"A Cidade Jardim"
- Guias de Viagens
- América do Sul
- Chile
- Santiago do Chile
Apaixonante em Cada Detalhe
Ao pé da Cordilheira dos Andes, com seus picos ainda nevados, descansa uma cidade de território estreito, toda florida, com inúmeras praças e parques, museus, igrejas e movimentada vida noturna.
Esta é uma das imagens mais presentes que temos quando chegamos em primavera à Santiago do Chile.
A capital do Chile é uma das cidades mais modernas da América do Sul e por sua condição comercial e cultural é considerada a principal cidade do país.
Além disso, ao ser banhada por praias do Pacífico, atrai no verão a muitos turistas, tanto locais como internacionais que buscam principalmente os balneários de Viña del Mar e Valparaíso.
No inverno a cidade se transforma em ponto de partida para a prática de esqui nas várias estações de neve dos Andes.
Mas também a cidade é conhecida e reconhecida internacionalmente pela qualidade do seu vinho, que segundo especialistas é um dos melhores do mundo, devido ao clima ideal que possui para a plantação da uva.
De fato, na periferia de Santiago do Chile, existem vinícolas que têm programas de visitação com degustação e guias especializados que orientarão aos mais entusiasmados com essa bebida.
Os chilenos levam tão a sério isso do seu produto, que uma das suas maiores festas (para não dizer diretamente que é a maior de Santiago) consiste na Feira Internacional do Vinho do Hemisfério Sul que atrai produtores de todo o mundo.
Porém é indiscutível que a maior riqueza que possui se encontra nos seus parques e lindas paisagens perto da Cordilheira dos Andes, como por exemplo, o Monumento Natural de El Morado. Este parque possui uma beleza incomparável e ali se pode passear e acampar, apenas permanecendo fechado de Maio à Setembro pelas baixas temperaturas e pela grande quantidade de neve que adquire nessas épocas citadas.
No caminho poderá visitar a pequena localidade de Vila de Baños Morales, deliciando-se com suas águas termais.
O chileno, de um modo em geral, é muito gentil e hospitaleiro e faz com que o turista se sinta realmente bem acolhido tanto em Santiago como em todo o país.
Possui uma grande rede de hotéis confortáveis e de boa qualidade. Reserve o seu com antecipação!
Para chegar à Santiago do Chile, deverá pegar um vôo até o Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, também chamado de Aeroporto de Pudahuel há 20 km do centro da cidade.
Existem ônibus que ligam o centro de Santiago ao aeroporto e vice-versa, parando em várias estações de metrô e ainda nos diferentes terminais do aeroporto.
A Logitravel possui várias opções para que não perca nenhum detalhe dessa incrível cidade andina. Compre suas passagens aéreas e garanta seu lugar em Santiago do Chile nas suas próximas férias!
Preparamos uma guia com o melhor do turismo, comida e diversão de Santiago, para que só se preocupe em que época lhe parece mais atraente conhecê-la e o que levará na sua mala de viagem. Confira as nossas dicas!
o Ponto de Partida para a Diversão!
Existem umas quantas opções de lazer para quando esteja de férias ou mesmo de passagem por Santiago do Chile, tendo em vista que a capital do país é o ponto de partida para vários outros lugares muito próximos aonde poderá passar momentos inesquecíveis só ou acompanhado da família, amigos ou de um amor. Desfrute ao máximo!
Passeio em ônibus turístico – A empresa Turistik, oferece um passeio guiado com vista panorâmica da cidade, permitindo conhecer Santiago de um modo geral, sem cansar-se muito, podendo posteriormente dar mais ênfase nos lugares que mais gostou de ver. O ônibus de 2 pisos, já comum em lugares como Madri, Londres ou Nova Iorque o levará por um circuito de aproximadamente 25 km, percorrendo 11 pontos da capital chilena entre eles: Plaza de Armas, Mercado Central, Plaza de la Constitución, Santa Lucia, Providencia, El Golf, Parque Arauco, Av. Alonso de Cordova, Sheraton, Bellavista y Museu Nacional de Bellas Artes. A passagem lhe permite subir e descer dos ônibus turísticos quantas vezes deseje ao longo do dia e funciona das 9h30 às 18h. Veja mais informações em: http://www.turistik.cl/index.htm. A empresa de transportes também oferece outras rotas e visitas especiais que valem a pena conferir como, por exemplo, um passeio guiado às suas vinícolas, com degustações incluídas.
