Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Bariloche

Bariloche
Bariloche

A Favorita

Bariloche, Turismo de Aventura e Encanto para Todos!

Bariloche, Turismo de Aventura e Encanto para Todos!

San Carlos de Bariloche, mais conhecida simplesmente como Bariloche na Argentina, está localizada na Província de Rio Negro fazendo fronteira com o Chile.

Cercada de lagos e montanhas, "Vuriloche" que na língua mapuche significa Povo de Trás da Montanha, se deixa contemplar em todos os lados que nossos olhos podem admirá-la com uma paisagem bucólica, ao mesmo tempo que moderna e cheia de luz.

Uma mistura de cores fantásticas desde o celeste dos céus e lagos, o branco dos picos nevados e do verde dos seus campos nos inundam a alma, provocando uma série de sensações indescritíveis.

É assim mesmo, Bariloche não se descreve, se sente 100%. E para facilitar essas sensações em contato com a natureza a administração local oferece uma infra-estrutura fantástica ao turista, que se reflete nos seus excelentes hotéis, na qualidade indiscutível dos seus restaurantes, nos passeios organizados e guiados das agências receptivas e na cordialidade e respeito do seu povo por cada visitante que aqui chega em busca de paz ou uma boa dose de aventura.

Situada em uma micro-zona climática de floresta temperada, o clima é conhecido como temperado, com influência dos Andes. Suas florestas se mantém vistosas e exuberantes, graças à abundância das águas dos seus grandes lagos glaciais como o conhecido e belo Nahuel Huapi.

O Inverno vai de Junho a Agosto e as temperaturas caem por baixo de zero. A atração principal dessas épocas corre por conta da neve que se forma em maior quantidade nas montanhas mais altas da região, dando começo oficialmente, à temporada de esqui.

No entanto, o governo local de Bariloche também realiza eventos e atividades importantes em pleno verão, atraindo assim mais turistas e podendo manter a qualidade no atendimento ao visitante que sempre vai em busca de diversão e férias inesquecíveis.

A cidade de Bariloche possui um aeroporto internacional de grande importância, o Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria que recebe vôos domésticos e internacionais das cidades e países vizinhos. Está localizado há uns 14Km ao Leste do centro da cidade e é comunicado com o mesmo por ônibus, micro-ônibus e táxis.

A Logitravel oferece várias opções desde as principais capitais brasileiras para que você e sua família possam programar com antecipação as férias dos seus sonhos em Bariloche. Reserve agora mesmo sua passagem aérea e garanta uma avalanche de emoções para todos!

Organizamos uma guia especial para ajudá-lo a programar os dias que possui de férias e o tempo que pode estar nesse belíssimo lugar da Argentina, desse modo poderá desfrutar ao máximo sua estância por aqui.

Confira nossa seção de passeios e pontos turísticos, veja as dicas para alimentar-se bem e não perca nenhum evento quando esteja em Bariloche, graças à nossa Seção de Festas Locais e Eventos.

A que espera? Só falta fazer a mala e... Boa Viagem!

O que Fazer? Sobra Diversão...

O que Fazer? Sobra Diversão...

Se bem podemos afirmar que Bariloche é a favorita dos que amam os esportes de neve, também não podemos deixar de fora os que buscam os esportes radicais e se aventuram em contato direto com a natureza. Mas também há espaço para os sossegados em busca da mais absoluta tranqüilidade. Confira nossas ideias para passar grandes e inesquecíveis momentos em São Carlos de Bariloche.

PELO CENTRO CÍVICO DA CIDADE

Museu da Patagônia – Visite este museu de ciências naturais, pré-história, etnografia, história regional e com exposições temporárias que contam o passado, a sobrevivência e evolução dos povos da região.

Museu Paleontológico – Abriga um patrimônio de restos de fósseis de dinossauros como ossos e garras. Também se podem ver réplicas.

Museu Geológico e Paleontológico "Rosendo Pascual" – Possui a coleção de invertebrados mais importante da Patagônia e também de aves patagônicas, ossos de dinossauros e de pedras preciosas e semi-preciosas, somando um total de 10.000 peças.

Complexo Turístico Teleférico Cerro Otto – O complexo oferece um passeio fantástico com vistas inesquecíveis no seu teleférico, também possui um funicular que transporta os turistas desde o final das pistas de trenós até o pico. Possui, ainda, uma confeitaria giratória. Isso mesmo! Localizada a 1.405 metros acima do nível do mar, ela gira 360º em 20 minutos para que enquanto desfruta de um café quentinho e de alguma delícia argentina possa admirar a paisagem fascinante que o rodeia. E tem mais... Otto Kart, a emoção está garantida no verão deslizando-se sobre uns chamativos infláveis em uma pista de 300 metros. Mais? Cultura extra, nas réplicas exatas de obras de Miguel Angel no seu fantástico salão de exposições. O complexo ainda oferece atividades de aventura para desfrutar com toda a família nas suas propostas de sledding, caminhadas, trekking e ponte de suspensão.

