A Histórica Capital da República Dominicana
- Guias de Viagens
- Caribe
- República Dominicana
- Santo Domingo
Conheça Santo Domingo
Uma cidade cosmopolitana destacada na história como a primeira cidade fundada na América.
Possui entre suas atrações numerosas zonas de grande valor histórico, como edifícios muito antigos e belos, catedrais majestosas, bem como museus, parques esplêndidos e outros lugares de interesse histórico-cultural.
Por outro lado, Santo Domingo de Guzmán (o nome originário) também conta com várias zonas de diversão noturna, como as curiosas discotecas subterrâneas, comumente conhecidas como "cavernas".
Por estar situada junto ao mar, esta cidade também possui um clima suave e agradável, além de brindar aos olhos dos visitantes lindas praias banhadas pelas cristalinas águas do mar do Caribe.
A Capital da República Dominicana está situada na parte sudeste da ilha, às margens do mar caribenho. A cidade está dividida em várias zonas urbanas que, em conjunto, somam aproximadamente 600. Entre elas destaca-se a Zona Colonial, que abriga a maioria das construções realizadas no período de descobrimento e colônia, motivo pelo qual foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1994. Nesta zona também encontraremos numerosos restaurantes e centros de lazer que figuram num singular contraste entre história e modernidade.
Outras das zonas mais importantes é o "Malecón" (calçadão), aonde ocorre o internacionalmente famoso Carnaval Dominicano em fevereiro. Esta zona é uma espécie de ímã para os turistas, pois na extensão da mesma se ergueram numerosos hotéis, bares, cafés, discotecas e outros centros de diversão que permitem ter uma vista espetacular do mar caribenho enquanto se realizam múltiplas atividades. Além disso, oferecem ao longo do ano outras grandes festas nas que participam toda a cidade e onde podemos apreciar e sentir o verdadeiro ritmo caribenho.
Por outro lado o bairro de Gazcue, há poucos minutos a pé desde o Malecón, é uma zona residencial onde se ergueram casas verdadeiramente majestosas que datam na grande maioria, dos anos 40 e 50. Nesta zona também encontramos muitos centros comerciais e museus modernos. Ao redor da Plaza de La Cultura, encontramos por exemplo: o Museu de Arte Moderno, o Museu de História e Geografia e o Museu de História Natural, além do Teatro Nacional, aonde se apresentam obras de transcendência nacional e internacional e belos espetáculos musicais e de ballet.
Por sua parte, a zona Del Naco é atualmente uma das zonas comerciais mais ativas do centro. Aqui encontraremos o primeiro centro comercial da cidade e numerosos hotéis e bancos.
O bairro aonde encontrará os mais modernos centros comerciais como o Unicentro Plaza ou a Plaza Central leva o nome de Piatini.
Por último destacamos a zona da Bellavista, onde encontramos numerosas áreas verdes e espaços esportivos nos quais os viajantes poderão divertir-se enquanto aproveitam a natureza.
Todas estas zonas experimentaram nos últimos anos um crescimento no ramo da construção, o que converte Santo Domingo numa cidade de antagonismos arquitetônicos, cosmopolitanos, moderno e vanguardista.
O clima na cidade é similar ao resto do país, úmido tropical com algumas temporadas de chuvas durante o ano.
Em conclusão, a cidade de Santo Domingo é uma boa alternativa não só para aproveitar um clima privilegiado e belas praias mas também é muito atraente como turismo cultural.
E recomendável contratar um seguro de viagem pessoal que abrange os gastos médicos, ja que a assistência sanitária a estrangeiros não é gratuita e leva custos elevados.
As Atrações de Santo Domingo
Dentro da cidade encontrarás diversas ofertas turísticas que lhe proporcionarão lembranças inesquecíveis. Só na zona comercial de Santo Domingo é possível encontrar mais de 15 construções antigas importantes, através das quais podemos aprender não só a história deste país, mas também sobre a história de toda a América.