Se vamos a pé, é recomendável começar o passeio por La Alameda – Desça na estação de Metrô La Moneda e aprecie a Av. Professor Libertador General Bernardo O’Higgins.
Siga em direção Norte pela Rua Merced esquina com Plaza de Armas (Metrô Plaza de Armas) e encontrará: a Prefeitura, a Catedral Metropolitana, a Basílica de la Merced, os Museus mais conhecidos como a Casa Colorada (Museu de Santiago), o Centro Cultural Palácio La Moneda, o Correio Central e Museu Postal, o Museu de Arte Pré-Colombiana e o Palácio de la Real Audiencia / Museu Histórico Nacional.
Se você se perder ou quiser uma ajuda extra, existe um posto de informações turísticas na praça aonde orientar-se.
Subindo em direção ao Rio, está o Mercado Municipal e a Estação Mapocho.
Conheça a Casa de Pablo Neruda (Museu Casa La Chascona), no bairro Bellavista e deguste um bom prato em um restaurante no Mercado. Ainda na zona Norte do Mapocho encontramos o Palácio e Museu de Belas Artes um museu de arte contemporânea (estação metrô: Bellas Artes).
Ainda poderá conhecer outros lugares em Santiago, como por exemplo: a Biblioteca de Santiago e o Centro Cultural Matucana, o Palácio Cousino, o Teatro Municipal, o Museu da Moda, o Parque Metropolitano aonde se encontra o zôo, o Parque das Esculturas, o Parque de Diversões Fantasilandia, etc.
Se você é do tipo que desfruta de umas boas compras, saiba que nos shoppings encontrará algumas lojas de departamento famosas do Chile como Falabella e Paris & Ripley.
Para os que buscam zonas exclusivas aonde encontrar alta moda e lojas de luxo, recomendamos as redondezas de Alonso de Córdoba Street e Nueva Costanera Avenue. Aqui encontrará marcas de designers locais e famosas como Louis Vuitton e Hermes.
Já para os amantes do artesanato existem umas quantas opções, como: a feira de Artesanato do "Pueblito de los Dominicos", o Centro Artesanal de Santa Lucia (bons e relativamente baratos) e Lojas de Artesanato em Bellavista (um pouco mais caros porém tão bonitos como os demais).
Se busca divertimento pontual pela época do ano, encontrará neve e lazer no inverno nas principais estações de esqui de Santiago e região como por exemplo: Portillo (164 km de distância de Santiago) com vistas impressionantes do pico Aconcágua, um hotel na base com vistas à Lagoa del Inca (com uma misteriosa lenda) e uma piscina externa de água quente para deliciar seus visitantes; Valle Nevado (65Km de distância de Santiago) considerada a maior estação de esqui do Hemisfério Sul, localizada na região dos Andes Centrais se destaca pela qualidade da sua neve e o complexo de pistas de altíssima qualidade e também por oferecer uma infra-estrutura fantástica aos seus clientes e La Parva, centro de esqui, situado em um lugar lindo há uns 50Km da capital do Chile seguindo pelo caminho à Farellones. Aqui encontrará uma bela vista do Vale de Santiago e o centro invernal com maior população (pela quantidade de refúgios e apartamentos privados, alugados durante a temporada alta).
No verão, lembramos que a proximidade de Santiago do Chile com a Costa do Pacífico, dá a oportunidade fantástica de conhecer seus principais balneários que são Viña del Mar e Valparaíso, aonde fugir do clima caloroso da estação e refrescar-se nas águas deliciosas do Pacífico.
Comer Fresco e com Qualidade – Sinônimo de Santiago
Normalmente o dia do chileno começa com um desjejum suave, com uma torradinha com marmelada e uma xícara de chá ou café.
Logo é hora de tomar energias com um suco ou batida com leite elaborados com frutas naturais.
Para tira-gosto lembramos a já conhecida internacionalmente "Empanada Chilena", que pode ser servida frita ou assada e que contém no recheio, carne e cebola ou queijos e mariscos, uma delícia!
A comida típica chilena é muito variada e podemos encontrá-la nos diversos restaurantes espalhados na capital do país.
