A melhor festa e praia do Caribe!
Punta Cana: O paraíso da república Dominicana
Punta Cana é o nome com o que se designa o cabo localizado ao leste da República Dominicana, dentro da localidade da Costa Del Coco, um litoral de aproximadamente 60km da ilha que conta com mais de 35 complexos hoteleiros e as melhores acomodações para fazer possível umas férias inesquecíveis.
Suas praias e a amabilidade dos seus habitantes são dois dos seus melhores atrativos. Punta Cana conta com uma extensão de 2km de praias, coqueiros e manguezais, que sem lugar a dúvidas lhe dão a paisagem exótica que tanto desejam encontrar os turistas.
A zona horária é de GMT-5. O idioma oficial é o espanhol, mas é possível comunicar-se em outros idiomas pelas facilidades que brindam em termos de atenção ao cliente em todos os centros turísticos da ilha.
Punta Cana começa ao norte da República Dominicana com a praia da Arena Gorda, seguindo depois com a famosa praia Bávaro, praia Ubero Alto, praia Macao e a praia do "El Cortecito". Ao outro lado da ponta encontram-se as praias de Cabeza de Toro, Cabo Engaño, Punta Cana e Juanillo.
Punta Cana é considerada como A Jóia do Caribe, por isso se está planejando suas férias no Caribe, não pode deixar de visitar a Punta Cana.
E recomendável contratar um seguro de viagem pessoal que abrange os gastos médicos, ja que a assistência sanitária a estrangeiros não é gratuita e leva custos elevados.
Clima e recomendações para a Viagem
Com suas águas transparentes, ondas medianamente tranqüilas e com a existência de algas marinhas em alguns lugares, Punta Cana recebe ao visitante com um clima cálido de 26ºC entre os meses de abril e novembro, sendo esta a melhor data para receber aos visitantes, ainda que em qualquer época do ano podemos encontrar um sol e clima estupendos.
Sobre a temperatura da água não há problema, já que a média alcança aos 27ºC.
A UNESCO catalogou há uns anos as praias de Punta Cana como as melhores do mundo.
As chuvas em Punta Cana são freqüentes nos meses de maio a agosto, mas podem surpreender-nos em qualquer momento devido ao clima tropical da ilha, na maioria das vezes são chuvas de curta duração que logo dão passo ao intenso sol.
Devido a este tipo de clima, recomendamos ao turista contar com produtos para combater o incômodo com os mosquitos, presentes pela intensa umidade do lugar. Outra recomendação importante é que se pensa em visitar alguma igreja ou centro tradicional, é necessário fazê-lo com calças longas, devido às estritas normas e costumes.
Punta Cana: muitos lugares para visitar e desfrutar
Na Republica Dominicana podemos desfrutar do sol, das praias, das piscinas, dos esportes aquáticos, dos melhores parques de golf em todo o Caribe, canchas de tênis e de locais com muito baile. O sistema de tudo incluído permite agora aos turistas, visitar e desfrutar todos os lugares e serviços com comodidades a um preço econômico, melhorando deste modo, as ofertas de viagem que abundam por todo o mundo para desfrutar das maravilhosas férias na ilha.
Existem muitos lugares para conhecer na ilha além das praias. Temos por exemplo a cidade de Higuey. Pequena cidade a uns 50 km da Costa Del Coco. Neste lugar podemos dar uma volta pela basílica de Nossa Senhora de La Almagrada, padroeira do país dominicano e lugar de peregrinação no mês de janeiro, mês que se celebra o seu dia festivo e procissões. Também está a Villa de Altos de Chavón que se encontra na cidade de La Romana, aí podemos visitar sua igreja, seus restaurantes, suas galerias de arte, seu museu e anfiteatro.
A Villa também oferece atrativos boêmios, com uma grande quantidade de estabelecimento que oferecem a melhor diversão pelas noites.
Na temporada de verão se costumam realizar na ilha torneios nacionais e internacionais de pesca de altura no porto de La Marina, porto ideal para pescadores e visitantes e que pode ser utilizado durante as 24h do dia, com uma capacidade máxima para 43 veleiros e lanchas distribuídas ao longo do cais. Também podemos desfrutar de atrações mais relaxantes como montar a cavalo, jogar golf, praticar vela, snorkeling e surf entre outros esportes de aventura.
Punta Cana conta com muitos lugares turísticos para visitar, a maioria deles com um excelente serviço e variedade de hotéis e restaurantes.
A continuação, detalhamos os principais destinos para conhecer em Punta Cana.