Destacamos abaixo alguns dos lugares mais interessantes de visitar:
- A Catedral de Santo DomingoIgualmente que a cidade, a igreja foi a primeira construída no Novo Mundo. Concluiu sua construção em 1546 e seu estilo é gótico com detalhes renascentistas. Dentro guarda inúmeras e valiosas obras de artistas da época colonial entre os que podemos mencionar formosas e trabalhadas figuras, monumentos, estátuas, lápides funerárias, pinturas, candelabros, relicários de ouro e prata e um imenso sino de grande valor histórico. Possui um conjunto composto por 3 naves e 14 capelas. Na nave central, na bóveda sobre o altar há uma grande e bela pintura da Virgem de La Altagracia, datada de 1520. Do outro lado o piso está coberto de blocos de mármore maciço, enquanto as paredes foram construídas com pedra calcaria.
Também integram a Catedral espaços como a Plaza de Armas, a Plazoleta de los Curas, o Salón del Consejo Eclesiástico e El Pasaje de los Curas, entre muitos outros. Durante algum tempo esta Catedral abrigou os restos do ilustre navegante genovês Cristóvão Colombo, mas lamentavelmente estes foram transferidos ao Faro Colón. Atualmente, na Catedral, se celebram regularmente ofícios e cerimônias religiosas e está localizada na Plazoleta Del Parque Colón. A entrada é livre e está aberta ao público todos os dias. - Calle Las Damas
Localizada no centro histórico, a rua Las Damas(que em um primeiro momento se chamaria rua de La Fortaleza) adquire este nome devido a que muitas damas espanholas de classe alta costumavam passear por este lugar luzindo os seus melhores trajes quando caia à tarde. É uma das ruas mais antigas da cidade e na sua extensão podemos encontrar outros monumentos e construções históricas como a Fortaleza Osama, construída para proteger a cidade ou o Alcázar de Colón, um dos edifícios mais emblemáticos de toda Santo Domingo. - Alcázar de Colón e Museu
Construído durante a 2ª década do séc.XVI, possui dois níveis e sua fachada está adornada por elementos isabelinos e outros mais de estilo renascentista. Na época colonial abrigou a Don Diego Colón, filho do descobridor Cristóbal Colón. O terreno e lugar foram presenteados pelo Rey Fernando, El Católico, como um sinal de gratidão.
Atualmente o local é a sede do Museu Alcázar de Colón, que abriga a mais de 800 peças coloniais entre pinturas, móveis, utensílios de decoração e cozinha, fabricados e utilizados entre os séculos XII e XX. O objetivo do museu é recriar a forma de vida que houve naquela época para assim tratar de compreender um pouco mais a história.
O museu recebe uma média de 18.500 visitantes por mês. Os horários de atendimento vão de 9h00min a 17h00min, todos os dias da semana menos nas segundas-feiras. Está situado na Plaza España, ao final da Calle de las Damas. - O Palácio de Bellas Artes
Inaugurado no ano 1956 durante a ditadura de Leonidas Trujillo, este grande complexo possui uma arquitetura de estilo neoclássico e é utilizado como um centro de ensino artístico. Algumas das escolas que lecionam no recinto são: Escuela Nacional de Arte Visual, o Coral Nacional, o Ballet Clássico Nacional, a Escuela de Arte Dramático, a Escuela Nacional de Danzas, entre outras. Também conta com uma ampla sala com capacidade para 614 poltronas, aonde tanto as escolas como outras agrupações artísticas demonstram o que aprenderam nas aulas para deleitar ao público. - Aquário Nacional
Está situado na Av. España, 75. Trata-se do Aquário Nacional da República Dominicana, o mesmo que constitui um verdadeiro monumento à vida marinha, pois nele podemos apreciar todo o tipo de espécies que vivem no mar do Caribe, sem necessidade de controlar seu ambiente de maneira artificial.
Neste aquário podemos encontrar mais de 3.000 animais, pertencentes a 250 espécies marinhas diferentes todas distribuídas nos 90 aquários e 7 tanques com os que conta o centro. Um dos tanques mais visitados é o dos tubarões, pois neles podemos observar diversas espécies como o tubarão gato, nadando e movendo-se a somente a uns poucos centímetros de nós.