Museu do Chocolate – A qualidade dos seus chocolates é indiscutível mesmo e por que não visitar o museu que conta a história dessa delícia apreciada por todo o mundo? Existem visitas guiadas a cada 20 minutos.

Centro Atômico de Bariloche – Os entusiasmados das ciências naturais, principalmente os amantes de física não podem perder a oportunidade de visitar um dos centros de estudo e investigações mais importante da Argentina. Entre árvores e montanhas da Patagônia será muito bem recebido e poderá estar em contato com tecnologias e expertos que responderão a todas suas perguntas. Percorrerá a diferentes laboratórios como os de baixas temperaturas, passando por quartos com fortes campos magnéticos, microscópios eletrônicos de alto nível e encontraremos com vários pesquisadores em pleno trabalho. Existe uma biblioteca aonde podemos comprar lembranças da visita e podemos ver a "Macieira de Newton", uma árvore plantada diante do edifício. A macieira em questão foi produzida com um galho da macieira original que Sir Isaac Newton possuía nos seus jardins. É necessário agendar a visita e a mesma está condicionada ao clima que deve ser favorável (não pode chover). Entre em contato telefonicamente pelos nºs 02944 445 200 ou 02944 445 250 ou pelo email visitas@cab.cnea.gov.ar .

Feira de Artesanatos – Ao ar livre na Rua Urquiza, encontramos essa feira de artesanato local. São vários trabalhos locais expostos entre artefatos de pedra, utensílios relacionados ao mate, cerâmicas, pulôveres tricotados à mão, vinhos, doces e chocolates, bonequinhas com trajes típicos andinos e artigos diversos.

CIRCUITOS

Circuito Chico – Este circuito começa em Bariloche e segue contornando o Lago Nahuel Huapi. No seu trajeto passamos por Playa Bonita e 2Km depois ao pé do Cerro Campanário há um teleférico que transporta o viajante até o topo, a 1.050 metros de altura. Do alto podemos apreciar uma das mais lindas e fascinantes vistas de toda a região. Contemplaremos os lagos Nahuel Huapi e Perito Moreno, a lagoa El Trébol (O Trevo), as penínsulas de São Pedro e Llao Llao e a Ilha Victória. Seguindo o trajeto atravessaremos a Ponte Angostura sobre o rio de mesmo nome que une o lago Moreno e a Península de Llao Llao. Depois de atravessar a ponte, se contorna a Lagoa El Trébol finalizando o circuito e retornando à cidade.

Este circuito é feito para repetir-se várias vezes, porque dá ao visitante múltiplas opções desde trilhas para caminhadas pelos bosques até escaladas para chegar nas colinas. Praias, restaurantes com muito encanto e cozinha fantástica, salões de chá e meios de elevação a lugares maravilhosos para cavalgar.

Em qualquer época do ano é ideal! Na primavera, cortando uma estrada de asfalto encaixada entre vegetações amarelas que varrem o caminho sinuoso percorrido. No verão, visitando e desfrutando de Playa Bonita, Playa Serena, Villa Tacul, Arroio Angostura, pescando e praticando esportes náuticos. No outono, observando no espelho dos lagos, os álamos dourados e nas colinas o manto avermelhado dos carvalhos. E no inverno, como tratando-se de uma obra de arte diante dos nossos olhos, as colinas Millaqueo, Capilla, López, Tronador, Catedral, Ventana e Otto; todas nevadas produzindo um efeito visual fantástico com um céu azul celeste acima.

Circuito Grande Pela Rota dos 7 Lagos – É difícil resistir-se a fazê-lo quando sabemos a classe de coisas que veremos nesse maravilhoso passeio. Mirantes de beleza ímpar, estranhas formações rochosas, bosques espessos... São 248Km de trajeto partindo desde Bariloche ou Villa La Angostura.

