A Capital do Brasil e Sua História
Brasília reúne uma série de curiosidades que talvez muitos brasileiros desconheçam que vai desde o lado místico que a envolve antes mesmo do seu projeto de criação, até a sua construção.
Você sabia que em 1883, em Turim, o padre Dom Bosco teve um sonho? O sonho do padre profetizava que a capital do Brasil seria construída entre os paralelos 15 e 20. O que se considera a região do Planalto Central.
Também existem pessoas que acreditam que a região é propícia para o pouso de OVNIS e contatos imediatos com seres de outros planetas...
Tanto misticismo fez surgir em Brasília comunidades nada ortodoxas. As cidades: Eclética e Vale do Amanhecer possuem autonomia para viver à sua maneira e crença na capital do Brasil.
Mas precisou que o nosso JK (Jucelino Kubitschek) fosse eleito e na posse da presidência em 1956 enviasse o projeto para aprovação ao Congresso Nacional para que Brasília começasse a deixar de ser apenas uma profecia.
Sob fortes críticas da oposição e olhares incrédulos dos próprios políticos partidários, se fixou a data para a mudança definitiva da capital do país que seria o dia 21 de abril de 1960.
Jucelino foi valente e audacioso e assumiu a missão quase impossível de erguer uma cidade inteira em apenas 3 anos e sete meses e... conseguiu!
Pelo compromisso assumido de entregar a cidade a tempo, as obras começaram antes mesmo de escolher-se um projeto urbanístico. O projeto em questão só se decidiu em 1957, quando uma comissão julgadora formada por urbanistas brasileiros e de outros países, escolheu o melhor projeto para a nova capital. Os responsáveis principais pelo desenho e construção da cidade, foram o urbanista Lúcio Costa e o grupo de arquitetos comandados pelo reconhecido mundialmente Oscar Niemeyer.
Desde o começo até muitos anos depois Brasília foi tema e musa de prosas, canções e inclusive marchinhas. Porém suas belezas começaram a apreciar-se também, tanto do ponto de vista arquitetônico e cultural como do seu entorno natural.
Atrações e Diversão sem Fim na Capital do Brasil
Brasília se destaca pelos altos níveis que possui nas infra-estruturas básicas como na segurança, na saúde, na educação e nos transportes públicos.
Talvez o único que deixa um pouco a desejar sejam as longas distâncias que encontramos de um ponto a outro da cidade e que dificultam a circulação a pé.
No entanto Brasília possui várias opções de transporte para o turista visitar cada ponto de interesse da cidade e nas redondezas também.
Existem ônibus que conectam os setores dos hotéis aos principais pontos turísticos da cidade. Confira os horários, trajetos e valores de tarifas no site da DFTRANS.
Modernas e belas obras arquitetônicas refletem uma cidade futurista que ganhou o título de Patrimônio Cultural da humanidade pela ONU e que aprendeu a valorizar também o seu entorno natural e explorá-lo de forma sábia e respeitosa.
A continuação, indicaremos uns quantos lugares que acreditamos serão inesquecíveis para você, sua família e amigos. Não perca Brasília em nenhum dos seus pontos de mira e registre todos os momentos fantásticos que passará na capital da esperança!
Comida 3B? Boa e Barata em Brasília!
Se bem é certo que Brasília não possui uma cozinha típica regional, não se pode negar que existe uma grande representação de variedade nacional e internacional nos seus restaurantes.
Para começar bem o dia lhe indicamos o Daniel Briand, um lugar incrível aonde saborear deliciosos petiscos e cafés como se estivesse em um verdadeiro café de Paris.
É bastante comum encontrar restaurantes por quilo tipo self-service. Vários deles são encontrados nas zonas residenciais. Uma das ruas mais populares é a 405 Sul com opções desde a cozinha japonesa, à mexicana, francesa e brasileira.
Opção popular para o almoço ou jantar pode ser encontrada no Macarrão Na Rua, que nada mais é uma barraca, que vende um delicioso macarrão, gnocchi, espaguete e outros tipos de massa. Mesinhas decoradas com velas dão um ar charmoso e romântico ao lugar. É comum que artistas locais se apresentem e toquem MPB entre outros estilos enquanto os clientes desfrutam de uma boa macarronada. Na esquina da 206 Norte.
Na Churrascaria do Baiano encontramos uma espécie de mini churrasco a um módico preço. O prato com pedacinhos de carne vem acompanhado de farofa, arroz, vinagrete e mandioca cozida. Está na frente da UNICEUB
Clima e Eventos
A temperatura média anual de Brasília oscila entre os 22 e 28ºC. Sendo amena e agradável para visitá-la durante o ano inteiro.
Apenas podemos indicar para seu conforto que Brasília possui dois períodos climáticos de destaque no ano: o seco e o chuvoso. Desse modo poderá escolher melhor as roupas que levará para passar uma temporada pela cidade.
O seco vai de abril a setembro sendo o mês de agosto o mais rígido. Escolha para a ocasião, roupas e calçados confortáveis e frescos.
Logo o período chuvoso vai de outubro a março. Um bom abrigo de chuva e sapatos impermeáveis são os ideais.
Nada
Nada