Outras espécies de grande interesse são os peixes coloridos, os corais e as tartarugas. Também podemos visitar "El Túnel", que é uma construção submarina, contida por um grande arco de vidro, que nos permite sentir verdadeiramente dentro do mar.
As outras instalações do aquário são igualmente confortáveis e modernas e conta com uma eficiente equipe de biólogos que são encarregados de cuidar das espécies e de dar algumas palestras explicativas aos visitantes.
Outra vantagem deste aquário é que possui um restaurante, uma cafeteria, uma sala de conferencias, uma varanda e também amplos jardins, onde podemos descansar depois da visita, enquanto desfrutamos da bela vista do mar caribenho.
O horário de atendimento é de terça a domingo de 09h30min a 17h30min. A entrada custa aproximadamente uns 10 pesos para os adultos, 5 pesos para crianças e 15 pesos para visitantes estrangeiros. - O Faro a Colón
Também conhecido como o Museu das Américas ou o Mausoléu do Almirante, esta construção está composta por mais de 200 faróis e se considera única no seu gênero.
Foi construída em homenagem à Cristóvão Colombo, descobridor da América e inaugurada em 1992, quando se completou 500 anos desde a chegada do genovês ao mar das Antilhas. A idéia original dessa edificação surgiu do historiador dominicano Antonio del Monte y Tejada, no ano 1852, quem considerou importante traçar as obras na cidade de Santo Domingo, dado que foi esta a primeira em fundar-se em toda a América.
A estrutura conta com uma altura de 210 metros e possui uma orientação ao leste. Seus braços, de uma longitude total de 60 metros, estão orientados em direção de norte a sul e situados a uma altura de 31 metros. O objetivo é formar uma cruz que possa ser vista desde o ar e que representaria a valentia e a grande fé que teve Colón para empreender sua viagem.
Atualmente este edifício, abriga dentro, vários museus de temática histórica, assim como exposições culturais e documentação histórica valiosa.
Também descansam aqui os restos do insigne Colmbo. Na entrada podemos apreciar as bandeiras de todos os países americanos e pelas noites o farol brinda um espetáculo noturno verdadeiramente surpreendente.
Os horários de atendimento são de 09h00min a 17h00min e a entrada custa 30 pesos dominicanos para adultos e 5 pesos dominicanos para crianças e estudantes. - Jardim Botânico Nacional de Santo Domingo
Esta constitui una das maiores áreas verdes de Santo Domingo, pois possui nada menos que 2.000.000m2 nos quais vivem diferentes tipos de plantas como bromélias, plantas aquáticas, plantas exóticas, as belas orquídeas, entre outras.
Ainda assim, dentro do jardim, se realizam outras atividades como visitas guiadas, atividades culturais, picnics e tours em trem. Estes últimos implementados devido a que pela grande extensão do parque, muitos turistas se cansavam no caminho e não conseguiam terminar o percorrido, perdendo muitos dos atrativos do jardim. Foi por isso que se instalou um trem no que se fazem visitas guiadas através das diferentes zonas de vegetação, podendo também descer em alguns pontos para poder observar mais detenidamente a flora.
Esta importante zona ecológica, a parte de ser o pulmão da cidade, tem como missão conservar e preservar a variada fauna dominicana, e ao mesmo tempo colocar o visitante em contato com a natureza.Dentro das suas áreas podemos observar uma praça central, que serve para a recepção dos visitantes, um gigantesco relógio floral, o qual está cercado por um tanque com plantas aquáticas, um jardim japonês, que contém bambus, araucárias e sabinas, um herbolário, onde se encontram plantas medicinais aromáticas e urticantes, e uma zona exclusiva para plantas endêmicas, onde podemos encontrar ao aceituno, a camélia vermelha, a língua de vaca, entre outras.
Também conta com um quiosque situado na praça central, onde poderá comprar os mais diversos produtos artesanais de Santo Domingo. Podem-se adquirir também roupas com mensagens ecológicas, gravados, feitos com a vegetação local, ilustrações, etc. Também encontrará aqui um agradável café que muitas vezes é a salvação daqueles que iniciaram ao passeio sem nenhuma bebida ou snacks a mão.
