Uma Experiência Inesquecível
- Guias de Viagens
- América do Sul
- Argentina
- Patagônia Argentina
Rumo à "Tierra del Fuego"
Voltamos o olhar ao extremo sul da América do Sul, aonde a paisagem surpreende tanto como a quantidade de vida que emana do lugar.
Estamos falando da Patagônia Argentina, que consiste em uma região pertencente à Argentina e que faz fronteira com o vizinho país do Chile.
O Leste é a região dos planaltos, recebendo o nome de "Meseta Patagónica". Seu relevo é de um patamar evolutivo, cortado por vales fluviais e aonde a ação do planalto não finaliza no chão, senão que eleva a Costa Patagônica formando por seu caminho cabos, pontas, angras, covas, ilhas, baías e diferentes praias.
Já à Oeste encontramos o lugar das montanhas. Neste lugar a sub-região andina coincide com os Andes Patagônicos e segundo a quantidade de chuvas a vegetação se divide entre "Bosque Andino Patagônico" e "Bosque Subpolar de Magalhães". A região possui uma riqueza em lagos e grande parte do seu território faz parte de parques nacionais.
A Patagônia Argentina consiste em uma região tão plena de vida e lugares incríveis que fica difícil definir um somente que seja o mais belo de todos. Nesta guia escolhemos falar à respeito de duas cidades que acreditamos sejam do seu interesse visitar e que possuem uma infra-estrutura fantástica em termos de turismo para receber aos visitantes.
Estamos falando de Neuquén (no Grande Vale) e Ushuaia (zona Austral).
Alguém poderá se perguntar: e como não falamos em Bariloche (na zona dos lagos)?
Escolhemos dar mais ênfase nessa guia, às duas cidades anteriormente citadas, tendo em vista que preparamos uma guia exclusiva somente sobre São Carlos de Bariloche, e que poderá consultar a qualquer momento que deseje.
"La Confluência". Asim é como se chama o lugar aonde se unem os rios Limay e Neuquén (que dá nome à cidade). É aqui aonde nasce o Rio Negro e aonde se fusionam duas cidades, a de Neuquén que é a capital da região de mesmo nome e Cipolletti, localizada na região de Rio Negro.
O ambiente cercado que acompanha aos dois rios, cria um lugar apropriado para esta cidade que teve um crescimento incomparável com outras zonas do país nas décadas de 60 e 70, por conta dos investimentos hidroelétricos e petrolíferos que se realizaram no seu território.
O pomar das fazendas que a cercam, e a força de uma cidade sem horários inativos, lhe darão uma impressão potente da força que a Patagônia Argentinavai cobrando desde seu princípio.
Para chegar à Neuquén de forma mais rápida, pode comprar uma passagem aérea com a Logitravel.
Existem vários vôos e conexões possíveis que o levarão à um dos aeroportos mais importantes da Patagônia Argentina, o Aeroporto Internacional Presidente Perón. Distante a apenas 6Km do centro da cidade constitui um enlace direto com Buenos Aires e com outras importantes cidades argentinas.
Ushuaia, a cidade mais austral do mundo na Tierra del Fuego, possui belezas próprias da sua região e oferece curiosas excursões, como por exemplo: uma viagem no Trem do Fim do Mundo, travessias pelo canal de Beagle, ainda possui um centro de Atividades de Inverno chamado Ushuaia Blanca aonde praticar esportes típicos de neve e muito mais...
Para chegar à Ushuaia pelo ar, compre sua passagem aérea com a Logitravel e chegue depressa para começar essas férias tão esperadas durante o ano!
O Aeroporto Internacional de Ushuaia Malvinas Argentinas, recebe vôos diários e se encontra a tão somente 5Km do centro da cidade em uma pequena península ao sul da cidade de Ushuaia (Península de Ushuaia).
Por seu potencial turístico ambas cidades estão muito bem estruturadas com transportes públicos e com uma rede de hotéis de ótima qualidade para todos os bolsos!
Apenas aconselhamos que, em temporada alta de inverno (pela prática comum de esportes de neve), igual que por épocas de festas, reserve com antecipação o seu hotel, garantindo assim o descanso merecido que se programou receber nessas próximas férias.
A Logitravel pode lhe oferecer uma variada opção de lazer e descanso na Patagônia Argentina. Atreva-se a conhecê-la!
E recomendável contratar um seguro de viagem pessoal que abrange os gastos médicos, ja que a assistência sanitária a estrangeiros não é gratuita e leva custos elevados.
