Alemanha
Surpreendente Tanto no Verão como no Inverno
- Guias de Viagens
- Europa
- Alemanha
Alemanha, O País que lhe Recebe de Braços Abertos
Alemanha raramente é o primeiro país no qual se pensa na hora de planejar nossas férias, talvez deveria ser um assunto de estudo da sociología, porque Alemanha, não só é um país belíssimo visto desde a ótica da sua geografia, mas também, é um país que abarca um privilegiado tesouro cultural.
Uma viagem à Alemanha pode ser uma maravilhosa opção para quem busca por exemplo uma viagem familiar tranqüila em contato com a natureza ou simplesmente apreciando a cultura diversa deste espetacular país.
Para os que desejam a primeira opção, as regiões de Baviera ou a Selva Negra, saciarão a sede de natureza espetacular.
Para os demais, a escolha será difícil, já que Alemanha transborda cidades cheias de tesouros do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural único na Europa.
Já sejam grandes cidades ou pequenos povoados, muitos são os lugares da Alemanha que foram declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Todas as grandes cidades da Alemanha merecem ser conhecidas pelo seu patrimônio arquitetônico e seus museus. Mas o país conta igualmente com pitorescos povoados onde a cultura local merece ser descoberta e apreciada.
Além disso, é justo reconhecer, aonde quer que formos na Alemanha, seremos cordialmente recebidos pelos seus habitantes e este caráter poderemos apreciar diretamente ao participar em algum dos festivais que ocorrem ao longo de todo o ano como por exemplo a festa da cerveja, a festa do vinho, seus famosos carnavais além da sua gastronomia e sua bebida nacional: A Cerveja!
Alemanha ocupa uma posição central na Europa e possui uma excelente rede de transporte, o que a faz muito acessível.
Podemos viajar em avião à todas as cidades importantes da Alemanha, que oferecem infra-estrutura e aeroportos, sendo o mais importante o de Frankfurt que além do mais faz enlace com os trens de alta velocidade.
Berlin, a pesar de ser a cidade Capital não possui o maior aeroporto, mas possui 3.
Se nosso vôo não chega diretamente ao destino escolhido, não importa, há uma oferta importante em vôos a nível nacional e pela rede ferroviária que está muito extendida.
Viajar em trem é muito fácil. A rede ferroviária alemã é das mais competentes da Europa, tanto a nível nacional como nos enlaces internacionais, incluídos trens de alta velocidade. É possível comprar passagens que permitem viajar livremente por toda a Alemanha e por países fronteiriços durante um período de tempo.
Em ônibus, ainda que o trajeto pode ser um tanto demorado e algumas cidades não possuem empresas que realizam trajetos, se decide optar por este meio terá escolhido o mais econômico. Assim mesmo recomendamos que verifique as outras opções via aereo, pois existem algumas empresas de vôo charter que apresentam tarifas muito convenientes.
Alemanha é um país muito vasto para conhecê-lo na sua totalidade mas recomendamos alguns dos itinerários segundo o número de dias que dispomos para nossas férias:
- tour rápido ou fim de semana (3-4 dias) O mais aconselhado é que se concentre em Berlin. A cidade conta com numerosos monumentos e museus, uma agradável diversidade arquitetônica, sendo contrastante o urbanismo da parte oeste da cidade com a do leste, tão particular do comunismo. Muitos são os museus sendo o Pergame o mais famoso de todos.
- Uma semana podemos chegar e percorrer Berlin e viajar a Dresde, chamada de "Florença do Elba" graças a uma arquitetura muito parecida a do Renascimento. Outro circuito aconselhável é Baviera, a região mais turística da Alemanha. Chegar a Munich, percorrer os Alpes, visitar os castelos do rei Luis II da Baviera, principalmente o Neuschwanstein.
- 15 dias primeiro devemos escolher que zona visitar: norte ou sul? Porque este país realmente é grande! Se escolhemos o norte, podemos começar nossas férias pelo leste, Berlin e Dresde, sem esquecer a Suiça Sajona. Tomando em direção oeste, podemos parar na região dos lagos de Mecklembourg e logo seguir até Hamburgo e visitar a cidade de Lubeck, conhecida como a "Rainha de Hanse".
Mas pode ser que as montanhas do sul da Alemanha nos ofereçam mais. Por isso podemos passar uma semana em Baviera e Munich, percorrer a maravilhosa Selva Negra, onde as caminhadas são absolutamente especiais. Também empapar-nos um pouco de cultura na cidade de Colonia, descubrindo seu magnífico patrimônio arquitetônico e voltar à natureza pelo Vale do Rin.
As tarifas e os preços variam consideravelmente de uma região a outra e algumas são realmente muito caras. Como acontece em todos os lugares, os pequenos povoados são mais econômicos que as grandes cidades.