- Isla SaonaSaona é a maior das 13 ilhas que existem na Republica Dominicana, tendo uma extensão de 110km2. Pertence ao Parque Nacional do leste.
As principais atrações são as lindas praias e suas belezas naturais. Dentro do círculo turístico costuma ser a expedição mais popular e mais solicitada pelos visitantes.
A ilha conta com bosques e manguezais e nas suas águas podemos encontrar até 40 espécies diferentes de peixes e animais curiosos como a caturrita verde que está quase em extinção, o manati e o morcego pescador. Suas principais praias encontram-se na costa meridional e aí estão as praias como El Gato e Punta Laguna.
Os lugares mais conhecidos da ilha são as aldeias de Mano Juan e Capuano, as lagunas do Secucho, o Alto de la Vigia, os Flamencos e canto de Playa e os bosques Maderables.
Em Saona também podemos desfrutar de um percorrido pelos descobrimentos e covas arqueológicas utilizadas no passado como refugio pelos nativos. Na ilha também encontramos a Cova de Cotubanamá, convertida em um tesouro nacional na ilha. Também podemos conhecer a piscina natural com menos de um metro de profundidade e na qual podemos desfrutar da vista de arrecifes, prados marinhos, peixes e estrelas do mar.
Existem duas maneiras de chegar à ilha, por lancha ou catamarã. Se escolher o serviço de lanchas, se realizará uma parada na zona de piscinas naturais, onde podemos desfrutar nadando na companhia de simpáticos peixes. As águas não são profundas pelo que a segurança evita qualquer perigo sempre que se tomem as devidas precauções como nadar com coletes salva-vidas. - Playa Bávaro
É a Praia mais conhecida de Punta Cana, com mais de 30 km de areia fina e águas cristalinas, é talvez a mais bonita do destino. Sua paisagem está plena de uma selva de manguezais, o que dá uma beleza exótica e mágica ao lugar. Conta com um complexo exclusivo de hotéis, restaurantes e lugares noturnos que sem sombra de dúvida serão do agrado dos visitantes. - Dolphin Island Park
Formado por um conjunto de piscinas naturais salgadas, lugar perfeito para nadar ao lado dos golfinhos e tirar fotos. O bom é que os golfinhos encontram-se muito livres e a sensação de estar no seu habitat natural é maravilhosa. O trajeto se realiza em lanchas. Uma vez no lugar, as imersões se realizam em grupos. O custo médio por pessoa é de 70$ dólares. - Manatí Park Bávaro
É um Zoológico. Também oferece a atividade de natação com golfinhos e a visita a um povoado taíno. O horário de funcionamento do parque é de 09h00 a 18h00. A entrada vale uns 30$ dólares por adulto e uns 15$ dólares por criança. A natação com os golfinhos custa uns 75$ dólares e inclui o ingresso ao zôo. O parque oferece excelentes restaurantes e uma boa variedade de lojas. Conta com 55 espécies de animais, pelo que demoramos algo de tempo para percorrê-lo, além disso há exibições diárias de papagaios falantes e peixes. Uma das maiores atrações são os cavalos bailarinos de Jerez de La Frontera, diretamente de Espanha. - Jeep Safári:
O safári consiste numa excursão em veículos 4x4 por todo o interior da República Dominicana. Os turistas podem dirigir os carros realizando várias paradas em lugares turísticos como plantações de açúcar e nas praias para comer e aproveitar para montar à cavalo. O preço da excursão varia muito em relação ao hotel que se escolha para contratar este serviço, porém não supera os 90$ dólares. O percorrido inclui almoço, bebida e transporte. Cada Jeep têm capacidade para 4 pessoas incluído o condutor. - La Romana
La Romana é a principal cidade do leste da Republica Dominicana. Conta com a maior refinaria de açúcar de todo o país e com o maior complexo turístico. Um lugar interessante para conhecer é o povoado de Bayahibe, localizado a uns 20min de La Romana e onde podemos desfrutar da Praia de Bayahibe e a praia de Dominicus, ambas as praias, paradisíacas com ondas tranqüilas e areia branquinha. Desde La Romana também podemos partir em lancha até a ilha de Saona e a ilha Catalina, nestas podemos aproveitar belas praias e manguezais, além de poder praticar esportes de aventura como o mergulho - para admirar a fauna e flora marinha composta de peixes de várias cores, tartarugas e algas. - Península de Samaná
Está ao nordeste da Republica Dominicana e é considerada pelos turistas como a zona ideal para observar as baleias-de-bossa no mar Atlântico. Nesta península encontra-se o Parque Nacional dos Haitises, um dos mais importantes parques da península. Nesta zona não há muitos complexos turísticos, no entanto os que existem têm a capacidade de satisfazer exitosamente aos que a visitam. Só se pode aceder por meio de avionetas devido a pouca infra-estrutura que oferece. Os principais complexos hoteleiros se encontram em Las Terrenas, Sánchez, Las Galeras e Samaná. Uma forma magnífica de conhecer a região é montando a cavalo e percorrendo suas belas paisagens.