Neuquén e Ushuaia
Neuquén
Travessia em Caiaque no Rio Limay – Desfrute de uma experiência inesquecível à bordo de um caiaque, cortando as águas do Rio Limay em busca de águas rápidas e cristalinas. O passeio é ideal para toda a família.
Museu Gregorio Álvarez – Visite um guardião de tesouros recentemente remodelado e que volta a exibir sua valiosa coleção arqueológica e funcionar como espaço cultural. Um banho de cultura e informação histórica.
Escavação de Dinossauros – Já pensou poder fazer parte de um descobrimento arqueológico ao vivo? O Centro Paleontológico de Lago Barreales, oferece a experiência única de transformar o visitante em parte da equipe de paleontólogos, participando das investigações de campo. Para participar das escavações deve consultar por e-mail, já que a visita está limitada a 3 pessoas por dia.
Uma Volta pelo Vale – Percorrendo as redondezas da capital, podemos conhecer diferentes atrativos que formam parte do Grande Vale. Ao realizarmos um passeio rápido, podemos acreditar que além dos atrativos urbanos Neuquén só possui fazendas nas proximidades para conhecer. No entanto ao redor da capital provincial existem vários cantinhos especiais para visitar e passeios tipo circuitos que dão a oportunidade ao turista de apaixonar-se pela localidade. Contate com as agências receptivas da cidade e agende seu passeio comodamente.
Conheça os Vinhedos do Sul - Percorra as principais bodegas de Neuquén, que nos mostra a sua garantia de criadora entre os novos vinhos argentinos.
Neuquén, Spa Termal – Localizado no centro da capital, este Spa urbano funciona com recursos trazidos das termas de Copahue. Estes produtos são: a lama cinzenta, e a água do vulcão, oferecendo um espaço destinado à saúde e ao descanso.
Oferece propostas maravilhosas para aliviar o estresse e recuperar a energia depois de um intenso dia de passeios pela Patagônia Argentina.Ushuaia
Centros Invernais – Há poucos minutos do centro da cidade de Ushuaia e a longo da Rota nº 3, os onze centros invernais concentram em poucos quilômetros a oferta de atividades de inverno mais completa da Argentina.
A fantástica paisagem de Tierra del Fuego deslumbra aos turistas chegados de todas as partes do mundo que chegam cada inverno para desfrutar da neve e também da comunidade local, que sempre participa dos eventos e atividades realizados por aqui.
Algumas opções para viver divertida e plenamente o inverno por aqui são a prática de atividades como: patinar sobre o gelo, esquiar, andar nas motos de neve, caminhadas com raquetes, snowboard, passeios fascinantes em trenós puxados por cães e excursões noturnas.
Parque Nacional Tierra del Fuego – Visite o espetacular Parque Nacional da Terra do Fogo. São 63.000 hectares que abrigam um sistema de áreas naturais protegidas dos Andes Patagônicos. É o único parque nacional da Argentina que possui costas marinhas e seu limite meridional é banhado pelo Canal de Beagle. Aqui poderá apreciar a típica paisagem glacial, aonde se alternam profundos vales ocupados por rios e lagos com os cordões de montanhas. Ao longo das trilhas poderemos apreciar as espécies mais representativas da flora e fauna local. Além das excursões organizadas, é possível realizar atividades tais como: caminhadas, acampamentos, pesca esportiva, apreciação de aves e castores, Boating, cicloturismo e esportes náuticos. Leve a máquina de fotos à mão e com a carga completa, pois precisará para fazer um álbum de fotos só desse lugar incrível.
Ferroviária Austral Fueguina – Os trilhos cortam paisagens impressionantes e lhe levam à bordo do "Trem dos Presos" desde a estação "Fim do Mundo" para conhecer lugares incríveis e cheios de história.
O trem transita em uma das vias que era utilizada há dezenas de anos atrás pelos presidiários, quando abasteciam a cidade de lenha.
Entramos no "Cânion do Toro" e realizamos a primeira parada na "Cascata da Macarena" onde podemos optar descer até uma reconstrução de um acampamento indígena ou subir até um ponto panorâmico de onde é possível observar o nascimento da cascata. A viagem segue e o trem reinicia seu caminho para atravessar o bosque sub-antártico que cerca a área, revivendo a rotina diária dos presos durante quase meio século. Logo que passamos uma grande turfeira, chegamos à Estação Parque, desde onde se começa o regresso até o ponto de partida.
Desfrute de uma viagem encantadora em um trem de época e adentre a história dos presos daqueles tempos. Poderá fazer isso enquanto conhece lindos bosques centenários, rios, vales e diferentes paisagens de beleza ímpar.