É preferente reservar com antecipação e ter em conta o calendário de festas, já que muitos lugares, não só aumentam seus preços em certos períodos mas também estão saturados de turistas nacionais e estrangeiros. por exemplo é impossível ir à Munich durante a Oktoberfest sem reservar com antecedência. Por isso se tem intenção de ir à esta festa na localidade, reserve quanto antes seu hotel e vôo!!!
Alemanha dispõe de uma gama de hotéis de todos os preços segundo os serviços que oferecem. Por tanto às vezes é preferível sair do centro das grandes cidades ou escolher uma pousada em um povoado para encontrar tarifas adequadas ao nosso orçamento. Devemos levar em consideração no entanto, que não todas as hospedarias da Alemanha incluem o café-da-manhã no preço do quarto. Se por casualidade viajamos à Alemanha sem pré-reservas todos os hotéis com disponibilidade apresentam um cartaz com a frase "Zimmer Frei" que significa que há quartos disponíveis.
Além disso nas grandes cadeias de hotéis nacionais da Alemanha existe um tipo de alojamento bastante particular chamado "Gasthof". Consiste numa espécie de pousada, geralmente pequena e familiar que conta com um restaurante e alguns quartos, as tarifas costumam ser razoáveis, a comida de excelente qualidade e o ambiente aconchegante e familiar.
Outra dica econômica de alojamento na Alemanha é a opção em casas familiares. Muitas famílias abrem as portas de suas casas e alugam quartos aos turistas. Uma forma bem interessante também de "absorver" a cultura do lugar, conhecer seus costumes, suas comidas típicas e suas lendas.
As férias rurais se desenvolveram muito nos últimos anos, devido à busca de férias voltadas ao eco-turismo ou simplesmente do verdadeiro descanso.
Para os jovens, Alemanha conta com mais de 600 albergues da juventude, alguns deles estão localizados em edifícios históricos. São econômicos, dispõem de quartos simples, duplos ou triplos mas apresentam o inconveniente do horário de check in noturno fechar muito cedo e alguns dos albergues só admitem jovens até 27 anos de idade.
Citamos também um outro tipo de alojamento muito organizado na Alemanha, este é o aluguel de apartamentos, todas as agências de turismo receptivo na Alemanha dispõem de uma lista completa. Esta alternativa para quem vai por longo tempo permite preparar a própria comida e não depender dos restaurantes unicamente.
O último que citamos são os campings. Alemanha conta com mais de 2.200 e muitos estão abertos durante todo o ano. Todos estão muito bem equipados e com vistas maravilhosas.
Reconstruída até o Último Detalhe
Alemanha conta com inúmeros monumentos, museus, parques naturais e lugares protegidos ou declarados Patrimônio da Humanidade. Cada região conta com seu estilo arquitetônico e seus lugares Históricos, muitos perfeitamente conservados a pesar dos furiosos bombardeios que sofreu durante a Segunda Guerra Mundial.
Berlin possui a famosa "Porta de Brandeburgo" e claro, os vestígios do muro que separou a cidade durante décadas.
Baviera tem a Munich, sua Capital, com seu centro vibrante e uns castelos que parecem saídos de um conto de fadas.
Hamburgo, seu porto e sua tradição marítima, o bairro Speichrstadt, de marcado estilo gótico e a igreja de São Miguel com seu estilo absolutamente barroco.
Colonia apresenta ao mundo orgulhosamente a sua famosa catedral gótica que foi tombada Patrimônio da Humanidade.
A cidade de Dresde e seus monumentos Renascentistas.
Se vamos de férias à Selva Negra, Friburgo nos apresenta seus monumentos da Idade Média.
Mas os museus da Alemanha também estão entre os mais visitados do mundo. Os mais conhecidos são:
- Ilha dos Museus (Berlin) - Aberto de terça a domingo das 10h às 18h e às quintas-feiras até as 22h. A entrada oscila os 8 Euros e a entrada geral que permite visitar todos os museus custa aproximadamente uns 12 Euros. O mais visitado é o Pergamonmuseum. Contém aos museus da antigüidade, do Oriente Próximo e da Arte do Islã, entre vários outros.
- Alte Pinakothek (Munich) - Aberto de 10h a 17h de terça a domingo. Fechado os 1º de maio e os 24, 25 e 31 de dezembro. A entrada oscila os 5,50 Euros e oferece a visita guiada. Aos domingos a entrada custa entre 1 e 4 Euros com visita guiada. Se trata de uma antiga Pinacoteca que contém uma excelente coleção de obras de arte nacional e estrangeira que abriga um período compreendido entre os séculos XIII e XVIII.
- Neue Pinakothek (Munich) - Aberto todos os dias com exceção das terças-feiras. De 10h a 17h e às quartas-feiras até as 20h. Fechados os 1º de maio, os 24, 25 e 31 de dezembro. Entrada 5,50 Euros, aos domingos 1 Euro. Pinacoteca nova, obras do século XVIII ao XIX.