A Capital de Samaná é Santa Bárbara de Samaná e se destaca turisticamente pelo calçadão aonde se pode observar a maioria dos barcos, os melhores hotéis e além do mais o espetáculo natural das baleias-de-bossa. A ilha de Cayo Levantado é a mais famosa de toda a Bahia. As praias mais conhecidas são as de Rincón, Colorado e Madame. - Playa de San Rafael
Está na localidade de Barahona a uns 20 km ao sul desta cidade. É uma praia cercada de montanhas da Serra de Bahoruco, ideal para nadar e tomar sol. - Playa de El Macao:
Na Costa del Coco, próxima a Punta Cana, é considerada uma das melhores praias do leste do país. Declarada pela UNESCO como uma das melhores praias do Caribe. Areia branca e abundantes coqueiros a convertem no lugar perfeito para o visitante que busca paisagens de sonho. Existem hospedagens desde 40 pesos por noite. - Playa Rincón:
A uns 2 km de Samaná, é uma praia que desemboca num rio entre montanhas, seu acesso é possível mediante o transporte em cabras devido a que os carros não podem passar pelo caminho pelo terreno ser muito acidentado. - Playa Las Águilas:
A 31 km ao sul de Pedernales e a uns 135 km de Barahona, esta maravilhosa praia de longo caminho de areia branca, está quase sempre vazia, pelo que sua visita é recomendada aos que gostam do sossego e fogem da badalação. Seu maior atrativo consiste em que é a única praia dominicana na que se pode observar o por do sol refletido nas águas, o único que tem em contra é que não dispõe de muita sombra e o difícil de chegar até ela. - Playa Bayahibe:
A 20 km ao leste de La Romana. É uma praia com aspecto virginal com águas tranqüilas e muito sol. Encontra-se ao lado do Hotel Dominicus. - Playa Bahoruco:
Localizada a uns 15 km ao sul de Barahona, ao pé da Serra de Bahoruco. É uma praia pacífica que se encontra ao lado do povoado com o mesmo nome. Não existem muitas instalações para os visitantes, o mais curioso é o pequeno arroio que desemboca ao lado do povoado. - Playa San Lorenzo:
A esta Praia só podemos chegar de barco. É uma ilha cercada por montanhas pelo que o seu acesso é um tanto complicado. - Altos de Chavón
O vilarejo de Altos de Chavón se encontra na cidade de La Romana, a uns 100 km da cidade de Santo Domingo e a aproximadamente uns 15min dos complexos turísticos. Este vilarejo mediterrâneo é fonte de inspiração para muitos dos artistas da Republica Dominicana, já que os seus ambientes fazem referencia à Europa mediterrânea. Conta com uma igreja, restaurantes, museus, galerias de arte, escola de desenho e anfiteatro. A igreja está no centro do vilarejo e leva o nome de San Estanislao em honra ao padroeiro de Polônia que é o país de origem do Sumo Pontífice. Outro dos lugares conhecidos é o rio Chavón, famoso pelas filmagens dos filmes Apocalypse Now e Rambo. - La Isla Catalina:
Ilha pequena e quase deserta é um lugar ideal para a prática de esportes aquáticos como o mergulho e o snorkel. Conta com maravilhosos fundos de corais e grande variedade de espécies marinhas. Suas águas são totalmente cristalinas. A excursão inclui um recorrido desde o hotel dos turistas pelo que brinda maior comodidade para o transporte, logo se inicia a viagem com direção à La Romana, de onde se tomarão umas lanchas com destino até a ilha Catalina. No trajeto da viagem se pode aproveitar a boa música e bebida, além de passar pela marina Casa de Campo, um complexo turístico de nível internacional. Já na ilha podemos desfrutar de várias atividades como o passeio em banana boat, da pesca ou o snorkel. A outra opção é descansar na tranqüilidade de suas praias e desfrutar do sol. As expedições se realizam diariamente e duram aproximadamente um dia inteiro. Os preços variam em torno aos 125$ dólares por pessoa se saímos desde Punta Cana. A oferta inclui o transporte, a alimentação e atividades aquáticas. - La cueva Fun- Funz¡
