Ir para a home da Logitravel.com.br

Guia de Viagens de Lisboa

Lisboa
Lisboa

A cidade das sete colinas

A cidade das sete colinas

A cidade das sete colinas

Se deseja viajar por Portugal mas ainda está à procura de um lugar do país onde ir, não perca a oportunidade de visitar a capital do e uma das cidades que está na moda no panorama europeu: Lisboa.  Além de ser uma capital, é também a cidade mais importante e mais visitada de Portugal.

Lisboa é uma cidade incrível e especial para qualquer pessoa que deseje fazer turismo por uns dias. Esta é uma cidade repleta de histórias, na qual os seus visitantes poderão reviver cada um dos seus momentos históricos quando simultaneamente observarem os monumentos históricos e os edifícios característicos dispersos em cada um dos seus bairros.

Com o passar do tempo e até ao dia de hoje a cidade sofreu muitas remodelações. O seu estilo, porém, permanece inalterável

Que visitar em Lisboa

Que visitar em Lisboa

A Torre de Belém: Foi declarada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade no ano de 1983. Actualmente é um dos locais preferidos pelos turistas. Está relativamente próxima à zona do estuário do rio Tejo. Desde a época do Renascimento, esta foi uma das instalações que serviu de defesa para a cidade. A Torre de Belém tem uma altura aproximada de 5 andares e permite o acesso ao topo através de uma escada em caracol.

O Castelo de São Jorge: Trata-se de um dos monumentos mais famosos da cidade. Está localizado no topo da mais alta das Sete Colinas de Lisboa. O castelo é uma fortificação com uma área realmente considerável e é necessário dispor de algum tempo para poder visitar as 11 torres que o compõem, assim como as muralhas e os seus formosos jardins. Dentro do castelo, poderá encontrar igualmente um restaurante onde poderá saborear jóias da cozinha típica requintada ou exemplares de nouvelle cuisine.

O Padrão dos Descobrimentos: trata-se de uma construção de 52 metros de altura e está situado junto ao rio Tejo. Desde o topo, pode ser vislumbrada uma vista inigualável da zona ribeirinha da cidade. Tem uma grande afluência de turistas e, por este motivo, dispõem de um elevador para facilitar o seu acesso. Tem a forma de uma caravela e na sua "proa" está apresentada a figura do Infante D. Henrique. Foi inaugurado em 1960, após a grande aceitação popular do modelo provisório criado em 1940 para a Exposição do Mundo Português.

Sé - Catedral de Lisboa: Trata-se de um dos monumentos religiosos mais antigos da cidade. A Sé, tal como geralmente se denomina, tem mais de nove séculos e dispõe de nove capelas. Pode ser visitada de terça-feira a sábado. Trata-se, pela sua simbologia religiosa, um dos monumentos mais visitados da cidade.

Mosteiro dos Jerónimos: Outro dos monumentos turísticos mais visitados da cidade. Visitá-lo é uma experiência marcante: apenas com aproximar-se a este imponente edifício, os turistas sentem-se impactados pelo facto de estarem diante do seu luxo decorativo, ex-líbris do estilo manuelino. Dentro do mosteiro, podemos visitar a igreja e o claustro.

Museu Nacional de Arqueologia: Este museu apresenta uma grande colecção de peças arqueológicas desde o período paleolítico até à arte da época romana. A sala egípcia é uma das mais visitadas. O preço das suas entradas é bastante acessível.

Museu dos Coches: Visitar este museu é uma experiência inesquecível. As carruagens e os coches que aqui encontrará são realmente extraordinários. Um dos mais importantes é a carruagem de Felipe III de Espanha (II de Portugal). Este museu, recebe centenas de visitantes por dia.

Oceanário: É, actualmente, uma das maiores atracções de Lisboa e é o segundo aquário mais importante de toda a Europa. É um enorme edifício no qual podemos encontrar e analisar muitíssimas espécies marinhas. O sector onde se encontram as espécies mais estranhas é o mais visitado. Frequentemente, é necessário esperar na fila para poder entrar, mas vale mesmo a pena. O edifício simula estar rodeado por água e consta de um Aquário Central, um tanque e outros quatro espaços com o intuito de representar cada um dos oceanos.