Turismo de Aventura – Na Terra do Fogo é possível viver uma experiência única, chegando a lugares incríveis em permanente contato com a natureza percorrendo no seu caminho as mais belas paisagens. Existem muitas atividades diferentes para realizar nas quatro estações do ano que fazem a alegria de todas as idades. Podemos escolher entre um passeio solitário e uma excursão em companhia de guias profissionais expertos. Entre as diversas atividades oferecidas encontrará: passeios em Quads, mergulho pelo Canal de Beagle, aluguel de bicicletas por horas ou dias para desfrutar do ciclismo pelas maravilhosos lugares de Ushuaia, pode praticar o montanhismo, o boating, avistar pingüins e outros animais da fauna local, praticar esportes de inverno nas várias estações da cidade, passeios em 4X4 por lugares apenas transitáveis ou aventurar-se por lugares aonde as trilhas simplesmente não existem, praticar treeking e hiking sozinho ou em companhia de guias, descobrindo a maravilhosa Tierra del Fuego, descubra as vistas impressionantes desde a Tirolesa, faça um Safári fotográfico e Cavalgue. Seja qual for a sua escolha, estamos seguros de que fará uma boa eleição, pois todas e cada uma dessas atividades, oferece emoção à medida para todos.
Coma Bem e Variado Também nos Confins do Mundo
A variada gastronomia típica patagônica é resultado da influência dos pioneiros chegados da Europa. Eles trouxeram certos pratos da sua gastronomia que acabaram combinados com os sabores locais. Delicie-se e não deixe de provar nada de diferente, garantimos que existe um menu variado e delicioso para cada dia.
Pra paladar nenhum botar defeito prove as especialidades como doces de rosa mosqueta e frutas finas, alfajores recheados com doces típicos, chocolates artesanais de qualidade indiscutível, defumados de trutas, de javali, de veado e de queijos. Patês, cervejas, licores, escabeches, conservas e mel.
Nos restaurantes dos centros turísticos de montanha, famosos chefs dão asas à imaginação e criam pratos utilizando produtos locais como cordeiro, truta, veado e frutas silvestres na elaboração das diversas receitas do cardápio. Encontraremos obras de arte como fondues, raclettes, enrolados de cordeiro, curry de cordeiro, sobremesas com chocolate artesanal e frutas do bosque repartindo fama com os já conhecidos e típicos: assado argentino, as pizzas e empanadas.
Seguimos falando das influências e veremos ingredientes que enriquecem sua culinária, tais como os pinhões utilizados nos molhos e macarrão e nas farinhas para elaboração de alfajores. Outras comunidades oferecem tortas fritas e pão caseiro aos visitantes, uma delícia que se agradece depois de esquiar ou depois de uma longa caminhada.
Já na zona turística de "Estepe dos Dinossauros" a produção de maçãs, frutas de pedra, peras, frutas finas, fungos e aromáticas característicos da região, se transformam na matéria-prima para a elaboração de sobremesas, chutneys, conservas, fungos, frutas desidratadas, sucos e licores.
Restaurantes e casas de chá oferecem pratos típicos regionais com produtos locais como, por exemplo, o menu típico patagônico com truta, salmão, cordeiro e defumados.
Também é comum a elaboração de pratos com Centolla, merluza-negra e mariscos.
Acompanhe tudo isso com vinhos finos de boa qualidade, de produção local nas bodegas de vinhedos próprios.
Aqui não fará falta que lhe indiquemos os lugares, pois tanto uma cidade como outra, está repleta de locais que servem o melhor da sua gastronomia, desde o café da manhã até o jantar.
Tome forças pela manhã com um delicioso café e seus alfajores em um dos vários cafés, confeitarias e padarias, espalhados pelas duas cidades. E recupere energias pela noite em algum dos seus maravilhosos restaurantes com produtos locais da melhor qualidade.
Clima e Festas
Em Neuquén o clima é considerado continental e árido, as chuvas são mais bem escassas e costumam acontecer em maior quantidade no mês de março e nos meses de verão. A temperatura oscila muito tanto no inverno como no verão e se destaca por fazer muito calor nos meses quentes e temperatura fresca no inverno durante o dia, caindo significativamente a temperatura pelas noites, com uma sensação gélida. A temperatura média anual é entre 8º e 10ºC.
Já em Ushuaia o clima é frio, temperado apenas pelo mar. A temperatura média anual é de 4,7ºC e oscila entre 0,5ºC em julho e 10ºC em janeiro. As chuvas têm uma freqüência regular e se repartem de forma bem igualada durante todo o ano.