Um lugar para visitar sem sombra de dúvidas é o descenso da cova Fonfom, uma das maiores covas do mundo. Oferece este passeio o Rancho Capote, uma companhia de turismo ecológico e de aventura que se mantém desde 1996. A exploração se inicia transportando-se até o Rancho Capote em uma viagem que dura aproximadamente 2 horas e meia. Ao chegar ali, se serve um almoço e logo se distribui equipamentos especiais para a descida. Continua-se com uma cavalgada de 40min e logo uma caminhada de outros 25min pelo bosque até a boca da cova. A descida se faz mediante rappel e sempre se é assessorado por guias. A profundidade da descida é de uns 20 metros aproximadamente. No interior, o passeio dura umas duas horas percorrendo todos os túneis e caminhos. Atravessa-se também um rio subterrâneo onde se pode nadar opcionalmente. O caminho de volta se inicia imediatamente ao Rancho onde podemos desfrutar de um banho no rio para logo voltar aos hotéis. O preço aproximado por pessoa é de 110dólares e inclui todos os serviços. - Pesca en Punta Cana
Para os fãs da pesca existe o First Class Fishing, uma agencia especializada no turismo da pesca que oferece excursões aos melhores lugares para realizar este esporte por uma cifra que chega próxima aos 90$ dólares. As excursões duram ao redor de 4 horas e podemos pescar peixes como o Merlin Azul, o Mahi Mahi, atuns, douradas, barracudas e peixes vela. Além disso, para os menos experimentados se conta com a ajuda de assistentes e guias que em todo o momento orientarão sobre as técnicas de pesca e a utilização dos melhores equipamentos. Outra das atividades mais buscadas em Punta Cana é a de visitar o mundo marinho mediante o mergulho e o snorkel, atividades que são oferecidas por todos os hotéis. Para os que nunca praticaram mergulho existe a possibilidade de fazer um dia de curso, com o qual estarão amplamente aptos para fazer imersões de uns seis metros. O snorkel é uma atividade recomendada para os que desejam estar mais relaxados. As praias mais recomendadas para realizar estas atividades se encontram na ilha Catalina e Saona, devido a que ambos os lugares têm águas cristalinas e facilitam a visibilidade. Também podemos desfrutar de passeios aquáticos em embarcações pequenas como o Jet ski. - Santo Domingo:
É a Capital da Republica Dominicana e principal cidade fundada a finais do séc.XV. Na sua zona colonial podemos encontrar construções originais do século passado. Poderíamos destacar o Monastério de San Francisco, a Fortaleza Ozama, a igreja do Convento Dominico, a primeira catedral de América, o Alcázar de Colón e o Museu de las Casas Reales.
A cidade conta com uns 2 milhões de habitantes e nela os turistas podem encontrar cavernas rupestres consideradas como as mais importantes de todo o Caribe. Também podemos incluir na rota a visitar o Aquário, o Jardim Botânico, os Museus de Âmbar e os tradicionais parques. A uns 20 km ao leste da cidade está o Parque Nacional Submarino La Caleta. O parque conta com arrecifes, peixes multicoloridos em quantidade. Também estão o Parque Etnológico e Arqueológico de La Caleta. Outro destino importante para conhecer em Santo Domingo são as covas de Borbón a uns 21 km da cidade entre as regiões de Borbón e Pomier. É formado por umas 40 covas nas que se podem encontrar pinturas e petroglifos taínos. - Cayo Levantado:
Localizada na baía de Samaná, entre os povoados de mesmo nome e Hato Mayor. É uma praia pequena de apenas 1km2 e de um clima tropical encantador. Na ilha é possível desfrutar pratos típicos, praticar esportes aquáticos, nadar nas suas águas mornas e descansar ao sol sobre as finas areias brancas. A partir do mês de janeiro e até o mês de março, as baleias-de-bossa chegam à baía procedentes da Islândia, Groenlândia e Canadá.