Está aberto todos os dias do ano de 9 à 17h. A entrada dos adultos custa 20 pesos, a das crianças 10 pesos e a dos turistas estrangeiros custa 1,5$ (dólar). - Mercado Modelo
Se deseja conhecer o verdadeiro espírito de Santo Domingo, não pode deixar de passear pelas suas ruas e praças. Ali não pode deixar de visitar o famosíssimo Mercado Modelo.
Este lugar está localizado na Av. Mella, muito perto da rua El Conde. Trata-se de um ruidoso e pitoresco mercado que chegou a se converter no principal ponto de encontro entre artesãos e turistas em toda a cidade. Aqui o viajante encontrará todo o tipo de lojas artesãs, e claro, uma grande gama de produtos como pinturas, naif, licores, tabacos, entre outras muitas manifestações da arte popular dominicana.
Assim mesmo sugerimos que seja comedido e tome o cuidado de pesquisar um pouco antes de comprar, pois os preços podem variar significativamente de uma loja a outra. Também é necessário treinar primeiro o complicado negócio do pechinchar. Pois os dominicanos são muito bons comerciantes e pode acontecer que primeiro peçam um preço muito elevado por um produto e se não sabes pechinchar, acabar perdendo preciosas oportunidades e ofertas.
Entre a grande variedade de artesanato que podemos encontrar aqui, recomendamos levar uma das famosas "bonecas sem rosto", não quer dizer que não tenham uma identidade própria, senão o contrário, sua identidade é fruto de uma mistura, neste caso da raça espanhola, africana e aborígene. As bonecas sem rosto são sem dúvida um presente perfeito para seus amigos e familiares, se decide levar alguma delas, deve pedir ao artesão envolvê-la muito bem, pois são de porcelana e portanto muito frágeis. - Parque Mirador
Este lugar se encontra na parte ocidental da cidade e constitui um dos lugares preferidos pelos turistas para caminhar, passear em bici, patinar, sentar-se a conversar e também divertir-se durante a noite. Dentro do parque podemos encontrar numerosas covas de pedra caliça que antigamente foram habitadas pelos índios taínos. Justamente uma destas covas foi convertida há alguns anos numa curiosa discoteca que despertou muito interesse ao principio e que agora se converteu em um dos lugares noturnos mais visitados. Chama-se Guacara Taína, que conta com uma decoração espetacular com luzes.
Outra atração do parque é que eventualmente se organizam shows para turistas, veladas musicais e demonstrações de danças tradicionais como a Mangulina. - Cuevas de los Tres Ojos
Esta bela formação da natureza é sem duvida uma das paisagens mais singulares de toda a região. Trata-se de covas que no seu interior guardam a três maravilhosos lagos, alimentados por águas subterrâneas do rio "Brujuelas", por isso o nome de três olhos.
Cada um dos lagos possui características diferentes, por exemplo, o primeiro deles possui águas com enxofre e aproximadamente 20 pés de profundidade, enquanto o segundo manifesta um descenso da temperatura e a presença de águas sulforosas. A este lago se conhece como "La Nevera" e tem uma temperatura média de 15ºC. Finalmente o terceiro lago ao que muitos chamam o "De las Mujeres", possui uma temperatura média e umas escadas que permitem descer, pois não é muito profundo.
Estas covas foram declaradas atração turística no ano 1970 e estão à beira da estrada de "Las Americas", que leva diretamente ao aeroporto.
Descubra o melhor da gastronomia dominicana em Santo Domingo
A cozinha dominicana é uma das mais destacadas do Caribe. Com fortes influências espanholas e africanas, porém a culinária dominicana se destaca por incorporar aos seus pratos principais as típicas frutas da sua terra. Por isso, em Santo Domingo encontrará o melhor da culinária nacional na variada oferta de restaurantes dedicados aos pratos regionais.
Entre a grande variedade dos pratos que se serve em todo o país, um dos mais populares é o Sancocho, uma espécie de guisado feito à base de carnes, aipim, batata, inhame, banana, yautía e coentro. Uma verdadeira delicia!
Outra receita que não pode faltar na mesa de nenhum dominicano e do viajante que vai em busca de sabores é a Bandera, prato este composto de arroz, feijão verde e carne misturadas em um saboroso cozido.