- Pinakothek der Moderne (Munich) - Aberto de terças à domingos, de 10h a 17h, às sextas e nas quintas permanece aberto até as 20h. Fechado aos domingos de Pascoa, o 1º de maio, e aos 24 e 31 de dezembro. Entrada 9 Euros entre semana e entrada franca aos domingos. Pinacoteca de Arte Moderna. Consagrada à arte do século XX. Uma entrada geral de 12 Euros permite visitar no mesmo dia os 3 museus.
- Zwinger (Dresde) - O estilo barroco alemão em todo o seu esplendor, foi construído entre 1710 e 1728. Como muitos outros complexos, o Zwinger contém vários museus.
- Galeria Semper (antigos mestres) - Aberto de terça a domingo de 10h a 18h. Entrada 6 Euros. Grupo familiar 13 Euros, grupos de mínimo de 10 pessoas 3,50 Euros por pessoa. Coleção de obras maestras da pintura.
- Pozellansammlung (museu da porcelana) - Aberto de terça a domingo de 10h a 18h. Entrada 5 Euros, grupo familiar 11 Euros, grupo de mínimo de 10 pessoas 4 Euros por pessoa. Coleção de peças de porcelana.
- Albertinum (Dresde) - Aberto de 10h a 18h todos os dias. Fechado nas segundas. Entrada 6 Euros. Grupo familiar 13 Euros, grupos mínimo de 10 pessoas, 4,50 Euros por pessoa. Construído em 1884 protege uma coleção de mais de 2.500 obras de artistas europeus e em particular alemães.
- Historisches Grünes Gewwölbe (museu ao ar livre da Selva Negra) - Aberto todos os dias de 10h a 19h. Fechado nas terças. Entrada 10 Euros. Não dispõe de visita guiada. Conhecido como o museu da abóveda verde, deve seu nome a um quarto do castelo. Apresenta uma coleção artigos em metais preciosos e jóias de renome internacional, um legado de Augusto O Forte. Compreende mais de 3.000 peças expostas em 10 salões barrocos.
- Deutsches Uhrenmuseum (Museu Alemão do Relógio) - Aberto todos os dias de 9h a 18h de abril a outubro e de 10h a 17h de novembro a março. Entrada 4 Euros. Grupo familiar, 10 Euros. E grupos de mínimo de 10 pessoas, 3 Euros cada pessoa. Na região de Furtwangen, reune a coleção de relógios e cronômetros de todos os países e todos os tempos, há mais de 4.000 peças.
Não só de Cerveja Vive o Homem: Comer na Alemanha também é uma Festa!
Com respeito à gastronomia alemã, sabemos que não se caracteriza pela sua variedade nem sua delicadeza, no entanto é bastante sabororsa. Venha e descubra estes sabores!
O café-da-manhã (Frühstück) costuma ser abundante e se compõe de comidas doces e salgadas: ovos, fiambres, pão e queijo. O almoço (Mittagessen) é a comida importante do dia, começa com uma sopa, carne ou peixe e termina com uma salada. O jantar (Abendessen) se serve muito cedo, por volta das 18h, geralmente fiambres e queijo acompanhado de pães de diferentes variedades. Também podemos saborear, as deliciosas salsichas assadas. No entanto é de destaque o posto para as sobremesas alemãs. Claro que existem as variedades regionais, restaurantes com menu internacional e cadeias de comida rápida.
A variedade de cerveja não necessita apresentação, é conhecida no mundo inteiro e o vinho nacional é de muito boa qualidade, fundamentalmente o vinho branco que representa o 80% da sua produção. Se viajamos no inverno não devemos deixar de degustar o famoso "Glühwein", um delicioso vinho quente muito especiado que lembra o nosso quentão (bebida popularizada nas festas juninas).
Oktoberfest, a Festa mais Popular, porém não a Única!
Os eventos mais importantes da Alemanha são:
- Festival Internacional de Cinema de Berlim - Durante a segunda e terceira semana de fevereiro.
- Carnaval de Colonia - todas as regiões festejam esta ocasião , mas o desta localidade é o mais popular.
- Hambourg Hafengeburtstag - Desfile de barcos, fogos artificiais, o dia 07 de maio de cada ano.
- Rhein in Flammen - O Rin em chamas em Koblenz, o segundo sábado de agosto, importantes fogos artificiais e barcos iluminados pelo Rio Rin.
- Beethoven Festival - Festival dedicado à Beethoven em Bonn, sua cidade natal, durante o mês de setembro.
- Oktoberfest - Em Munich, duas semanas antes do primeiro domingo de Outubro. A festa da cerveja mais popular do mundo.
Poderiamos falar muito mais de Alemanha. No verão é um destino magnífico e no inverno, principalmente na época do Natal, Alemanha apaixona aos seus visitantes, já que a ocasião faz com que se vista de festa e aflore o melhor da sua cultura e da sua tradição.
Alemanha
Nesta seção de guias de Alemanha poderá encontrar as guias de viagem dos principais destinos de Alemanha. Com estas guias descobrirá a melhor informação do destino selecionado: lugares para visitar, conselhos de viagem, gastronomia, e muito mais.