A proximidade do mar e as correntes de água geladas que banham o litoral chileno, garantem a qualidade e variedade de peixes e frutos do mar servidos nos restaurantes especialistas nos produtos.
No mercado central de Santiago do Chile encontramos muitos desses restaurantes que salientam entre seus pratos principais a Albacora ou a Corvina na manteiga, o Congrio frito, mariscadas e muitos outros.
No almoço ou jantar se optar pelos produtos do mar, comece com um Chupe de Mariscos, adereçado com um molho tradicional de pão com toque picante ou pelo Curanto uma delícia cozida em um buraco na terra sobre um leito de pedras e folhas de nalca, composta de mariscos, carne de aves e porco, cebolas e ají.
As duas iguarias costumam servir-se acompanhadas de batatas ou Chapaleles (omelete à brasa).
Outras maravilhas do paladar encontramos na Sopa de Mariscos (em inverno é um espanta frio divino que entra reconfortante e delicioso), a Panelada de Mariscos ou ainda a Sopa de Peixe.
Ainda para os amantes do mar, apresentamos o Pastel de Jaiba (Caranguejo) ou as Machas (espécie de molusco) à la Parmesana assadas em panela de barro.
Para quem gosta de experimentar sabores marcantes e não abre mão de carne citamos a Carbonada que consiste em uma carne frita ou cozida com várias verduras e os temperos típicos da mesa chilena que não o deixarão desapontado.
Outro prato autenticamente chileno é o Charquicán, que consiste em uma mistura de carne e charque, preparados com verduras variadas e servidos em um escabeche de cebolas. Existe uma variação preparada com costela de vaca.
Amantes dos assados não podem deixar de experimentar o "Asado al Palo", um prato tradicionalmente servido nas festas crioulas que consiste em espetar em duas estacas um cordeiro aberto e assá-lo diretamente sobre o fogo em brasa. Esse prato costuma ser acompanhado de uma salada feita com cebola, tomate, coentro e o típico ají verde.
No frio, um prato de legumes consistente, esquenta até a alma e deixa satisfeito durante muitas horas do dia. Uma deliciosa forma de comer nosso típico feijão branco é provando os Porotos Granados com milho e abóbora à moda chilena.
Acompanhe qualquer um com os deliciosos pães caseiros preparados com banha natural, presentes em todas as mesas chilenas.
Voltamos aos tira-gostos e merendas... Uma forma bem saudável de matar a fome da tarde é comendo uma Humita (pamonha salgada).
Também está o famoso Pastel de Choclo Chileno, o bolo de milho verde recheado normalmente com carne de frango ou carne moída, feito em panela de barro espolvoreada de açúcar (a mistura dos sabores doce e salgado é um costume muito típico do Chile).
Nas sobremesas o chileno não é muito estravagante e resgata em receitas tradicionais a simplicidade e todo o sabor herdados dos antigos, como por exemplo podemos degustar nas famosas Sopaipillas (tortinhas fritas à base de abóbora, banhadas em calda de açúcar mascavo) e nos Picarones (rosquinhas fritas feitas com "zapallo" uma espécie de abóbora típica de Chile, banhada em calda de açúcar com limão ou laranja).
Para concluir, indicamos algumas bebidas tradicionais do Chile que poderá acompanhar junto às suas refeições ou quando estiver de festa:
Além do já tradicional vinho, que encabeça a lista dos melhores do mundo, Santiago oferece bebidas diferentes como por exemplo, o Pisco Sour (cocktail a base de pisco - uma cachaça peruana extraída da uva, suco de limão, e açúcar); a Chicha (bebida fermentada à base de frutas como uva ou maçã) e o Guindado, um tradicional licor à base de frutas vermelhas tendo como principal ingrediente a guinda (uma espécie de cereja).
A que espera para saborear a culinária e bebida típicas chilenas em Santiago do Chile?
Estas e muitas outras surpresas do paladar lhe esperam por aqui. Venha e delicie-se!
O Clima e as Festas
Santiago possui um clima temperado, com chuvas freqüentes no inverno e estação seca prolongada, no verão.
Raras são as precipitações de neve sobre a cidade. Quando ocorre se dá apenas na zona leste, devido a que Santiago do Chile se encontra em uma área semi-árida cercada, que dificulta o passo das massas de ar polares.