Abaixo citamos algumas festas locais das duas cidades, não perca!
Neuquén
Em Neuquén e localidades da Província que leva o mesmo nome, as festas populares possuem um êxito singular e um nível muito amplo de participação.
Identificam-se pelo menos 71 festas em toda a Província, concentrando-se o maior número delas nas zonas mais turísticas. A maioria dessas festas, ocorrem nos meses de janeiro, fevereiro e março.
Verá refletido dentro de qualquer uma das suas festas, o vestuário típico, os artesanatos locais, as danças e as comidas regionais, constituindo desse modo a melhor expressão da sua cultura e o sentimento de um povo orgulhoso de sua história.
As festas de Neuquén repartem-se ao longo do ano em todo o território provincial.
Festas de Interesse Turístico Nacional e Provincial:
Finais de Janeiro – Cidade: El Sauce "Neuquén Expõe, ‘Jinetea’ e Canta".
2º fim de semana de Fevereiro – Cidade: El Cholar "Festa Provincial do Ñaco".
1ª quinzena de Fevereiro – Cidade: Junín de los Andes "Festa Nacional do Pastor".
1º fim de semana de Março – Cidade: Caviahue "Festa do Pinhão".
1ª quinzena de Março – Cidade: El sauce "Festa Provincial do Milho e da Pamonha".
Finais de Março – Cidade: Villa Pehuenia "Festa do Gaúcho Andino".
2º fim de semana de Abril – Cidades: Huinganco, Las Rajas "Festa da Rosa Mosqueta" e "Festa Provincial do Pastor".
13 de Junho – Cidade: Andacollo "Festa de San Antonio de Pádua".
24 de Junho – Cidade: Andacollo "Festa de San Juan".
29 de Junho – Cidade: Andacollo "Festa de San Pedro".
Durante o mês de Julho – Cidade: Caviahue e Copahue "Festa do Vulcão".
18 e 19 de Agosto – Cidade: San Martín de los Andes "Festa Nacional do Montanhês".
7 de Outubro – Cidade: Andacollo "Festa da Padroeira Virgem do Rosário".
2º fim de semana de Novembro – Cidade: Chos-Malal "Festa Nacional do Chivito, da Dança e da Canção".
10 e 11 de Novembro – Cidade: Zapala "Festa Provincial da Tradição".
Final de Novembro – Cidade: Junín de los Andes "Festa Nacional da Truta".
8 e 9 de Dezembro – Cidade: Villa traful "Semana das Agrupações Gaúchas".
18 de Dezembro – Cidade: Plaza Huincul "Homenagem à Pasto Verde e à Mulher do Campo".
Ushuaia
A cidade aproveita os principais recursos naturais que possui e que de fato, são o grande atrativo para os turistas que a visitam. Sua agenda cultural utiliza muito bem esses recursos.
Passe bem na Tierra del Fuego, os confins do mundo lhe esperam com grandes festas!
Entre final de Abril e início de Maio – Festival Internacional de Música Clássica de Ushuaia que recebe artistas de fama mundial.
Entre 18 e 21 de Junho – Festa da Noite mais Longa. Comemora-se o começo do inverno e se oferecem músicas e shows para embalar e esquentar o público durante toda a noite.
Entre 28 e 29 de Julho – Rally do Fim do Mundo. Toda a competição é realizada sobre a neve e o gelo.
1ª quinzena de Agosto – Ushuaia Seld Dog Race. Consiste em uma competição internacional de corridas de trenós nos Vales das Terras de Fogo. Além disso, podemos ver no evento o encontro de escultores de gelo com suas obras magníficas. Tire muitas fotos!
Entre 1 e 20 de Outubro – Comemorar o aniversário da cidade é uma grande festa. Por isso Ushuaia o faz durante quase um mês inteiro. Maratonas, gincanas, escolha da rainha de Ushuaia, festas populares, danças, músicas, comidas típicas, etc. Imperdível.
Entre 21 e 31 de dezembro – Os locais aproveitam ao máximo estas datas e oferecem uma organização espetacular das festas de Natal e Ano Novo. Os espetáculos têm como pano de fundo um cenário incrível, a porta à misteriosa Antártida. Além disso, nessa ocasião se comemora o dia mais longo do ano, também com muita festa.
Passar as festas de final de ano aqui será todo um evento. As brincadeiras com os amigos e família serão inevitáveis. Quando lhe perguntem, aonde foi esse Ano Novo, poderá sempre dizer: Passei o Reveillon no Fim do Mundo!