Como escolher o nosso cruzeiro?
Nos últimos anos a oferta de cruzeiros desenvolveu-se espectacularmente e há muitas alternativas à sua escolha. Além disso, os navios de cruzeiro começam a ser catalogados em função das preferências dos clientes. Assim, já podemos encontrar determinados navios dirigidos especialmente a não-fumadores, luas-de-mel, terceira idade, deficientes, etc.
Não existe uma catalogação oficial, mas diferentes critérios para classificar os navios:
* O tamanho
* Ratio de Tonelagem por passageiro e Ratio de Zonas comuns por passageiro. É UM FACTOR CHAVE: quanto maior for o ratio, mais espaço e melhor comodidade para desfrutar todas as particularidades do navio. É UM FACTOR A TER EM CONTA PARA SELECCIONAR UM NAVIO
* Ratio de tipo de camarotes entre interiores, exteriores ou suites
* Ratio tripulação/passageiro. Quanto maior ratio, melhor serviço (mesmo que por vezes o seja penas em teoria)
* Nacionalidade a que se orienta
E, logicamente, é necessário ter em conta outros factores:
* Ano de construção do navio ou, se é o caso, de renovação e valoração da mesma
* Nível de gastronomia
* Nível de serviços: casino, spa, sauna, ginásio, creche, biblioteca, teatro,...
* Nível das actividades
Tamanho
* Íntimo: até 250 passageiros. São ideais para aqueles passageiros que procuram tranquilidade
* Pequeno: entre 250 e 500 passageiros. Têm um peso bruto entre 2.000 e 20.000 toneladas. O nível de serviço costuma ser superior e as actividades a bordo e as escalas em portos flexíveis. Por outro lado, os espaços públicos costumam ser reduzidos e mais limitados que os dos grandes navios.
* Médio: de 500 a 1.500 passageiros. Têm um peso bruto entre 20.000 e 50.000 toneladas. São os mais procurados. Têm uma grande variedade de espaços comuns, um programa de actividades e entretenimento estruturado e um grande nível de satisfação.
* Mega-cruzeiro: mais de 2.000 passageiros. Podem alojar entre 1.500 e 3.500 passageiros e têm um peso bruto entre 50.000 e 150.000 toneladas. Distinguem-se dos restantes porque são autênticas cidades em alto-mar. Se o que procura é diversão, conhecer grande variedade de gente com distintos gostos e interesses, este é o tipo de cruzeiro ideal. Dispõem de diferentes opções de entretenimento e opções para as famílias. Grande variedade e qualidade de espectáculos nocturnos e alguns podem dispor de pistas de patinagem, minigolfe, rockódromo, etc.
Dimensão média nas zonas comuns: É um ratio que mede o espaço disponível para os passageiros em zonas comuns, tanto interiores como exteriores. Normalmente em metros quadrados.
Ratio por passageiro: É um factor muito importante que indica segundo a tonelagem e o número de passageiros, o espaço total disponível por passageiro. Logicamente, quanto mais alto for este factor, melhor.
Ratio em zonas comuns: É um factor complementar ao anterior que indica que proporção do espaço anterior corresponde a zonas comuns.
Capacidade por passageiros: Indica o número total de passageiros que pode alojar o navio. Se se trata de capacidade em camarote duplo, indica a capacidade ocupando em todos camarotes a primeira e a segunda cama. Se a capacidade é total, contam-se também as terceiras e quartas camas em camarotes triplos e quádruplos.
Número de camarotes: É outro indicador da capacidade do navio. Existem quatro tipos de camarotes: Interiores, Exteriores, Exteriores com varanda e Suites.
Em função deste critério podemos classificá-lo por:
* Os navios com uma grande percentagem de camarotes interiores costumam ser navios antigos de categoria popular média ou baixa.
* Os navios com uma grande percentagem de camarotes exteriores correspondem a navios de categoria superior e de primeira-classe
* Por último, os navios com uma grande percentagem de suites correspondem normalmente a navios de categoria de luxo
Dimensão média dos camarotes: É um ratio que mede o espaço disponível para os passageiros nos camarotes. Normalmente em metros quadrados. É importante para conhecer a mobilidade dos passageiros no camarote.