juntamente com o planejamento arquitetônico, o transporte público, executivo ou turístico oferece serviços de ótima qualidade a custos econômicos, a tarifa é integrada, sendo possível o deslocamento por toda a cidade com uma única passagem.
As infinitas opções de compras, passeios, pontos turísticos, praças de alimentação, restaurantes, bares, hotéis, eventos fazem de Curitiba uma cidade como poucas no Brasil. A beleza da cidade faz o visitante sempre querer voltar, pois nunca há tempo suficiente para aproveitar tudo de bom que Curitiba tem a oferecer.
Projetos Arquitetônicos impressionantes que valorizam as belezas naturais e a cultura
Curitiba oferece aos visitantes variadas opções de entretenimento, há muito que se ver e fazer na capital do Paraná. São diversos parques, centros de compras, construções históricas, museus, opções de passeios e agitos noturnos. Uma visita a Curitiba pode começar com um passeio pela Feira do Largo da Ordem, no Mercado Municipal. É a maior feira de artesanato da cidade (e uma das maiores do Brasil), e ainda oferece temperos, frutas, doces e produtos locais como o pinhão. A Feira também conta com um moderníssimo espaço orgânico, recém-inaugurado, com excelentes boxes de verduras, restaurantes e cafés.
A cidade também tem ótimos centros de compras. Shoppings renomados como o Estação (Região Central, antiga Estação Ferroviária), o Mueller (no Centro Cívico), o Crystal Plaza e o Curitiba, construído em prédio histórico, fica no badalado bairro do Batel. Um pouco mais afastados o ParkShopping Barigui, com uma maravilhosa área gourmet, e o gigante Palladium são suficientes para uma tarde inteira de diversão.
O Centro Histórico de Curitiba, recentemente revitalizado, oferece um passeio muito interessante. Ideal é começar o passeio pelo Solar do Barão, prédio de 1883 que hoje é um centro cultural, que abriga em seu acervo a Gibiteca, entre outros. Na seqüencia é interessante conhecer a Casa de Alfredo Andersen que guarda antigos objetos e o antigo ateliê do artista norueguês intactos. Seguindo para conhecer a Casa Romário Martins, um antigo armazém de 1874, que hoje é um salão de mostras culturais e a Igreja da Ordem da Terceira de São Francisco das Chagas, que data 1737 e ainda hoje é palco de missas em latim aos domingos. Ao lado da antiga sacristia encontra-se o Museu de Arte Sacra com diversas relíquias. Prosseguindo pela Rua Claudino dos Santos encontra-se o Memorial Curitiba com altares barrocos dos século 18. Mais a diante, a Praça Garibaldi com seu belo e famoso Relógio das Flores, onde fica a Igreja do Rosário, a Fundação Cultural Palacete Wolf e o Solar do Rosário, prédio do século 19 que hoje funciona como um complexo cultural com galerias de arte, casa de chá, livraria e um belíssimo jardim. Mais a frente, a Praça João Cândido, Museu Paranaense e o Palácio Garibaldi. Ainda no Centro Histórico é possível apreciar concertos da Camerata Antiqua de Curitiba, show e mostras de arte na Capela Santa Maria e no deslumbrante Paço da Liberdade.
Os visitantes que gostam de passeios pela história não podem deixar de conhecer os museus de Curitiba: O Museu Oscar Niemeyer, em formato de olho tem acervo permanente de obras de arte contemporânea e ainda nove salas de mostras temporárias. Na parte externa diversas esculturas dos artistas Tomie Ohtake e Erbo Stenzel e espaço dedicado ao arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou o museu. Outro local interessante é o Museu do Automóvel, onde encontram-se mais de 50 veículos antigos muito bem preservados, de carruagem francesa de 1910 ao Cadillac presidencial de 1952. Ainda se destaca o Museu Paranaense, com relíquias expostas da antiga sociedade paranaense, objetos antigos e painéis que contam a história do Paraná. Para ir ainda mais a fundo na história local é preciso conhecer o Museu Ferroviário e o Museu do Expedicionário, que conta a história do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Um dos mais conhecidos cartões-postais da cidade, o Museu Ópera de Arame é uma belíssima estrutura de metal construída sobre um lago, com paredes e teto transparentes. É um belo espetáculo mesmo quando não há exibição de nenhum espetáculo artístico. É indispensável conhecer esse famoso ponto e levar muitas fotografias para casa.
Uma das possíveis sedes da Copa do Mundo de 2014, o Estádio Joaquim Américo oferece um passeio guiado pelas suas arquibancadas, camarotes, vestiários e salas de imprensa. Outro ponto para se visitar em Curitiba é a Torre Panorâmica, de onde é possível avistar toda a cidade e até parte da Serra do Mar. E vale a pena também conhecer a Rua 24 Horas, com opções de lazer, comércio e serviços que não pára nunca.
Curitiba é famosa por suas belas e vastas áreas verdes. Os diversos parques da cidade dão um colorido especial para qualquer fotografia, marcando a memória dos visitantes que pela cidade passam. O Jardim Botânico é o mais conhecido parque da cidade, a grande estufa transparente que abriga cerca de 50 variedades de plantas nativas da Mata Atlântica é um belíssimo e imperdível cartão-postal da cidade. Recentemente no local foi inaugurado o Jardim das Sensações que proporciona ao visitante conhecer diversas plantas somente pelo toque e cheiro.