Se opta por sair desde Bariloche, começará a contornar o rio Limay desde Rincón Chico até Rincón Grande e o "Anfiteatro", uma formação natural espetacular. Atravessará por lugares cheios de mágica até chegar ao Valle Encantado (uns 58Km de Bariloche mais ou menos). Neste lugar místico, podemos ver as formações chamadas de Dedo de Dios, Centinela, Tren Expreso, etc... Seguimos viagem e cruzamos a Confluência, assim chamada por antes ser justo ali a união dos rios Limay e Traful (agora já não está pela formação do novo lago da represa Alicura). Tomando à esquerda na márgem sul do rio Traful, há uns 5Km de distância, está Cuyín Manzano, com suas inclinações que "engavetam" o rio. No caminho outra atração fica por conta da pitoresca ponte sobre o rio Minero. Atravessamos o formidável bosque em ascenso até o mirante de Traful que sobre uns 70 metros de altura nos permite desfrutar em plenitude da imponência do belo lago azul. As maravilhas se exibem diante do nosso olhar e seguimos com a linda Villa Traful. Só até aqui são 35Km percorridos e maravilhas lhe esperam ao longo do trajeto, vale a pena conferir!

Aproveite também estando em Bariloche, para visitar as colinas do Tronador, Otto, Leones e Viejo, também dê um passeio no Trem Histórico à vapor, visite a Ilha Victória, o Porto Blest e a Cascata dos Cântaros e se sobra tempo, não perca a oportunidade de realizar o cruze internacional dos lagos andinos.

Conheça Bariloche através dos seus Aromas e Sabores

Conheça Bariloche através dos seus Aromas e Sabores

Bariloche possui mais de 450 estabelecimentos comerciais entre restaurantes de alta cozinha, defumadouros, grelhas, casas de massas, pizzarias, confeitarias, pubs e casas de chá. Essa ampla oferta permite que "degustemos" Bariloche literalmente!

Comece o dia com um pão trançado recheado ou um bolinho quente com manteiga e uma variada mesa de doces regionais acompanhados de uma xícara de café ou um delicioso chocolate quente para tomar energias.

Deixe-se seduzir pelos fondues fumegantes, os goulashes estimulantes e os pratos tradicionais de trutas, javalis, cervos e queijos defumados. Ou comece a desfrutar das merecidas férias em uma entrega do paladar às melhores carnes vermelhas ou brancas, temperadas e acompanhadas com o melhor da região. Peixes ao vinho branco, manteiga negra, uma variedade de massas, cordeiros patagônicos "al asador" ou ainda a tradicional "parrillada" com verduras preparada por expertos.

Se o que gosta é de experimentar coisas típicas, vale a pena pelo peculiar do seu preparo, pedir o Curanto, cozido debaixo da terra sobre pedras quentes da mesma forma que os ancestrais cozinhavam na região.

Acompanhe esses manjares com vinhos finos das zonas frias ou champagnes rionegrinas.

Difícil é ter espaço no estômago, mas é um pecado não reservar o direito de uma sobremesa na terra das delícias!

Escolha entre mousses, tortas doces, sorvetes caseiros, tortas quentes e crepes cobertos e decorados por molhos naturais elaborados com frambuesas, amoras, mosqueta entre outros deliciosos sabores.

Depois dos passeios na pausa da tarde, estão as divinas casas de chá que oferecem além de deliciosas infusões, merendas de dar água na boca entre tortas de limão, tortas de mousse, cheese cakes, tortas Selva Negra ou divinas tortas de maçã.

Pela noite, a diversão também inclui comida de boa qualidade.

Sua cerveja convida a degustar uma tábua de defumados que compartem mesa com carnes regionais e patês caseiros.

Junte todo o seu apetite e coloque de cenário a incrível natureza da cordilheira. Estará diante de janelões que permitirão ver o grande lago que banha Bariloche enquanto aprecia a boa mesa argentina, sentado na frente de uma lareira quentinha.

Alguns lugares recomendados em Bariloche:

Cozinha Local no Restaurante Família Weiss; carnes assadas e parrilladas nos restaurantes La Parrilla de Tony e El Refúgio del Montañes de Julián. Seguimos com comida caseira no La Fonda del Tio; boas massas no Trattoria Della Famiglia Bianchi; pizzas no Lo de TonY; duas casas de chá e confeitarias para desfrutar são Chocolates Rapa Nui e a Confitería Giratória no pico da colina Otto. Pra finalizar o pub Pilgrim e para degustar uns bons aperitivos junto a uma encorpada cerveja o Blest.

Muitos outros restaurantes e estabelecimentos de alta qualidade lhe esperam em Bariloche. Abre o apetite de qualquer um não é mesmo?

Venha e conheça os sabores e aromas de São Carlos de Bariloche!

Clima, Festas e Eventos

Clima, Festas e Eventos

Não nos sobram dúvidas de que Bariloche é um destino fantástico em qualquer época do ano. Mas para organizarmos melhor a nossa bagagem é interessante saber que clima encontraremos por lá em cada estação e que modelitos podemos usar em cada ocasião, festas ou eventos locais. Confira nossas dicas!

No verão os dias são quentes e ensolarados, as noites são frescas e as chuvas são escassas, as temperaturas mínimas são de 9ºC e as máximas de 29ºC.