Para chegar a Cayo Levantado se utilizam avionetas, passeio este que permite ter uma vista panorâmica espetacular dessa maravilhosa ilha. O seu trajeto toma geralmente um dia inteiro. Podemos aproveitar para visitar também o Parque Nacional de los Haitises, para conhecer sua atrativa geografia, sua flora e fauna. - Santiago de los Caballeros
É a segunda cidade mais importante da Republica Dominicana. Com uma arquitetura aristocrata e pouco provinciana, sua principal fonte de ingressos se sustenta no comércio do Valle Del Cibao, que é a zona industrial por excelência em todo o país. Carece de monumentos e de vida boêmia muito atraente mas seu pacifico desenvolver e a beleza de suas ruas a convertem em um lugar atraente para visitar. Podemos percorrer La Calle Del Sol, que é a principal via da cidade, além de encontrar uma interessante zona comercial. - Cascata ou Salto "El Limón"
A cascata El Limón está localizada no bosque tropical da península de Samaná e oferece um passeio de 2 horas em burros, cruzando um bosque tropical, para logo levar-nos ao pé de uma cascata impressionante de aproximadamente uns 55m de altura. O lugar é ideal para quem desfruta plenamente do eco-turismo. No transcurso do passeio para chegar às cascatas desfrutamos de uma paisagem exuberante e a frondosa vegetação de cultivos. Ao chegarmos à cascata veremos as 3 saídas de água que a compõem e as quais desembocam numa piscina natural de água fresca. Neste lugar os visitantes podem aproveitar um bom mergulho antes de iniciar o caminho de regresso. Para enganar a fome se pode realizar uma parada no Rancho Raulín onde além de um bom lanche podemos adquirir cacau natural e café fresco.
Deliciosa comida Dominicana: Desfruta dos melhores restaurantes
Não perca a oportunidade de experimentar a deliciosa comida dominicana. Punta Cana está tão bem estruturada no setor hoteleiro com o serviço de comida, que poucas vezes o turista tem necessidade de sair do hotel só para comer. No entanto existe uma boa oferta de restaurantes de alta qualidade e que na sua maioria têm preços elevados.
Abaixo detalhamos uma relação dos lugares mais recomendáveis para desfrutar da boa comida em Punta Cana:
- Toscana: Está na rua E. L. Ekman Nº. 34, (Arroyo Hondo), Santo Domingo.
- Restaurante Capitán Cook:
O restaurante mais famoso de Punta Cana, sua especialidade é o marisco e uma das maiores atrações é que a cozinha se faz ao ar livre. Um dos serviços que oferece é o transfer dos clientes ao hotel sem custo nenhum. - Mamma Luisa:
Está na Plaza Bolera, no único centro comercial de Punta Cana. Especializado em pratos italianos. - Caribbean Coffee:
Está no Centro Comercial Bávaro, neste lugar servem café-da-manhã, almoços e jantares. O lugar idôneo se deseja comer algo leve como sanduíches, saladas ou crepes. O café é o mais recomendável. - Rincón de Pepe:
Também no Centro Comercial Bávaro, no térreo. Especializado em pratos típicos espanhóis. - Jalapeño:
Na Plaza Las Brisas. Especializado em comidas Mexicanas. Um lugar onde podemos degustar burritos, enchiladas, fajitas, tacos de Tijuana e chimichangas. - Restaurante el Delfín:
Na Plaza Punta. Especializado em pratos à base de peixe, frango ou carne de gado acompanhados da típica cerveja dominicana Presidente. - Hard Rock Café
Está dentro do Palma Real Shopping Village, Um novo centro comercial em Bávaro. Oferece aos clientes o autêntico rock americano e uma variedade de produtos da marca Hard Rock. - Langosta del Caribe:
Restaurante de moda, localizado na zona de El Cortecito à beira do mar. Sua especialidade é o grelhado de lagosta. O acesso se dá mediante o uso de botes e se recomenda reservar o serviço com antecipação para evitar qualquer imprevisto. - Jellyfish:
Está na Praia de Punta Cana, e oferece dois andares para o conforto dos seus clientes. A especialidade são os mariscos e o prato mais pedido é a lagosta. - El Pescador Metrú:
Especializado em mariscos. Também está localizado na zona do El Cortecito, ao lado da Praia Bávaro. - Huracán Café:
É um restaurante/bar muito popular entre os jovens na Praia Bávaro. O forte do cardápio é a mistura de mariscos, comida mexicana e hambúrguer.
Por outro lado, se deseja comprar comida e bebida existem dois supermercados em Punta Cana, um no El Cortecito e outro na Plaza Riviera Estrella. O segundo é mais barato.
Os souvenires mais típicos da zona são o âmbar terrestre e o larimar, o primeiro é muito parecido ao âmbar normal, enquanto o segundo tem uma cor azul turquesa.
Outras coisas que se costumam levar são bijuterias artesanais como pulseiras e colares de coco e lembrancinhas feitas de tubarão. Também podemos conseguir um bom Rum e muitos charutos de boa qualidade para levar, a única restrição a tomar em consideração é que existe um número máximo de garrafas que se pode levar.
O melhor lugar para conseguir as lembrancinhas baratas é em Higüey, ali podemos encontrar infinidade de comerciantes e todo o tipo de produtos a bom preço. O único inconveniente é que os preços estão fixados e não se permite pechinchar.