Gastronomia típica de Lisboa

Gastronomia típica de Lisboa

Caldo verde: Uma das sopas típicas do país obviamente não pode faltar em qualquer restaurante típico da capital portuguesa. Trata-se de um puré de batatas com tiras de couve.

Açorda de marisco: Outra das sopas mais pedidas nos restaurantes lisboetas. É uma sopa que basicamente reúne os seguintes ingredientes: mariscos, pão e alho.

Sardinhas assadas na brasa: Este prato pode ser encontrado em qualquer zona da cidade. É muito solicitado e o seu sabor é realmente agradável.

Caldeirada de bacalhau: Um dos ingredientes principais em todos os pratos da cidade é o bacalhau. Por isso, este é outro dos pratos típicos de Lisboa, juntamente com o Bacalhau à Brás.

Pataniscas e Pastéis de Bacalhau: Também tendo o bacalhau como ingrediente principal, tratam-se de duas formas diferentes de comer este peixe, seja como aperitivo, lanche ou prato principal.

Cozido à Portuguesa: Esta é outra das comidas mais típicas do país. É um prato delicioso. Está preparado com carne de galinha, porco, vaca, também com cenouras, nabos, couve e batatas. É um prato mais comum no Inverno já que tem de ser servido bastante quente, recém-cozido. Depois das refeições, quase sempre é necessário terminar com uma sobremesa. Os restaurantes de Lisboa podem apresentar sobremesas como:

Arroz Doce: Uma das sobremesas mais pedidas pelos turistas que querem comer algo mais típico.

Pastéis de Belém: Conhecidos também como pastéis de nata. Se vai a Lisboa, não deixe de ir a Belém, saborear um, dois ou três. São uma especialidade da zona. Estes pastéis têm uma história muito interessante já que a sua receita tem mais de 200 anos de idade, mas apenas é conhecida por um número bastante escasso de pessoas. Esta sobremesa consiste numa capa folhada recheada de um creme de nata. Podem ser decorados no topo com açúcar e/ou canela.

Celebrações em Lisboa

Celebrações em Lisboa

No mês de Fevereiro, mês do Carnaval, no qual se poderão encontrar coloridos e animados desfiles com música e bailes por algumas ruas e em localidades próximas. É uma data muito esperada; os preparativos para as atracções e a decoração começam muito antes da data para que nenhum detalhe seja esquecido.

Em Abril realiza-se o Festival Internacional de Cinema Independente. IndieLisboa expõe publicamente filmes e promove os trabalhos novos realizadores. Este festival costuma ser realizado entre finais de Abril e princípios de Maio. Também em Abril, é realizada no dia 25 a Festa da Liberdade. Comemora o fim do regime ditatorial que teve uma duração aproximada de 50 anos, no ano de 1974. De 21 a 25 de Maio é realizado o Festival del Tango; nestes dias pode-se ouvir um pouco por toda a cidade esta música típica de Argentina. Reconhecidos bailarinos apresentam shows e espectáculos.

A 10 de Junho é celebrado o Dia Nacional del Portugal. São realizadas grandes reuniões com desfile militares. 13 de Junho é o Dia de Santo António. São realizados desfiles e marchas populares na via pública e os seus habitantes saem à rua durante toda a noite, sobretudo nos bairros mais históricos, em comemoração deste santo, padroeiro da cidade de Lisboa.

Em Outubro, no dia 5 é celebrado o Dia da Implantação da República. Recorda o dia em que foi abolida a monarquia no ano de 1910.

A 1 de Novembro a cidade cumpre a tradição católica com o Dia de Todos os Santos.

No dia 1 de Dezembro, é celebrado a Restauração da Independência. É comemorada a independência em relação à Coroa Espanhola no ano de 1640. Neste mês, também tem lugar a festa de Natal, no dia 25. A cidade é decorada por todas as ruas com luzes e enfeites natalícios. No dia 31 deste mês e para despedir o final de ano em grande, são organizados diversos espectáculos com fogos de artifício realmente alucinantes

Outras guias de viagem