No outono os dias são frescos com noites frias. A temperatura oscila entre 4ºC e 13ºC e chove bastante.

Na primavera predominam dias fresquinhos que começam a prolongar-se e se sente pouco a pouco que a temperatura começa a aumentar. Também notamos como diminuem as precipitações, porém as noites ainda são muito frias, mantendo apenas durante o dia temperaturas que vão dos 7ºC aos 20ºC até o final da estação.

No inverno faz realmente muito frio e há abundante precipitação de neve, a temperatura mais alta na média alcança os 8ºC e a mínima é de aproximadamente 10ºC negativos.

Janeiro – Festa da Cerveja Artesanal – Segundo o Duque de Baviera, Guilherme IV, uma cerveja genuína, deveria elaborar-se apenas com cevada malteada, lúpulo, fermento e água pura de vertente. Este princípio é respeitado por vários fabricantes locais que conseguem desse modo, combinar a melhor cevada com o lúpulo e a água cristalina da cordilheira. Nessa festa, se encontram na Colônia Suíça, para participar da festa da loira mais apreciada em todo o mundo.

Fevereiro – Encontro Nacional de kayakers – Quatro dias do mês de fevereiro são dedicados para este encontro sem caráter de competição onde a proposta é simplesmente aventurar-se a navegar no Lago Nahuel Huapi. Sem dúvida é um evento cheio de cor, camaradagem e diversão. Para os amantes do caiaque, eis aqui o seu evento!

Março – Cumbre Mundial do Tango – Uma quinzena integralmente dedicada a mais que um estilo de música, uma arte completa. Este festival atrai anualmente artistas e amantes da música e do baile do mundo inteiro. Lindo!

Abril – Festa Nacional da Truta - A segunda quinzena do mês de abril é a vez dos amantes da pesca esportiva desse famoso peixe andino. Pescadores de toda Argentina e do mundo, desfrutam de uma jornada de pescaria nas modalidades de fly casting e spinning no rio Limay com devolução obrigatória.

Maio – Aniversário de Bariloche – Dia 3 de maio, se festeja o aniversário da cidade com os típicos desfiles, apresentações, shows e eventos comemorativos.

Finais de Junho - Festa Nacional da Neve – Coincide com o início da temporada de inverno em Bariloche. O evento ocorre desde os anos 70 e durante 4 dias são tantas as atividades que desejará estar lá na data, para ver tudo! Desfiles no centro da cidade, fogos artificiais, concurso de lenhadores, corridas de garçons, concursos de cocktails, de bolos e até de tricô; corrida das tochas descendo a colina, show central no Centro Cívico com a escolha da nova rainha; apresentações musicais e bailes típicos com comidas e bebidas. Imperdível!

Julho – Festa do Chocolate – Imagine se na terra também conhecida por este produto, não fariam uma festa só pra ele! Esta é a celebração máxima de todos os chocolateiros para deleite dos que podem participar da festa. Múltiplas atividades relacionadas à fabricação e degustação do chocolate como a corrida de chocolateiros, confeiteiros e demais profissionais da área que devem percorrer o trajeto de centenas de metros com o precioso líquido, sem derramá-lo; apresentação do maior fondue de chocolate do mundo para 5.000 viciados no chocolate; concurso de esculturas de chocolate e ainda de tortas artesanais de chocolate. Uma rainha do evento que se pesa e recebe seu peso no precioso doce como prêmio e claro, uma overdose geral dessa delícia ofertada pelos chocolateiros aos visitantes presentes. Pra nenhum chocólatra botar defeito!

Outubro – Semana Musical de Bariloche – Uma semana inteira do mês de outubro, dedicada à música para deleite dos amantes dessa arte, reúne diferentes estilos musicais como o jazz, o blues, o tango e a música clássica entre muitos outros. Vários artistas de diferentes lugares do mundo se encontram em Bariloche para maravilhar aos moradores e turistas com sua música.

Novembro – Semana da Aventura – Não é de estranhar que Bariloche caracterizando-se por ser uma cidade central de atividades esportivas e de aventura, dedique uma semana inteira para o tema. Na primeira semana de Novembro se realizam diferentes atividades como Rafting, caiaque e pesca esportiva entre muitas outras atividades interessantes.

Dezembro – Natal e Reveillon – O Natal e Reveillon na zona dos Lagos Andinos é tão maravilhoso como qualquer outro dos seus eventos. A organização e riqueza de detalhes, as delícias, as festas, o colorido e o aconchego sentido por aqui é único.

Se escolher essa época para vir à Bariloche terá para sempre na memória o brinde em um dos mais belos cenários do mundo.