Outro prato que não podemos perder é o Locrio, passado de geração em geração até ter uma aceitação nacional. Aparentemente se parece à Paella Espanhola, mas se distingue pela sua preparação que leva camarões, arenques, sardinhas e algumas vezes também, bacalhau.
Prove também o Pica Pollo, com pedaços de frango fritos com um sabor especial, o qual se obtém pelo uso de uma boa farinha e o toque inigualável do orégano dominicano. São práticos e fáceis de comer em qualquer lado e simplesmente deliciosos. Poderás compartilhar com os amigos, comer enquanto caminhas e adquiri-los em qualquer rua de Santo Domingo. Inclusive se instalaram ultimamente estabelecimentos dedicados integralmente a vender esta espécie de comida rápida como por exemplo o "Pica Pollo Victorina" e o "Pollo Rico". Recomenda-se acompanhá-los de uma boa cerveja gelada.
Os Tostones! Outro dos clásicos da comida dominicana, feito à base de bananas verdes fritas com uma pitada de sal. São excelentes para acompanhar outras comidas e servem de guarnição.
Também poderá desfrutar dos bolinhos de aipim, que são feitas com a mandioca amassada e logo fritas com óleo muito quente. Normalmente estes bolinhos são recheados com diferentes classes de queijo, mas tambémem muitas ocasiões os recheiam com carne de siri.
Similar aos bolinhos são os pastéis de mandioca, feitos da mesma massa porém recheadas de carne e com um toque de orégano, sal, pimenta e hortelã.
Finalmente quando falamos de doces não podemos deixar de mencionar aqueles feitos à base de frutas tropicais como os cocos ou mangas. Alguns dos doces mais populares em todo o país são o doce de leite e o doce de coco. Além do Majarete, preparado à base de espigas de milho ralado, leite de coco, baunilha, açúcar e canela.
Como podemos comprovar, a cozinha dominicana tem muito o que oferecer, mas se sente saudades da comida de casa, não se preocupe, pois a primeira cidade do Novo Mundo também oferece múltiplos restaurantes de comida internacional.
Divirta-se em Santo Domingo
A noite começa cedo em Santo Domingo e, portanto, a diversão também.
Para os muito festeiros a hora de inicio é por volta das 20h e termina quase sempre com os primeiros raios de sol do dia seguinte. E é que esta cidade oferece uma grande quantidade não só de discotecas mas também, bares, cafés e outros centros noturnos que oferecem fabulosos espetáculos quase sempre ao ritmo do merengue.
Além disso, os bares e outros centros noturnos se mantêm abertos toda a noite porque em não há um horário limite para a abertura e fechamento dos locais de lazer nem para a venda de álcool. Inclusive existem nas ruas alguns postos de bebidas chamados comumente de "colmadones", onde os dominicanos costumam beber algumas "frias" (assim chamam as cervejas) quando saem do trabalho.
Ainda assim nas zonas de lazer existe uma grande variedade de discotecas para todos os gostos e o curioso é que muitas delas a norma com respeito à roupa utilizada é bastante estrita. Um exemplo claro é que se proíbe a entrada com shorts, jeans e no caso dos homens sapatos Sport como tênis... No entanto esta norma não se aplica às discotecas localizadas dentro dos resorts ou hotéis, onde podem ir vestidos como se prefira.
Muitas discotecas no "Malecón" compartem seu espaço com bares e cafés de boa reputação, excelente para os turistas.
Outro dos atrativos desta fabulosa cidade são os cassinos que em número somam uns 10. Para entrar a qualquer um deles basta ser maior de 18 anos, ainda que algum, igual que nas discotecas, exigem usar traje e gravata para entrar. A maioria destes paraísos do jogo abrem desde as 16h até as 04h da manhã e aos fins de semana até as 06h da manhã. Muitos deles oferecem bebidas de cortesia como parte do seu regime de atenção ao cliente.
Por último, se deseja desfrutar de uma alegre festa tradicional dominicana não percas o carnaval no mês de fevereiro, o qual poderá comemorar junto ao povo dominicano que esbanjam alegria, cor e música.