A temperatura média anual da cidade é de 13,7ºC, considerada a 4ª capital mais fria da América do Sul, porém ainda em alta estação, Santiago apresenta grandes variações de temperatura.
Por isso, inclusive no verão, considere levar na bagagem uma roupa mais quentinha, pois durante o dia a temperatura alcança facilmente os 30ºC e pela noite cai drasticamente podendo chegar a uns 12ºC durante a madrugada.
Independente da época do ano que decida viajar à Santiago do Chile, sempre haverá diversão e entretenimento de todo o tipo para todos os gostos. Abaixo relacionamos alguns dos principais eventos que pensamos que gostará de participar na sua visita à Santiago. Veja!
Janeiro – Santiago a Mil – Durante todo o mês de Janeiro ocorre o assim chamado Festival Internacional de Teatro de Santiago. O nome dado ao festival faz referência a grande quantidade de apresentações que acontecem nos diferentes complexos espalhados pela capital e inclusive em outras localidades do país promovendo desse modo a participação massiva dos cidadãos. Muito material produzido por grupos locais, nacionais e internacionais são apresentados aqui para deleite dos espectadores e além disso, a organização do evento reserva um lugar na agenda para a música e a dança. Certamente o espírito do festival é a difusão massiva da arte apresentando materiais, inclusive de grupos menos conhecidos, e comercializando-os com importantes produtores de várias partes do mundo.
Fevereiro – Carnaval. A "Festa da Carne" em Santiago do Chile é bem animada, porém pacífica e bastante segura. Desfiles de marionetes gigantes controladas por uma grua e o bailar de expertos que sobem e descem por cordas gigantes, dão vida aos "bonecos". As festas seguem por toda a capital concentrando-se em alguns pontos em festas organizadas, com muita música, fantasias e cor.
Junho – Feira de Vinhos de Santiago do Chile (VINITECH). Um dos eventos mais importantes de Santiago, tendo em vista a seriedade com a qual levam o tema da produção do seu vinho e a melhora do produto para apresentá-lo de forma competitiva a nível internacional. Seus esforços são reconhecidos e à feira chegam expertos do mundo todo para conhecer insumos, materiais e outros artigos apresentados para garantir essa qualidade ano a ano.
25 de Julho – Dia do Padroeiro de Santiago do Chile "Apóstolo Santiago". Missas, apresentação de corais religiosos e muito fervor para comemorar o dia do Santo padroeiro da capital chilena.
18 de Setembro – Dia da Independência Nacional (Comemoração da "Primera Junta Nacional de Gobierno de Chile"). A festa se realiza durante uns 4 dias mais ou menos em vários lugares da capital. Conta com diversas atividades culturais, apresentações, bailes típicos, comida deliciosa, desfiles militares e rodeios.
Outubro – Fancy Food Expo. Feira Internacional de delicatessen, bebidas e alimentos finos. A exposição aponta ao mercado hoteleiro e gastronômico com exposição e degustação de produtos de gama alta do mercado internacional.
Outubro/Novembro – Feira Internacional do Livro de Santiago. Editores, livreiros, bibliotecários, escritores e leitores do mundo inteiro se encontram aqui na Feira Internacional do Livro de Santiago para apresentar suas últimas novidades editoriais e fazer com que conheçamos os clássicos da literatura universal.
Dezembro – Bazar Alternativo de Natal. Consiste em um bazar/feira anual, aonde encontrar presentes de Natal originais para os seus amigos e familiares. Uma ampla mostra de roupa, complementos, jóias, objetos de decoração e inclusive alimentos elaborados por designers e artesãos chilenos; produtos que podemos adquirir diretamente nas dependências do salão de exposições.
Reveillon – Dizem o melhor de Santiago, Viña del Mar e Valparaiso para despedir-se do ano velho e dar a bem-vinda ao primeiro dia do ano novo. Em Santiago existem vários lugares para sair de festa com diferentes ambientes e tipo de música para todos os gostos, inclusive há festas abertas nos bares. Já em Viña del Mar e Valparaiso ao longo da baía está um dos mais belos espetáculos pirotécnicos com o Oceano Pacífico de cenário. Fogos artificiais e cascatas de fogo distribuídos por 21 Km de costa fazem desse evento um dos maiores espetáculos da América Latina e um dos mais importantes do gênero a nível mundial.