Mais afastado do Centro, o Parque Estadual do Marumbi, no meio da Serra do Mar, tem diversas trilhas, piscinas naturais e montanhas. Um dos caminhos até chegar no parque é feito de trem, um passeio maravilhoso. Para fazer as trilhas é recomendável o acompanhamento de um guia.
O Parque do Tanguá possui um dos mais belos jardins da cidade, de duas torres que formam um mirante com vista para um lago cristalino e um túnel encravado na rocha que pode ser visitado de barco ou a pé. O parque tem muita área verde tornando o clima relaxante.
O Parque Barigui é um dos maiores e mais freqüentados parques de Curitiba. A ótima estrutura do parque oferece equipamentos de ginástica, sede campestre, restaurantes, quadras poliesportivas e quiosques. Não é difícil encontrar pássaros de várias espécies, capivaras e gansos passando pelo parque no fim da tarde. A área verde do parque torna-o perfeito para descansar.
Ainda destacam-se outros parques, como o Parque do Tingui, Sede do Memorial Ucraniano. O Bosque do Alemão, com uma trilha contando a clássica história de João e Maria dos Irmãos Grimm. O Bosque do Papa João Paulo II, pertinho do Museu Oscar Niemeyer, com pista de caminhada, ciclovia e loja de artesanato. Entre as atrações "verdes" de Curitiba ainda vale a pena conhecer o Zoológico, com mais de 3 mil animais de cerca de 80 espécies.
Um passeio que também vale muito a pena é com o Trem Curitiba - Paranaguá, a vista parece cenário de cinema e a sensação é de viagem no tempo. O passeio dura cerca de 3 horas, muito bem aproveitadas, passando por pontes, túneis e incríveis paisagens. Outro passeio muito interessante é pela Linha Turismo, através de ônibus de dois andares muito bem estruturados que passam por mais de 20 pontos turísticos da cidade durante cerca de 2h30.
Conquistar o visitante pelo estômago é tradição em Curitiba
Por ser Curitiba uma cidade que durante anos foi ponto de parada de viajantes, a gastronomia é o seu ponto alto. A tradição de bem servir os visitantes é antiga, antes mesmo de Curitiba ser Curitiba. A influência dos imigrantes asiáticos e europeus diversificou muito os sabores locais.
Os muitos restaurantes da cidade oferecem pratos inspirados em muitas culturas diferentes: churrascos, comidas naturais, frutos do mar, pratos japoneses, italianos, suíços, espanhóis, portugueses, alemães, poloneses, árabes, franceses, chineses, indianos, mexicanos, casas de chá e cafés coloniais, fast foods, pizzarias e o que mais o paladar puder desejar.
Um passeio pela Santa Felicidade, complexo de 16 bairros, pode ser uma perdição para os olhos e o paladar. O reduto de imigrantes italianos é famoso pelos seus rodízios de massas. São mais de 30 excelentes restaurantes, além de vinícolas, cantinas de vinho e lojas de artesanato.
O destino certo para desfrutar de culinária moderna é o bairro do Batel, onde está localizada a Feira Gastronômica de Curitiba ou Feirinha do Batel, com barraquinhas variadas para todos os gostos e ambientadas de diversas culturas brasileiras e internacionais. Também docerias e cafés a preços econômicos, mas com excelente qualidade do atendimento e do sabor.
O Restaurante mais conceituado de Curitiba e um dos melhores do Brasil é o Durski, que tem como diferencial produzir praticamente todos os produtos que vão à mesa, do pãozinho aos embutidos. Serve pratos variados, inspirados na culinária local, de outras regiões brasileiras e internacional. Outro atrativo é a premiadíssima Carta de Vinhos, eleita a melhor do país em 2009 e 2010 por guias conceituados. Uma opção mais popular para conhecer o sabor curitibano é o Café Colonial do Brioche, no bairro do Batel. O café oferece diariamente uma variedade de 50 itens em um bufê de pratos frios e quentes. Sabores irresistíveis acompanhados por cafés, sucos, refrigerantes, cervejas ou ainda chocolate quente.
Durski - Restaurante
Av. Jaime Reis, 254 - Bairro São Francisco
http://www.restaurantedurski.com.br/
Brioche - Café
Av. 7 de Setembro, 4416 - Bairro do Batel
http://www.brioche.com.br/sistema/php/
Festas que celebram a cultura e encantam os visitantes
No mês de janeiro pontos turísticos como a Rua das Flores, a Ópera de Arame e os parques ganham vida com os concertos e shows de música popular da Oficina de Música. Curitiba é reconhecida nacionalmente pela realização anual do Festival de Teatro de Curitiba, que acontece desde 1992. Quase 20 dias do mês de março são dedicados à arte-cênica. São cerca de 200 espetáculos oficiais e na chamada Fringe, programação paralela que acontece nas ruas e praças da cidade.
No mês de julho, tradicionalmente acontece o Festival Folclórico e de Etnias do Paraná, juntamente com o Festival de Bonecos. Ainda no mês de julho o Festival do Pinhão, a Festa do Vinho e a Feira Sabores do Paraná dá água na boca de qualquer visitante. No mês de agosto é a vez da Festa de Nossa Senhora Czestochowa, padroeira da Polônia, com várias apresentações artísticas.
Uma das cenas mais clássica relacionadas ao Natal no Brasil, acontece no Centro de Curitiba, no calçadão, o Palácio Avenida (hoje uma sede bancária) se ilumina com quase 100 mil lâmpadas e recebe corais de crianças, a emoção é garantida durante vários dias do mês de dezembro.